Agora é a sério...


Recommended Posts

Boa noite,

 

chamo-me Paulo Soares e sou novo por aqui,

 

e como o tópico diz agora é a sério. A sério porque já tive um aqua de agua quente com as seguintes medidas: 80x35x35 nunca soube ao certo quantos litros tinha, sei que tive várias plantas, muito poucas eram as que se aguentavam mais de um mês, tive vários peixes Gupy's, Neons, Moly's, Platy's... até que tive um bicolor que me deu cabo de quase tudo, não tinha nenhum substrato, tinha ''areao'' mas era areia do rio. Tronco, coco... etc.. uma iluminação básica, filtro e termostato.

 

Agora, decidi voltar a sério e criar um aqua comunitário com várias planta, estou a pensar em adquirir um aqua de 240 lts da marca Juwel.

 

Especificações:

 

Dimensões - 121x41x55

 

Iluminação - T5 2 x 54W 1047mm

 

Filtro - BioFlow 3.0 mais bomba de 600l7h

 

Termostato - 200W

 

 

Já li várias opiniões no forum em relação a iluminação, filtros, co2 e azoto, mas acho que ainda fiquei mais baralhado.

 

Pergunto se alguém me pode ajudar nestas questões e o que me aconselham para este caso?

 

Na iluminação o que é melhor, Leds, Fluorescentes? No filtro, interior ou exterior? CO2, caseiro ou botija?

 

Se me poderem ajudar agradecia. :mellow:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sou propriamente um membro certo a poder dar dicas, mas de certeza uma coisa te digo , o filtro externo e mt melhor mais capaciadade e mais espaco para materias filtrantes,e quanto ao CO2 tambem ando a estudar, mas nada melhor que o industrial, o caseiro e mais barato mas nao e tao bom tem picos e nao e tao certo.quanto a iluminacao nao posso ajudar mt,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vou dar a minha modesta opinião,.

Quanto ao equipamento que já tem eu mudava a filtragem em primeiro lugar, ou seja um filtro externo (pelo menos 1300 l/h) ou mesmo 2 filtros externos( mais fracos mas no conjunto a filtrar pelo menos umas 5vz o volume do aquário), o porquê de dois filtros externos, é simples pois se tiver só um e algo avariar ou correr mal tem sempre outro que mantém minimamente a filtragem enquanto resolve o problema.

A iluminação que têm essas t5 2x54w já dá bem para manter muitas plantas, pode não aguentar as mais exigentes mas estou crente que vai aguentar bem, agora não se esqueça se quer um plantado, vai precisar certamente substrato fértil, um areão inerte que dê para as plantas criarem a raízes devidamente, claro o co2 e fertilização liquida provavelmente.

Quanto ao co2 penso que um kit de botija seja o mais indicado, pois pode controlar a injeção, bem como com uma electro válvula pode mesmo cortar a injeção quando não há iluminação e as plantas não precisão do co2 e assim evita problemas e poupa no consumo de co2.

se algo tiver mal espero que venha alguém corrigir, força no projeto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já muito obrigado pela vossa disponibilidade.

 

Como disse no post, nunca entendi muito bem como funcionava certas coisas... Uma das minhas dúvidas era também os ciclos, quantas horas deve estar ligada a iluminação? Qual a melhor hora do dia? O CO2 liga-se ao mesmo tempo que a iluminação.

 

Obrigado mais uma vez.

 

:rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclo do azoto é o processo de maturação da aguá ou seja é quando as bactérias benéficas começam a ter a actividade e há um controlo dos parâmetros de amónia , nitratos e nitritos.

 

Podes pesquisar um pouco no forum sobre isso pois existe muita informação e muito detalhada sobre tal.

A iluminação deve estar ligada cerca de 6 a 8 horas por dia... normalmente recomendo estas horas, pois no meu caso quando pus 9horas começou a aparecer green spot :x

 

A hora do dia é quando quiseres, desde que seja continuou :)

O CO2 liga-se ao mesmo tempo, já ouvi dizer que se deve ligar 1 hora antes de a luz ligar e desligar uma hora antes de a luz desligar!

Toma atenção se o aquário apanha luz directa do sol. se apanhar tens de jogar com isso

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, obrigado pelas dicas.

 

Depois da ''montagem'' do aqua já plantado e tudo mais, quanto tempo é necessário para se poder iniciar o ciclo do Ozoto? Convém esperar algum tempo ou não há necessidade?

 

Obrigado mais uma vez ... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo já esta em curso xD...

Agora que ja está tudo montado vais esperar 1 mes ou 1 mes e meio, e todos os dias metes um bocadinho de comida no aquario.

Se possivel compra testes de amonia... pois este e um bom indicador do ciclo!

Para ja nao falar nos nitritos e nitratos.

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não era bem esta pergunta que queria fazer, o que queria saber mesmo saber é se depois de montar o aquario posso colocar logo 2 peixes resistentes para iniciar o ciclo do azoto ou se é necessário esperar algum tempo?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.