Alguém me explica pq o meu Bótia riscado perdeu os barbilhos???


Landy71

Recommended Posts

Pois é tal como diz o titulo, hoje quando cheguei a casa reparei que o meu bótia riscado não tinha os dois pares de barbilhos! Como é que é possível aquilo ter desaparecido? À uns dois dias meti duas corydoras pequenas no aquário, será que foram elas que o atacaram?? Ou será alguma doença?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez seja uma infecção bacteriana. Não verificas mais nada estranho no peixe? Quais os parâmetros da água?

 

Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não há nada de estranho no peixe... Só o facto de ter perdido os barbilhos no dia de hoje... Os parâmetros da água são

 

PH - 7,5

KH - 4

GH - 6

nITRITOS - 0,10 mg

Nitratos - 10mg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria aconselhável medires a amonia. Um pico de amonia pode originar pelo menos a danificação das barbatanas. Relativamente aos trabalhos propriamente ditos não tenho a certeza mas pode estar relacionado.

 

Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seria aconselhável medires a amonia. Um pico de amonia pode originar pelo menos a danificação das barbatanas. Relativamente aos trabalhos propriamente ditos não tenho a certeza mas pode estar relacionado.

 

Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.

 

Da amónia não deve ser... Tem cerca de 0,20 mg/l..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu post anterior queria dizer barbilhos e não trabalhos :) é do dicionário... Realmente a amonia não está alta. Mas deveria ser 0. Há quanto tempo está o aquário montado? O ciclo foi concluído antes de colocares os peixes?

 

Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o Bótia foi posto no aquário, ainda não tinha feito o ciclo, mas tenho controlado os Nitritos e Nitratos e têm estado sempre no minimo.. Ainda se houvesse um pico de amónia poderia acontecer, agora assim não sei.. Será que é o suficiente para o "gajo" ter perdido os bigodes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os motivos podem ser causas diversas: químicas, físicas ou bacteriológicas.

Em relação às físicas, tens alguma pedras ou areão com arestas afiadas? As corydoras, também têm o mesmo problema?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há coisas que não têm explicação... Ou eu acho que não têm... Então não é que o Bótia hoje já tinha uns barbilhos pequenos?? Será que os outros caíram e estão a crescer outros?? Alguma tem uma explicação??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que tenham caído. Alguma coisa provocou isso. Pode ter sido algum elemento afiado, como uma pedra, tal como já foi referido. Ao menos não é doença :)

 

Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Eu não tenho Botias mas tenho corydoras e elas tambéme estam sempre a perder as barbichas, já me explicaram que é do tipo de areão que tenho, tenho o fundo coberto com pedras tipo seixos de rio e já me disseram que é normal elas perderem as barbas pois ficam presas entre pedras, passado uns tempos começam a crescer e depois voltam a perder, não tem problema só não se conseguem reproduzir.

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho Botias mas tenho corydoras e elas tambéme estam sempre a perder as barbichas, já me explicaram que é do tipo de areão que tenho, tenho o fundo coberto com pedras tipo seixos de rio e já me disseram que é normal elas perderem as barbas pois ficam presas entre pedras, passado uns tempos começam a crescer e depois voltam a perder, não tem problema só não se conseguem reproduzir.

Não sei quem foi que disse que isso seria normal :alberteinstein: ...Mas de normal não tem nada.

Talvez também haja quem possa dizer que será normal uma pessoa desenvolver diabetes ou outro tipo de enfermidade.

 

Eu, nessa situação, mudaria o areão.

 

Ser areão de um rio, não quer dizer que seja de um rio onde existam corydoras. Cada rio é um biotipo diferente.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais