Synchiropus splendidus (preciso de arranjar comida) esta a ficar muiiiito magro!


nbexiga

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho um Synchiropus splendidus que deixou de comer... teve 1 mes no aqua que parecia optimamente bem de saude , agora esta parado e sem comer... ja dei pytho e mysis não come tambem... esta cada vez mais magro sem comer.

 

estive a pesquisar e tenho que arranjar comida viva.. artemia possivelmente

 

alguem consegue ajudar.. o mais rapidamente possivel (senao ele morre) comida viva? ou onde consigo comprar ou algo que me ajude a resolver este problema e evitar a morte dele?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o melhor é comprar ovos de artemia.

É fazer a mistura com agua salgada e uma luz e ele eclodem .

Se procurares no fórum há explicações de como se faz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Tenho um Synchiropus splendidus que deixou de comer... teve 1 mes no aqua que parecia optimamente bem de saude , agora esta parado e sem comer... ja dei pytho e mysis não come tambem... esta cada vez mais magro sem comer.

 

estive a pesquisar e tenho que arranjar comida viva.. artemia possivelmente

 

alguem consegue ajudar.. o mais rapidamente possivel (senao ele morre) comida viva? ou onde consigo comprar ou algo que me ajude a resolver este problema e evitar a morte dele?

 

Obrigado

Boa noite, o mais provável é ele não sobreviver, é uma espécie muito difícil de manter no aquário, lamento. Devia ser proibida a sua venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou completamente leigo em salgada, mas esse problema fez-me lembrar os discus.

Será um problema de parasitas internos?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles vivem com qualidade de vida em muitos aquários, mas esses aquários necessitam de estar bem maturados, ter uma colónia de copepodes bem grande e ter uma boa litragem ( mais de 300/400l), a partir daí já começa a ser um bom começo.

 

Tê-los sem qualquer experiência e meios para é que para mim é um grande erro.

 

Att

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

comprei da JBL uns ovos para eclodir... no entanto estão dentro de uma garrafa com salinidade 1.018 e oxigenados com bomba de ar.

estado desde dia 28 - 21h ... no entanto parece que ainda nao aconteceu nada...

 

estao na mesma , simplesmente estao espalhados e a movimentarem-se com o fluxo do ar... quando desligo fica tipo tudo igual como estava.. parece unm granulado como estava no recipiente.

 

teem que acontecer o que ? ficarem ovos? ficarem maior?

é para por assim no aquario?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As artémias nascem em 24h penso, depois de algum tempo morrem por falta de alimento.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente são 48 horas para eclodir e aguentam 1 a 2 dias.

 

Se parares a bomba de ar as cascas ficam na superficie, os ovos não eclodidos vao ao fundo evês uns pontinhos a remer na zona do meio...

 

mas e igual a nivel de aspecto ? refiro-me a igual ao que vem no frasquinho... ou mudam de formato ou assim?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudam a forma de ovo para larva.

 

Tenta ver com uma lupa, são mesmo minúsculos e movimentam-se.

 

Ou então verifica a validade da embalagem. Se tiver passado a validade, tenta trocar na loja.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde vou tentar ajudar na medida do possível.

Nbexiga se lhe apetecer e puder vir até Vialonga (17kms de Lisboa) eu mostro-lhe ao vivo as artémias recém eclodidas e, se trouxer um frasquinho dou-lhe um pouco.

Eu faço eclosão de artémias diáriamente para a minha criação de cardinais de bangai, uso o método artesanal que é o seguinte:

numa garrafa de plástico cortada e virada ao contrário faço um furo na tampa onde introduzo o tubo de ar e coloco-a dentro de um aquário com uma temperatura nunca abaixo dos 24º senão nunca mais eclode (a temperatura é muito importante) com temperaturas de 28º temos eclosão ás 24 horas, abaixo disso pode demorar 36 ou mesmo 40 horas.

eu uso sempre a densidade de 1023, assim permite-me usar a água do aquário sem preocupações.

o uso de uma lupa (mesmo do chinês) é imprescindivel, pois trata-se de minúsculos seres pulsantes e engraçados.

Quando pretendo que as artémias durem mais tempo utilizo fitoplancton para alimentá-las e assim mantenho-as o tempo que quiser e ao fim de algum tempo já não preciso de lupa para as ver.

se cá vier traga também um pequena garrafa vazia daquelas de água que eu dou-lhe fitoplancton

bom isto é o que eu sei e o que faço.

espero ter ajudado e faço votos para que o seu Synchiropus splendidus sobreviva

cumprimentos

afonso

Editado por afonso321
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Só mais um palpite; penso que os ovos têm que ser sujeitos a algum tempo de luz, senão não as larvas não eclodem.

 

E é preciso ter uma rede própria para separar as cascas das larvas, no caso de os ovos não ser descapsulados.

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o peixe morreu Afonso.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo , que pena não ter resistido, não desanime um dia certamente terá melhores condições para essa espécie.

o convite fica de pé quando quiser fazer uma visita diga.

Deixo-lhe um pequeno vídeo feito á pressa onde pode ver logo no início duas garrafas dentro de um aquário para a eclosão de artémia, utilizo este sistema há pelo menos três anos.

cumprimentos

afonso

 

Editado por afonso321
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas o peixe ao era meu era do membro que colocou o topico.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

obrigado pela chamada de atenção, de facto a resposta era para o " nbexiga ", fica aqui a correcção.

abraço

afosno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde a todos.

 

so agora tive disponibilidade para responder ao topico . estou com um problema enorme de algas e não consigo resolver. agradecia ajuda nisto pois ja estou a desesperar (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226767&page=2#entry1284307)

 

quanto aos ovos , ja consegui.. realmente sao muito pequeninos , mas funcionou, tive imensos , quase todos os ovos eclodiram, deitei para o aquario a noite , espero dentro de um curto tempo comprar outro mandarim para ver se ja tem condiçoes, e passo a fazer desta forma.

é engraçado ver os "bichinhos" todos nervosos a movimentarem -se! ;)

 

Obrigado a todos pelos comments , deu bastante ajuda para de futuro poder alimentar os mandarim ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Esse tipo de alimentação não é na minha opinião a indicada.

A artémia não consegue aguentar no aquário e acabaria apenas por poluir bastante a água.

 

A razão para se dizer que para se ter este peixe é preciso ter um aquário com muito tempo tem a ver com isso. tem de ter já bastantes seres em quantidade suficiente para alimentar este peixe. Copepods, amphypods. Estes podem ser adicionados ao aquário mas são um quanto dificil de arranjar (em portugal penso que impossível).

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Também penso que seria sensato deixar o mandarim para daqui a seis meses, ou um ano, ou até para o dia de São Nunca à tarde; são peixes difíceis e como o Gonçalo disse, têm que ter aquários muito maturados e não são peixes para principiantes.

 

E já agora, antes de comprar qualquer animal, convém sabermos quais são as condições indicadas para o mantermos; isto aplica-se a peixes, corais e tudo o que queremos pôr no aquário.

 

Abraço

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais