Morte de um peixe, o que devo fazer?


gustavomoreira

Recommended Posts

boas pessoal:

 

Sou novo aqui e no mundo da aquarofilia e tenho um aquario de 60 lts com guppys neon e platys e hoje de manha quando me levantei e fui acender a luz do aquario reparei que tinha um peixe morto, o que devo fazer agora? nao quero que me morram mais peixes. O ph da agua e de 7.5 e tenho algumas plantas la dentro.

 

Abraço

Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindo!

 

Bom, antes de mais, convém descreveres o aquário, há quanto tempo tens montado, equipamentos, fauna e se possivel valores da água como nitritos, nitratos e amonia, principalmente.

 

A outra é tentares descrever o peixe morto, se foi repentino, se foi progressivo, se evidenciava algum tipo de anomalia no exterior, etc.

 

Sem estas informações, é impossivel ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sr renato:

tenho o meu aquario montado ha 1 ou 2 anos mais ou menos, tenho o filtro biobox 2 (acho que e assim que se escreve) da aquatlantis, e o kit que eles vendem, em relação a fauna, tenho 5 neon, um casal de guppys e 2 casais de plays, so nao vai ser possivel dizer lhe os valores de nitritos, nitratos e amonia porque nao sei o que e isso e nao tenho esses kits ca em casa, o unico que tenho e o do ph.

 

O peixe ontem a noite andava muito bem e hoje de manha quando liguei a luz do aquario vi que ele estava morto junto as rochas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola gustavo.

Deves, sem duvida, adquirir assim que puderes testes de pelo menos amonia e nitrito/nitratos (NO2/ Nh3/Nh4).. é importante saberes os valores a que mantens a agua para evitares que os peixes adoençam e se isso acontecer, ou se morrerem como foi o caso, saberes pelo menos qual foi a razao. :)

 

Tpa's?? Fazes com que regularidade?

Sabes que os filtros biobox devem levar uma manutençao desse kit interior que trazem certo? Deves lavar na agua das tpa' so uma parte das ceramicas e substituir uma parte das lãs filtrantes de vez em quando.

(Se nao souberes como se faz é so dizeres que a malta aqui do forum ensinate como se faz isso tudo).

 

E ja agora.. os peixes que tens no aqua tambem ja tens a tanto tempo como o aqua (1/2 anos)?? É que se for o caso provavelmente podera tambem ter morrido por ja ser velhinho sabes.. alguns peixes teem uma esperança de vida curta.

 

Espero ter ajudado nalguma coisa.

Cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia sr Silvia:

 

Onde posso arranjar esses testes?

Será que me podia explicar o que são tpa's?? E que nao sei e como sou novo... :D

 

O peixe tinha para aí meio ano, talvez

Eu troco a lã quando mudo a agua ao aquário

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia sr Silvia:

 

Onde posso arranjar esses testes?

Será que me podia explicar o que são tpa's?? E que nao sei e como sou novo... :D

 

O peixe tinha para aí meio ano, talvez

Eu troco a lã quando mudo a agua ao aquário

 

Cumps

 

 

Olá Gustavo,

 

Antes demais, respira! ;) A Silvia comentou uma resposta que faz sentido para quem conhece alguma terminologia do hobby, que ainda não conheces pelos vistos. Não há problema, deixo-te já um dicionário básico e umas dicas:

 

- Tal como todas as criaturas vivas, os peixes libertam excrementos. Estes compostos à base de nitrogéneo decompõem-se em amónia (NH3),que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos.

 

Quanta amónia é demais?

A resposta rápida é: se um kit de teste é capaz de a medir, já é demais (i.e. está em concentrações que pode prejudicar os peixes). Considera acções de emergência (mudanças de água = TPA (trocas parciais de água) para reduzir o perigo. Normalmente 30% do volume uma vez por semana. Falando em termos de aquários, o "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do o aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos. Processo que normalmente demora 1mês (por vezes mais) para colonizar a areão e filtro com estas bactérias.

As espécies desejáveis de bactérias nitrificadoras estão presentes em todo o lado (e.g. no ar). Portanto assim que tiveres amónia no aquário é apenas uma questão de tempo antes que as bactérias desejáveis estabeleçam uma colónia no substrato do seu filtro. A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário. No teu caso não considero preocupante o numero de peixes, se considerarmos que o teu aquário tem volume para os peixes que tens. Os detritos dos peixes contém amónia da qual as bactérias vivem. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho! Mas não dês comida a mais! Mais comida significa mais amónia! Estragas o equilibrio biológico do aquário e os peixes morrem rapidamente.

Posto este testamento de parte, essencialmente o que tens é (por incrivel que pareça depois de tanto tempo de aquário montado) um ciclo recessivo de azoto. Porque é que isto acontece no teu caso? Simples. O filtro é uma ferramenta essencial no aquário por várias razões, mas principalmente porque é o local onde as bactérias preferem colonizar, por superficies porosas como cerâmica por exemplo. No teu caso, pelo que indicas, na tua biobox apenas tens a lã. Ora, sempre que trocas a lã mandas fora a grande maioria das bactérias colonizadas. Se tivesses testes de amonia, nitritos e nitratos verias que sempre que metes nova lã, tens um pico de amónia nessa semana.

Como tal, o ideal será pensar num filtro interno ou externo (preferencial) que tenha área suficiente para colocar cerâmicas (podes encontrar em qualquer loja de animais com peixes), não dispensando a lã porque agarra a sujidade maior. Num bom filtro com o ciclo de azoto completo, lava-se cerca de metade das cerâmicas de 6 em 6 meses, por vezes mais ;) Essa biobox não é culpa tua, eu sei. Já vinha com o aquário. Mas a solução do fabricante em vender um aquário de "menu completo" e garantir que tens peixes a morrerem de velhos com uma biobox é ridiculo. Precisas de um filtro eficaz. Eu diria externo, mas interno já será melhor que a biobox. Além de que provavelmente podes retirar a biobox, ganhando esse espaço no aquário para o filtro interno enconstado num canto.

A reter:

- Trocar a biobox por um filtro eficaz (no minimo 600Litros/hora) com espaço razoavel para colocares cerâmicas (imprescindivel) assim como lã (10% do espaço chega). Esquece carvão activado se te sugerirem para comprares numa loja.

- Efectuar TPA's (trocas parciais de água) de cerca 20% volume do aquário duas vezes por semana, durante um mês.

- Procurar aqui no forum na secção de classificados por filtro interno ou externo e ponderar o valor com membros mais antigos que conhecam os produtos por experiencia.

Por agora, deve chegar. Qualquer coisa apita.

Editado por Renato.Vieira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde sr renato:

 

desde ja, um MUITISSIMO OBRIGADO por me ter explicado e por lhe ter tirado uns minutos a responder me, agora ja estou bastante esclarecido, so mais uma coisa, que tipo de filtro externo compro? da sera da eheim (um que seja baratinho e bom) e como e que funcionam? e que o meu filtro tem quatro caixas para se trocar e lavar mas eu retirei o carvao e como e que funcionam os externos?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola gustavo.

Ja vi que te explicaram tudo certinho acima :)

 

So tenho uma observaçao a fazer. Dizes que o teu biobox tem 4 compartimentos certo? Tens lã em todos esses compartimentos?

 

Podes sempre por lã num unico compartimento e ceramicas e outras materias filtrantes nos outros e o ultimo compartimento deixas ficar so a bomba que puxa a agua de volta ao aqua.

Eu tenho assim no meu, tambem tenho biobox. 3 compartimentos (gigantes), um para ceramicas, outro para areao muito fino, um saco de carvao activo e no fundo desses lã filtrante e o ultimo compartimento esta so com a bomba de retorno :) comigo funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora vou esclarecer o porque de te dizerem para esqueceres p carvao activo. Sempre aprendes mais qualquer coisa e nao deixas que te impinjam nada que nao precises realmente nas lojas..

Carvao activo mete-se nos filtros somente quando se terminam tratamentos com medicamentos nos aquarios. O carvao activo serve para limpar os residuos ou restos dos medicamentos da agua.

 

Provalvelmente nas lojas poderao tentar vender-te carvao activo como parte de materia filtrante para o filtro para acabar com todas as impurezas etc... esta certo sim MAS... mas, esse componente filtrante nao é necessario no filtro excepto se tiveres que fazer algum tratamento com medicamentos ao aquario.

 

Eu tenho no meu um saco que uso durante no maximo 3 dias apos terminar tratamentos.

Depois quando faço a tpa retiro e guardo novamente.

 

;)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer filtro externo de +/= 600l/h serve, embora claro existam modelos e marcas que podemos falar mais especificamente. Eu diria, se quiseres ter essa conversa, que o facamos por mensagem pessoal, caso contrario o tópico vira rapidamente para discutirmos a qualidade das marcas e modelos, etc. Como tudo, há caros e baratos, há bons e maus.

 

Os filtros externos funcionam de forma simples: 2 mangueiras, um ponto de entrada água outro de saida, ligados a um recipiente cheio de material filtrante, que puxa a água filtrando-a e expelindo a uma velocidade considerável para circular a água á superficie do aquário.

 

Não é energia hadrónica ou mecânica quantica :) Na verdade é um aparelho simples, de concepção eficaz, que não evoluiu muito na ultima década. Faz uma pequena pesquisa no youtube sobre "canister filter" e vês as montagens para perceberes.

 

DICA: Já vi aqui no forum filtros muito bons e muito baratos à venda semi-novos por membros. Todos os filtros que comprei foram a membros, a preços muuuuuito acessiveis. Aliás, antes de gastares fortunas, pergunta aqui no fórum. Peixes, plantas, peças, equipamentos há sempre a venda por aqui, sempre nos ajudamos uns aos outros e ficamos todos a ganhar com isso.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o meu aquario montado ha 1 ou 2 anos mais ou menos,

 

Boas.

É a primeira morte de peixes que ocorre no aquário?


 

tenho o meu aquario montado ha 1 ou 2 anos mais ou menos,

 

O peixe ontem a noite andava muito bem e hoje de manha quando liguei a luz do aquario vi que ele estava morto junto as rochas.

 

Boas.

É a primeira morte de peixes que ocorre no aquário?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais