Iniciante em aquários


Unik

Recommended Posts

Olá boa tarde, ultimamente tenho visto vários programas sobre aquários e fiquei com o bicho. O único tipo de aquario que tive era pequeno de água doce e mal me lembro dele, por isso ainda sou um novato nestas andanças.

 

Entretanto andei a pesquisar um pouco que tipos de aquários se podia montar e o que me chamou mais atenção foi o de água salgada devido a maior quantidade de peixes existentes, peixes palhaços entre outros peixes. Depressa comecei a ser bombardeado por muita informação relativa a este hobby.

 

Devido a esse facto gostava de fazer algumas perguntas para ficar melhor esclarecido.

 

Que tipo de material é preciso para montar um aquário de água salgada?

 

Sei que preciso de ter o seguinte material:

 

- Aquário

- Móvel

- Termostato

- Areia

- Iluminação

- Água

 

Penso que seja necessário mais material,se sim qual?

 

Relativamente as dimensões do aquário estava a pensar nos seguintes tamanhos:

 

100m x 40m x 40m

120m x 50m x 55m

150m x 55m x 55m

 

Apesar de estar mais inclinado para o de 120 x 50 x 55 visto ter um tamanho bastante razoável.

 

Em relação ao móvel apenas sei que tem de ser resistente, por isso toda a informação é bem vinda.

 

Sobre o termoestato sei que é necessário 1W por cada litro de água logo para o áquario de 120x50x55 que sao 330 litros preciso de ter um termoestato de no mínimo 330W correcto?

 

Sobre a areia para o fundo do aquário estava a pensar em utilizar areia da praia. Será que serve? Li que poderia fazer isso desde que ferve-se a areia para eliminar bactérias.

 

Sobre a iluminação ainda tenho bastantes dúvidas relativamente a potência a utilizar.

 

Em relação a água visto ser água salgada estava a pensar em ir buscar ao mar, mas também já li que se pode fabricar a nossa própia água através da mistura de água com sal marinho, qual a melhor solução?

 

Quanto aos peixes já sei o que pretendo:

 

- Pomacanthus imperator

- Paracanthurus hepatus

- Amphiprion ocellaris

- Zebrasoma flavescens

- Chromis caeruleus

- Chelmon rostratus

 

Por agora é tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá colocaste ai bastante material mas esqueceste te do mais importante. escumador e bomba de circulação.

em termos de medidas de aquario em agua salgada usa se mais profundidade ou seja em vez dos 50 que colocas 60 ou mesmo 70 sera o ideal.

 

areia da praia não... usa areia de coral...

 

em termos dos peixes que colocaste vais so montar um fish only correcto ? tens ai peixes que comem corais , alem que para esses peixes todos convinha um aquario maior pois 330 litros é curto para eles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá obrigado desde já pelas informações.

 

Pois como tinho lido que se podia utilizar areia normal fui logo para o mais óbvio.

 

Relativamente aos equipamentos também tinha ouvido falar da bomba de circulação mas não sei ao certo quais devem ser as suas especificações tendo em conta as dimensões de um possivel aquário.

 

Ao falares de escumador estas-te a referir a este equipamento certo?

 

https://www.sera.de/pt/produtos/in_category/protein-skimmer-1730/product/sera-marin-protein-skimmer.html

 

No que eu tenho lido muitas vezes utilizam a palavra "skimmer" penso ser o mesmo equipamento correcto?

 

Eu vi em alguns videos o uso de esse equipamento , mas estava junto com uma coisa chamada "sump" e não encontrei videos sem isso.

 

Já agora existe vantagem em ter um aquário com sump?

 

Pelo que li sei que estes peixes são compativeis entre eles. Quais são os pexies dos que meti que comem corais?

Pois eu estava a pensar em ter uns corais para dar um melhor ambiente para os habitantes do aquário.

 

Ao dizeres que 330litros é pouco para aqueles peixes todos qual seria a dimensão ideal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim isso é um escumador sendo que tens de colocar um em funcao do que queres ter e litragem do aquario. nas bombas de circulaçao é igual uma ou 2 que seja adequada ao aquario ai teres de pesquisar nas proprias marcas a litragem e para que aquarios sao adequados.

 

sim a sump apenas serve para colocar o material para que o aquario principal nao tenha la nada.. a ajuda na manutencao do aquario muito mais facil alem de te aumentar um pouco a litragem do teu sistema o que ajuda por causa das destablizaçoes e dos parametros.

 

eles podem ser compativeis entre eles mas preicsma de litragem para isso... imperator e o chelmon tem tendencia a comer corais...

 

a dimensao nao ideal mas porreira sera tipo dos 400 litros para cima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E relativamente a luz que é necessário para o aquário como é?

 

Se opta-se por incluir uma sump no aquário qual seria o material necessário para a execução do mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais