Pedras do mar


Recommended Posts

Olá a todos

Queria fazer uma pergunta de principiante, se posso colocar pedras retiradas do mar no meu aquario de 50ls para peixes de agua doce e fria

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Podes, mas vai aumentar o ph.

Exactamente, mas só para ficares com uma ideia, se as pedras forem em grande número, o pH vai ficar tamponizado a volta de 8-8.5. Os únicos peixes que eu conheço que se dão bem a esses pH's são os Ciclídeos Africanos (alguns) e os peixes de água salgada/salobra, corrijam-me se estiver enganado.

Se há peixes de água fria que suportam bem esse pH, desconheço. Os únicos que eu conheço são alguns ciprinídeos (carpas, "golsfishes", etc...), e esses, que eu saiba, não se dão bem a esse pH.

Sem contar com o facto, que essas pedras dentro de água vão também aumentar as Durezas Carbonatada e Geral, KH e GH, respectivamente. Se existem peixes que suportam esses valores, não conheço, pelo menos de água fria.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado pela informação.

A minha intenção era tapar no cantinho do aquario o tubo do ar que se vê de fora com 1 ou 2 pedras mas assim vou ter que arranjar outra solução.

Já agora que tipo de pedra ou outro material é mais fiavel para tapar o tubo.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar pedras do mar na boa desde k nao sejam minerais!!!

primeiro deixas um seman dentro de agua fazendo trocas de aguadevido a salinidade e para oxidar o ferro das pedras depois passada uma seman ferveas e ja ta nao aumenta em nada o phpelo contrario comigo ate baixou ligeiramente!!onde e k moras eu apnahei as minhas pedras no algarve numa praia cheia de rochas vulcanicas cujo nome nao me recordeo da praia claro!

"O Caos e a Noite tiveram um filho,o Destino,divindade cheia de todo o poder, a quem estavam sujeitos todos os deuses e que tinha nas suas mãos a sorte dos mortais..."

 

...in "O Destino"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb tenho andado em stress com as subidas do ph, quanto ás pedras da praia, eu acho que depende da pedra, os seixos rolados de basalto, xisto ou quartzo são teoricamente neutros, ainda assim deves sempre testalas e ferve-las.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois amigos eu compreendo a vossa ideia so que as minhas aulas de geografia ja foram há 20 anos e eu já nao me recordo como como identificar as rochas.

De qualquer maneira apanhei umas rochas cinzentas na praia do pedrogao em leiria quando fui ver um concurso de pesca de mar a nivel mundial que ainda está a decorrer onde 100 concorentes durante 4 horas apenas apanharam uma duzia de peixes aranha e uma solha.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
THE___VOid escreveu: podes usar pedras do mar na boa desde k não (palavra corrigida) sejam minerais!!!

 

 

como é que isso é possivel? rochas não serem minerais

Devem ser de plástico :wink:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vá lá não sejam mauzinhos com o rapaz o que ele queria dizer, acho eu :wink: , é que desde que não fossem calcárias que não há problema.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma sobre as pedras...

 

Um granito, basalto ou xisto recolhido na praia não deve ser muito diferente de um recolhido no vale do douro. Depois de bem lavados não vejo nenhum problema, mas deixa as pedras em água e mede o ph para ver o efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ao que parece, alguns elementos aqui do forum rejeitam completamente a ideia de colocar pedras do mar num aquário de água doce, desde que este não seja de ciclideos africanos ... nada mais errado !!!

 

Existem muitas e muitas pedras no mar boas para colocar no aquário sem aumentarem grande coisa o PH. O problema é saber escolher as pedras. Para começar, existem muitos tipos de rocha ao longo da nossa costa, e na mesma zona de costa também existem rochas muito diferentes.

Posso dizer que tenho aquários à algum tempo e todas as pedras que coloco no meu aquário de ciclideos americanos são provenientes da costa da ericeira, assim como todos os amigos que tenho nesta zona que têm aquários. Obviamente, se escolherem rochas muito calcárias vão ter problemas mas isso acho que é básico ...

Se as pedras forem bem escolhidas, não alteram significativamente o PH, da mesma maneira que não é por colocar um tronco de turfa (bem preparado) no aquário que o PH e a dureza descem em flecha ...

 

Resumindo, depois de bem escolhida a pedra que queres colocar, lava, ferve-a durante cerca de 15/20 minutos, lava novamente com uma escova daquelas rijas e vais ver que não terás problemas.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 14 anos depois...

Eu tenho pedras de praia de Viana do castelo. Lavei, fervi, e voltei a lavar. Coloquei no aquário. Tenho também areia, mas cerca de 20% da areia é areia de praia. Tenho um tronco submerso, e tenho 3 plantas submersas. Mas o pH está nos 8. Tenho andado a colocar produto para o manter nos 7 mas estou desesperado para arranjar solução para deixar o pH nos 7 sem usar produto. Alguém pode ajudar? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro tens que descobrir o que  está a aumentar o pH dentro do aquário.  Testa a agua  (da torneira?) que  usas e depois mwtw um pouco de areia para testar. Depois testa as pedras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.