Principiante em agua quente com aqua de 60 litros


cabg

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

vou iniciar brevemente a aventura na aquariofilia, coisa que já está para acontecer á muito tempo mas por vários fatores ainda não aconteceu, mas agora é que é.

Tenho as nocões basicas, tais como os equipamentos necessários o ciclo da água mas tenho muitas outras duvidas e é aí que peço a vossa ajuda.

Vou comprar um kit já completo com aquario de 60l em segunda mão, (no sitio a colocar não vai caber um maior) e quero por plantas naturais e pelo menos 3 especies de peixes, tenho a certeza dos neons e as outras especies espero pelas vossas sugestões mais entendidas na matéria, quanto ás plantas quero uma quantidade razoavel para o tamanho do aqua e de manutenção não muito trabalhosa.

Dependendo da vossa diponibilidade agradecia umas dicas.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais sê bem vindo a este mundo viciante e espero que tenhas sorte. Quanto à escolha das espécies é sempre difícil porque depende muito do gosto da pessoa e principalmente dos parâmetros que possas vir a ter no aquário. Mas pensa sempre em espécies que sejam resistentes e não muito caras, pelo menos agora no inicio acho que é importante.

Tenta montar o aquário, fazer o ciclo, medir os níveis de ph (pelo menos) e depois aí, em função disso, escolhes as espécies que se adequam à água que tens...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo Pt, a minha ideia é mesmo essa de inicio não gastar muito, já por isso é que vou comprar o aqua em 2ª mão, as plantas tambem vou querer comprar das mais acessiveis a nivel de € e de manutenção e ir avançando a pouco e pouco, mas quanto ás espécies gostava de ter pelo menos 3 e uma é os neons mas depois queria que as outras 2 fossem "compativeis" com os neons, pois já li que há especies que não se devem juntar num aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os neons ha peixes q se dao bem podes pensar em gupis, platys, molies, estou a pensar nas especies mais comuns, baratas e resistentes. Atenção q neons sao peixes de cardume sozinhos morrem e todos os outros convém ter um trio um macho e duas fémeas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende da iluminação e do substrato que tiveres. Coloca aí essas informações que alguém te deve dar uma ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então já tenho o aquario em casa, é um JUWEL DE 60L, a pessoa que mo vendeu deu-me um saco cheio de acessórios e tambem um balde cheio de areão, agora tenho aqui duas duvidas antes de começar a montar o aquário:

1º- um termostato de 50w é suficiente para manter a agua á temperatura +/- 25º

2º- o filtro que vinha é um ehiem mas já está um pouco danificado e queria comprar um novo, mas tem que ser interno, será que o eheim pick up 160 é uma boa opção ou aconcelham outro.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro eu tenho um desses e ele até se porta bem. Apesar de um filtro externo ser sempre a melhor opção não sendo possível acho que esse serve bem para as tuas necessidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Se ainda não compraste o filtro pondera antes comprar um de cascata tipo Eheim Liberty. Ficas com uma filtragem muito mais eficiente e libertas-te de um trambolho dentro do aquário. Por outro lado a sua limpeza é bem mais prática. Tenho vários tipos, externo, cascata e internos e de facto depois dos canister o de cascata funciona mesmo muito bem. Tens para 60 litros o EHEIM Liberty 130 e ficas com uma filtragem muito boa para os 60 litros que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas DanRocha,

realmente agrada-me esses modelos da eheim e até são mais baratos que os pick up que são internos, hoje tive a ver os modelos em questão (liberty e pick up) na loja de animais que está no carrefour em badajoz, e o pick up 160 é um grande trambolho, mas são muito caros lá, o pick up 60 vulgo 2008 custava 35€ nem perguntei o preço do 160 (2010) e os liberty custavam o 75 (2040) 30,30€ e o 130 (2041) 33,90, o primeiro só tem um tipo de filtragem por esponja penso eu e o 130 tem dois filtros logo deve ser melhor, digo eu.

Agora o meu problema é o seguinte é que o meu aquário tem esta tampa da juwel

3r1q.png

e não sei se será viavel cortar a tampa numa das laterais para o filtro encaixar no aqua, o que achas?

É que o aquario tem que ficar com tampa.

Obrigado

Editado por cabg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que a luz também está na tampa pelo que sendo assim não dá par colocar esse tipo de filtro. Já agora o 130 fica por aprox. 23 Eur + Portes num dos patrocinadores do fórum.

Opta por um interno então!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho um aquário de 60 Litros,com tampa,e eu cortei um bocado da tampa,para por

um filtro de cascata,e não alterou em nada,a tampa,e uma questão de estudares bem a

coisa,espero ter-te ajudado. :thumbup3:

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de escolheres as especies, como já te foi dito, deverias primeiro verificar que parametros de água tens.

Dou te um exemplo, na minha casa a água sai com kH e pH baixos, logo tentar ter mollys que gostam de águas duras e de pH alto seria uma asneira.

Se queres flora fácil de manter isso não é um problema:

 

- areão 2-3 ou seja, que não seja nem muito fino nem muito grosso;

- Iluminação de 7 horas diárias;

- Fetos de Java, Anubias, Vasllineiras, musgo de java, etc etc etc, tens muitas opções.

 

 

Quanto a fauna, após montares o aquario e colocares flora que te vai ajudar a consumir a amónia no arranque do ciclo do azoto, passado 15 dias faz um teste completo e coloca aqui os resultados para vermos quais as especies em que te vais poder iniciar:)

 

Relembro te que 60 litros brutos, devem dar (dependendo do que vais lá colocar), uns 50 ou menos litros reais, a colocar viviparos, cedo ou tarde vais ter problemas com carga orgânica.

 

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de escolheres as especies, como já te foi dito, deverias primeiro verificar que parametros de água tens.

Dou te um exemplo, na minha casa a água sai com kH e pH baixos, logo tentar ter mollys que gostam de águas duras e de pH alto seria uma asneira.

Se queres flora fácil de manter isso não é um problema:

 

- areão 2-3 ou seja, que não seja nem muito fino nem muito grosso;

- Iluminação de 7 horas diárias;

- Fetos de Java, Anubias, Vasllineiras, musgo de java, etc etc etc, tens muitas opções.

 

 

Quanto a fauna, após montares o aquario e colocares flora que te vai ajudar a consumir a amónia no arranque do ciclo do azoto, passado 15 dias faz um teste completo e coloca aqui os resultados para vermos quais as especies em que te vais poder iniciar:)

 

Relembro te que 60 litros brutos, devem dar (dependendo do que vais lá colocar), uns 50 ou menos litros reais, a colocar viviparos, cedo ou tarde vais ter problemas com carga orgânica.

 

Cumprimentos

Boas,

ainda não sei os parametros da agua pois estou á espera que chegue o kit de testes.

Obrigado pelas observações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bem, depois de alguns dias a pesquisar e á espera que chegasse o filtro, foi então dia de encher o aquário e iniciar o ciclo.

O Aquario com 63l brutos depois do areão e da decoração (duas pedras e um tronco) levou 50l mais qualquer coisa, o filtro escolhido foi o Eheim Biopower 200 (interno), onde o aquario ficou não era possivel colocar um externo.

Quanto as plantas tenho só ainda umas podas de foxtail e umas de Hygrophila polysperma, mas quero por tambem uns pés de Cabomba, Vallisneria nana e uma ou duas anubias nana, e depois vamos ver se dá para por mais.

Algumas fotos para darem a vossa opinião.

4dsc.jpg

bwuz.jpg

y4bj.jpg

06w5.jpg

imz0.jpg

4fen.jpg

ldo4.jpg

ynen.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

 

Ainda ninguém te respondeu à pergunta do termostato? é que a mim (ainda inexperiente nestas andanças) 50W parece pouco para o aqua! Mas aí no alentejo se calhar vias ter de colocar o aqua no frigorífico de vez em quando! eheheheh

 

A ver se mais alguém comenta sobre a potência do termostato!

 

Boa sorte

Filipe Coutinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostava num fundo preto. Se colocares plantas vais ver que sobressaem mais. Já sabes como é, grandes atrás e pequenas à frente. Vais colocar a tampa?

Sim, a tampa já está no sitio, mas tenho que ver se arranjo um balstro novo pois este já está a dar as ultimas, quanto ás plantas já li sobre a disposição das mesmas no aqua mas de qq forma obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia...

 

Ainda ninguém te respondeu à pergunta do termostato? é que a mim (ainda inexperiente nestas andanças) 50W parece pouco para o aqua! Mas aí no alentejo se calhar vias ter de colocar o aqua no frigorífico de vez em quando! eheheheh

 

A ver se mais alguém comenta sobre a potência do termostato!

 

Boa sorte

Filipe Coutinho

Eheheh!

No verão aqui chega a fazer 42ºC, tou convencido que o termostato deve descançar bastante, quanto á duvida relativo ao termostato, já tenho o aqua a ciclar desde 5ª feira e a agua está sempre estável nos 25ºC e ele vai ligando e desligando, por isso acho que é suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Começando pelo termostato, eu acho que a proporção de 1Watt por cada litro está nos padrões normais.

Em relação ao calor do verão, não nos esqueçamos de que os peixes são tropicais e aguentam perfeitamente essas temperaturas, desde que sejam progressivas. O probema são as variações bruscas, quando em mudanças de aquário.

Quando tiveres o kit de testes, faz o primeiro teste à água da torneira. Em Portalegre talvez não seja tão dura como no Baixo Alentejo e Algarve...Em função da água que terás disponível, haverá opções diferentes (troncos, turfas no filtro, pedras calcareas...).

Aconselhava a fazeres os testes do vinagre, às pedras que tens, não vá dar-se o caso de te tornarem a água dura demais.

Os filtros internos têm o inconveniente de "roubar" espaço e litros úteis, mas desde que cumpram com a função...Preferível seria um cannister, mas cada um é que sabe das possibilidades que tem, quer em espaço, quer em t€mpo...

Para fundo eu aconselhava uma cartolina azul claro, uma vez que já tens o substrato em preto. Talvez tudo em preto ficasse demasiado escuro.

A opção em cartolina está longe de ser o ideal, mas talvez seja mais económica do que uma película auto-aderente e resistente à água...

 

Abraço

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas capagebe,

o kit de teste vem a caminho, deve chegar ainda esta semana, quanto as pedras fiz o teste do vinagre e não fez reação logo presumo que não sejam calcarias, mas de qualquer forma quando tiver os testes faço a medição á agua da torneira e depois á do aqua para para ver se há diferenças significativas, quanto ao filtro queria um externo mas não dava para colocar onde o aqua se encontra, mas penso que o que comprei irá fazer bem o seu trabalho, pois tem dois copos para colocar materias filtrantes, neste momento tem eheim substrat pro, que já vinha incluido.

Quanto ao fundo vou colocar mais plantas atrás e quando as tiver colocado despois vejo o efeito com a cartolina azul.

Obrigado pelas opiniões.

Já agora tenho um amigo que vai desativar o aquario dele e dá-me duas corys, acham que as posso por já np aqua, será que acelera o ciclo.

O aqua começou a ciclar na passada 5ª feira e iniciei o ciclo colocando uns flocos de comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.