Peixes doentes o que sera?


Tux

Recommended Posts

Boa noite forunistas.

Já vou na quinta morte do meu aquário, não sei que mais é que posso fazer.Tinha um aquário estável, e de um momento para o outro, os peixes foram morrendo uns atraz dos outros!O primeiro (Uma oranda red cap) começou a andar de lado e a ficar com os olhos brancos, Disseram-me que podia ser fungos e para tratar com Sera Mycopur. Mas não valeu de nada, morreu na mesma. A seguir foi uma Oranda laranja que encontrei do nada a boiar num canto do aquário sem sinais aparentes de luta ou doença.A seguir foram os Telescópios e uma outra oranda todos com os mesmos sintomas: Começam a ficar lentos, a nadar de lado e a ficar com um aspecto baço.Logo nos primeiros sinais fui a uma loja de peixes, e aconselharam-me o Sera Backtopur, mas sem grandes resultados!Logo que detecto um peixe doente passo-o logo para o aquário hospital.

Fiz os tratamentos no dois aquários, no hospital e no principal para prevenir mais mortes.

 

Principal:100Lt

PH 7.5

Amónia 0.0

Plantado

Kit de Co2

Biobox com filtro de esponja e la de vidro e cerâmicas para bactérias.

Temp: 22ºC

Neste momento tem dois come algas com Ictio (comecei hoje o tratamento com Costapur), duas Orandas aparentemente saudáveis e dois cometas cinzento em que um deles ficou com os lábios vermelhos

O hospital:17Lt

PH 7.5

Amónia 0.0

Plantado

Filtro de esponja

Temp: 22ºC

Tem uma Oranda laranja muito parada e de lado com o corpo baço.

Também aconselharam-me a introduzir sal grosso nos aquários para ajudar na cura (uma colher de cha por cada 25Lt de agua) mais do que isso parece que mata as plantas.Os dois aquários tem o ciclo de azoto completo antes da chegada dos peixes.

 

Ps: não sei o que se passou, mas o poste de cima ficou com o texto todo compacto e agora não consigo corrigir!!

Editado por Tux
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. a unica coisa que detecto fora dos parametros assim a primeira vista e o valor d ph.. 7.5 e um pouco alto demais... mas nao sei s sera isso que te esta a destabilizar o aqua.. se ja o tens assim com esse valor desde que o montaste é estranho so agora te estar a causar mortes.. de qualquer forma tenta meter o ph no valor 7(neutro).. pode ser que ajude.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ja agora aumenta a temperatura.. 22° tambem e um pouco baixo demais. Mete nos 29/30° durante uns 40 dias, com o tal sal e medicamento para o ictio. Depois de octio estar tratado podes manter a temperatura nos 26° que os peixes agradecem..

 

Aumenta a temperatura 1° por dia para nao ser uma mudança brusca ate ter a temperatura que queres e quando for para baixar fazes o mesmo ok?! 1° por dia.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A temperatura não terá sido a causa, penso eu, visto estarmos a falar de peixes de água fria.

Por sinal, os peixes de água fria, devido ao tamanho que podem atingir no estado adulto, nem são considerados como indicados para aquários, mas sim para tanques ou lagos.

Embora não tenha sido mencionado nem haja imagens, penso que a causa possa ser do areão. Se o areão for de uma granulometria muito grande, poderão criar-se espaços em que os detritos se acumulem e originem picos de nitritos, que são fatais para os peixes.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E ja agora aumenta a temperatura.. 22° tambem e um pouco baixo demais. Mete nos 29/30° durante uns 40 dias, com o tal sal e medicamento para o ictio. Depois de octio estar tratado podes manter a temperatura nos 26° que os peixes agradecem..

 

Aumenta a temperatura 1° por dia para nao ser uma mudança brusca ate ter a temperatura que queres e quando for para baixar fazes o mesmo ok?! 1° por dia.

 

Boa sorte.

 

 

Eu entretanto já aumentei a temperatura para os 26ºC e estou agora a fazer pequenas mudanças de agua para evitar descidas bruscas de temperatura (esta a sair gelada da torneira).

O que me faz confusão é o facto de nos livros dizer que a temperatura ideal para as Orandas é por volta dos 22ºC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.. desculpa la, foi realmente erro meu. Como referiste come algas eu associei logo aos chamados limpa-vidros.. ja ouvi malta a chamarlhes comedores d algas. Dai nem ter associado a agua fria e nem m lembrei de teres falado nos telescopios. Sorry. :)

 

Eu dizia para aumentares a tempwratura porque o ictio nao se reproduz com temperaturas acima dos 28° durante um periodo de 28 a 30 dias. Ou seja o parasita cai do peixe para o fundo e em vez se reproduzir e voltar a atacar os peixes acaba por morrer.

A mim o que me safou do ictio nem foi o medicamento.. esse pouco fez. Foi mesmo a temperatura nos 29 durante 40 dias.

 

Em peixes de agua fria nao sei como sera mais eficaz..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O vendedor é que disse que são peixes come algas, eles estavam num aquario com as orandas e os telecopios e pareciam saudaveis! os peixes são prateados, parecem sardinhas mas com a cabeça achatada.

O cendedor não me soube dizer o nome real do peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O vendedor é que disse que são peixes come algas, eles estavam num aquario com as orandas e os telecopios e pareciam saudaveis! os peixes são prateados, parecem sardinhas mas com a cabeça achatada. O cendedor não me soube dizer o nome real do peixe.

Se puderes colocar umas fotos, talvez o pessoal consiga identificar o peixe, e não só...

Assim que puderes, troca mas é de vendedor. Tenta ver pelas redondezas se encontras melhorzinho.

Senão, quase que mais valeria dares um "saltinho" ao Porto, caso pudesses. Dizem os portuenses que a Mania dos Peixes é muito boa.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, ser for como esse é um peixe de água "quente", vê as características do mesmo aqui. Mas vê se é este, também de água "quente".

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para peixes de água quente, a média anda mais nos 24 a 25ºC...

O problema de teres peixes de água fria num aquário é o tamanho que podem vir a atingir no seu estado adulto.

Ficam demasiado grandes, atingindo os 40cm ou mais, dependendo de vários factores.

Os animais de sangue frio crescem em função da temperatura, quanto mais alta, mais crescem.

Quando se calcula a sobrelotação de um aquário, temos de nos basear no tamanho que os peixes irão ter, em vez do tamanho que têm.

  • Votar + 1

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para peixes de água quente, a média anda mais nos 24 a 25ºC...

O problema de teres peixes de água fria num aquário é o tamanho que podem vir a atingir no seu estado adulto.

Ficam demasiado grandes, atingindo os 40cm ou mais, dependendo de vários factores.

Os animais de sangue frio crescem em função da temperatura, quanto mais alta, mais crescem.

Quando se calcula a sobrelotação de um aquário, temos de nos basear no tamanho que os peixes irão ter, em vez do tamanho que têm.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e mesmo que tenhas peixes d agua quente no teu aqua nao quer dizer que eles nao se adaptem bem a temperatura que tens. So te estava a alertar no sentido de que ha peixes que se adaptam bem a varias condiçoes e ha outros que sao mais melindrosos e se nao fores rigoroso nos parametros da agua e logo razao para andarem todos tortos, doentes, cheios de bicheza e ate morrerem.. :)

 

É como as pessoas.. ha uns mais esquesitos e ha outros que sao quase de ferro.. :)

 

cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e mesmo que tenhas peixes d agua quente no teu aqua nao quer dizer que eles nao se adaptem bem a temperatura que tens. So te estava a alertar no sentido de que ha peixes que se adaptam bem a varias condiçoes e ha outros que sao mais melindrosos e se nao fores rigoroso nos parametros da agua e logo razao para andarem todos tortos, doentes, cheios de bicheza e ate morrerem.. :)

 

É como as pessoas.. ha uns mais esquesitos e ha outros que sao quase de ferro.. :)

 

cumps

 

 

Prontos só já tenho 4 peixes no meu aquário. Dois cometas cinzentos e duas orandas laranjas. Aparentemente estão de boa saúde, mostram energia e muita fome! Agora vou deixar o aquário de quarentena antes de introduzir mais peixes.

Já agora o que é que me podem aconselhar como espécies de peixes de agua fria que sejam compatíveis com os meus e que não cresçam muito?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Prontos só já tenho 4 peixes no meu aquário. Dois cometas cinzentos e duas orandas laranjas. Aparentemente estão de boa saúde, mostram energia e muita fome! Agora vou deixar o aquário de quarentena antes de introduzir mais peixes.

Já agora o que é que me podem aconselhar como espécies de peixes de agua fria que sejam compatíveis com os meus e que não cresçam muito?

Cumps

 

tens 4 peixes de agua fria num aquario de 100L ??? ou percebi mal? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Tux

 

 

Não deves sequer considerar colocar mais peixes pois os que já tens irão crescer demasiado para o aquario...faz uma pesquisa sobre as necessidades das especies que tens...

 

Cumps

  • Votar + 1

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a samanta figueiredo tem razão, no máximo dos máximos talvez 2 kinguios (cometas ou telescópicos) 4 já é DE MAIS !!

 

tens algumas soluções para este caso, ou "ofereçes" 2 deles e ficas com os outros 2, ou trocas os 4 por peixes de agua quente (se o quiseres fazer é claro! xD)

 

ou então ficas com os 4 e começas a ver eles a "crescer" e a ficarem "super apertados" até depois entrarem em stress e morrerem... agora só tu escolhes aquela que queres tens muitas escolhas :P

 

cmps ;)

 

PS: ah esqueçi-me de dizer que 4 kinguios a deixar cagalhoes fortes é um "pesadelo" tens que andar sempre em cima por causa da amonia ;) muita TPA tem que ser feita :P

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não sabia que eram demais.

Já tenho um remédio em vista. Assim que os peixes começarem a ter uma dimensão que os possa prejudicar, vou doa-los a um colega meu que tem um lago de peixes de agua fria. Se é coisa que não posso ver são animais inocentes a sofrer! por isso prefiro dar a alguém que tenha condições para os ter.

 

Por outro lado existe algum tipo de peixe de agua fria que não cresça muito? ou é só para agua quente?

 

Agradeço desde já o vosso grande apoio. Hoje aprendi mais alguma coisa! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa casa "séria", que seja especializada em peixes, não se vendem peixes de água fria para aquários tradicionais.

Primeiro perguntam ao cliente que espaço tem, se é um tanque, um lago, ou um aquário e de que dimensões...

 

Normalmente é nas casas que pouco percebem de peixes, que se vende o peixinho de água fria, juntamente com o globo minúsculo. Na semana seguinte têm o cliente de volta, para substituir o peixinho que morreu. E assim vão lucrando, sem grandes problemas de consciência. Muitos até tentam convencer o cliente de que esse é o processo normal.

 

Como já expliquei acima, os animais de sangue frio crescem em função da temperatura ambiente.

Por essa razão é que uma cobra britânica atinge 1m e pouco e uma colombiana os 5m ou mais.

Nas fichas técnicas dos peixes, quando se lê o tamanho que um peixe de água fria irá ter em adulto, por norma, é referido o tamanho atingido em água fria. Se esse mesmo peixe for criado em águas mais quentes, a tendência é ficar ainda maior.

Editado por capagebe
  • Votar + 1

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais