Ajuda - TPA e camarões a morrer


RuiGonçalves

Recommended Posts

Boas.

 

Não sei se este é o sitio para este post, se não for desde já as minhas desculpas.

 

Tenho um aqua de 100lt, com guppies, otos, melanoides e red cheries (desde ha 15 dias).

 

Hoje fiz uma TPA (1ª desde que tenho os camarões) e mal acabei a TPA os camarões começaram com comportamento estranho, aos "saltos" e depois caiam para o fundo do aqua e permaneceram imóveis alguns mesmo morreram.

 

Normal não me parece ser, mas o que terá motivado isto?

O que posso fazer na proxima TPA para que não volte a acontecer?

 

A agua que meti no aqua é de garrafão e foi temperada para entrar no aqua à mesma temperatura.

Na mesma altura limpei o filtro como é costume e não fiz mais nada.

 

Obrigado

Cumprimentos

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Antes de mais lamento a tua perda.

Era bom que nos indicasses mais alguns dados. Por exemplo quais os parâmetros do teu aquário (pH, nitratos, etc) e quais as caracteristicas da água que colocaste.

A água foi temperada de que forma?

Colocaste algum acondicionador na água antes de a colocar?

Fazes fertilização do aquário? Se sim com que regularidade?

E o resto dos habitantes, como se deram com a TPA?

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Ph - 7.0

Nh3 - 0

Kh - 8

 

A agua foi aquecida. É agua de garrafão!

Condicionador - Cystal water (troquei 40 litros e foi para 40 litros que coloquei)

 

Os restantes habitantes felizes da vida... como sempre :D

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ..o kh esta um pouco alto mas os rd cherrys sao bastante resistentes , sabes como esta a amónia? Se estiver estável poderá ter sido o condicionador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Condicionador para água de garrafão não sei se fará falta, já que não tem cloro.

Outra hipotese. Ph. O Ph dk garrafão era de quanto?? Um dos que já usei era de 5.6. Foi feita a TPA de 40%. Não terá sido uma descida brusca de Ph??? É que 40% com uma diferença dessas de Ph ainda deve fazer algo, não??

Alguém que perceba mais que diga algo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Condicionador para água de garrafão não sei se fará falta, já que não tem cloro.

Outra hipotese. Ph. O Ph dk garrafão era de quanto?? Um dos que já usei era de 5.6. Foi feita a TPA de 40%. Não terá sido uma descida brusca de Ph??? É que 40% com uma diferença dessas de Ph ainda deve fazer algo, não??

Alguém que perceba mais que diga algo.

 

Viva.

 

O ph da agua que meti é de 6,52 (informação no garrafão) a 23º.

Normalmente aquecendo a agua o ph sobe um pouco. Como tenho o aqua a 7, acho que não houve alteração muito brusca.

Avaliei o ph depois da TPA e tinha entre 7 e 7,5 (a minha escala é de 0,5 em 0,5), mais próximo dos 7...

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio não será o acondicionador o responsável.

Não explicaste foi como aqueceste a água e se colocaste fertilizantes.

inclino-me mais para um destes fatores

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada caso é um caso. Podemos dar muitas voltas, mas neste caso em particular, acredito que o problema se deva ao acondicionador. Ele é utilizado para eliminar cloro, fosfatos e afins da água da torneira. Usando agua de garrafa, ainda por cima aquecida, espoletou um efeito que afetou os crustaceos do teu tanque. Basicamente os 'quimicos' do acondicionador nao serviram o seu proposito. Esta nao é uma explicacao academica, mas é a minha contribuicao. Grande abraco e boas "pescarias"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A minha aposta vai para a forma como a TPA foi feita, deve ter sido muito rápida. Os camarões sentem mais essas variações rápidas.

Se for feita de modo a que a transferência de água demore +-30 min é muito seguro e não há problema.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Ph - 7.0

Nh3 - 0

Kh - 8

 

A agua foi aquecida. É agua de garrafão!

Condicionador - Cystal water (troquei 40 litros e foi para 40 litros que coloquei)

 

Os restantes habitantes felizes da vida... como sempre :D

 

Só agora é que raciocinei um bocado :chair: . Colocaste Tetra Crystal Water, é isso? Se não estou em erro, isso é para aclarear a água e não acondicionador. O acondicionador da Tetra é o Aquasafe...

Confirma isso por favor.

  • Votar + 1

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, confirma se colocaste mesmo aquasafe, é que apesar da água de garrafão nao trazer os níveis "astronómicos" de cloro que a água da torneira tras, também vêm com cloro, basta ler o rótulo e olha que algumas ainda trazem bastante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso pode ter tido influencia, já que o easy balance é usado para exatamente evitar mudas de água.

O acondicionador da Tetra é o aquasafe como indiquei anteriormente.

Pelo que percebi o que usaste tem como objetivo controlar o pH e o kH e reduzir os fosfatos e nitratos.

Portanto, basicamente tiveste uma dupla mudança. Não só usaste uma água engarrafada com caracteristicas diferentes das do teu aquário como adicionaste um produto que "mexe" nas mesmas. E ainda por cima não cumpriu a função que tu pretendias, que era atuar sobre alguns constituintes da água nova potencialmente danosos.

Eu diria que foi esta a causa das mortes.

Mas é apenas uma opinião...

Sugeria no entanto que comprasses um produto que fosse mesmo apropriado para acondicionar a água.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo:

 

Para a próxima não usar condicionadores nas TPA

Reduzir de 40% para 20% por ex

Aumentar o tempo de TPA (fazer a TPA mais lentamente).

 

Estes cuidados podem resultar para que não morram mais camaroes? Primeiro preciso de os comprar..... lol

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso condicionador nas TPA's ou deixo o garrafão repousar (aberto) pelo menos 2 dias.
Nunca tive qualquer problema, nem com o condicionador, sinceramente não entendo como é que ele possa estar relacionado com as mortes, no entanto, deixa a água repousar durante 2 dias (mesmo que seja engarrafada, trazem sempre cloro e afins)

É a minha opinião :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também uso acondicionador na água, normalmente.

Sei que há pessoal que não o usa, mas como medida de prevenção custo-mo fazê-lo.

Se quiseres podes usar. Tens é que usar um acondicionador de água. Não o produto que tens usado que não é para esse fim.

Se reduzires para 20-30% mal não faz. Não sou adepto de mudanças mais radicais a menos que existam problemas.

E sim, nesta altura do ano se a fizeres mais devagar, melhor. Eu prefiro isso a aquecer água.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais