Experiência em nothos num ambiente controlado


José Pedro

Recommended Posts

Pessoal.

Ai nas minhas trocas de ideias com muita gente ouvi falar sobre encurtar os tempos de diapausa num ambiente controlado.

Ora bem, a minha experiência, não é nada mais do que "medir" o tempo que os ovos colocado em turfa e fora dela num ambiente controlado levam a eclodir.

 

Ora bem, vamos a uma breve descrição da experiência:

 

arranjei umas "caixinhas" (aquelas onde vêm os bombons) e cortei duas concavidades. Numa coloquei um pouco de turfa com 3 ovos e na outra coloquei outros 3 ovos sem turfa. Cobri com papel aderente, que deixa respirar os ovos e coloquei no meu terrário.

A temperatura média do terrario é de 23º e a humidade nunca cai abaixo dos 80%.

Agora vamos ver no que dá.

Vou verificar de dois em dois dias, para ver as diferenças e logo que consiga ponho fotos.

Vou mantendo isto actualizado.

A experiência começou hoje, dia 26 de Abril de 2005, às 22h.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Este tipo de experiências tem muito interesse e quanto mais controlada for e quantos mais os dados obtidos melhor. É o tipo de coisas que eu gostava de publicar no boletim da APK. Se te for possível envia-me os dados no fim da experiência.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Uma semana passada desde o inicio da experiencie e os resultados são um pouco desencorajadores, acho que tinha a fasquia das expectativas muito elevada.

 

Os ovos estão ligeiramente mais ambar e naqueles que estive a aboservar começam a aparecer uns pequenos pontos negros, tipo olho (tive de comprar uma lupa nova).

Aumentei a temperatura cerca de 2 graus (neste momento está a 28º).

A próxima "vistoria aos ovos" será daqui a uma semana.

 

Até lá...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Não sei se é normal, mas no espaço de um mês os ovos que estiveram no terrario ganharam os tipicos olhos. Todos, os ovos tinham olhos.

Em compensação os ovos que estavam na turfa, não se desenvolveram tão rápido.

Daqueles que verifiquei, só cerca de 30 % deles tinham olhos.

Agora vou esperar mais 15 dias e depois volto a observar.

Aqueles que estiveram este tempo na turfa dentro do terrario desenvolveram-se mais do que os que estiveram no terrario sem a turfa.

 

Vou continuar a observar o que se passa.

Vou-vos mantendo informados.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais