CovaMoura


tmiravent

Recommended Posts

Terminado o Paralelo39N, vou começar a 2 montagem em breve.

 

Já tenho quase tudo o que preciso (menos a chave do euro milhões!).

Esta montagem vai ter pedra, muita pedra.

A madeira não está prevista.

 

Plantas:

vallisneria spiralis mini

eleocharis sp mini

staurogyne repens

rotala nanjenshan

hemianthus micranthemoides (para o arranque)

hemianthus callitrichoides

alternanthera reineckii 'Mini'

 

Anúbia petit ou nana

Pogostemon Helferi (1 ou 2 pés)

Ríccia dwarf (ainda em estudo)

Utriculária graminifolia

2 plantas surpresa (para as adivinhas, mas são pequenas)

 

Vivos

corydoras habrosus

corydoras pygmaeus

boraras

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Glosso ou montecarlo :)

 

Não imagino nenhuma das duas nesta montagem.

Acho que o tanque não tem escala para elas, tinha de ser maior.

Mas vou voltar a olhar para elas com mais atenção para ver se me seduzem...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe ,

Só agora reparei que tens o tópico aberto aqui :sorry:

 

Como já disse por outras bandas vou acompanhar, afinal de conta somos vizinhos, alguma coisa que precises diz coisas.

 

Abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Original ;)

Há pedras muito diferentes umas das outras. É um risco mas que pode ficar muito engraçado.

As pedras estão a meio? Vais colocar plantas por trás? (reparei que tens HM, por exemplo).

 

Para tapares a base vais colocar muito substrato, ou isso é só para teste?

 

PEdro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa base é para ficar debaixo das pedras aquando o enchimento? De que material é feita?

Abraço

Boas Miguel,

é uma placa rígidas de espuma de Poliestireno Extrudido.

Penso que não tenha problema ou achas que tem?

Ainda não sei se vai ficar ou não.

 

Com pedras maiores fico sem espaço para plantar e para os peixes (15 cm no inteior!).

Com estas ocupo cerca de 2/3 ou seja + ou menos 10 cm.

Ainda estou a digerir esta composição.

Acho que ainda vou subir a segunda pedra da esquerda (está muito junto da linha do topo).

As pedras vão ter de ser coladas.

Original ;)

Há pedras muito diferentes umas das outras. É um risco mas que pode ficar muito engraçado.

As pedras estão a meio? Vais colocar plantas por trás? (reparei que tens HM, por exemplo).

 

Para tapares a base vais colocar muito substrato, ou isso é só para teste?

 

PEdro.

Boas,

as pedras não estão a meio, estão encostadas a o vidro traseiro.

Na parte de trás deve dar para por muito pouca coisa, não existe quase espaço...

 

A placa só vai ficar debaixo das pedras.

Para tapar a base não é preciso muito substrato a placa deve ter 25/30 mm.

 

Esta montagem vai ter muito menos plantas.

Ainda estou a pensar se coloco o H.E.L.P. da montagem anterior ou se outro mais fino e pesado.

O H.E.L.P é muito leve, menos de 4/5 cm não segura nada.

 

Versão dois.bexq.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Tens aí um aquário com umas medidas muito interessantes, eu pessoalmente adoro. Quanto ao layout, não sou muito fã desse tipo de composição, parece-me um aquário de ciclideos africanos, no entanto, penso que deves ter algo em mente para equilibrar este efeito.

No que toca á base para as pedras, tenho uma sugestão bastante em conta e duradoura para ti. Basta encher aquelas meias de senhora (meio transparentes) com um areão baratucho e dares um bom nó na ponta. É barato e não corres o risco que haja misturas.

Já agora seria fixe complementares com o setup completo do aquario.

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Tens aí um aquário com umas medidas muito interessantes, eu pessoalmente adoro. Quanto ao layout, não sou muito fã desse tipo de composição, parece-me um aquário de ciclideos africanos, no entanto, penso que deves ter algo em mente para equilibrar este efeito.

No que toca á base para as pedras, tenho uma sugestão bastante em conta e duradoura para ti. Basta encher aquelas meias de senhora (meio transparentes) com um areão baratucho e dares um bom nó na ponta. É barato e não corres o risco que haja misturas.

Já agora seria fixe complementares com o setup completo do aquario.

 

 

cumps

Nunca tinha pensado nisso, ciclídeos africanos!

Mas tens razão as pedras fazem lembrar!

Essa ideia é muito boa (das meias) e estou a pensar usar com o substrato H.E.L.P que vai ficar por baixo.

Na montagem anterior verifiquei que é demasiado leve...

Mas com estas pedras não dá para fazer isso.

O aquário é muito estreito e as pedras não tem estabilidade sem ser coladas.

Ou desço toda a composição, ou ponho uma pedra direita para colar ou troco de pedras por outras.

Mas não dá para ficar em cima do substrato, demasiado arriscado!

Vou colocar o setup.

Obrigado pelos comentários

cumprimentos

 

Boas tmiravent

Acho que a primeira versão está mais engraçada. aquelas cinco pedras ao centro na versão dois estão muito perfeitas e muito simetricas.

Obrigado! Ainda não sei qual é que gosto mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

setup

vidro GAD: 100x23x17 [30 litros brutos]

Iluminação DIY [Led Gu10] com 4 canais [3xazul1,3W + 2xvermelho 1,3W + 2x4W 4000ºK + 4x3W 6500ºK + 2x4W 6500ºK dimmable]
substrato H.E.L.P. Specialized Plant [por baixo] e areão vulcânico preto fino por cima [2-3cm]

pedras - rocha ígnea grabo?

filtro Eheim 2211 + ligação ao Eheim 200l [Co2, fertilização, aquecimento, etc]

Plantas [já em stock]
vallisneria spiralis mini
eleocharis sp mini
staurogyne repens
rotala nanjenshan
hemianthus micranthemoides (para o arranque)
hemianthus callitrichoides
alternanthera reineckii 'Mini'

cryptocoryne willisii

Plantas [que faltam]
Anúbia petit ou nana
Pogostemon Helferi
Ríccia dwarf
Utriculária graminifolia
2 pequenas entradas....

Fish
corydoras habrosus
corydoras pygmaeus
boraras
marisco (a pensar...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Porque não fazes antes um iwagumi?, escolhias uns 4/5 calhaus maiorzinhos e com texturas semelhantes.

É que ficavas com mais espaço de manobra tanto para a plantação como para a fauna. E para não falar do lixo que irá acumular entre as rochas.

De resto, prefiro o primeiro layout.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho muito original fazeres algo com essas pedras, mas nestas duas ultimas versões há muita coisa geométrica :(

A primeira está melhor!

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu que não percebo nada disto, acho pedra a mais...mas vai sair algo espantoso no meio destas pedras que irá certamente dar um outro ar à montagem.

  • Votar + 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das 3 montagens para mim a primeira e a que está melhor.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Porque não fazes antes um iwagumi?, escolhias uns 4/5 calhaus maiorzinhos e com texturas semelhantes.

É que ficavas com mais espaço de manobra tanto para a plantação como para a fauna. E para não falar do lixo que irá acumular entre as rochas.

De resto, prefiro o primeiro layout.

 

Boas,

nunca pensei neste tanque para um iwagumi, a minha intenção era tentar algumas ideias que tenho (manias e teimosias!).

Gosto e admiro as montagens iwagumi que vão aparecendo aqui no fórum, quem sabe um dia...

Acho que um iwagumi precisa sempre de jogar com a profundidade, as medidas deste vidro são muito diferentes.

 

Ainda estou à procura das pedras ideias mas ainda não encontrei.

Mas espero encontrar.

 

Consigo arranjar umas pedras com a altura que quero mas a largura raramente cabe. (15 cm de espaço interior, o ideal é a pedra ter até 7cm)

Tenho que arranjar pedras espalmadas! :chores007:

Mas esta é a parte engraçada deste aquário, tudo é difícil.

Agora compreendo porque a maioria dos vidros tem uma volumetria típica, quando se foge muito da regra - é só sofrimento e angústias! bang

Tive de redesenhar uma série de coisas para o sistema funcionar.(móvel de suporte, iluminação, fundo, filtragem, etc).

 

Mas este tanque tem dado muito gozo!

Tenho falhado e aprendido muito.

 

Mais fotos em breve,

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

é uma placa rígidas de espuma de Poliestireno Extrudido.

Penso que não tenha problema ou achas que tem?

Ainda não sei se vai ficar ou não.

 

 

Tenho muito medo que a placa te vire isso tudo ao encher. Já vi bastantes calhaus e substratos em cima de um bocadinho de esferovite e que ficou tudo virado num piscar de olhos. Tem atenção a isso.

 

Das três, prefiro a primeira.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

ainda bem que me chamas a atenção.

Eu estava a pensar colar a placa ao vidro com cola de pistola e não silicone (que é bem mais fraca).

Mas mesmo assim é realmente uma prancha de 'surf' por baixo das pedras, e pelo tamanho da placa pode mesmo virar!

É que a placa tem uma boa altura e deve flutuar mesmo bem!

cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo que a placa está lá para dar altura e proteger o vidro, mas eu retirava e colocava as pedras directamente no substrato...mas lá está, eu não percebo nada disto.

Não sei o peso das pedras, mas não me parece que a placa flutue com elas por cima...mas o melhor será não arriscar!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Percebo que a placa está lá para dar altura e proteger o vidro, mas eu retirava e colocava as pedras directamente no substrato...mas lá está, eu não percebo nada disto.

Não sei o peso das pedras, mas não me parece que a placa flutue com elas por cima...mas o melhor será não arriscar!

A placa até era mais para elevar a composição...

Mas aquilo que o Miguel disso é verdade.

Nem é tanto o peso das pedras (até acho que aguenta), mas a distribuição não uniforme e a tendência que a prancha tem em saltar/fugir para o lado se a distribuição não for uniforme.

90% da placa é composta por ar!

Também dá para fazer um teste que é tentar afundar um placa com a nossa força!

 

 

Aqui fica o 'remake' da composição 1 (unânime nas preferências).

As pedras suporte/base das extremidades não devem ser visíveis com o substrato colocado.

gjlm.jpg

 

 

Fase II, quase a meter água...

 

d0ad.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Editado por tmiravent
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, não achas o substrato muito alto à frente?

Um pouco mais baixo e conseguias um maior desnível (difícil, eu sei).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais