Aquário 3D - Projecto de comunitário low-tech


CarcajoU

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho estado a projectar o meu aquário comunitário em 3d e gostava de partilhar convosco o "esboço" do que pretendia fazer e pedir a vossa opinião e/ou dicas para que tudo corra sem grandes problemas e que na altura de o montar fique o mais parecido possivel ou melhor que o projecto!

 

Desmontei o meu último aquário em 2006, um 240l plantado com discus, e desde então que tenho pensado em voltar mas sempre sem disponibilidade para o fazer, agora parece que finalmente vou conseguir ter algum tempo disponivel, ainda que muito limitado, para voltar a este mundo que sempre adorei.

 

Assim, o que pretendia fazer era montar um aquario comunitario plantado low-tech que me ocupasse o menor tempo possivel para manutenções, tpa´s, fertilizações, podas, etc, e que fosse algo "minimalista" e um pouco diferente. Depois de ver muita coisa que gostei, tropecei num aquario do Oliver Knott (que desconhecia) e que me deixou apaixonado á primeira vista, podem-no ver aqui http://www.pbase.com/plantella/image/148302997

 

O que pretendia fazer está quase tudo ali, areia de silica para o substrato, troncos suspensos com vegetação agarrada e pouco mais, gostava só de ter um pouco mais de densidade de plantas e não ter a areia completamente "nua", estava a pensar fazer umas 3 ilhas com rochas em conjunto com algumas plantas para quebrar com a monotonia do areal branco.

 

Os dados do aquario (que já vem caminho!):

 

- 100x40x50 com tampas
- Móvel em vidro temperado (estrutura de ferro)
- Calha de iluminação LED Eco L5 com 2 lâmpadas 8000K de 14w

- Filtro Classic 350

- Lily Pipes

- Termostato exterior Hydor 200w

 

 

Flora que tinha pensado usar:
. Anubias barteri var. nana 'Petite'
. Anubias barteri var. nana
. Bolbitis heudelotii
. Blyxa japonica
. Cryptocoryne beckettii ‘Petchii'
. Cryptocoryne wendtii ‘Green'
. Cryptocoryne parva
. Hygrophila pinnatifida
. Microsorum pteropus 'Narrow'

. Vesicularia dubyana 'Christmas'

ou
. Willow Moss - Fontinalis antipyretica

ou
. Fissidens fontanus


Hardscape:
. Troncos flutuantes (com boias escondidas) fixos com linha de pesca e ventosas ao fundo do aquario
. Rochas (BicoStone ou MANTEN STONE ou SPIRIT STONE ou xisto de sintra se as anteriores ficarem muito caras!)

 

 

Fauna ainda não me decidi, mas os "clássicos" são um bom começo:

. Cardinais

. Nariz de bebado ou rásboras harlequim

. Ramirezes

. ciclideo xadrez ou panduro

. Discus

. equipas de limpeza - camaroes amano, caridina gracilirostris, sae´s, otocinclus, ancistrus dos pequeninos (os pitbull ou os dolichopterus)

 

 

Seguem as imagens, primeiro do móvel com aquário e calha, portas de corer abertas:

 

qyt9.jpg

 

portas fechadas:

 

7pb3.jpg

 

com plantas e hardscape:

 

tzc3.jpg

 

close-up:

 

1cpi.jpg

 

 

E para já é tudo o que tenho, assim que tiver os peixes escolhidos faço novas imagens já com a bicharada toda a nadar!!

 

Fico a aguardar o vosso feedback!

Cumprimentos e obrigado

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Com a escolha da fauna concluida e com a flora mais densa penso estar proximo de concluir o projecto conforme imaginado, seguem umas imagens

 

local na sala:

gjc8.jpg

 

close-up:

hikk.jpg

 

 

Que vos parece? Existe alguma coisa que possa melhorar?

 

Cumprimentos e obrigado

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos,

Finalmente venho por umas fotos do que tenho andado a fazer com o projecto, demorou mais do que estava á espera a encomendar e a adquirir os materiais, e ter tido apenas alguns fins de semana disponíveis também não ajudou, mas lá se foi fazendo a coisa.. Neste momento falta-me juntar mais alguns elementos á fauna e á flora mas já dá para ter uma ideia deste comunitário low tech que até agora só existia em desenho!

Seguem algumas fotos:

movel1_zps4f3b69ca.jpg


Tronco feito a partir de 4 troncos diferentes:

tronco3_zps0f46a452.jpg

tronco1_zps2f696f0b.jpg

tronco_zps1aa0c18f.jpg


Montagem começada em Março

1_zpsd2260b66.jpg


Estado actual, tiradas hoje:

geral_zps985b7b1a.jpg


dia1_zpsa0148f72.jpg


IMG00437-20140416-1943_zps5456e3d7.jpg


IMG00438-20140416-1943_zps3ac4d3ef.jpg


IMG00439-20140416-1943_zps52cb5aa3.jpg


panorâmicas

panoramica2copy_zps01efbbe3.jpg


panoramica_zps9fcc1dba.jpg


ainda falta um pouco para estar terminado, as anubias que estão nos vasos estão á espera das restantes plantas para o tronco para só ter que o tirar da água 1 vez.

 

O PH está nos 6.9 / 7, o KH não tenho teste, a amônia está praticamente a zero e algas só um pouco de green spot, não há qualquer tipo de fertilização, apenas os restos das comidas, restos de plantas mortas e resíduos dos peixes.

 

Assim que tenha avançado mais um pouco ponho novas fotos

Cumps

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gabriel, obrigado, já tenho mais uns quantos vasos para compor melhor o tronco e substrato mas estou com dificuldade em arranjar feto de Java "narrow" para criar mais densidade por cima do tronco e esconder melhor os parafusos!

Também arranjei mais uns quantos elementos para a equipa de limpeza que faltavam, depois faço umas fotos de família quando tiver o layout mais acabado e parecido com o projecto.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Com as plantas já nos lugares certos seguem mais umas fotos do álbum de família!

 

Novas plantas ainda nos vasos:

 

vasos_zpscca72e52.jpg

 

vasos1_zps39c0c433.jpg

 

vasos2_zps1e5c66de.jpg

 

Plantas desenvasadas, alterei um pouco a posição das plantas e das rochas e retirei uma rocha da direita substituindo-a com uma mais pequena da esquerda.

Pus as crypt. parva em primeiro plano, crypt. green em segundo plano e no fundo pus as crypt. undulata, á esquerda entre rochas usei dois molhos de blyxa japonica que espero que aguentem a estas condições praticamente estéreis e de pouca luz.. No tronco estão em primeiro plano as anubias nana e petit nana, com feto de java narrow e trident em segundo plano, e em terceiro plano á direita um tufo de bolbitis, por trás do tronco tenho uma moita de hygrophila pinnatifida:

 

IMG00454-20140423-2314_zpsfcbfcaf9.jpg

 

IMG00455-20140423-2315_zpscdeaffd1.jpg

 

IMG00458-20140423-2316_zpsa392909f.jpg

 

cardumes6_zps99c5a454.jpg

 

IMG00459-20140423-2316_zpsf2108e4f.jpg

 

cardumes8_zps9a1e00cd.jpg

 

cardumes2_zpsab657ae0.jpg

 

close_zpsb4ee592e.jpg

 

close1_zps2eb22e0c.jpg

 

De cima:

 

topo2_zps2f124141.jpg

 

topo1_zps2b6cb99a.jpg

 

topo4_zps7ff16f31.jpg

 

Fotos da bicharada, pristelas maxilaris, cardinais, 3 ciclideos em cima (panduro femea, borelli macho e ramirezi macho):

 

cardumes_zpsae86104b.jpg

 

corydora pygmaeus:

 

cory1_zps1360c6cb.jpg

 

panda loach:

 

panda1_zps0427bad2.jpg

 

panda_zps9b1f0a41.jpg

 

ram:

 

ramirez1_zps9a192363.jpg

 

panduro macho:

 

panduro_zps9cd33819.jpg

 

panduroeram_zps678099b4.jpg

 

panduro1_zpsd89bd2a3.jpg

 

borelli macho:

 

borelli_zpsb2132ac0.jpg

 

E é este o estado das coisas, o que ainda me falta fazer em termos de flora era por mais umas crypt. parvas á esquerda onde já estão 2 pés, no centro á frente do tronco e á direita onde estão 2 pés, e preencher mais o tronco com mais feto java narrow e bolbitis. Na ponta do tronco á direita mais perto do vidro da frente estava a pensar criar uma área de musgo fissidens fontanus.

Pergunta - deveria fazer alguma fertilização?

 

Em termos de fauna estava a pensar (mas não sei se será boa ideia) arranjar um pequeno cardume de boraras (da espécie maior que não sei qual é) quando a vegetação estiver mais densa, e mais uns ciclideos (adoro ciclideos!), um casal de dicrossus filamentosus e discus claro! Alguém me pode recomendar uma pessoa/loja que tenha bons exemplares? Os que tive há bastante tempo eram da HugoDiscus e eram fantásticos! Ando mais concretamente á procura de uma de 3 espécies de discus, ou os green, ou alenquer ou heckel.

 

Espero que gostem e ponho mais umas fotos assim que haja novidades!

 

Cumps

 

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Tenho estado a ler e estou a ficar um pouco preocupado com o facto de não ter nenhuma fertilização nem co2, acho que a blyxa e a pinnatifida poderão ser as primeiras vitimas desta lacuna de nutrientes..

Será que chega pôr umas daquelas pastilhas no areão da JBL http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/2346/jbl-the-7-13-balls ?? Alguém já usou/usa este produto? Vale alguma coisa?

 

Ou deveria usar o Premium Fertiliser da tropica http://www.tropica.com/en/plant-care/plant-growth-premium-fertiliser.aspx ?

 

Infelizmente não tenho tempo nem disponibilidade para fazer fertilizações diárias e medições constantes, queria algo simples, eficaz e do tipo "all in one" como estes dois produtos, qual seria a melhor opção entre estes ou outros produtos do mesmo gênero?

 

Espero que me possam ajudar!

 

Cumps e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

 

 

desde já aproveito para te dar os parabéns pelo aquário gosto bastante.

 

Comprei hygrophila pinnatifida da tropica e acabou por morrer ao fim de uns tempos..isto num Low tech com fertilização seachem flourish semanal.

Mas foi das poucas que não se aguentou..

 

Eu não compraria mais plantas.. Em pouco tempo terás rizomas para dar e vender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Uso flourish (não é o excel) e tem cumprido.

É concentrado, torna-se económico.

250 ml tratam um aquário de 400 litros durante 4 a 6 meses.

E realmente a última vez que comprei outro fertilizante foi no ano passado :)

Deveria ser usado com outros produtos complementares da marca mas até hoje não me apercebi de nenhuma carência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

E lá se foi a pinnatifida conforme seria de esperar.. Embora os pés ainda estejam vivos e com novas folhinhas a crescer, vamos ver se aguenta, entretanto já comprei as tais pastilhas para enterrar no areão e um fertlilizante tudo em um da dennerle, o V30 Complete http://www.dennerle.eu/global/index.php?option=com_content&view=article&id=80%3Av30-complete&catid=52%3Abasisduengung&Itemid=96&lang=en , estive indeciso entre este e o da tropica e acabei por levar este porque diz nas instruções que as fertilizações são de duas em duas semanas (5ml), vamos lá ver se resulta. Estou a usar o flourish excel também, 5ml semanal. Acho que com isto deixa de ser um low tech!

 

Alexandreabreu, tb estive com esse da sera na mão mas não tinha feedback nenhum do produto e acabei por voltar a por na prateleira!

 

PedroDc, esse da seachem só não o levei porque tem N e P, e como tenho muitos peixes tive medo de poder estar a carregar nestes dois elementos e começarem a aparecer algas, que até agora só green spot nos vidros. Mas tenho lido muitos bons reviews desse produto!

 

Joaooneill, acho que ainda vou tentar por o tronco a flutuar mas só quando estiver com o tronco finalizado em termos de plantas, ainda queria por uns dois vasos de bolbitis à esquerda onde está despido, mais uns pés de fetos narrow ao meio do troco para densificar esta área, e um musgo para a ponta do tronco á direita, já desisti do fissidens fontanus porque já li que é o mais difícil dos musgos, por isso ainda tenho de escolher um substituto à altura!

Para o areão queria compor um pouco melhor o primeiro plano usando mais uns vasos de crypt. parva para distribuir apenas na frente das rochas, a crypt. Green queria juntá-la em moitas mais densas por baixo do tronco junto ás rochas e na traseira, e a pensar nos discus que hei de pôr gostava de criar zonas de sombra com uma lotus ou com umas plantas flutuantes grandes, ou as duas opções.

 

Assim que tenha novidades ponho mais umas fotos

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos,

 

Finalmente chegaram os donos da casa! 2 Symphysodon Alenquer Red + 2 Symphysodon axelrodi Brown, ainda não dá para distinguir quem é quem, são todos iguais!

São muito pequenos, mas vivaços, e embora andem atrás de qualquer comida só engolem quando é larva de mosquito! já sabem o que é que é bom :P

Infelizmente parece que fiz uma má aclimatização, já estão com íctio coitadinhos :mellow2:.. mas já estão em tratamento desde ontem

Seguem umas fotos dos discus:

 

imagejpg1_zpsfc3926b3.jpg

 

imagejpg2_zpsf20f64cf.jpg

 

imagejpg3_zps4efd2d29.jpg

 

imagejpg5_zps960322f3.jpg

 

imagejpg6_zps9136aaa8.jpg

 

imagejpg1_zps619291e9.jpg

 

imagejpg3_zps211573b2.jpg

 

imagejpg2_zpsd9e9dcaa.jpg

 

imagejpg4_zps9b327e9b.jpg

 

imagejpg5_zpsc6911884.jpg

 

imagejpg3_zps8cd98118.jpg

 

imagejpg1_zps5006187f.jpg

 

imagejpg2_zpse37b42f5.jpg

 

imagejpg2_zps071f172c.jpg

 

imagejpg3_zps4de12e17.jpg

 

imagejpg4_zps7175e12e.jpg

 

imagejpg4_zpse6dfa4fe.jpg

 

imagejpg2_zpsea44f7c5.jpg

 

imagejpg3_zps9a250ff0.jpg

 

imagejpg1_zpsfe59bfb0.jpg

 

imagejpg4_zpscc243144.jpg

imagejpg2_zps3d34ba2c.jpg

 

imagejpg1_zpsc016fcfb.jpg

 

imagejpg2_zps52bbea7a.jpg

 

imagejpg3_zpsaba8f376.jpg

 

imagejpg1_zps227b7709.jpg

 

imagejpg2_zps46625d06.jpg

 

imagejpg4_zps4273b7a4.jpg

 

desculpem a quantidade de fotos mas não conseguia escolher! mas antes a mais do que a menos como se costuma dizer :tongue2:

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos, segue uma actualização do aquario:

 

Começamos pelas menos boas noticias, 1 dos discus saltou para fora do aquário e foi parar à mesa do café sem que ninguém desse por isso.. discus saltadores nunca me tinha ocorrido..

Tive de retirar o casal de ramirezes e o casal borelli, os primeiros pq chateavam os discus, volta e meia e o macho decidia ficar territorial e bicava tudo e todos os que aparecessem á frente, incluindo a fêmea ram, os borelli retirei porque andavam sempre escondidos atrás das pedras, sem que nenhum peixe os chateasse (à exceção dos devaneios ocasionais do ram macho)..

 

As boas noticias é que o aquário continua a desenvolver-se, devagar, e sem grandes problemas quer de algas ou de excessos de nutrientes.

Retirei tb metade das pristelas maxilaris, ficando um cardume grande de cardinais (+- 25), dois cardumes com cerca de 10 pristelas e 10 rásboras hengeli, e juntei recentemente 10 peixes lápis, gosto muito dos comportamentos destes peixes, com a sua forma característica de nadar, andam tanto pela superfície como pelo fundo sempre a bicar todas as plantas e rochas, sempre muito curiosos, lembram-me do comportamento das crenicichlas mas super pacíficos!

 

Em termos de hardscape decidi pegar no martelo e dar umas cacetadas na rocha maior que estava á direita, senti que estava a asfixiar aquele lado, parti-a em vários bocados menores e espalhei á volta da outra que já lá estava, fazendo uma espécie de afloramento rochoso que nasce da areia.

 

No campo das plantas a pinatifida não se aguentou conforme esperado, estando de momento a área traseira central sem qq planta, estava a pensar colocar uma moita densa de cryptocorynes petchii e um pé de crypt. crispatula ou uma Aponogeton crispus 'Red', esta ultima pode ser a melhor opção para equilibrar com a Nymphaea lotus já plantada totalmente á direita.

 

Seguem umas imagens:

 

IMG_6977_zps700a478f.jpg

 

IMG_6968_zpscc77ef33.jpg

 

imagejpg5_zpsdb8551f1.jpg

 

IMG_6958_zpsde8c9cf7.jpg

 

IMG_6957_zps6472409a.jpg

 

IMG_6940_zps64ada405.jpg

 

imagejpg3_zps99fe1fa3.jpg

 

IMG_6936_zps37f77d01.jpg

 

IMG_6949_zpse7378507.jpg

 

IMG_6959_zps860232f8.jpg

 

IMG_6960_zps4d7d29ec.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá fl4t10, obrigado

 

Sim, não tenho substrato fértil, só areia de sílica, e também não tenho sistema de CO2. Mas enterrei no areão umas pastilhas/bolinhas (partidas ao meio) ricas em ferro da jbl por baixo das áreas plantadas que duram 1 ano, além disto ponho duas vezes por semana 5ml do flourish excel, e uma vez por semana 3ml de fertilizante V30 complete da dennerle. As plantas estão com bom aspecto mas também são todas fáceis de manter, algas só green spot nos vidros e nas folhas mais velhas, mas os otocinclus dão cabo delas. Uso também o tropical extracts da nutrafin para por a água mais escura e indicada para os discus, não sei se terá algum efeito nas plantas, uso entre 5 a 10ml nas reposições de água.

 

Sobre as tpa's, faço muito pouco, tenho dois baldes de 10l que uso para trocar 20l ou 40l quando aspiro (1 vez por mês), e de 15 em 15 dias faço a reposição de água que entretanto evapora, posso dizer que entre aspirações/tpa e reposição de água nunca repus mais de 60l de uma só vez. O teste da amônia está a dar entre 0 e 0,6mg/l e o PH está entre os 6,6 e 6,8 (testes acabados de fazer).

 

Entretanto já estou com mais umas ideias para compor as plantas, além do que descrevi no ultimo post, queria pôr umas pedras baixas com musgo para delinear as áreas de vegetação e fazer uns apontamentos com Hydrocotyle tripartita, caso se aguente, para suavizar esta transição das áreas de areia para as áreas de rocha e plantas, vamos lá ver se resulta!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Segue uma atualização do aquário, tudo continua controlado e a desenvolver-se sem grandes pressas ou problemas.

 

A lotus à direita está a crescer com força e a ocupar bem o espaço, assim como a blyxa à esquerda que não para de ganhar volume e altura! como se controla uma blyxa..? posso simplesmente "aparar a franja" ? Introduzi novas cryptocoryne petchii na traseira e ainda estão a recuperar do melt parcial que fizeram.

 

A hydrocotyle tripartita que pus esta semana está em fase de teste mas parece que não vai longe, espero conseguir por ate ao final da semana mais uma régua led para aumentar a potencia, tb introduzi uma aponogeton crispus red mas ainda está muito pequena e a adaptar-se ao novo ambiente.

 

A novidade são as 7 boraras urophthalmoides que introduzi a medo para testar e ver se se aguentavam, se conseguiam comer e se não eram comidas por ninguem! Já estão no aqua á cerca de 2 semanas e não param de crescer e de engordar principalmente, tal como tinha pensado são rápidas o suficiente para fugir dos discus e escondem-se no meio das plantas e dos outros cardumes, os discus até já não lhes ligam nenhuma.

 

Seguem umas fotos:

 


Segue uma atualização do aquário, tudo continua controlado e a desenvolver-se sem grandes pressas ou problemas.

 

A lotus à direita está a crescer com força e a ocupar bem o espaço, assim como a blyxa à esquerda que não para de ganhar volume e altura! como se controla uma blyxa..? posso simplesmente "aparar a franja" ? Introduzi novas cryptocoryne petchii na traseira e ainda estão a recuperar do melt parcial que fizeram.

 

A hydrocotyle tripartita que pus esta semana está em fase de teste mas parece que não vai longe, espero conseguir por ate ao final da semana mais uma régua led para aumentar a potencia, tb introduzi uma aponogeton crispus red a meio (atrás do tronco) mas ainda está muito pequena e a adaptar-se ao novo ambiente.

 

A novidade são as 7 boraras urophthalmoides que introduzi a medo para testar e ver se se aguentavam, se conseguiam comer e se não eram comidas por ninguem! Já estão no aqua á quase 2 semanas e não param de crescer e de engordar principalmente, tal como tinha pensado são rápidas o suficiente para fugir dos discus e escondem-se no meio das plantas e dos outros cardumes, os discus até já não lhes ligam nenhuma.

 

Seguem umas fotos:

 

imagejpg1_zps1974d34b.jpg

 

imagejpg2_zpsa2b683ee.jpg

 

imagejpg3_zps1ea4ecd3.jpg

 

imagejpg4_zps209ba804.jpg

 

imagejpg5_zpse346a882.jpg

 

imagejpg6_zps5c7afa89.jpg

 

imagejpg7_zpsf25405c6.jpg

 

imagejpg1_zps99771eab.jpg

 

imagejpg9_zps2dac628d.jpg

 

imagejpg10_zpsc0d520d5.jpg

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Obrigado Ervilhita

 

Estado das coisas depois de duas semanas de férias apenas com temporizador para comida

 

imagejpg1_zps094f31b9.jpg

 

imagejpg2_zps1edfe8a0.jpg

 

tinha a entrada do filtro praticamente entupida e tive várias baixas infelizmente, a começar por um discu (só me resta um), o macho panduro, 2 otto, vários cardinais e 3 peixe lápis.. por outro lado tive um boom de red cherrys e as plantas no geral cresceram bastante, o ph desceu para valores entre 6,4 a 6,8 e não tinha amônia presente na água, as plantas flutuantes fizeram o seu trabalho.

 

A blyxa está a precisar de uma poda valente assim como os musgos, os fetos no meio estão a ficar com muito bom aspecto, as anubias estão carregadas de green spot e pior do que isso é que já me estão a aparecer umas algas pretas pequenas no rebordo das folhas e ninguém lhes toca, alguma solução para elas sem ser os SAE?

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Muito bom mesmo!!

A evolução é incrivel ! tenho pena das baixas :s mas isso melhora

Tenho duas duvidas

 

A maternidade é so para manter mugo?

E o que é que te aconteceu a areia? ahahah

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois!!

 

Sim a maternidade era principalmente para manter o musgo, estava tb a servir de teste a ver se conseguia reproduzir uns cherrys, mas os filhotes saiam pelas ranhuras da maternidade e tinham apenas uns segundos felizes a nadar em aguas profundas cheias de autenticas barracudas á espera.. mas na folhagem densa do tronco imagino que se aguentem, devo ter uns quantos no filtro tb.. que ainda não lavei desde que vim de férias..

 

A areia está linda! hahaa por acaso até gosto dela assim, tem um ar mais natural, mas a +- 2 cm de profundidade ainda está branquinha!

 

seguem umas fotos:

 

imagejpg1_zps4de935da.jpg

 

imagejpg2_zps5d415971.jpg

 

imagejpg4_zpsbe2322eb.jpg

 

imagejpg3_zps6e2ccb1f.jpg

 

Seguem umas das pigmeu que adoram estar nas folhas

 

imagejpg5_zps23ce345d.jpgs

 

imagejpg6_zps528e22f6.jpg

 

imagejpg7_zps7db69b9e.jpg

 

imagejpg10_zpsf6e9711c.jpg

 

imagejpg9_zps3a09e036.jpg

 

imagejpg8_zps7cef6ad8.jpg

 

e é isto!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bom ano a todos!

 

Segue a 1ª atualização de 2015, o comunitário foi à tosquia e finalmente já se começa a aproximar do projeto original:

 

imagejpg2_zps455ec3c9.jpg

 

imagejpg1_zpsc2fa65c9.jpg

 

imagejpg3_zps96528ba9.jpg

 

O aquário continua estável, sem dar grande trabalho, e não me canso de ficar a ver as diferentes espécies a interagir entre si, até os caracóis são bem vindos!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.