Crystal River Shore


Nuno M.

Recommended Posts

Nuno, isso são T5 na mesma, verdade? Presumo que a versão de 4x54w...

Achas que vale a pena o investimento comparativamente com leds? (não da Giesemann mas há outras boas marcas...)

 

Pedro.

 

 

Acredito que existam opções led's mais em conta até, mas não com tanta optimização e possibilidade de variação de espectros, acho que a tecnologia T5 é muito mais versátil que os Led's para os plantados, a não ser a Elos PlanetPro e a Giesemann Futura mas ai o valor dispara ...

 

Outra opção que tenho em mente é comprar 2 Giesemann PULZAR LED HO

 

Outro ponto forte para mim na Matrixx é a qualidade de fabrico da Giesemann e o Design irrepreensível :tongue:

 

Não me convence os Led's que se limitam a oferecer um espectro fixo, sejam eles TMC, Arcadia, ADA, etc ... E acho os valores das mesmas muito altos para o que oferecem ... A TMC por exemplo tenho visto muitas criticas em led's que morrem passados poucos meses :confused4: e acho que de momento é a maior falha desta tecnologia em ascensão assim como a qualidade dos controladores ...

 

A opção que me atrai bastante é a Innoyara pois possibilita essa variação que temos com as T5, mas a falta de um controlador deixa-me logo de pé a trás.

 

Vou ver ainda com calma, para já está prevista a troca do filtro, até ao final do verão logo vejo se vem a Matrixx II DIMTEC :smile2: mas muito sinceramente se vier acredito que não me vou arrepender em nada ...

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, a Arcadia tem uma calha de leds com uma flexibilidade muito boa (não me recordo da ref.).

Lembro-me de ter andado a ver (pq o Mark Evans estava a vende-la há uns meses) e tinha um controlador muito interessante tb.

Esses têm design e umas ferramentas de "gestão" muito engraçadas, mas a mim custa-me o preço vs o consumo que vai ter (igual ao que tens).

 

Eu ando há tempos para aumentar a minha 4x39 para 4x54 mas lá esta, até aumentaria o consumo (no meu caso é mais pela dimensão da calha/lampadas do que potência).

 

Já viste com o Rui se tem alternativas interessantes em leds?

 

Quanto ao filtro, talvez seja o meu próximo tb. Ser thermo-filter é excelente. Já andei a ver preços disso com o Rui há uns meses, mas estou apaixonado pelos da ADA :) (pelo menos para o de 60l).

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FOTOS! Onde andam elas?

 

Com calma que levou uma razia e está se a compor :tongue:

 

 

Nuno, a Arcadia tem uma calha de leds com uma flexibilidade muito boa (não me recordo da ref.).

Lembro-me de ter andado a ver (pq o Mark Evans estava a vende-la há uns meses) e tinha um controlador muito interessante tb.

Esses têm design e umas ferramentas de "gestão" muito engraçadas, mas a mim custa-me o preço vs o consumo que vai ter (igual ao que tens).

 

Eu ando há tempos para aumentar a minha 4x39 para 4x54 mas lá esta, até aumentaria o consumo (no meu caso é mais pela dimensão da calha/lampadas do que potência).

 

Já viste com o Rui se tem alternativas interessantes em leds?

 

Quanto ao filtro, talvez seja o meu próximo tb. Ser thermo-filter é excelente. Já andei a ver preços disso com o Rui há uns meses, mas estou apaixonado pelos da ADA :) (pelo menos para o de 60l).

 

Boas Pedro,

 

Sei de que calha falas mas lá está o espectro está limitado a 8000k e 10000k não me convence.

 

Segue o Link : http://www.arcadia-aquatic.com/classica-otl-led/ Classica Over Tank Luminaire LED

 

Uma opção com um leque muito mais amplo seria a que já referi com um expecto que completa entre 4600k e 8500k:

 

Segue o Link : http://www.giesemann.de/717,2,PULZAR%20LED,.html Giesemann PULZAR LED HO de 107cm

 

Tendo esta o mesmo interface Bluetooth que a Futura e a Matrixx II DIMTEC e ronda os 350€ eles dizem que é o suficiente para um aquário de 130 x 50 x 60

 

Mas mesmo assim a flexibilidade de uma calha T5 com a tecnologia Dimtec é muito apetecível, e a minha calha actual para mim tem um 3 grandes defeitos, ter um reflector único e as lâmpadas a escassos mm umas das outras, e para alem disso estão muito para dentro o que faz concentrar muito a luz mesmo por baixo dela deixando a traseira com pouca luz se colocada a meio do aquário.

 

Mas lá está sendo T5 permite-me ter lâmpadas com os espectros que gosto.

 

Quanto ao Filtro as ADA são um Show :smile2: , mas creio que o Eheim é uma boa aposta para aquários com a dimensão dos nossos.

 

Abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a da Arcadia é essa. Não concordo muito contigo nos espectros. É interessante para que as cores de alguns peixes sobressaiam mas para as plantas não acredito que tenhas um impacto que verdadeiramente consigas provar nos aquários como os nossos e com a duração que as montagens têm.

Claro que qd tens várias T5 consegues variar os espectros e salvaguardar essas cores diferentes.

 

8000k é espetro da Aquasky que é o Rolls Royce das calhas de leds (sem controlador, é verdade).

As da Elos que falaste antes não conheço. Acredito que sejam muito boas e penso que tb têm um excelente controlador.

Ambas de um campeonato bastante acima do normal aquariofilista :)

 

A de 350 Euros que indicas não inclui controlador, verdade? Qt é o controlador?

 

Pensa nesta: Giesemann Futura biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> (creio que perto dos 1800 Euros).

Acho que há longos meses partilhei este video num outro forum. Aqui fica novamente.

 

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a da Arcadia é essa. Não concordo muito contigo nos espectros. É interessante para que as cores de alguns peixes sobressaiam mas para as plantas não acredito que tenhas um impacto que verdadeiramente consigas provar nos aquários como os nossos e com a duração que as montagens têm.

Claro que qd tens várias T5 consegues variar os espectros e salvaguardar essas cores diferentes.

 

8000k é espetro da Aquasky que é o Rolls Royce das calhas de leds (sem controlador, é verdade).

As da Elos que falaste antes não conheço. Acredito que sejam muito boas e penso que tb têm um excelente controlador.

Ambas de um campeonato bastante acima do normal aquariofilista :)

 

A de 350 Euros que indicas não inclui controlador, verdade? Qt é o controlador?

 

Pensa nesta: Giesemann Futura biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> (creio que perto dos 1800 Euros).

Acho que há longos meses partilhei este video num outro forum. Aqui fica novamente.

 

 

 

Quando falo dos espectros é precisamente as cores que estas reproduzem ao nosso olhar e não tanto na necessidade das plantas ...

 

Ora experimenta lá na tua calha ligar apenas as lâmpadas de 8000k e 10000k sozinhas e diz me que achas ...

 

Na minha opinião e gosto pessoal o que funciona melhor é por exemplo a combinação entre 4000k com 8000k ou 3000k com 9000k

 

De momento tenho 3000k Dennerle, 4000k JBL, 6000k Dennerle, e 9000k JBL e adoro as cores que vejo quando estão as 4 ligadas o aquário explode de cor ...

 

Agora a possibilidade de simular o nascer e por do sol, assim como limitar a potencia total é a grande vantagem de uma calha T5 com Dimmer, que para mim é o ponto mais forte na tecnologia LED

 

Agora há uma coisa que as T5 não conseguem que adoro nos LED's e HQI's é o efeito Shimmer que fazem e o recorte perfeito das sombras :tongue:

 

A Giesemann Futura é 10 estrelas e esta sim o topo dos topos no que diz respeito a led's mas para nos e as plantas metade dos led's que ela trás são para ficar desligados apenas sendo totalmente utilizável em aquários salgados.

 

Quanto a Aquasky não concordo, acho uma calha mesmo muito banal e muito sobrevalorizada, apesar de ter um design impecável não dava o valor que pedem por ela.

 

Creio que a versão HO da G. Pulsar já tem o interface Bluetooth incorporado tenho de verificar.

 

Abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nuno,

 

Ando para te perguntar pelo Twinstar? Não tinhas comprado? Que tal passados estes 2(?) meses?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia malta

 

Aqui vai com 130 dias desde o arranque e com 30 dias de fertilização nova :smile2:

 

Esta a precisar de uma valente carecada :tongue:

 

14598250943_47416cdb43_o.jpgGeral Day 130 by clairerm, on Flickr

 

 

Nuno,

 

Ando para te perguntar pelo Twinstar? Não tinhas comprado? Que tal passados estes 2(?) meses?

 

Pedro.

 

Quanto a Twinstar já escrevi bastante sobre o assunto, num tópico que tu criaste :bleh: , vai lá dar um olho ...

 

Mas por alto estou satisfeito e recomendo :thumbup3:

  • Votar + 1

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está lindo e com um aspecto maturado, o que para o número de meses que tem é assinalável.

A foto é que, redimensionada como aparece aqui no forum, está horrível em vermelhos. No entanto, entrando no link para o flikr, está impecável. Pode ser apenas do meu browser...

 

Falas deste tópico "http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224688" ?

Nem sequer lá escreveste :tongue:

Desconfio que isso seja de outra paróquia :techi:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está lindo e com um aspecto maturado, o que para o número de meses que tem é assinalável.

A foto é que, redimensionada como aparece aqui no forum, está horrível em vermelhos. No entanto, entrando no link para o flikr, está impecável. Pode ser apenas do meu browser...

 

Falas deste tópico "http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224688" ?

Nem sequer lá escreveste :tongue:

Desconfio que isso seja de outra paróquia :techi:

 

Obrigado pelas tuas palavras Pedro,

 

Quanto a foto não sei que te diga, por aqui tenho o monitor calibrado e gosto do que vejo em termos de cor ...

 

O tópico em que escrevi foi noutra paróquia sim :tongue: , nada que te impeça de dar um olho, alias uma discussão mesmo muito boa que por lá se criou em torno do gingarelho :smile2:

 

Grande abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, já li.

 

Mais do mesmo: quem tem (tu!) a dizer que é bom e trabalha, mesmo que não saiba 100% como trabalha e não queira saber, e o resto to pessoal a desconfiar e quase que a dizer mal.

Eu já li muito sobre o Twinstar e com as fontes que são só posso acreditar que aquilo funciona mesmo. Aliás tu passas a ser outra fonte credível :thumbup3: sobre o feedback do equipamento (confesso que preciso de uma grande dose de paciência para ir lendo coisas sobre quem nunca mostra e demonstra nada sobre plantados mas que sabem a teoria toda...).

 

Outras fontes credíveis e alguns com descrições pormenorizadas e comparadas do funcionamento do aparelho são o Viktor Lantos e o ... David Chow que é um "embaixador" do Twinstar e alguém que tem uma montra ao longo dos anos impressionante a nível de aquascaping. Não é por nada que lhe chamam o "master". Ele não se associaria à marca sem algum forte motivo.

 

Confesso a minha curiosidade em experimentar mas a minha dificuldade em gastar 150 Euros em algo que apenas considero que me facilitaria a vida. Não tenho tido alga nenhuma nos meus aquários, com a excepção normal de umas manchas mínimas de verdete nos vidros ao fim de uma semana (algo muito natural com as doses de luz que usamos e que só aparece praticamente no dia antes da TPA).

 

Há uma coisa que discordo contigo: acho que aquilo deve ser ainda melhor para quem queira "descurar" um pouco a manutenção. Claro que a discordância vem do li e não de ter usado, mas recordo-me de ler algo do Lantos sobre isso e alguns testes que eventualmente terão feito.

Tenho visto alguns vídeos no facebook com comparações (feitos pela Twinstar!) e embora possam ser "exagerados", admito que a diferença é grande.

 

Uma coisa que referes no tal tópico e que tb já li é em relação à saúde dos vivos e os benefícios que tens com o aparelho. Algo que eles anunciaram, algo que há pessoal a confirmar e portanto não me custa nada em acreditar o que dizes dos Simulans.

 

Portanto, mais uma vez, a tecnologia a ajudarmos a ter algo decente entre quatro vidros.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se não se importarem de partilhar o link :), também fui ao tópico criado pelo "Pedro Rosa" mas não vi lá "nada".

 

Boas Adriano,

 

O link é de outra tasca onde participo mais activamente, peço desculpa mas não me parece boa politica deixar por aqui links para o mesmo :tongue:

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho a minima intenção de vos assustar :-D

Leiam isto: http://www.ukaps.org/forum/threads/another-hydor-heater-failure.33372/

para dormirem mais descansados entretanto.

e a festa até sai barata, ronda os 10 euros nos nossos amigos ebay.

Digital STC-1000

 

temperature_controllers_STC-1000.jpg

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas malta,

 

Aqui vai uma actualizaçãozita com algumas fotos :smile2:

 

Primeiro deixo umas da fauna ;)
14713929800_5ce7e32e5c_o.jpg
14897548571_e4e17940f4_o.jpg
14713990618_7456bf72bc_o.jpg
e uma geral vá ;: wink:
14900587175_58fc182eae_o.jpg
  • Votar + 3

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um espetáculo Nuno. isso agora é só manter até se cansarem e partirem para outra montagem.

Fotos também muito boas. Que inveja!!!!! parabéns ao fotógrafo(a).

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um espetáculo Nuno. isso agora é só manter até se cansarem e partirem para outra montagem.

Fotos também muito boas. Que inveja!!!!! parabéns ao fotógrafo(a).

 

 

Abraço

 

 

Boas Vasco,

 

Ainda não está como idealizei, e de momento até está muito descompensado para o meu gosto. Principalmente o lado direito e os musgos no geral.

 

Quero experimentar uma ou outra planta que tenciono mandar vir da Alemanha.

 

Vamos lá ver como evolui até Setembro.

 

PS: a S.Porto Velho é um espectáculo muito obrigado por me teres cedido uns pezitos :tongue:

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes fotos Nuno! :thumbup3:

Com direito a difusor novo e tudo :P Por falar em material de luxo onde pára o Twinstar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Antônio,

 

É verdade já andava com vontade há muito tempo, e olha não resisti. :P

 

A Twinstar pifou :S, foi para a garantia.

 

Vamos lá ver como é o serviço pos venda ...

 

Um abraço

 

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

as fotografias estão muito pesadas (15 MB) demora muito a carregar!

 

algumas considerações:

- não vale usar photoshop para colorir o Eremnopyge! :tongue: (eu sei que não usaste mas as cores são absolutamente fantásticas! isso ainda vai fazer muita inveja...)

- o simulans está altamente (mas não tão gordos como os meus neons!)

- a iluminação está diferente, parece mais homogénea ou é impressão minha? (a cor também me parece um pouco diferente...)

- os vermelhos na traseira estão bem fortes! :smile2:

- esse difusor fica bem melhor!

- quanto tempo demoras a cortar o tapete?

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais