Pintas brancas no aquário


lpedrofernandes

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Ja tenho o aqua ha um mes e pouco e agora estou a notar que andam uma pintas brancas minusculas pelo aqua. Alguem faz ideia do que seja?

 

Cumps, Pedro

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ipedrofernandes

 

 

Tu tens Neritinas no aquário ? se tens,pois são ovos delas,

elas deixam os ovos espalhados pelo aquário todo.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Pedro

 

Suponho que estejam "vivas" e em movimento, não? biggrin.png' alt=':biggn:'> Não te preocupes! O que tens por aí ou são Cyclops ou são Ostracodas, e nenhum deles é prejudicial, tanto para peixes como para camarões, e são bastante comuns. Na verdade, a presença deles quer dizer que o aquário, à partida, está saudável, e bom para as suas condições. Muitos acham inestético, e esta é a principal razão para se quererem ver livres deles. Ao início estranhas, depois deixam de te fazer diferença, ou passas a apreciá-los. Lembro-me bem quando tive cyclops a primeira vez, e só queria ver-me livre deles... "Porquê a mim?!" :tongue: Se te quiseres ver livre deles... Bem, com TPA's vão alguns, mas mais que isso é praticamente rezar. Quanto a teres "milhares" como dizes, estás a alimentar demasiado. Quanto mais alimentares mais se multiplicam a um ritmo avassalador, pois alimentam-se do que resta das refeições dos peixes/camarões. Eu tinha cyclops, que entretanto desapareceram, e agora tenho Ostracodas. Não me incomodam minimamente! Já cheguei até a ter Planarias (com estas já é preciso mais cuidado) que também desapareceram sozinhas, sem tratamento, só a cortar na alimentação.

 

Deixo-te um link em que podes ver os 'invasores' de aquário mais comuns: http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html

 

Não te preocupes com eles, e modera a quantidade de comida que estás a dar à tua fauna. No entanto, lê o artigo que deixei acima, porque há invasores que são prejudiciais ao aquário, e podem fazer mal aos pequenotes (mas com estes nada tens a temer).

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caciones, muito obrigado pela informaço! De facto ja nao me quero livrar deles, ja nao estou preocpado ;)

 

Quanto à comida dou 2 vezes ao dia em quantidades pequenas. Apenas lhe dou bettagram e 2 vezes por cemana um pouco de ervilha.

Cumps

Editado por lpedrofernandes

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando puderes põe fotos, custa-me a acreditar nessa teoria dos cyclops, mas não digo que seja impossivel...mas se forem, deixa de alimentar o peixe que ele dá conta deles!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, também pelo que fui ver eles não são assim tão grandes. Parecem uma espécie de pó que anda pelo aqua e acho que só são movimentados pelo filtro, parece que não tem vida.

 

Mas quando chegar a casa trato de tirar foto ;)

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se tens oxigenação pelo filtro, não poderá ser apenas micro bolhas de ar? O meu aqua tem bastantes! (vê fotos na minha assinatura Aqua60l)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está um video do meu aquario em que mostra os tais pontos brancos. visto agora não me parecem bolas de ar...

 

http://www.youtube.com/watch?v=3xXE8t8gr9I

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que a minha teoria estava correcta! Metade do que aí vês são realmente bolhas de ar, creio. Mas se dizes que tens "bichinhos microscópicos", tens sem dúvida 'invasores' por aí. Pelo tamanho não me parecem Cyclops, mas sim Ostracodas, que são ligeiramente maiores. Ainda assim, é difícil ver no vídeo, mas se identificares mais algum traço que não bata certo com a descrição delas, tenta descobrir que espécie é, através do link que te dei, pois pode ser algo mais grave. Mas tão pequenos, digo com 95% de certezas que são Ostracodas e que não te deves preocupar com eles. Aproveita para os apreciar, que pouco mais podes fazer. Eles adoram nadar pelo aquário todo e descansar no vidro. Mas isto são boas notícias! Significa que, à partida, o teu aquário está estável e saudável, e que foram essas as condições que os fizeram aparecer pela primeira vez.

 

P.S.: Já agora, deixa-me aconselhar-te: um ambiente de aquário, quanto mais natural melhor. Refiro-me a essa "casinha" que tens por aí, a juntar a essas pedras de cor berrante. Se quiseres, podes mantê-las, claro, mas no teu lugar retirava-as, principalmente as pedras de cor berrante, embora sejam poucas, porque podem stressar a fauna.

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje antes de ligar o filtro reparei que já nao havia bolhas de ar e sim os tais bichinhos a nadar pela agua. eles parecem aqeles bicho da ceda quando saiem dos ovos mas brancos e um nadita mais pequenos.

 

Okay, vou seguir o teu concelho em relaçao as pedras ;)

Editado por lpedrofernandes

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje antes de ligar o filtro(...)

 

????????????????????????

Jovem, o filtro é para estar ligado 24h/dia, apenas desligas para algumas manutenções.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como vi que os bettas gostam de aguas paradas e como tenho o aqua no quarto(ele faz algum barulho) pensei que nao fizesse mal desligar quando fosse dormir e liga-lo quando acordasse.

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, 24h/dia

Se tiver muita força na saída de água, tens que arranjar maneira de colocar uma "flauta" ou qqr coisa p reduzir na saída.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, eu cortei um pouco de de plastico da saca onde veio o peixe e pus à volta de.maneira a nao sair com tanta preçao para a agua. o problema é o barulho do motor.

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Habituas-te ao barulho, acredita. A minha bomba de ar (filtro de ar, no aqua de shrimps) fazia imenso barulho no início (entretanto já lhe dei um toque interno) e rapidamente me habituei. Hoje em dia continua a fazer algum barulho e para mim é como se nem aqui estivesse, nem a oiço. Durmo que nem um anjo biggrin.png' alt=':biggn:'> E é como já foi dito, filtro ligado 24/7! Ao desligares estás a estagnar a água, o que não é saudável em plantados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.