novo projeto predadores


batman

Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenho estado afastado dos foruns de aquariofilia mas agora preciso da vossa ajuda para um novo projeto que estou a montar, para a minha casa nova.
Será um projeto tendo em conta um objetivo inicial: o de ter peixes predadores e mais especificamente tubarões.
Não sou um novato, tenho alguma experiência com aquários de agua salgada, embora este projeto seja um verdadeiro desafio.
Como disse, o projeto tem como objetivo a manutenção de pelo menos uma espécie de tubarão, em conjunto com outros predadores, não apenas na sua fase juvenil mas também na sua fase adulta.
Tendo em conta o objetivo, tenho de obviamente adaptar as medidas e equipamento para essas espécies.
Já pedi 3 orçamentos a empresas do ramo, sendo que estou à espera de respostas (nada de definitivo e aberto a sugestões).

Relativamente aos equipamentos e material:

- Aquário: 250x100x60 com coluna seca com três furos(a adquirir)
- Sump: 100*50*50 com duas divisões (a adquirir)
- Aquário de troca de água: 50*50*50 (a adquirir)
- Recipiente de reposição automática (ligado a um sistema de osmose) (50-100 litros?)
- Escumador: vertex alpha cone 300 ou Bubble king SUPERMARINES 300 2xPump ou... (a adquirir)
- Chiller: 2xhailea 500A (já tenho um, ou então vender este e adquirir um maior tipo Arcadia AT650)
- Circulação: 2x mp40 (já tenho 2)
- Iluminação: ? Talvez Leds, pelo baixo consumo (a prioridade é FISH ONLY e a lista mais em baixo, mas tentar ter por ex. uns actinodiscus, discossomas,zoantus...?)
- reatores: ? Tenho 2 pequenos reatores de resinas de fosfatos e de carvão, e um reator de Kalk da Custom Reef
- bombas doseadoras: ? tenho as bubble magus, será que valerá a pena?
- sal: MUITO!
- rocha: o mínimo indispensável (a estudar o meio biológico de filtração, aberto a sugestões - siporax?)
- areia: fina e o mínimo indispensável (1-2 cms)

Lista de vivos:
- black banded shark, coral catshark ou bamboo shark (será que dava para ter dois diferentes?) - a ver com os fornecedores/lojas e estudar a sua compatibilidade e hábitos
- zebra moray ou outra moreia (mais pequena?)
- raia (pintas azuis? a estudar)
- trigger (odunus niger)
- tangs (uma data deles, talvez um cardume)
- butterflys?
- angelfish?
- puffer

Relativamente à lista de vivos, queria nas manutenções, enfiar a minha mão lá, por isso foi retirado da lista peixes como o lionfish e eventualmente também terei de ver a espécie de moreia e de raia.

A ideia será fazer um projeto muito bem pensado, sem pressas, o objetivo seria interligar o sistema de reposição automática a um sistema de osmose, programar as reposições automáticas, controle da qualidade de saída da agua de osmose, etc algo parecido com isto mas sem refúgio e quarentena e tentar simplificar ao máximo.

http://imageshack.com/a/img856/6572/34vo.png


Nesta fase, não sei se o aquário ficará embutido ou não na parede, em que local da sala irá ficar, mas a ideia, é ficar perto de um ponto de agua e quando fizer as trocas de agua, ir diretamente para o esgoto (?) e aproveitar a agua desperdiçada da osmose para o jardim, etc.
Ou seja, irei articular com os engenheiros e arquitetos e ver de que melhor maneira poderei aproveitar os espaços, estudar as opções, materiais, etc.
Tenho algum material de um projeto que foi desativado (um aquario70*50*50 + estrutura+ material que coloquei em cima), o que não irei aproveitar servirá talvez para um pequeno reef com corais (embora à partida será para vender, a mulher deixa apenas ter um icon_cry.gif- num apartamento de 80 m2, já cheguei a ter 3 - agora só tenho um de ciclídeos) sbSourire.gif

Fico aberto a qualquer sugestão.

Obrigado wink.png

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

comprei-te um material quando desmanchaste o sistema estava aqui a navegar e vi que tinhas ideia de montar um sistema de prededores...

até aqui tudo bem, mas com tubarões com o aqua de 2,50mt? é um pouco curto não achas? fish only obrigatoriamente uma boa UV,quanto ao resto parece-me menos mal....

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Miguel,

 

Obrigado pela tua ajuda.

Parece que este forum está morto...

Relativamente às espécies a serem introduzidas, estava a pensar num tubarão epaulette, será dos mais resistentes e que menos espaço requer, pelo seu tamanho e comportamento (é daqueles que anda com as barbatanas). Porém, nesta altura, nada está definido.

 

Vou comprar um bubble king interno 300 com 1 red dragon 2000 o que achas?

 

3 MP 40 para este aquário chega e sobra certo? Não havendo corais...

 

Relativamente à iluminação...Estou a pensar nestes

http://www.ebay.com/itm/291052024002?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

O que achas disto? Acho que 6 bastariam (sendo um FOWLR).

 

Relativamente ao UV, estava apenas a pensar usar no aquario de quarentena, em conjunto com forte medicação e um pequeno filtro interno (talvez alimentado pelo sistema principal, mas em circuito fechado - possibilidade de TPA´s alimentado pelo aqua principal e esgoto)

Obrigado e desculpa o testamento!

Abraço

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

Sem querer desmotivar, a carga detritica de um tubarao (por mais pequeno que seja) é quase a mesma que os outros peixes todos juntos.

 

Mesmo o epaulette ia ficar apertado. Se quer manter tubaroes, sugiro uma piscina de fibra circular.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.