Welcome to the JUNGLE


Tozé Nunes

Recommended Posts

Boas pessoal do aquascaping e curiosos da coisa :P após mais de 2 anos onde mantive plantas e alguns animais no aquário anteriormente conhecido como aquaxisto procedi à sua desmontagem para alívio de todos cá por casa tal era o matagal que se encontrava dentro de 5 vidros.

 

Já tinha guardado uma saca de aquasoil amazonia para substituir o manado e para hardscape escolhi uma xisto stones :) já usadas na montagem anterior. Quando despejei a saca de 9 L fiquei desiludido com a pouca altura dela para o efeito pretendido dái ter retirado e colocado na base uma saca de akadama já usada numa montagem antiga noutro sitio e noutro aquário :). Depois coloquei apenas metade da saca da ada e coloquei os calhaus xisto stones :P Quis seguir as regras todas do aquascaping, os 3/4, triangulações, etc, etc. O resultado foi no mínimo constrangedor e fiz aquilo que um aquariofilista deve fazer - ir dormir :P

 

No dia seguinte fui às compras e trouxe 400 gr de paus troncos red moor para ajudar na composição final e para poder prender plantas de rizoma. E em menos de minutos tinha o trabalho finalizado passando à fase seguinte - plantação.

 

Para 1º plano entre as rochas optei por umas podas de marsilea hirsuta que tinham crescido e com as quais embirrava no aquaxisto por terem aumentado de tamanho. Aqui até ficam engraçadas :)

No plano posterior coloquei bolbitis heuledotti e uns pés de hygrophila pinnatifida, no meio entre os troncos coloquei fetos de java e anubias barteri var. nana petite, na lateral esquerda coloquei atrás Ranunculus inundatus e mais à frente uns pés de Cryptocoryne parva que trouxe da montagem do Miguel Reis na petfestival. Do lado direito preenchi com echinodorus tennelus. Falta-me umas plantas tipo tapete para preenchimento da parte frontal- montecarlo? - e talvez alguma de caule com uns tons mais quentes, estou a pensar utilizar novamente a proserpinaca palustris "cuba".

 

Deixo finalmente uma foto do aspecto final, ainda com aguas um pouco turvas. De notar que as duas pedras que estão à frente por cima das outras estão lá apenas para manter os troncos no sitio, depois logo vejo se saem ou ficam :P

 

Se ainda estão a ler isto o meu muito obrigado e siga as fotos :)IMG_3359_zpsd839f040.jpg

IMG_3367_zpsb5fcd071.jpgIMG_3368_zpsff06a847.jpgIMG_3369_zpsafb15c96.jpgIMG_3370_zps86d74269.jpgIMG_3371_zps049e6d31.jpgIMG_3372_zps789a7a58.jpgIMG_3373_zps950a5c8f.jpg

Editado por António Nunes
  • Votar + 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou o setup :)

 

Welcome to the jungle

 

Data de Montagem: 10 de Fevereiro de 2014

Aquário: 60x35x40 - 84L brutos, 70L liquidos :)

Luminária: 2x24W T5L8 10000 + 6500kelvins 8h/dia

Filtragem: EHEIM 2213

Aquecimento/Arrefecimento: jaeger 50W

Outros Equipamentos: CO2 pressurizado com solenóide 8h/dia
Hardscape: Xisto Stone e Red Moor Wood

Substrato: Akadama + ADA Aquasoil Amazónia

Fertilização: Estimate Index

Fauna: NA

Flora: Marsilea hirsuta, Ranunculus inundatus, Cryptocoryne parva, Echinodorus tennelus, Anubias barteri var. nana petite, Microsorum pteropus, Bolbitis heuledotti e Hygrophila pinnatifida.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ah! Um aquário! Isso afinal até tem vidros, que era uma coisa que não se via.

 

Para o pouco material hardscape que utilizaste ficou muito bom.

Falta de facto um tapete em condições e um difusor decente biggrin.png' alt=':biggn:'>

Vamos ver essa Hygrophila pinnatifida! É de qualidade :tongue:

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro, vamos ver se é desta que a p*** da pinnatifida se dá cá em casa :busted_red: .

 

Estava a pensar copiar o Farmer e fazer um tapete começando com apenas um runner de montecarlo :)

 

O difusor pode ser feiinho mas não se parte :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha anubias nana o.O xDDDD (sabes o porque desta observação)

Realmente esse difusor baahh !!!

 

Mais de resto está optimo quero ver esse tapete!!! Comigo não correu nada bem a tentativa xD

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metade dessas plantas já vão ensinadas a crescer. :)

 

Só trocaria a hirsuta pela crenata. Acabas por ter uma dimensão de folha bem mais pequena.

Estou agora a usar no lowtech que levei à PetFestival e parece-me uma planta excelente.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente não sou grande fã de layouts centrais, (também, o que é que eu percebo disto?) mas este promete, e além disso, fez-me lembrar Gn'R!!!

  • Votar + 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ele ainda diz que não entende nada de hardscape. ;)

 

Ora está aí um agradável, simples e que qd as plantas crescerem tem tudo para ficar 5 estrelas.

Só uma coisa António, essas duas pedras "encavalitadas" estão a segurar o tronco? Senão, acho que era a única coisa que procurava alterar...dá um aspeto muito maçudo. De resto muito bom!!!!!

 

Abraço

Vasco

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente não sou grande fã de layouts centrais, (também, o que é que eu percebo disto?) mas este promete, e além disso, fez-me lembrar Gn'R!!!

banana rock banana rock

 

 

E ele ainda diz que não entende nada de hardscape. ;)

 

Ora está aí um agradável, simples e que qd as plantas crescerem tem tudo para ficar 5 estrelas.

Só uma coisa António, essas duas pedras "encavalitadas" estão a segurar o tronco? Senão, acho que era a única coisa que procurava alterar...dá um aspeto muito maçudo. De resto muito bom!!!!!

 

Abraço

Vasco

 

Vasco, quando as plantas crescerem vai ficar uma selva daí o nome :P

 

As duas pedras estão a segurar os troncos, e mais uma atrás também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vasco, quando as plantas crescerem vai ficar uma selva daí o nome :P

 

As duas pedras estão a segurar os troncos, e mais uma atrás também.

 

Sendo assim nada a apontar..... Venha daí essa selva!!!!! :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada disto do hardscape, mas como foi dito pelo Ptuga acho pedras a mais ao monte , mas como disseste que as vais tirar depois acho que poderá ficar bonito é deixar crescer (mas que percebo eu disto?!?!?!).

Agora quero ver é inverts ai dentro,aí sim já vou comentar lol.

Já agora, vais colocar algo nos troncos ou vão ficar assim despidos?

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lamento que tenhas desmontado o Aquaxisto, mas deves ter aprendido muito com ele, pois desta vez montaste isso num ápice em vez dos meses que o anterior demorou até acertares com a posição das pedras :ph34r:

 

Gosto do aspecto final e gosto das plantas que escolheste, também fiquei a saber a quem "cravar" uns pézitos de Ranunculus :cool2:, em vez desse difusor, arranja antes um atomizador, com metade do CO2 tens o dobro do rendimento e também é "inquebrável".

 

Estou a ver que vais por invert's, mas agora enquanto está a ciclar, podias tirar a esponja da bengala para a filtragem ser mais eficiente, lá mais para a frente voltavas a colocar. Não encontraste as "tais" redes?

 

Estou curioso com a fauna que vais colocar..., não queres levantar a ponta do véu?

 

Grande abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, vais colocar algo nos troncos ou vão ficar assim despidos?

 

Nunca apreciei troncos forrados com musgos, posso ter uns apontamentos aqui e ali mas detesto troncos fofinhos :P

 

Lamento que tenhas desmontado o Aquaxisto, mas deves ter aprendido muito com ele, pois desta vez montaste isso num ápice em vez dos meses que o anterior demorou até acertares com a posição das pedras :ph34r:

 

Aquilo já não dava para mais, eu poupei os vossos lindos olhos à vergonha em que aquilo se encontrava antes de o desmontar. Não sei se aprendi ou foi mais a t*são do m*jo que fez as coisas avançarem tão rápido, a verdade é que comecei a mexer nele às 23h e acabei perto das 3 da madrugada, isto a meio de uma semana de trabalho! Fiz a burrice de não tentar prender os troncos às pedras nem paciência para atar fetos e anúbias aos troncos e ontem armado em parvo fui ver se um dos troncos já tinha afundado, resultado disso foi ficar com uma pedra na mão e a outra a tentar segurar o tronco enquanto as anúbias andavam armadas em plantas flutuantes!

 

Gosto do aspecto final e gosto das plantas que escolheste, também fiquei a saber a quem "cravar" uns pézitos de Ranunculus :cool2:, em vez desse difusor, arranja antes um atomizador, com metade do CO2 tens o dobro do rendimento e também é "inquebrável".

 

Mas eu gosto de ver as bolhinhas :) Já vi que tenho mesmo de arranjar um difusor de vidro desses todos bonitos e barato ;)

 

 

Estou a ver que vais por invert's, mas agora enquanto está a ciclar, podias tirar a esponja da bengala para a filtragem ser mais eficiente, lá mais para a frente voltavas a colocar. Não encontraste as "tais" redes?

 

Eu deixei a esponja por calantrice :) mas serve de préfiltro, assim não sujo tanto as matérias filtrantes :) Ainda não fui procurar as tais redes :sorry:

 

Estou curioso com a fauna que vais colocar..., não queres levantar a ponta do véu?

 

Estava a pensar nuns yellows, talvez alguém que os tenha e queira trocar por plantas :naughty:

 

Aquário visto ao vivo e está espectacular. Os outros todos também ;).

Aqui exactamente o mesmo... 5 estrelas!!!

 

Então, confirma-se que sou um génio do photoshop ou não? :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu falei em atomizador, não falei em reactor. O atomizador é uma coisa destas:

 

$T2eC16N,!ygE9s7HHqqEBRo3(,8,5g~~60_12.J

 

Vês as bolhinhas e é quase inquebrável.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá António, estou farto de levar na cabeça por usar um difusor feiote e queres que eu coloque isso?

 

Estava mais a pensar num assim:

 

GD_03_6__38571.1372695512.1280.1280.JPG

 

ou um assim:

 

GD_30__38465.1372696514.1280.1280.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui...

 

Comprei tantos desses..., esquece!

 

Ou compras uma coisa como deve de ser (ADA ou similar), eu não o pude fazer com grande pena minha, ou compras um destes que faz quase a mesma coisa (minha opinião), mas é feioso.

 

Há pouco esqueci de te responder a respeito da fauna, dos yellows que comprei, nasceram 3 (três) unidades, se estás à espera que tenha suficientes para trocar por plantas ..... :sorry:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim no caso do difusor de cerâmica tem que se comprar uma coisa boa... não é como eu que comprei um da Boyu e aquilo é uma mer** xD mas e melhor que nada. O orçamento era baixo para cerâmica e agora arrependo-me

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta Jungle promete... Daqui a uns meses vamos ver uma F*ck**g Shrimp Jungle de certeza! #musica

Podias escolher é shrimps com cores mais hardcore, mais aRockalhadas, para ter mais haver com Gn'R, tipo black sakuras :)

 

Agora uma dúvida mais técnica, o teu ada amazonia é de tamanho normal ou powder? O tamanho do normal é muito grande para camarões?

 

Cumps ;)

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Blacks sakura no amazónia? A ideia é não os ver, certo :) ?

 

O amazónia é normal, igual ao que está na fábrica de crs :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu não falas comigo e depois passas por estas vergonhas... raça de bicho... fonix!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais