Ajuda para baixar PH - CRS


Rui Leca

Recommended Posts

Bom Dia a todos.

 

Preciso de ajuda, ontem apareceram-me 2 CRS adultos mortos, achei estranho pois tenho tido bastante cuidado, filtro de mochila limpo todas as semanas, TPA semanais com metade de água Pingo Doce (Ph aproximado de 5,9/6) e outra metade da torneira e em repouso pelo menos 2 semanas (Lisboa -Benfica), temperatura na ordem dos 23/24º, plantas flutuantes para limitar a entrada de luz, pouca comida para não estragar a água e bomba de ar com duas saídas para haver movimento da água.

 

Fiz análises à água e amónia a 0, Nitratos muito perto do zero e o PH de 7.

 

A minha primeira análise terá sido do PH, já não media a algum tempo e está um pouco mais alto do que pensaria, nas TPA utilizo dois produtos da Dernele (acho que é assim que se escreve), umas gotas para ajudar na troca da carapaça e um pó para enriquecer a água e que é especifico para CRS, utilizo também um pó castanho (não me lembro do nome) da Mosura para enriquecer a água também.

 

Acham que o PH de 7 terá sido o causador das mortes ou poderá haver outra razão? Ou mera coincidência? Já tive uma mortandade colectiva e não queria ter outra, os outros camarões andam bem, pelo aquário à procura de comida e bastante activos.

 

Agora a pergunta principal, como posso baixar o PH de forma natural? Coloco folhas de amendoeira da JBL(hoje de manhã coloquei mais duas), assim como pinhas de amieiro.

 

Se me puderem ajudar agradeço.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Não creio que seja do PH, a não ser que haja mudanças bruscas do mesmo.

 

Tenho Red Cherrys e Crystal Red's em PH 7.5, e não só andam para lá todos contentes, como fazem criação.

 

 

Em relação ao PH, se não te importares de àgua acastanhada, as folhas de amendoeira é uma opção.

 

Podes também controlar o PH com TPA's de àgua engarrafada com o PH perto do que se pretende. Não esquecer que com estas TPA's terás que ter cuidado para não oscilares demasiado o PH (apenas poucas décimas por semana).

 

 

Seja como for, PH 7 não é a causa de morte das tuas "lagostas".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado WarMode,

 

Talvez esteja a valorizar demasiado estas mortes, vai na volta foi de velhice e por coincidência terão sido dois, os meus andam bem e fazem criação com fartura, mas como já me escaldei uma vez não queria voltar a cometer erros, estes CRS são muito delicados, folhas de amendoeira normalmente tenho sempre duas, mas desta vez até coloquei mais duas para ver se baixa um pouco.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado WarMode,

 

Talvez esteja a valorizar demasiado estas mortes, vai na volta foi de velhice e por coincidência terão sido dois, os meus andam bem e fazem criação com fartura, mas como já me escaldei uma vez não queria voltar a cometer erros, estes CRS são muito delicados, folhas de amendoeira normalmente tenho sempre duas, mas desta vez até coloquei mais duas para ver se baixa um pouco.

Pois, concordo.

Não nos podemos esquecer que não somos Deus e querer que os seres vivos sejam imortais.

 

Para baixar pH também pode ser colocada turfa no filtro.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, concordo.

Não nos podemos esquecer que não somos Deus e querer que os seres vivos sejam imortais.

 

Para baixar pH também pode ser colocada turfa no filtro.

 

Achas uma boa solução? Não me importaria desde que me baixe ligeiramente e consiga manter os valores com alguma estabilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que substrato usas?

 

 

Pelo que percebi colocas muitos produtos na água... E não convém grandes oscilações na água....pois os camarões não gostam muito.

 

Já viste a quanto esta os tds? Factor muito importante para o bem estar dos mesmos.

 

Aguardo resposta para te poder ajudar mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que substrato usas?

 

 

Pelo que percebi colocas muitos produtos na água... E não convém grandes oscilações na água....pois os camarões não gostam muito.

 

Já viste a quanto esta os tds? Factor muito importante para o bem estar dos mesmos.

 

Aguardo resposta para te poder ajudar mais.

 

Boas,

 

Os produtos são específicos para CRS e de boas marcas, achas que o melhor seria reduzir? Eu coloco sempre abaixo dos valores recomendados.

Em relação ao TDS como posso medir? Só através do medidor electrónico? Não tinha consciência de que isso pudesse ser prejudicial aos camarões, achas que devia investir? Quais os valores óptimos para camarões CRS?

Em relação ao substrato não te sei dizer agora, mas é um especifico para baixar o PH e um dos recomendados para camarões, já o comprei há ano e meio, entretanto varreu-se da cabeça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os valores de tds variam.. 180 é um bom valor para se ter no aquário,,e só é possível de se ver por uma aparelho electrónico pelo que eu saiba.

 

Em relacao aos,produtos não sou a favor de colocar muito.. Pois os camarões tem de viverem a vida o mais natural possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais