costa1975 Posted January 28, 2014 Posted January 28, 2014 Boas Á uns dias desvaziei o meu 120lts para uma limpeza total e umas modificaçóes,entre elas a iluminação,queria por umas plantas neste aquário,mas um saco com pirilampos deve dar mais luz que a T8 18w que ele tem... Como hoje foi dia de folga, fiz uma visita ao "china shop" local e encontrei isto: Pesquisei melhor e com a ajuda de uma empregada portuguesa descobri que tinham em várias cores(branco/azul/vermelho/amarelo e verde) e eram ligadas diretamente a 220v sem precisar de balastro ou transformador Comprei 2 brancas e 1 azul e digam lá de vossa justiça... Tampa inicial 80cmx35cm molas de fixaçáo já incluidas o que usei para as isolar E o resultado foi este: Vou manter tambem a T8 18w Ou seja ficarei com (segundo informação das embalagens) : 18w-10000k 44w-6700k 22w-12500k Ainda não deu para pô-la no a aquario...está a secar,amanhã posto fotos com ele no sitio Menos mal... Escalares2
capagebe Posted January 29, 2014 Posted January 29, 2014 Fiquei curioso... Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
costa1975 Posted January 29, 2014 Author Posted January 29, 2014 Fiquei curioso... tenho umas ideias... Menos mal... Escalares2
capagebe Posted January 29, 2014 Posted January 29, 2014 ...luminosas. Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
costa1975 Posted January 29, 2014 Author Posted January 29, 2014 ...luminosas. estiveste bem agora... Menos mal... Escalares2
capagebe Posted January 29, 2014 Posted January 29, 2014 ...e nas outras todas. Mais a sério... Não percebi bem esse upgrade, mas um dia explicas-me melhor. Deve ser do tardio da hora, mas mesmo com as fotos não percebi bem o que fizeste. Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
costa1975 Posted January 29, 2014 Author Posted January 29, 2014 Boas a calha ficou assim: fica aqui uma foto do antes e depois antes Depois Hoje é limpeza,limpeza e limpeza... Abraços Menos mal... Escalares2
tmiravent Posted January 29, 2014 Posted January 29, 2014 Boas, se não é indiscrição e segredo, quanto custaram essas lâmpadas led? cumprimentos Malanbuce | Migalhas | Bucephalandra Desobediência civil | CovaMoura | EHEIM 200 | PARALELO39N | LED GU10 Feedback
capagebe Posted January 29, 2014 Posted January 29, 2014 Ficaste com muito mais iluminação, isso é notório. Mas só se vai perceber melhor quando estiver cheio. Talvez venhas a precisar de trocar uma branca por uma amarela, para não te "roubar" as cores vermelhas. Mas, a ver vamos...Também depende do que queiras vir a fazer. Assim como está parece-me um salgado. Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
costa1975 Posted January 29, 2014 Author Posted January 29, 2014 (edited) Ficaste com muito mais iluminação, isso é notório. Mas só se vai perceber melhor quando estiver cheio. Talvez venhas a precisar de trocar uma branca por uma amarela, para não te "roubar" as cores vermelhas. Mas, a ver vamos...Também depende do que queiras vir a fazer. Assim como está parece-me um salgado. Boas Desde já obrigado pelas opiniões. A ideia é substituir mais tarde a 18w por uma de cor rosa Aquaglow se não estou em erro Já está lavado e estou a começar a montar o layout Boas, se não é indiscrição e segredo, quanto custaram essas lâmpadas led? cumprimentos Boas Não são Led,são fluorescentes T4 com a estrutura de balastro incluida(liga diretamente á ficha)e custaram 3.75€ cada uma Cumprimentos Edited January 29, 2014 by costa1975 Menos mal... Escalares2
tmiravent Posted January 29, 2014 Posted January 29, 2014 Boas, ok, como li 'ligadas diretamente a 220v sem precisar de balastro ou transformador' pensei que fossem led, erro meu sorry! De qualquer forma é um preço à maneira! Sabes quanto tempo dura cada lâmpada? o mesmo que uma T5? Se for parecida a uma T5 é mesmo muito em conta. Cumprimentos Malanbuce | Migalhas | Bucephalandra Desobediência civil | CovaMoura | EHEIM 200 | PARALELO39N | LED GU10 Feedback
costa1975 Posted January 29, 2014 Author Posted January 29, 2014 (edited) Boas, ok, como li 'ligadas diretamente a 220v sem precisar de balastro ou transformador' pensei que fossem led, erro meu sorry! De qualquer forma é um preço à maneira! Sabes quanto tempo dura cada lâmpada? o mesmo que uma T5? Se for parecida a uma T5 é mesmo muito em conta. Boas Para as T5 normalmente gastas 25€(no minimo) por um balastro eletronico,ainda tens os suportes e tudo resto Dizia na caixa a duração, mas já não me recordo...de qualquer maneira ao preço que elas custam é coisa que não me preocupa,tendo em conta que se comprares uma calha 24w com lampada PLL, para um aquário de 60 cm levam-te 60 e tal€...temos que puxar pela imaginação!! Cumprimentos Edited January 29, 2014 by costa1975 Menos mal... Escalares2
costa1975 Posted February 25, 2014 Author Posted February 25, 2014 Boas a todos,tal como prometido aqui está o resultado: a Menos mal... Escalares2
costa1975 Posted February 25, 2014 Author Posted February 25, 2014 Ficaste com muito mais iluminação, isso é notório. Mas só se vai perceber melhor quando estiver cheio. Talvez venhas a precisar de trocar uma branca por uma amarela, para não te "roubar" as cores vermelhas. Mas, a ver vamos...Também depende do que queiras vir a fazer. Assim como está parece-me um salgado. Boas ainda achas que parece um salgado?...é que estou farto de olhar para o aqua e parece uma luz bastante natural,mas esse teu « comentário» deixou-me...digamos...de pulga atrás da orelha... Cumprimentos Menos mal... Escalares2
jperafita Posted February 26, 2014 Posted February 26, 2014 A iluminação parece optima, agora é so analisares o crescimento das plantas. vais fazer tapete no aquario todo ou apenas numa parte? vais colocar CO2?
costa1975 Posted February 26, 2014 Author Posted February 26, 2014 A iluminação parece optima, agora é so analisares o crescimento das plantas. vais fazer tapete no aquario todo ou apenas numa parte? vais colocar CO2? Boas Joel vou tentar fazer tapete ao centro/frente chegou hoje a encomenda,amanhã encho a garrafa e toca borbulhar... preciso de equipa de limpeza ,tens alguma coisa? Abraço Menos mal... Escalares2
capagebe Posted February 27, 2014 Posted February 27, 2014 Boas ainda achas que parece um salgado?...é que estou farto de olhar para o aqua e parece uma luz bastante natural,mas esse teu « comentário» deixou-me...digamos...de pulga atrás da orelha... Cumprimentos Não era para te deixar preocupado, desculpa. Sabes que é diferente ao vivo e em foto. Por vezes, dependendo da incidência da luz, das características da máquina, etc...as fotos podem enganar, e muito. Nesta última foto já não tenho essa sensação. Acho que está melhor. Talvez os vermelhos possam vir a sobressair mais um pouco, com a tal lâmpada. A iluminação influencia bastante o aspecto de um aquário. Em casa, já me aconteceu descobrir cores que nem tinha visto que o peixe tinha, na loja. Tenho alguns escalares em que consigo ver tons azulados iridiscentes, nos pedúnculos. Provavelmente se os visse sem as luzes certas, não conseguiria ver esses tons. Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
Mig_0_ Posted February 27, 2014 Posted February 27, 2014 Boas, Costa1975, essas calhas/lampadas tem em vários tamanhos ou é tamanho unico?
costa1975 Posted February 27, 2014 Author Posted February 27, 2014 Boas, Costa1975, essas calhas/lampadas tem em vários tamanhos ou é tamanho unico? Boas, Costa1975, essas calhas/lampadas tem em vários tamanhos ou é tamanho unico? ~Boas Mig Existem vários tamanhos e cores,é melhor perguntares na loja,pois a designação da cor normalmente é uma pinta de caneta no quadrado correspondente,mas, escrito em chinês... Menos mal... Escalares2
Mig_0_ Posted February 27, 2014 Posted February 27, 2014 Obrigado Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
Jorge M. Posted February 27, 2014 Posted February 27, 2014 Excelente tópico este, devo dizer que é uma grande ideia. Aproveitei e utilizei o conceito na tampa do meu 54L. Foi um pouco mais complicado encontrar um local onde colocar a nova calha mas lá se arranjou. Agora só espero que tenha ficado tudo bem vedado e não dê problemas. Mas tirando isso foi fácil de realizar, e com algo tão simples fez uma grande diferença na iluminação. Cumprimentos Jorge Fernandes
costa1975 Posted March 2, 2014 Author Posted March 2, 2014 Excelente tópico este, devo dizer que é uma grande ideia. Aproveitei e utilizei o conceito na tampa do meu 54L. Foi um pouco mais complicado encontrar um local onde colocar a nova calha mas lá se arranjou. Agora só espero que tenha ficado tudo bem vedado e não dê problemas. Mas tirando isso foi fácil de realizar, e com algo tão simples fez uma grande diferença na iluminação. Cumprimentos Jorge Fernandes Obrigado a todos pelas opiniões Fiz o mesmo ao de 54lts e até agora tudo ok,e na minha opinião,um DIY,só faz sentido se conseguirmos o mesmo proveito com menos €€€....em relação ás opções que se encontram á venda,a diferença de preço é abismal. Agora vou tentar fazer um sistema em fita led 5050 para um aqua de 40 lts depois descrevo-o por aqui. Obrigado a todos Menos mal... Escalares2
Recommended Posts