Primeiro aquário marinho


MarioR6

Recommended Posts

Dia 33 do ciclo. Hoje a água está bastante cristalina. ontem limpamos as algas dos vidros e levantámos o lixo do fundo e adicionamos carvão activado à sump. Resultado, água muito mais limpa. Devolvi uma Donzela Azul à loja, que passava o dia a praticar bulling à outra e hoje fui buscar um substituto... Claro que tive logo que trazer mais que um. Chromis Viridis, que pelo que já li na net, são da mesma família das Donzelas. Umas são do fcp outras do sporting. Nunca mais posso comprar do glorioso, bolas!!!

Peço desculpa, pela fraca qualidade de imagens.

 

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

 

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já não meto mais nada. Custava-me ver tanta água e nao ter movimento lá dentro :P são peixes bastantes resistentes. Até ver estão em forma. Agora é fazer o resto do ciclo

 

Enviado do meu Samsung S4

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tambem concordo com a questão das donzelas....(muito territoriais)

os proximos peixes que colocares possivelmente elas vão andar sempre atras e nao os vao largar, porque vao habituar-se ao espaço enorme que teem de momento e depois nao vao "permitir" mais nenhump peixe la.

 

Digo isto porque foram tambem dos primeiros vivos a colocar no aquario quando começei e tive que as tirar (e foi um filme para as tirar, tive quase que remover toda a rocha pois são muito rapidas e nao queriam sair)

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Sim, uma das donzelas foi devolvida que andava sempre a malhar na outra. Agora tenho 3 chromis e uma donzela azul, mais 2 gobys e anda tudo na paz do senhor.

Parece-me que já me está a aparecer alga coralina. Será?

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Enviado do meu Samsung S4

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora cá estou eu outra vez com novidades.
Finalmente chegou o escumador e já está montado. Um Bubble Magus 7.
Ontem adicionei mais 2 para a equipa de limpeza. 2 camarões....mas acho que as valenciannas pensam que são para comer :(

u6e9e8ar.jpg

u2erusyt.jpg

y2e5ytev.jpg

5yhynu2y.jpg

Enviado do meu Samsung S4

Editado por MarioR6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Faz hoje precisamente 2 meses que comecei no Salgado.

Por isso deixo aqui uma ou duas fotos. Está carregado de alga vermelha, mas nada de coralina ainda. Não está bonito, nao senhor, mas pelo menos está a maturar. A equipa de limpeza está encomendada e deve chegar 3a ou 4a feira.

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Enviado do meu Samsung S4

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem penso que não, no ciclo as algas são verdes penso eu pelo menos foi as que tive...

 

Tive cianos quando tive ictio e abusei nas comidas e quando tive uma circulação deficiente...Vai aspirando isso com um tubo fininho porque isso vai estar sempre a aparecer até resolveres a sua origem...

 

Espera ver se algem mais entendido ajuda..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal.

 

Continua a guerra às cianobactérias. Co. O já tenho filtro osmose, nas duas últimas semanas foram 3 tpa de 30L. Reduzi a iluminação para 6h30 e meti menos comida. Resultou um bocadinho...pouco. Ontem Andei a pesquisar um pouco e Hoje na tpa, decidi ser radical... Escuridão. Se nao resultar lá tenho que comprar um reactor de fosfatos :angry:

 

Imagem colocada

 

Enviado do meu Samsung S4

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tiveste que tapar o aquario , pelo que entendo caso nao o tapes , sempre que as lampadas estão desligadas ele esta a apanhar luz natural? (penso que nao seja muito bom)

quantas horas de escuridao total leva o aquario por dia?

Editado por nbexiga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim apanha alguma. Não directa. Apanha como todas as divisões de uma qualquer casa.

Tapei-o ontem de manhã. Ou seja, está com cerca de 24h. Não é total. Como se vê na foto, entra alguma luminosidade por baixo. Até no bag, a porcaria das cyano nascem. Há pouco testei a água de osmose sem sal e deu negativo para amónia e fosfatos. Com a introdução do sal a amónia fica da mesma cor da água do aquário. Isto é normal? Não me parece :(

 

Enviado do meu Samsung S4 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar....

 

Aqui ficam alguns testes.

 

Água Osmose sem sal

 

Imagem colocada

 

Água Osmose 24h depois da introdução do sal.

 

Imagem colocada

 

Comparação entre água com sal (à esquerda) e aquário (à direita), 2 ou 3 minutos depois do teste.

 

Imagem colocada

 

Enviado do meu Samsung S4 através do Tapatalk

 

 

Cerca de 60h de escuridão, esta bem melhor. Receio que quando começar a dar luz elas voltem

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Enviado do meu Samsung S4 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que resultou mas deve ser provisório porque se o problema que faz aparecer o po4 estiver ai ainda eles vão voltar...tens de descobrir de onde vem o po4

 

abraço e não desanimes porque as cianos costumam dar dores de cabeça mas dá para resolver....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que estou à espera. Assim que voltar a luz, elas aparecerem.

Provavelmente o PO4 está entranhado na rocha, sei lá.

Alguém tem sugestões?

 

Enviado do meu Samsung S4 através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se só a pouco mudou para água de osmose agora é esperar.

É que alem dos fosfatos estava a introduzir outros nutrientes.

 

Tapar o aquário acho que não resolve nada. Se tiver nutrientes elas voltam a aparecer. Muitas tpa's, com água de qualidade e mesmo reposição com água de osmose de boa qualidade. Ir medindo com um tds a osmose para garantir uma água de qualidade e deixar o aquário maturar mais um pouco.

Não sei qual a iluminação mas penso que seja t5, atenção as lâmpadas, lâmpadas velhas ou marcas fracas também ajudam a que elas apareçam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais