O meu novo terrário para dendrobates!


fabio j

Recommended Posts

Boas,


Estou-me a iniciar no mundo dos dendrobates, um mundo antes que eu desconhecia e que conheci através de um video, e logo que vi as dendrobates, fiquei logo fascinado.

Como ja tenho experiência na aquariofilia, penso que é mais fácil para mim iniciar-me neste projecto, apesar de ser completamente diferente da aquariofilia.

Comecei por recolher a maior quantidade de informação possível, habitat, temperaturas, humidades, espécies de dendrobates (nome cientifico das rãs), plantas, e depois de mais ou menos um mês a recolher informação, decidi começar o projecto.


SETUP:


Data da Montagem:

Dezembro de 2013


Terrário:

Exoterra 60x45x60

Fundo de poliuretano forrado com fibra de coco


Iluminação:

2x18W + 1x8W


Aquecimento:

Cabo exoterra 50w

Lâmpada de cerâmica de 40W


Substrato:

Camada de leca com divisão de rede e fibra de coco por cima

Folhas de Carvalho


Hardscape:

Tronco de videira

Tronco de mangrove


Flora:

Musgo de java

Musgo flame

Musgo weeping

Musgo de "rua" natural

Crypthantus

Hypoestes "rosa"

Begónia "tigre"

Ficus pumila

Neoregelia crispata variegata

Neoregelia black beauty

Neoregelia narziss

neoregelia colombia

Hemianthus micrathemoides

Rumohra adiantiformis


Humidade:

Está nos 80%-90%


Temperatura:

25º-26º


Fauna:

Por agora não tem nada.


Fotos:


hyna.jpg


sxwg.jpg


ovid.jpg


gcne.jpg


hq0b.jpg


6mx2.jpg


uoi6.jpg


iuzf.jpg


9c8y.jpg


cdoc.jpg


qijg.jpg


f9di.jpg



Só falta comprar os colémbolos e as cochinilhas (comida viva) para popular o terrário e claro as dendrobates e ja tenho culturas feitas (tenho vindo a "treinar" há dois meses a fazer culturas) de D. Hydei e D. Funebris (vulgo, moscas da fruta que são a base de alimentação das dendrobates).

Para conseguir manter a temperatura e humidade, o terrário tem todas as entradas de ar tapadas, as do topo com vidro e a da frente com fita, isto para a temperatura não oscilas e conseguir manter a humidade em bons níveis, borrifo umas 3 vezes por dia o aquário.


Para primeiro terrário, acho que não esta nada mal... :P


Agora vocês devem de andar a pensar, mas o que raio são as rãs flecha, muitos devem de conhecer pelos documentários das florestas colombianas, outros não devem de ter sequer ouvido falar nelas eu ja as conhecia mas não sabia que as podíamos ter! :P

Portanto comecei a pesquisar o mais que pude e com a visualização de vídeos e com a ajuda de alguns membros de outros fóruns, construi o meu terrário ou vivarium, é como queiram chamar...

Está com 2 meses de montado, tem várias plantas exóticas próprias para níveis elevados de humidade, folhas de carvalho e até tem o famoso musgo de java que também se dá bem no modo emerso... ;)

Ainda não tenho as rãs, para o mês que vem é que as vou comprar pois as temperaturas andam demasiado baixas para enviar estes animais e eu prefiro que as temperaturas aumentem um pouco, mas estou ansioso para as ter...



O que acham? Ja tinham ouvido falar das rãs flecha? Alguém as tem?


Comentem! :D


Cumprimentos

Fábio Joaquim

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom. Como se fixou a fibra de coco ao poliuretano?

Lamp de cerâmica não tem problema com humidade? Sei quem aquece usando só o termostato na água.

Está muito bem conseguido mas acho que não pode estar com todas as entradas de ar tapadas, tem de ter circulação de ar, já vi com ventoinhas de computador a empurrar o ar q ajuda a desembaciar o vidro da frente. Mas como a minha casa é fria vou pensar tb em usar um cabo.

Já adquiri o terrário e o misting para não ter de andar a borrifar, vou tentar fazer semelhante mas com uma pequena parte aquática e com uma bomba a fazer cascata.

Estou curioso com o desenvolvimento desse projeto e quais as plantas q se vão aguentar melhor. Muitas das plantas de aquário dão-se bem nesse ambiente. O musgo de rua está por cima do cabo?

Vai para q espécies? Há cá quem consiga fazer criações de algumas auratus.

Parabéns, boa sorte com o projeto e vai atualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Está muito bom. Como se fixou a fibra de coco ao poliuretano?

Lamp de cerâmica não tem problema com humidade? Sei quem aquece usando só o termostato na água.

Está muito bem conseguido mas acho que não pode estar com todas as entradas de ar tapadas, tem de ter circulação de ar, já vi com ventoinhas de computador a empurrar o ar q ajuda a desembaciar o vidro da frente. Mas como a minha casa é fria vou pensar tb em usar um cabo.

Já adquiri o terrário e o misting para não ter de andar a borrifar, vou tentar fazer semelhante mas com uma pequena parte aquática e com uma bomba a fazer cascata.

Estou curioso com o desenvolvimento desse projeto e quais as plantas q se vão aguentar melhor. Muitas das plantas de aquário dão-se bem nesse ambiente. O musgo de rua está por cima do cabo?

Vai para q espécies? Há cá quem consiga fazer criações de algumas auratus.

Parabéns, boa sorte com o projeto e vai atualizando.

 

Boa tarde,

 

A fibra de coco fixei-a com silicone próprio para aquários, até ficou bastante bem... :)

 

Ja há mais de uma mês que uso só a lâmpada de cerâmica para aquecer o terrário e até agora ainda não tive qualquer problema, tenho a humidade nos 85%/90%, o que é otimo para dendrobates!

 

Eu não tenho todas as entradas de ar tapadas, tenho em cima na rede um espaço que está destapado, mas até podia estar tapado pois todos os dias alimento as dendrobates e borrifo o terrário, o que por si só ja faz circular o ar dentro do terrário. Sim eu também ja vi com as ventoinhas e até pretendo colocar mas é mais na altura do verão para arrefecer o terrário caso as temperaturas aumentem mais do que o esperado...

 

Eu também ja adquiri o sistema de chuva, em principio chega ainda esta semana, assim é muito melhor e não me preocupo com o andar a borrifar o terrário...

 

Também vais começar com dendrobates?

 

O musgo de rua infelizmente não se deu no terrário e acabou por morrer, o outro musgo está-se a dar lindamente e as plantas até agora, 5* ;)

 

Ja tenho dendrobates no terrário, mais propriamente 1 casal de Dendrobates tinctorius "Brasil" e 4 Epipedobates Anthonyi "Santa Isabel"

 

Aqui vão as fotos:

 

Terrário:
IMG_20140404_151555_zps8dafa7f9.jpg
São um casal e até agora estão a adaptar-se super bem, comem que nem malucos, por vezes ate parece que a barriga vai arrebentar xD
Dendrobates tinctorius "Brasil"
DSCF4816_zps0555079f.jpg
DSCF4817_zpsf91a5ee6.jpg
DSCF4819_zpse35ecb6f.jpg
DSCF4812_zps5ebbbf2d.jpg
IMG_20140404_190022_zps990f3b71.jpg
Epipedobates anthonyi "Santa Isabel" na chegada:
DSCF4805_zpsba05f696.jpg
Estou a adorar ter estes bichos, são mesmo muito engraçados, adoro vê-los a comer as moscas, e as cores são muito mais vivas do que mostra as fotos!
As fotos não são grande coisa pois os vidros do terrário estão com humidade e é muito dificil tirar foto sem abrir as portas. E como eu não quero abrir as portas por causa do frio, faço o melhor que posso.
Cumprimentos
  • Votar + 1

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito giro, as plantas estão impecáveis e as cores das dendros são espetaculares.

Às vezes vou a Madrid à Expoterraria e vejo os preços e variedade de dendros. Essas têm o canto agradável, não é muito alto?

 

Já tenho o equipamento, só me falta a vontade para começar a fazer. Em vez de silicone comprei o elastopur q na volta é igual ao silicone liquido.

 

Borrifar à mão por um lado é bom q nos coloca mais em contato com as plantas mas depois nem sempre há tempo e o mist é melhor. Tem de se ter um temporizador daqueles de segundos porque a bomba do mist acho q não pode estar ligado mais q um minuto ou qualquer coisa assim.

 

De musgo vou colocar sphagnun esse flam e weeping é de compra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Boas pessoal,


Depois de algum tempo sem actualizações, hoje deu-me para ir tirar umas fotos ao terrário e às dendrobates, só não consegui fazer o video delas a alimentarem-se, a minha máquina a filmar é uma bela m****! :evil:


Continua tudo na mesma, rãs gordinhas, plantas mais desenvolvidas, musgo mais verdinho, tal e qual como se quer! :D


Tirei uma geral e várias com os pormenores que onde as dendrobates podem andar ;)


Aqui vão as fotos da sessão de hoje:


Terrário e pequenos pormenores:


DSCF4869_zps6bbe9710.jpg


DSCF4853_zpsbd6560be.jpg


DSCF4874_zpsda766fed.jpg


DSCF4872_zps038585f2.jpg


DSCF4871_zps82ebc457.jpg


DSCF4860_zps87092082.jpg


DSCF4863_zpsbb3c645f.jpg


DSCF4861_zpsd03ff607.jpg


DSCF4854_zps7d241493.jpg


DSCF4852_zps5f485553.jpg


Agora as hospedes:


Epipedobates Anthony "Santa Isabel":


DSCF4858_zps74dd9bd8.jpg


DSCF4891_zpsea2ee5b8.jpg


Dendrobates Tinctorius "Brasil":


DSCF4883_zps6a9cb482.jpg


DSCF4879_zps7b97e1c1.jpg


DSCF4877_zps3da07d3c.jpg


DSCF4894_zps84bf207e.jpg


DSCF4884_zps66129a52.jpg



Uma curiosidade, as moscas polvilhadas de cálcio antes de irem para o terrário para o banquete:


DSCF4876_zpsa6e86233.jpg


Aqui está a sessão de hoje, ja noto uma pequena diferença no seu tamanho desde que chegaram e as cores, nem se comparam, as fotos ficam muito aquém da cor real destes animais.


As Epipedobates são muito tímidas, daí so ter duas fotos delas, andam muito mais escondidas do que as Brasil.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Parabéns pelo excelente projecto! Nunca tive terrários, mas acho-os um espectáculo!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Fábio, grande projecto este, só peca por não ter mais água tipo paludário.

A seguir atentamente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas Fábio,

 

Eu sei que o tópico é aantigo, mas ainda mantens dendrobates? Ou com o tempo tiveste algum problema?

 

Gosto bastante.

 

Cumprimentos e se puderes e ainda tiveres dendrobates, atualiza!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.