Projeto de Investigação (Genetica)


Ruben Candeias

Recommended Posts

Boas pessoal!

Decidi abrir este tópico com o objetivo de partilhar todas as etapas do projeto que irá ser desenvolvido. Este projeto irá ser desenvolvido no ambito da disciplina de Biologia e enquadra-se na matéria de Genética e irá ser realizado por alunos do 12º ano, do curso de Ciências e Tecnologias do Colégio Nossa Senhora da Graça em Vila Nova de Milfontes. Alunos esses onde entro eu e o @ManDe.

 

Os principais objetivos do projeto são:

 

-Observar o ciclo de vida dos camarões (a espécie a utilizar será Red Cherry);

 

-Estudar as primeiras fases de desenvolvimento dos recem nascidos (Red Cherry);

 

-Dentro da mesma espécie observar a diversidade existente (Crystal Red);

 

-Estudar o gene Taiwan mais precisamente a transmissão do gene (talvez este é o ponto mais complexo, que terá ainda de ser bem pesquisado).

 

 

Neste momento estamos numa fase de pesquisa, e já a praparar e montar os equipamentos.

 

Fica uma imagem de uma parte da nossa ''sala de investigação'' ;)

20140131_160906.jpg

 

Se houver alguem com conhecimento, especialmente na área dos Taiwan que queira partilhar alguma coisa ou se souber algum local onde possamos pesquisar é só dizer, toda a ajuda é bem vinda! ;)

 

Espero que tudo corra pela melhor forma e que consigamos atingir os objetivos.

Vamos partilhando todos os passos :D

 

 

Cumprimentos!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau!! Porque é que nao pensei nisto :o eu tive de estudar moscas da fruta :c pelo menos a nota foi boa :tongue: ahahah

Mal posso esperar para ver a evoluçao :) toda a sorte do mundo ruben

Abraço ;)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte para o projecto, é bom saber que há investigação genética em 1000Fontes!!!

 

Vocês até têm uma loja de animais bastante simpática aí na vila!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Decidi abrir este tópico com o objetivo de partilhar todas as etapas do projeto que irá ser desenvolvido. Este projeto irá ser desenvolvido no ambito da disciplina de Biologia e enquadra-se na matéria de Genética e irá ser realizado por alunos do 12º ano, do curso de Ciências e Tecnologias do Colégio Nossa Senhora da Graça em Vila Nova de Milfontes. Alunos esses onde entro eu e o @ManDe.

 

Os principais objetivos do projeto são:

 

-Observar o ciclo de vida dos camarões (a espécie a utilizar será Red Cherry); Nome científico: Neocaridina davidii var. red

 

-Estudar as primeiras fases de desenvolvimento dos recem nascidos (Red Cherry); Até aqui tudo bem

 

-Dentro da mesma espécie observar a diversidade existente (Crystal Red); Aqui está mal, corrigo em baixo

 

-Estudar o gene Taiwan mais precisamente a transmissão do gene (talvez este é o ponto mais complexo, que terá ainda de ser bem pesquisado). Vai na sequência do erro anterior, mas explico-te já.

 

 

Neste momento estamos numa fase de pesquisa, e já a praparar e montar os equipamentos.

 

Fica uma imagem de uma parte da nossa ''sala de investigação'' ;)

20140131_160906.jpg

 

Espaço razoável para Red Cherrys, para crystals é mais complicado. Taiwans dificílimo

Se houver alguem com conhecimento, especialmente na área dos Taiwan que queira partilhar alguma coisa ou se souber algum local onde possamos pesquisar é só dizer, toda a ajuda é bem vinda! ;)

Agora vou esclarecer tudo em baixo

Espero que tudo corra pela melhor forma e que consigamos atingir os objetivos.

Vamos partilhando todos os passos :D

 

 

Cumprimentos!

 

 

Boas,

 

Vou então ajudar-te um pouquito,

Apesar de ser aluno de humanidades :/

Algumas coisas vou corrigir no que citei ;)

Os Red Cherry, designados cientificamente por Neocaridinas davidii var. red, não são da mesma espécie que os anteriores. O que é comum acaba na família, que em ambas é Atyidae.

Sendo os Crystals/taiwan/Snow White designados por Caridina cf cantonensis (com as respetivas variações)

Sendo assim o gene taiwan, não pode ser estudado nos Red cherrys sendo que estes não possuem esta mutação.

Sendo assim, para estudares as variações aconselho os Crystals.

Porquê os Crystal?

Porque estudares genes recessivos e dominantes é muito mais fácil do que apuramentos em cores.

Vou te explicar:

Nos red cherrys (vermelhos) encontras sendo da mesma espécie, amarelos, vermelhos, azuis, pretos, verdes, pretos e transparentes, pretos e azuis, vermelhos e transparentes, vermelhos e azuis... bem uma infinidade de cores.... o problema nisto tudo, não é como os crystal red, misturas um preto com um vermelho e o mais provavél é voltarem ao totalmente trasnparente ou castanho. Isto devido aos apuramentos não se deverem a genes dominantes recessivos.

Acho que deu para entender, agora o porque de os crystal?

Os crystal têm na sua forma selvagem o corpo preto e transparente com um pouco de branco nas transparências.

Apartir daqui, um sr. chamado Hisayasu Suzuki, comecou por ter enormes tanques com a forma selvagem.

Um dia descobriu 3 machos/fêmeas (eram do mesmo género se não me engano)vermelhos no meio de millhares de camarões pretos, tentou isola-los e reproduzir mas sem sucesso.

Na altura não se sabia, mas o gene vermelho é recessivo, logo fazendo-os criar com camarões com dois genes dominantes (preto) sai um ser heterozigótico, que manifesta a cor preta.. Certo?

Pronto passado algumas gerações lá sairam mais uns vermelhos e lá se consegui uma população estável de vermelhinhos.

Depois disto, que acho que percebes-te que até aqui só existe dois tipos: o vermelho (homozigótico recessivo) e o preto (homozigótico ou heterozigótico, não interessa pois como é dominante, no fenótipo só aparece o preto)

Depois surgiram os snow white (camarões totalmente brancos/ mutação apurada dos black) que é dominante em relação aos vermelhos e recessivo em relação aos pretos (AQUI NÃO TENHO A CERTEZA, MAS ACHO QUE É ASSIM).

Agora vamos lá falar dos taiwan, surgiram em 2004/7 não me lembro ao certo mesmo, que é uma mutação recessiva às 3 cores (branco/vermelho/preto) dando um aspecto aos camarões de cores mais compactas e brilhantes.

Mas devido à consanguineação e tudo o resto é dificil arranjar taiwans "fortes" (resistentes) às mudanças do meio, tds, pH, gH, kH........ muita coisa mesmo.

Pronto são mais difíceis que os red cherrys mas mais fácil para saberes o que sai dos cruzamentos com uma simples tabela mendeliana.

Os black/red deviam ser primeiro criados nos dois tanques mais pequenos, depois de 1/2 gerações acasalavas uma red com um black e tiravas conclusões.

Os taiwan, não te metas nisso, é complicado e apenas vais concluir que o gene comporta-se de maneira idêntica ao vermelho em relação ao preto.

Pronto é isto, mas estou extremamente cansado hoje pelo que se houver algum erro avisa/avisem que eu tento corrigir.

Qualquer coisa no meu perfil tens o meu skype e tudo mais.

Espero ter ajudado,

Abraço

 

 

Tiago Dias

 

  • Votar + 1

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago Dias! Desde já agradeço a tua participação e ajuda!

Eu lá acima talvez não me expliquei bem.

Então é o seguinte: nós temos 2 objetivos do projeto para os quais utilizamos os Red Cherrys. São eles o estudo do ciclo de vida e o estudo/observação das primeiras etapas dos recem nascidos.

Agora a outra parte, a observação da diversidade dentro da mesma espécie seria tipo isto:

 

rcguiasekaiscaping.jpg

 

Ou seja, fazer um levantamento das caracteristicas ''mais comuns''. E neste objetivo seria com os Crystal Red.

 

O último objetivo, tal como referi é um pouco mais complicado para nós. Ainda temos de pesquisar e ver o que realmente se conseguirá, ou não, fazer.

 

Eu peço desculpa se estou para aqui a dizer alguma coisa de errada, mas sou ''novato'' na matéria. E claro, tenciono saber mais e ir aprendendo com o tempo. Já que surgiu esta oportunidade do projeto, pronto, decidi juntamente com o grupo juntar o útil ao agradável.

 

Cumprimentos para todos e obrigado!

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh.. agora entendi.

Os cherrys são só para o desenvolvimento dos recém nascidos e o ciclo de vida dos adulto.

E iriam utilizar os crystal, uma espécie diferente, devido às mais variadas formas/padrões que estes camarões podem adquirir.

Suponho que seja para apresentar até ao fim do ano certo?
Podes ter no máximo 2 gerações que reproduzam, acima disso não irás ter tempo.

Assumindo que a 2º geração comece a criar em maio... para ter mais pequenitos.

Não, não disses-te nada de mal, eu é que entendi mal o que escreves-te.

E estamos aqui para nós ajudarmos uns aos outros, errar é humano ;)

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, tudo começou comigo xD

Comecei neste vicio e já consegui ''infetar'' uns quantos amigos! ahahah

Na turma um dos colegas do grupo também é aquariofilista e também é membro do forum.

 

Portanto, já que tinhamos de fazer algum trabalho, tive a ideia deste e todos concordaram ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Ora então cá vão umas novidades...

 

Os aquários estão''bons de saude'' está tudo a correr bem, tem estado a ciclar até agora.

Já colocamos umas plantas também.

Amanhã iremos colocar uma colónia de 7 individuos (Red Cherrys) para ver o comportamento e depois acrescentamos mais alguns se tudo correr bem.

 

Quanto aos Crystal Red não sei como vamos arranjar... Tenho medo de comprar a alguém aqui do forum devido ás baixas temperaturas que se fazem sentir e eles não resistirem à viagem :/ (agradeço sugestões)

 

Como nesta área não é a pare estética que conta, mas sim conseguirmos fazer o que pretendemos, tendo em causa as condições para os animais.

Fica então algumas fotos:

 

Aquário para os Crystal Red (ainda falta acrescentar uns escondirijos)

20140207_130735.jpg

 

Aquário para os Red Cherrys (na foto não está, mas colocamos um troco com umas plantas amarradas e falta tambem mais alguns escondirijos):

20140207_130743.jpg

 

20140207_130753.jpg

 

Ainda se encontra numa fase embrionária, mas tem tudo para correr bem

 

Cumprimentos ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens de por uma meia de vidro no filtro.

Caso contrário os camarões mais pequenos morrem todos.....

 

Quanto ao dos crystal, o manado aumenta o pH da água.

 

De resto parece tudo porreiro :)

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Penso que os aquários deveriam ter muito mais musgos, talvez musgo de java (barato e de rápido crescimento).

Agora uma pequena contribuição para o projecto, pode ser que consigam aproveitar alguma coisa da introdução da dissertação.
https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/4873/1/Estudo%20do%20comportamento%20do%20camarao%20Neocaridina%20heteropoda%20var%20red%20em%20rela%C3%A7ao%20a%20diferentes%20substratos.pdf

Boa sorte com o projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sim Pedro Centena, colocamos mais musgo nos aquários.

 

Hoje deparamos-nos um um problema que ainda não sabemos como resolver...

Verificamos que um dos aquários está a deixar sair água. O problema é que não sabemos de onde ao certo :S

 

Tiramos alguma água, e não deitou mais. Portanto pensamos que a fuga esteja numa das arestas na parte de cima.

 

Cumprimentos pessoal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma nota a uma afirmacao anterior: o Manado é um substrati inerte no que diz respeito ao pH. Contudo, já li que sobe a condutividade. Já nao o uso, por isso nao posso confirmar esta ultima parte, mas posso confirmar que nao sobe pH.

 

Quanto à fuga, nao tem necessariamente de ser no topo.

A agua, quanta mais for, maior pressao vai criar nos vidros.

Assim, a fuga pode ser a qualquer altura, e só se manifestar quando há agua suficiente para exercer a pressao necessaria para conseguir sair.

 

Boa sorte para o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal!

Hoje durante a observação diária, deparamonos com ovos no fundo do aquário.

Pegamos neles e colocamos num outro aquário pequeno que serve de maternidade com o objetivo de tentar acompanhar de forma mais detalhada a evolução.

 

Acham que podem vir a nascer os camarões?

 

Deixo uma foto:

 

20140217_164224.jpg

 

São aquelas ''bolas'' mais amareladas perto de um bocado de musgo. Peço desculpa pela qualidade da foto :/

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, parabéns pelo projecto!

Quanto aos ovos, podem poupar os esforços, porque, infelizmente, não vai nascer daí nada!x) Acontece, de vez em quando, as fêmeas largarem os ovos. Pode ser por serem novas, devido a alterações do habitat, stress, etc... Não tarda voltarão a ficar ovadas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, parabéns pelo projecto!

Quanto aos ovos, podem poupar os esforços, porque, infelizmente, não vai nascer daí nada!x) Acontece, de vez em quando, as fêmeas largarem os ovos. Pode ser por serem novas, devido a alterações do habitat, stress, etc... Não tarda voltarão a ficar ovadas.

 

Abraço

 

JHGR, permite-me discordar.

 

Com correcta oxigenação e movimento de água, os ovos têm hipótese de não ganhar fungos e eclodirem. Basicamente têm que replicar o que a fêmea faria sozinha.

 

Existe imensa informação na web de como o fazer, e conheço pessoalmente casos de sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

JHGR, permite-me discordar.

 

Com correcta oxigenação e movimento de água, os ovos têm hipótese de não ganhar fungos e eclodirem. Basicamente têm que replicar o que a fêmea faria sozinha.

 

Existe imensa informação na web de como o fazer, e conheço pessoalmente casos de sucesso.

Boas,

 

Permito, sim, que eu também gosto de uma boa discussão!!x)

Não digo que não seja possível, mas é muito difícil de conseguir que os ovos não ganhem fungos, o que acontece em pouco tempo, e ecludam. Também já li sobre casos de sucesso, com gente experiente, mas é muito raro. Penso que quando falamos em neocaridinas, não se justifica o esforço (que em 90% dos caso não vai dar em nada), dada a velocidade de reprodução. Dentro de pouco tempo, as fêmeas estarão novamente ovadas, certamente, se as condições forem adequadas.

Agora, se no âmbito do projecto, quiserem tentar replicar o processo de oxigenação e manutenção do ovos, que naturalmente caberia à mãe, acho que pode ser interessante. Se este não for o objectivo, não vejo a necessidade.

Lembrem-se que a fêmea também pode ter soltado os ovos, por estes já não estarem em condições. Por exemplo, nas aves, isso acontece com frequência, e penso que se poderá aplicar também aos camarões e outros ovíparos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ruben! boa sorte com esse projecto!

 

em relação à fuga aconteceu-me o mesmo ha uns tempos e fritei um pouco com isso ate que descobri que a parte de plastico preto não estava bem vedada com silicone. o que acontecia era que a agua que evaporava condensava dentro da parte plástica e passava para fora, dando a impressão que é uma fuga.. fiz exactamente como tu e quando baixei o nivel de agua parou de deitar, possivelmente porque a quantidade de vapor de agua que entrava no plastico com o nivel de agua baixo era insignificante. o que fiz foi retirar a parte plastica e voltar a colar com silicone.

 

espero ter ajudado.

boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Nesta altura estamos a numa fase de observação da morfologia dos camarões. Temos observados os camarões com lupas e também ovos ao microscópio.

Deixo aqui algumas fotos e um questão:

 

IMG_0891.jpg

 

Nós pensamos que aquela mancha amarela serão ovos em formação. E que mais tarde irão deslocar-se para o abdomén. Estamos a pensar bem? :)

 

IMG_0886.jpg

 

IMG_0942.jpg

 

 

Ovo ao microscópio:

IMG_0947.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais