Iniciante agua fria


Rui Lourenço

Recommended Posts

Boa noite

 

Sou o rui e tenho 26, iniciei me neste hobby a praticamente 1 mês, comecei com um aquário de 10L e com 2 peixes de agua fria e neste momento tenho um aquário de 33L penso eu com 5 peixes, deixo aqui algumas fotos e especificações daquilo que tenho

 

Aquário: Aquapor 525x260x300

Filtro: Interno Aquael mini 260L/H

Bomba Ar: Aquapor 9800 70L/H com válvula anti retorno e pedra difusora 25cm

Luz: Em barra 42 leds 3W com temporizador 12H

Termostato: não tenho penso que não seja preciso

Plantas: So artificiais por enquanto mas gostava de meter naturais

Mudança de agua: 2 em 2 semanas

 

 

 

qpzt.jpg
y4nj.jpg
t3en.jpg
1phh.jpg
Gostava que os entendidos na matéria me esclarecessem algumas duvidas
Preciso de termostato?
Do setup que tenho no aquario a alguma coisa de errado ou falta alguma coisa?
Tenho reparado que os peixes andam só ao pé do filtro da agua e não pelo aquário todo isso significa alguma coisa? alimento os 2x por dia
Abraço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelo que tenho lido e visto de forma simples sim... Todos os aquários precisam, mesmo sendo de água fria. O facto de se dizer que é água fria não representa que os mesmos possam estar a 15/16° no inverno, significa que a temperatura ronda os 20/22°, mais ameno mas não chega a ser "quente"

O facto de andar perto do filtro pode ser por ser a zona mais quente, visto ter a bomba em funcionamento que tende a aquecer um pouco.

Quanto ao aquário, com essas medidas penso que tenha à volta de 40 litros e não 33 (brutos)
As plantas naturais de facto são algo que se deve equacionar. Quanto à luz isso não gera problemas com algas? É que 12h com esses watts todos num aquário pequeno não costuma ser boa ideia.

 

De resto como é feita a mudança de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não precisas de termostato para esses peixes. Depois de te habituares ao aquário e sua manutenção, vai pensando em comprar de 50 W um mas nessa altura será para susbstituir os habitantes por outro tipo de peixes. Esses peixes são bons é para ter num lago.

 

Aconselho-te a fazer umas pesquisas por este fórum. Há muita informação que te vai com certeza ajudar a perceber que esses peixinhos apesar de bontios não são os mais indicados para ter num aquário!. Por exemplo:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=84716

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais concordo com o hugo marques. É necessario ou melhor conveniente ter um aquecedor, pois alem de ocorrer o risco de a agua no inverno ficar demasiado fria (consoante o local onde estejao aquário), ha também o perigo de oscilações de temperatura, principalmente à noite. Assim sendo com um aquecedor vais mantendo a temperatura ideal para os peixes.

Acho também que tens demasiados peixes para o aqua que tens. Eles têm um crescimento considerável e mais tarde vai te criar problemas. Não sei se é impressão minha mas vejo a agua um pouco turva? Será por ter sido kontado há pouco tempo?

Deverias equacionar ter outro tipo de peixes e alterar o layout. O facto de teres plantas artificiais (não sou adepto), neste aqua dá te vantagem pois os peixes que tens, têm a tendência a revirar o aqua todo.

O areão também não sou muito adepto do que tens, pois absorve toda a "porcaria" (fezes, restos de comida) e isso vai mexer com os valores de nitratos e nitritos.

De qualquer forma estás a iniciar vai correndo o fórum e terás montes de indacações para te ajudar.

 

Boa aquariofilia

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agradeço vossa opiniao, por enquanto vou ficar com estes peixes de agua fria pois tenho pena de me desfazer deles mas irei mudar para peixes de agua quente mais tarde que por sinal tem algumas espécies que gosto mais, como por exemplo os neons, acabei por comprar um termostato de 50W e regulei para os 17º, apesar de no autocolante que mede a temperatura estar a marcar 18º/19º haverá algum problema para os peixes? que tipo de areao me aconselham? gostava de arranjar um mais escuro

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo absolutamenter com a parte do termoestato... :)

 

Tive peixes de água fria durante 6 anos e nunca tiveram termostato e ainda estão vivinhos como tudo...

Conheço quem os tenha em tanques que no inverno ganham gelo por cima e não tem problema nenhum.

 

É normal a agua turva, porque esses peixes são um bocado porquinhos e tens ai muitos para o aquário que é...

Plantas naturais nesse aquário? já alguém leu as temperaturas ideias para as plantas? :x... água fria não é boa ideia plantas, pelos peixes que tens e pela agua estar fria..

 

A parte do termostato e muito gira mas faz com que os bichinhos também cresçam mais rápido pois acelera o metabolismo...

Logo se já tens demasiados peixes para essa litragem de agua, imagina quando eles começarem a crescer feitos doidos...

 

Cumps :)

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo absolutamenter com a parte do termoestato... :)

 

Tive peixes de água fria durante 6 anos e nunca tiveram termostato e ainda estão vivinhos como tudo...

Conheço quem os tenha em tanques que no inverno ganham gelo por cima e não tem problema nenhum.

 

É normal a agua turva, porque esses peixes são um bocado porquinhos e tens ai muitos para o aquário que é...

Plantas naturais nesse aquário? já alguém leu as temperaturas ideias para as plantas? :x... água fria não é boa ideia plantas, pelos peixes que tens e pela agua estar fria..

 

A parte do termostato e muito gira mas faz com que os bichinhos também cresçam mais rápido pois acelera o metabolismo...

Logo se já tens demasiados peixes para essa litragem de agua, imagina quando eles começarem a crescer feitos doidos...

 

Cumps :)

 

X2!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa tarde

 

Depois de um tempo desaparecido venho com actualizações do meu aquário, desisti dos peixes de agua fria que tinha e agora só tenho peixes de agua quente, fiz alteração do filtro original aquael mecânico para biológico, aproveitei a bomba dele pois da para regular o caudal e é muito mais silencioso que um outro que comprei da marca aleas apesar de este ser um pouco mais potente, meti o filtro que e meio biológico e mecânico alterado com uma espécie de lã de vidro com cerâmicas por dentro e no topo uma bola de carvão activo, tem também uma meia das senhoras de lycra verde por fora para ajudar a filtrar mais um pouco, a temperatura da agua ronda os 25º/26º graus, nao sei valores de PH mas brevemente irei arranjar um medidor electrónico para ir medindo

 

Os peixes que tenho neste momento são:

 

7 neons cardinal

2 corydora panda

2 corydora sterbae

Tive um tubarão azul mas acabou por morrer

 

Plantas e acessórios

 

Tenho um coco coberto por musgo de java

tenho outro coco normal a fazer de túnel

Tenho 3 termómetros (Todos eles me dizem temperaturas diferentes mas só varia por volta de um grau entre eles já não sei por qual deles me ei de guiar)

Termostato de 50W acho que serve perfeitamente

Varias plantas artificiais

 

 

Deixo aqui algumas fotos, agradeço quaisquer comentários e ajuda pois quero que os peixes se sintam bem e evitar erros que possam ser prejudiciais

 


20140505_190709.jpg
20140505_190726.jpg
20140505_190745.jpg
20140505_190803.jpg
20140505_190902.jpg
20140505_190944.jpg
Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Que boa noticia passas-te para agua quente !! =)

 

Tubarões nesse aquário? epah não voltes a tentar :) pequeno demais!!!

 

Quanto ao termostato sim dá na boa!!! 50W para 33Lt está perfeito visto que a regra geral é 1W/Lt

Próximo passo para mim seria tirar tudo o que era artificial, e apostar em plantas de baixa manutenção (Anubias nana , Musgos , Fetos de java)

Quanto a fauna acho que estas despachado, não poria mais!

 

Termómetros se calhar mais 1 era bom xDDDD

Não, tira e fica só com 1 e chega, essa temperatura está óptima!

Filtro apostava num externo visto que o aquário é pequeno um interno ainda reduz mais o espaço!!!

 

 

Abraço!

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

O próximo passo sera um filtro externo e talvez um aquário maior e uma questão ainda a ponderar, quanto as plantas estou a pensar em usar um substrato que ja serve de areao e umas plantas que ainda tenho que investigar que sejam de baixa manutenção e que se aguentem no ambiente e luz do meu aquario, estou a pensar em aventurar me na procriação de peixes quais sao os mais faceis de acasalar e de manter?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos peixes, tens mollys, platies, guppys, espadas!

Tens de organizar ideias para nao andar sempre a mexer no aquário, se não vais estar sempre a desiquilibrar o aquário!

Filtro externo era de apostar, substraro toma atenção ao que comprar, substrato fertil que serve também de areao cheira.me a esturro!

 

Enviado do Samsung Galaxy Tab3

 

 

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite

 

Os meus neons apanharam a doença ictiofitiriase (penso que seja isto) apareceram umas pintas brancas, comprei umas gotas para esta doença (nao sei se servira para outros efeitos) e umas vitaminas para os ajudar a recuperar e mante los sempre bem de saude, tambem aumentei a temperatura para os 30º e retirei o carvao do filtro mas aconteceu me uma coisa me estranha, dos 7 neons que tinha apenas 2 estao vivos morreram me 2 ontem e desapareceram me 3 misteriosamente pois nao os encontro no aquario, tenho 2 corydoras panda e 2 sterbae sera que eles mos podiam ter comido? deixo uma fotos do remedio e vitaminas que comprei, as instruçoes aconselham meter 1ml por 40l ou 22 gotas como o meu aquario e de 33L meto apenas umas 15 gotas sera que chega? das vitaminas meto 7 gotas pois e o que esta na escala das instruçoes agradeço qualquer tipo de ajuda

 

20140528_210705.jpg

 

Abraço

Editado por Rui Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui

 

Tentando evoluir um bocado mais...

Porque nao mudar essas plantas plásticas?

Podes apostar em musgos, anubias... muitas! (Toma atenção aos requisitos de cada planta... aconselho o site da Tropica para veres bem isso).

 

Outra coisa... isso é um botia palhaço? Se é acho que não vai correr muito bem! Cresce mesmo mesmo muito e é um pouco agressivo!

 

Oxigénio? Alias bomba de ar?

Sim faz um efeito maricas que tambem ja tive no meu... mas vais cansarte e vais perceber que nao serve para grande coisa! :)

Não faz bem nem faz mal... lool

 

Boa sorte.

Abraço

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Nao e uma botia palhaço e uma corydora panda, quanto as plantas sera o proximo passo para breve, alguem me sabe dizer quais sao as plantas que sejam faceis de arranjar na natureza como o musgo java que possam ser colocadas no aquário

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corydora panda? XD o bixo parecia-me amarelo e preto ahahahhahaha fail! :) sorry

 

Enviado do Samsung Galaxy Tab3

 

 

Lemna minnor e fácil de arranjar! Onde se arranja musgo de java na natureza?

 

Enviado do Samsung Galaxy Tab3

 

 

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais actualizaçoes

 

2 Guppys fêmea

1 Guppy macho

2 neons cardinal (Visto terem morrido 6 tive que arranjar 2 para fazer companhia ao que sobrou)

Plantas naturais (Não sei o nome delas)

 

Finalmente comprei os testes de ph esta a 7/7.5 acham que esta bom?

 

coduysx8y3kki4bmr2b.jpg

 

bc4dpjxlgfdwutcxbl8r.jpg

 

a1bywapopf70ub1lr47e.jpg

 

f8mlnamvxavl9y80die7.jpg

 

ntp8s0e6rd933a9t8lpk.jpg

 

vickxtmq2c6phshmvrb.jpg

 

o9c4ub2npu9ckqehh7p.jpg

 

17k9k3sh2ik7g71a9fo3.jpg

 

vd7zjkhc1kab4is93mj4.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que pedir à administração para mudares o tópico!

 

Esse pH não está muito famoso para os neons!

Devia estar mais baixo...

 

Quanto as plantas naturais, eu tentava não misturar com as artificiais.

Atenção as conchas, sobem o pH!!!!!!!!!!!!!

 

Cumprimentos

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe algum tipo de conflito em ter as plantas naturais e artificiais juntas? Vou experimentar tirar as conchas, no caso de nao baixar a algum problema em meter uma pinha de amieiro? Reparei que algumas plantas estao a ficar com folhas secas quando fiz a ultima tpa tirei o carvao porque li algures que o carvao tira alguns minerais ao fertelizante das plantas e verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe problema em teres mistura. No entanto não é aconselhável o uso de artificias por varias razões entre elas: não proporcionam um ambiente natural, e algumas delas são feitas de materiais fracos que libertam compostos à agua e alteram assim os parâmetros!

 

Quanto ao carvão activo é verdade, só se usa carvão activo depois de um tratamento, exactamente para limpar a agua do medicamento utilizado...

Fora isso ele irá retirar efeito ao fertilizante, sem duvida!

 

Tens camarões? Se não tens para que as pinhas? =)

Vai porte a agua amarela... xD

Basicamente as pinhas vão amole-certe a agua e acidifica-la.

Primeiro tenta tirar as conchas e ver se o pH desce, se não descer podes então por umas pinhas... pode ser que faça descer

 

Abraço

Editado por João Tiago

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.