Primeiro aquário de água quente, 70L


ricardobranco

Recommended Posts

Boas, estive a ler o teu post com atenção e curiosidade.

 

Parece me que vais no bom caminho no entanto queria deixar se me permitem aqui algumas considerações.

 

O Ciclo do Ozoto é ciclico, se assim não fosse o mesmo não se chamaria de ciclo, e isso significa que o mesmo nunca acaba, uma coisa é estabilizar quando a conversão de NO2 para NO3 é efectuada, outra coisa é considerarem que o mesmo termina.

 

Amónia - No2 (Nitritos) - NO3 (Nitrados)

 

Para que o ciclo se inicie considero importante efectivamente colocar-se ou bactérias compradas numa loja ou comida que ajude no processo.

Estar a fazer TPAs de 3 em 3 dias numa água não ciclada, só serve para demorar e atrasar o arranque do mesmo, é a mesma coisa que ter uma panela de água a tentar ferver e ir tirando parte para acrescentar água fria.

Relativamente ao Cloro, com toda a sinceridade desde que não seja em grandes quantidades, estamos perante um dos maiores mitos da aquarioflia. De qualquer forma, existe uma forma simples de o eliminar, se retiraram a água quente da torneira, o cloro evapora-se no momento :drool3:

Quanto ao arranque, no inicio não recomendo colocar mais do que 5 horas de luz diárias, isto para prevenir diatomáceas e pequenas algas que têm tendencia a aparecer devido aos picos de amónia.

E para prevenires isso quanto mais flora tiveres, menos algas te poderão aparecer.

 

Cumprimentos.

  • Votar + 1

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao ciclo ainda não fiz nenhuma TPA, e por acaso tenho o filtro bastante sujo.

 

Vou seguir a tua opinião e reduzir a luz para 5 horas.

 

Tenho o tronco num outro tanque com um motor a mandar água pra cima do tronco, para ver se sai a cor que deixa na água como alguns dizem, este fim de semana já vai para dentro do aquário.

 

Obrigado e cumprimentos :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas como é que vais meter o aquario em cima do movel que vais arranjar? :alberteinstein::eusathink:

Vais tirar a água?

 

Penso que não podes com o aquario cheio, já para não falar que o aquario é de vidro e pode-se partir.

 

Tens que ir metendo comida dia sim dia não ou então de dois em dois dias. (pouca)

Editado por billy82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim eu tirei a água toda, problema resolvido, apenas costas doridas. :mellow:

 

Agora surgiu me um problema maior, não sei porquê as minhas plantas parece que estão a ficar amareladas.

 

Eu vou na segunda semana de ciclo, e não sei o que fazer, não as quero perder e estou um pouco preocupado.

 

Eu não coloquei nenhum fertilizante nem nada, apenas alguma comida para iniciar o ciclo e nada mais.

 

Deixo aqui algumas fotos para verem, se alguem souber como resolver, digam sff.

 

db3c6.jpg

 

jgyb.jpg

 

hp6q.jpg

 

Cumprimentos a todos. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não mudei a água toda, simplesmente tirei a água toda para mudar o aquário para a sua localização definitiva, mas voltei a colocar a mesma água.

 

Então este fim de semana já vou comprar um fertilizante para elas, muito obrigado pela resposta.

 

Obrigado e cumprimentos. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Fiz o teste do pH e tenho 7,9.

 

Será por isto que as plantas estão um pouco amarelas?

 

Os peixes que estou interessado em colocar varia entre 7 a 7.3 de pH. Eu ainda não coloquei o tronco, talvez faça descer o pH.

 

Cada vez estou mais preocupado com o aquário. :unsure:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pH aqui da zona costuma rondar os 7,5 e os 8 por isso esse valor parece me normal. Mas penso que não é isso que esta a afectar as plantas.

 

Quantos aos peixes é pior grandes variações de pH do que um pH incorrecto, e 7,9 não é muito acima dos 7,3 que prentendes. Há varias maneiras de baixar o pH.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acho sinceramente que nao precisas preocupar-te com o ph para ja ate porque com o evoluir do aquario e o final do ciclo a tendencia sera baixar para um valor mais neutro, e qud acontece ainda mais depressa apos a introduçao do primeiro peixe. Gostava so de deixar a minha opiniao quanto aos betas, sempre tivd betas em aquarios comunitarios e sao peixes super pacificos desde que tenhas apenas 1 macho e um buraco em que se possa esconder. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

Nao sou nenhuma expert no assunto antes pelo contrario, sou ainda novata nestas andanças, mas so para partilhar contigo a minha experiencia de um Beta num comunitário. Tenho um Beta no meu comunitário de 240 l, com mais 3 femeas e corria tudo bem até o menino começar a fazer o ninho, tornou-se bastante agressivo principalmente com os Guppies, estes passam a vida a chegar-se ao ninho e ele faz-lhes a folha chainsaw mas ainda não houve danos maiores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este fim de semana já fiz algumas alterações no aqua, amanhã já meto algumas fotos. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Infelizmente hoje morreu me um Tetra Cardinal Neon, já o tinha há uma semana, reparei que tinha uma mancha/ferida de lado perto das guelras, nem tinha cor neon, a risca azul, não sei como aconteceu nem o que aconteceu. :unsure:

 

Cumprimentos :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não pude esperar e aqui ficam umas fotos do meu aqua. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

IMG_0031_zpsa52ced73.jpg

 

IMG_0033_zps66ab08d4.jpg

 

IMG_0032_zpsbd3c81ba.jpg

 

Flora continua a mesma.

 

Fauna: 2 Guppys machos e 4 Tetra Cardinais Neons, morreu me um hoje. :unsure:

 

Quaisquer opinião, boa ou má é bem vinda, espero que me ajudem neste meu projeto.

 

Obrigado a todos e Cumprimentos. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Está com bom aspecto. As plantas estão bem verdes, que fertilização estás a fazer?

Continua assim, está simples mas bem pensado. Talvez mudasse a posição das pedras, mas isso já são gostos pessoais.

 

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu uso Sera Florena como fertilizante.

 

A pedra enorme vou tirar apenas está lá para o tronco não flutuar.

 

O pior é que hoje tive a olhar bem para os meus peixes e os 4 Tetra Cardinais Neon estão com umas pintas brancas, ontem não as vi, uma pintinhas mesmo pequenas, pelo que li no forum deve ser icto, ainda pior os meus Guppys sao um branco a fugir para o amarelo, e neles não consigo ver. :unsure:

 

Devo por a tenperatura nos 30º certo?

 

Talvez comprar medicamento? Alguem me aconselha um medicamento?

 

Desde de já um obrigado e cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Não aumentes a temperatura logo de uma vez , tem que ser gradual e espera para ver como evolui, não enchas já o aqua com medicação, mas é só a minha opinião espera mais comentários dos experientes.

 

Se fores pesquisar nos tópicos das pragas e doenças o que não falta lá é informação descritiva como tratar e o nome de vários os medicamentos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já começei com o tratamento.

 

Água nos 28º, amanhã meto a 29º.

Pus uma colher de sopa de sal grosso, disseram me que uma colher é para 20 litros, deveria por 3 colheres mas achei muito sal.

Reduzi o tempo de iluminação.

Coloquei Costapur nas medidas indicadas.

 

Agora é esperar que tudo corra bem e daqui a 2 dias repetir o tratamento e no sábado fazer uma TPA.

 

Se alguem achar que estou errado ou se estiver a fazer alguma coisa errada podem dizer que agradeço.

 

Obrigado desde de já a todos e a um membro em especial que me arranjou a medicação.

 

Cumprimentos a todos. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já não tenho tenho sinais de icto no meu aqua, pelo que vou terminar o tratamento esta semana.

 

Ontem vi umas criaturas pequenas nas minhas plantas, tipo umas carapaças com um milimetro, pelo que li não tenho de preocupar.

 

Ando tambem a tentar fazer CO2 caserio, tanto para baixar o meu pH e para as plantas, 2 em 1. :pompomgirl:

 

Críticas e opiniões são bem vindas.

 

Cumprimentos. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li n tens substrato fértil....

Não vale apenas andares a injetar CO2. O CO2 vai aumentar o metabolismo das plantas. Se não as alimentas convenientemente mais vale estares quieto e deixares as coisas a correrem devagarinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu tronco parece que tem um bolor branco agarrado, alguem sabe me dizer do que se trata? devo me preocupar?

 

Quanto ao CO2, julgo que o caseiro não manda muito CO2 para dentro do aqua, e eu meto fertilizante todas as semanas, julgo não haver grande problemas.

 

Obrigado e cumprimentos. :doofywave:

Editado por ricardobranco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse "bolor" não tem qualquer problema, está descansado é perfeitamente normal e não é prejudicial ao ecossistema!

 

Pouco ou não o que é certo é que estas a adicionar, e se não das a papinha pelas raizes com o fertil não aceleres com o co2 pois não tens o essencial para andar

 

Enviado do Samsung Galaxy Tab3

 

 

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Tenho o aquário a precisar de uma equipa de limpeza, alguém me sabe dizer uma boa equipa para o meu aqua?

 

Tenho Guppys e Neons apenas como fauna.

 

Corys são limpa fundo? Já li que não, por isso nem sei.

 

Pode ser peixes ou invertebrados.

 

Agradeço a quem me aconselhar o melhor para o meu aquário.

 

Obrigado e cumprimentos a todos. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.