como tirar a biobox?


silvia_paixao

Recommended Posts

Boas malta.

Como alguns membros aqui do fórum ja sabem ando a pensar fazer um lay-out ao meu 200lts.

A ideia é deixa-lo com um lay-out mais natural, retirar o background, certas decorações artificiais e substituir por troncos e esconderijos, plantar mais e melhor e substituir o areão por outro mais bonito.

 

Acontece que tenho um filtro biobox enorme que me rouba um bocado de espaço ao aqua, para alem de ficar esteticamente feio, e entre observações para estudar bem o que irei fazer de lay-out decidi que gostaria mesmo de retirar aquele monstro de dentro do aqua e optar por um filtro externo ou de mochila.

 

Alguém sabe até que ponto o conseguirei retirar sem danificar o vidro ou a quem recorrer para fazer isso?

Aquilo está colado ao vidro com o que me parece ser uma especie de fita extra-aderente própria para o efeito.

 

Cumps a todos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Obrigado a todos. Assim que arranjar um aqua de substituiçao onde possa meter os bixos ja vou por a mao na massa com o lay-out.

 

Secalhar v "cravar" alguem aqui do forum que me empreste um durante uns dias :)

 

Depois deixo fotos :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silvia,

 

Eu tirei a minha com um x-ato novo, cortei o silicone e depois raspei o que ficou no vidro...ate foi mais facil do que pensava :)

 

Para meter os meus meninos temporariamente comprei uma caixa de plastico grande e coloquei-os la com o termostato enquanto tirava a biobox depois coloquei-os de novo no aqua,já tinha o filtro externo a funcionar em conjunto com a biobox ha cerca de 3 semanas e retirei a mesma e voltei a colocar os peixes em pouco tempo...o que demorou mais foi apanhar os peixes todos :)

 

Cumps

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Boa ideia essa da caixa. Vou aplicar.

 

Eu queria fazer mesmo um lay-out geral ao aquario por isso tera que ser coisa para por em pratica 1 dia ou 2 no maximo.. :unsure:

Para alem de tirar a biobox quero substituir o areao, plantar mais e melhor, mudar o backgroud e colocar troncos e esconderijos mais naturais.

 

A ideia para tal coisa, tenho andado aqui a matutar no assunto, á partida sera:

Por um filtro de esponja a funcionar no aquario durante 2 semanas, passar esse filtro, termo, agua do aqua e peixes tudo p dita caixa;

Esvaziar o aqua comunitario e fazer as alteraçoes que tenho a fazer;

Reencher o aqua;

Ter um filtro mochila externo ja pronto a entrar em acçao que será preenchido com as ceramicas e filtrantes que estão na biobox;

Deixar a trabalhar umas horas e medir os parametros do aqua para ver se esta tudo certinho antes de por os peixes de volta;

 

Pronto...

Acho que a partida sera coisa para correr tudo bem..

 

Opiniões aceitam-se..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando comprei o meu último aquário (da Jewel) nessa marca eles metem bio-box enormes mesmo a única forma arranjar para tirar foi enfiando e esforçando uma faca bem comprida e afiada entre a bio-box e o vidro e também tentando arrancar pedaços de silicone...aos poucos a bio-box soltou-se :) mas claro depende do tamanho da tua.

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha é gigante. Ocupa toda a lateral do vidro.

 

Mas a boa noticia é que tenho andado a lamuriar e a fazer cara de caozinho sem dono ao marido e la o convenci a deixar mandar fazer um aqua maior por medida com o dobro do comprimento deste e vou mesmo optar por esperar e montar tudo do principio mas ja no aqua novo...

:)

O aqua em questao aqui.. vou manter como esta e vou levar para casa do meu pai e oferecerlhe uns peixitos para ele se entreter tambem. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Nao :) obviamente que nao.

 

A ideia é criar junto ao aquario tambem em vidro ou acrilico uma caixa com varias divisorias para levar os filtrantes, ha partida 2 delas mas que nao roubem o espaco interno do aquario, tipo uma expecie de biobox mas adaptada ao esterior do aqurio.. ou entao 2 filtros externos mochila.. ainda nao vi nenhum dos outros mas isto claro sao so ideias... ainda vou ter que dar um saltinho nas minhas lojas e pedir que me expliquem e mostrem varias opcoes destes filtros para o aqua em questao... :)

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite...

A melhor forma para remover a biobox, é sem duvida através de uma lâmina de x-acto. Por experiência própria, o mais seguro é fazê-lo com o aquário vazio, pois durante a sua remoção poderá haver pequenos pedaços de silicone se soltam.

Tendo em conta a gordura do silicone, irá sempre ficar a marca onde esteve o silicone aplicado no vidro (não esquecer que, apesar de tudo, o vidro é uma superfície porosa). Para tentar disfarçar essa mesma marca, e ajudar na remoção de restos de silicone, utilize benzina.

Melhores cumprimentos,

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes dar também um pouco de calor pelo lado de fora do vidro (exemplo secador de cabelo), e de seguida com a lamina como já aqui indicaram cortar primeiro o silicone junto a biobox, soltando assim a biobox e numa segunda fase, raspar o silicone rente ao vidro. Mas é um bocado de calor, muito calor pode partir o vidro assim que fizeres força ao descolar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes dar também um pouco de calor pelo lado de fora do vidro (exemplo secador de cabelo), e de seguida com a lamina como já aqui indicaram cortar primeiro o silicone junto a biobox, soltando assim a biobox e numa segunda fase, raspar o silicone rente ao vidro. Mas é um bocado de calor, muito calor pode partir o vidro assim que fizeres força ao descolar.

Não o julgando pela utilização dessa técnica, mas poderá ser um risco maior na utilização de um aparelho desses, não?

Eu prefiro mesmo a solução em utilizar somente a lâmina e com paciência proceder entao a sua cautelosa remoção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi só uma sugestão que já usei muitas vezes. Trata-se de um secador de cabelo e não de uma máquina de derreter vidro. Aliás é esse mesmo secador que se usa para auxiliar na colagem do vinil traseiro. Mas como disse foi apenas uma sugestão, usa a técnica que te transmita mais segurança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também nao utilizo quaisquer tipo de secador para a fixação de vinil... Mas nao deixa de ser interessante essa sua técnica. Por enquanto vou utilizar a minha até surgir algo que obtenha melhores resultados e menos trabalho.. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tudo uma questão de prática. Na nossa loja fizemos isso dezenas de vezes pois nos aquários a 15 anos atrás era o topo ter uma biobox. Quem tinha filtros externos? O normal era os filtros internos e a novidade a biobox. Resumindo é como a minha avô diz, para quem não sabe dançar até os pés atrapalham :)

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. eu nao digo que a tecnica nao seja uma ajuda precisosa.. acho é que é facil entusiasmar-me a dar-lhe com o calor e depois como ainda sou uma menina muito delicada tenho medo e fazer forca a mais e piff... la se vai o vidro hahahahaha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Deus me livre meter laminas de qualquer tipo nos meus aquários :shock4::yb668: ,as minhas biobox's foram tiradas com 2 fios de pesca juntos,(para o fio não partir com o esforço) e saíram bem,sem riscos nos vidros,e os restos de silicone que sobraram foram retirados facilmente com a unha :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Isso é um bocado subjetivo... Depende da forma como se utiliza a lâmina. E ja agora posso também recordar que existem alguns raspadores próprios para aquariofilia que por acaso utilizam?!... Lâminas!!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.