300L para discus


olivepedro

Recommended Posts

Boas.

Decidi publicar algumas fotos do meu aquario de discus que comecei a montar à cerca de três a quatro meses.

Comecei com aquarios à cerca de um ano e meio, com peixes mais acessiveis ao bolso de forma a ganhar alguma experiencia.

Em Outubro de 2013 comecei a planear a mudança para discus.

 

Setup do aquario

C x A x L - 130cm x 60cm x 40cm - 312L

 

Substrato - Areia de Silica - 30 kg + substrato fertil para plantas

 

Filtragem - Filtro externo JBL 900 e filtro interno 1000L/H

 

Flora - Valisnerias spiralis, anubias anãs e feto de java

 

Iluminação - Calha de 130cm com 2 lâmpadas T8 de 36W (3600 lm) cada + fita led 120 cm moonlight

 

Aquecimento - 1 termostato Eheim 300W + 1 termostato 100W

 

__________

 

Uma primeira foto para mostrar o aquário e o móvel

 

DSCN1463_zps1f9b8959.jpg" alt="DSCN1463_zps1f9b8959.jpg"><span style="color:rgb(40,40,40);font-family:helvetica, arial, sans-serif;font-size:14px;font-style:normal;font-weight:normal;background-color:rgb(255,255,255);">

 

 

Bom, este móvel foi feito por mim e pelo meu pai. É todo ele em inox e a madeira é folheada para ficar da mesma cor do resto da mobilia da sala.

 

No layout aproveitei um tronco grande que tinha do layout do aquário anterior e cortei-o em partes mais pequenas como se pode ver na foto

 

DSCN1440_zps2003963b.jpg" alt="DSCN1440_zps2003963b.jpg"><span style="color:rgb(40,40,40);font-family:helvetica, arial, sans-serif;font-size:14px;font-style:normal;font-weight:normal;background-color:rgb(255,255,255);"><span style="color:rgb(40,40,40);font-family:helvetica, arial, sans-serif;font-size:14px;font-style:normal;font-weight:normal;background-color:rgb(255,255,255);">

 

Como o aquário tem pouco tamanho de largura ( é o meu principal arrependimento, não ter comprado mais largo e mais baixo, mas na altura optei por este porque foi a um excelente preço para um aquário da Scalare e porque também tem coluna seca (ainda tenho a ideia de vir a fazer um salgado)), acho que se o encher com muitos troncos e plantas, vou perder muita noção de profundidade e não quero isso, quero mesmo é ver os discus a passearem-se pelo aquario (embora saiba que eles estariam bem melhor com " esconderijos".

Desta forma, optei por uma imagem retirada da net, aconselhada por um amigo, tratei a imagem, e enviei para impressão em vinil numa gráfica.

 

Uma foto mais detalhada do fundo em vinil

 

DSCN1464_zpsb561ed18.jpg" alt="DSCN1464_zpsb561ed18.jpg"><span style="color:rgb(40,40,40);font-family:helvetica, arial, sans-serif;font-size:14px;font-style:normal;font-weight:normal;background-color:rgb(255,255,255);"><span style="color:rgb(40,40,40);font-family:helvetica, arial, sans-serif;font-size:14px;font-style:normal;font-weight:normal;background-color:rgb(255,255,255);">

 

Fita led moonlight

 

DSCN1462_zps93705ca5.jpg" alt="DSCN1462_zps93705ca5.jpg"><span style="color:rgb(40,40,40);font-family:helvetica, arial, sans-serif;font-size:14px;font-style:normal;font-weight:normal;background-color:rgb(255,255,255);"><span style="color:rgb(40,40,40);font-family:helvetica, arial, sans-serif;font-size:14px;font-style:normal;font-weight:normal;background-color:rgb(255,255,255);">

 

E por fim, os ocupantes

 

DSCN1426_zps1584acb0.jpg" alt="DSCN1426_zps1584acb0.jpg">

 

DSCN1425_zps36361291.jpg" alt="DSCN1425_zps36361291.jpg">

 

IMG020_zpse7edf5fc.jpg" alt="IMG020_zpse7edf5fc.jpg">

 

Este estava nitidamente com marcas de stress quando o trouxe, mas gostei tanto dele que decidi arriscar a trazê-lo mesmo assim. Mas neste momento já está bem melhor como se pode ver aqui

 

DSCN1459_zpsdd51f0ee.jpg" alt="DSCN1459_zpsdd51f0ee.jpg">

 

DSCN1438_zps54c49528.jpg" alt="DSCN1438_zps54c49528.jpg">

 

DSCN1431_zps04795f18.jpg" alt="DSCN1431_zps04795f18.jpg">

 

DSCN1427_zpsb0d0e46c.jpg" alt="DSCN1427_zpsb0d0e46c.jpg">

 

a>

 

E é isto. Ainda tenho algumas ideias para por em prática mas aceito as vossas sugestões e criticas.

 

Abraço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá simples e com muito espaço para eles, a meu ver antes de mais tirava esse filtro interior e metia mais um externo, pois filtragem para os discus nunca é demais!

O aquário pode ser pouco profundo mas uns troncos ou algo que desse outra vida ao aquário era engraçado!

Essa areia, não é boa para plantas, fica suja rapidamente e já usei e fiz o mesmo que tu, meti discus e essa areia branca e acabei por tirar..

Tens algo que eu me arrependo, tenho discus todos muito parecidos e tu tens ai alguns que adorava ter e bem bonitos que eles iram ficar!

Força, fala um pouco das tuas ideias para se dar uns palpites!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que areia é que meteste ja agora?

eu realmente queria meter mais uns troncos mas ainda nao vi nada que fique adequado à largura do aquario!

Quero tambem meter mais algumas plantas..eu acredito que esta areia nao seja a mais indicada mas ate ao momento elas estao a desenvolver-se bem..

 

mais ideias? Alguem sugere?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua esta giro mas o primeiro paco que deves tomar e urgentemente e aumentar a filtragem...esse filtro e insuficiente para os litros que tens...acredita eu descobri da pior forma...

 

Cumps

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meti jbl manado, mas também é leve demais, qualquer peixe de maior porte vira a o areão todo e é difícil manter tudo como queremos.

Eu tenho um aqua de 150*50*50 (375l) e tenho ligados 3 filtros externos e tenho 2400l/h e olha que não estou achar que seja demais, e não tenho quase peixes no aqua, portanto devia considerar pelo menos um filtro externo na casa dos 1200l/h pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projeto e bons peixes aí tens, em relação à filtragem essa nunca é demais, quanto à sílica eu tenho é gosto muito muito, se tiveres uma boa circulação no aquário vais ver que os dejectos que é a crítica de toda a gente em relação à sílica são levados e tens sempre isso branco quanto às plantas como são de baixa manutenção não era necessário substrato fértil, na sílica plantas de raiz grande adaptam se bem basta compensares com fertilização

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao tenho tido grandes problemas em relacao à sujidade da areia,provavelmente porque tenho um daqueles aspiradores a pilhas e aspiro de 2 em 2 dias,aquilo faz se em 5min e ajuda a manter aquilo sempre limpo!

O que mais tenho lido é o pessoal a dizer que a areia de silica asfixia as raizes mas para ja,têm aguentado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ta bonito o aqua! Gosto dos discus,pena ser um peixe tao sensivel. Tlv punha so mais um tronco ou outro com umas anubias.

Mas assim ta mais facil de manter limpo.

 

Abc

Editado por Piraya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.