Filtro AquaEl


Recommended Posts

Tenho um aquário de 60 L com um filtro interno AquaEl.

 

Esse filtro apenas tem uma esponja no seu interior.

 

Tinha pensado em cortar essa esponja em três partes de tamanhos iguais e na que seria a central, substituir por um sistema que me permitisse ter algumas ceramicas.

 

o que acham, será exequível? Trará vantagens?

 

preciso mesmo da vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço esses filtros, mas não seria preferível um externo? existe por ai tanta escolha, usados a preços da chuva e terias mais vantagens certamente e nesse caso poderia estruturar melhor a sua filtragem.

Mas como penso que é importante os filtros terem uma zona para as bactérias e sendo um aquário mais pequeno e pela minha pouca experiência (pois tinha um igual e mudei logo para 120 e mesmo assim montei um de 375 que tenho agora), aparentemente esses aquários são mais instáveis, acho traria vantagens!

Agora não sou a pessoa mais dentro do assunto, mas acho positivo.

Editado por BaRRoCo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela opinião, mas neste momento não disponho de situação para mudar de filtro... a única opção é manter este tal como está ou "adequá-lo" melhor às minhas necessidades...

 

Existem outras opiniões e ajudas? Como é que o devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedro
Nao vejo qualquer problema nisso so vejo vantagens

Nem precisas de fazer nada de especial, corta a esponja em 3 coloca uma delas no fundo, depois enche com ceramica uma meia de vidro e esta feito

Cumps

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mas não percebo como é que achas que devo cortar a esponja "magikarp"?

 

Boas pedro
Nao vejo qualquer problema nisso so vejo vantagens

Nem precisas de fazer nada de especial, corta a esponja em 3 coloca uma delas no fundo, depois enche com ceramica uma meia de vidro e esta feito

Cumps

 

Eu tinha pensado em cortar a esponja em 3 partes (ela é um paralelipipedo e assim ficaria mais ou menos com 3 cubos) e substituir uma das partes por algo (pode ser a tal meia de senhora) com as cerâmicas. mas ficariam sempre duas esponjas (cúbicas) nas pontas do filtro, uma na entrada de água (junto ao fundo) e outra mais na parte superior (no interior do filtro).

 

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o meu filtro interior (ELITE JET-FLO 50, 300lt/h) tem dois sistemas de filtração, uma esponja e um cartuxo de carvão ZEO (???), a minha opção foi substituir o cartucho de carvão por ceramicas, mas estas ficaram na parte de baixo do filtro (ocupando 2/3 do espeço disponivel e a esponja por cima ocupando 1/3, acham que fiz bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antonio
Nao nao acho que fizeste muito bem...
Como o teu filtro está, as ceramicas é que vao fazer a filtragem mecanica inicial e a segunda filtragem mecanica será feita pela esponja!! o que tu queres que aconteça num filtro é que as esponjas façam a filtragem mecanica e as ceramicas a filtragem biologica,ou seja precisam de ficar cheias de bacterias para fazer essa filtragem
Como no teu aqua estao a fazer a 1ª filtragem mecanica, nao vao fazer decentemente nem um trabalho nem o outro...

Aconcelho-te a trocar

Cumps

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta rápida Magikarp, realmente não pensei que fizesse diferença mas como não tinha a certeza lembrei-me de colocar a questão, no entanto devo acrescentar que durante muito tempo (3 anos), tive outro filtro a funcionar no mesmo sistema e nunca me morreu nenhum peixe, mas como entretanto esse avariou tive de comprar um novo, e já agora aproveito para dizer que originalmente neste filtro novo, o cartucho de carvão ficava por baixo e a esponja por cima, por isso pensei que tinha de seguir a mesma ordem, ou nao ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a filtragem mecanica tem de vir sempre em 1º para a filtragem biologica nao ficar cheia de muco
eu ja tive aquarios so com filtragem mecanica, ou seja so esponja e tambem nao me morreram peixes... mas a qualidade da agua é que nao era tao boa para eles :P e ha peixes mais resistentes e outros nao tanto
dai eu tentar que a agua esteja sempre melhor :)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim! o que eu queria dizer era para cortares em 3 partes :P

Faz +/- isto:

Capturar_zps91a8c849.png

a agua do teu filtro entra por baixo e sai por cima certo?

 

Obrigado, mas estava a pensar nem colocar a lã de vidro, achas que vale a pena? Tinha pensado por as cerâmicas entre duas esponjas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro a esponja como filtragem mais inicial tipo solidos e isso depois a la só para ficar mais completo mas sim podes meter sem la
Mas acho que nao custa nada arranjar a lã e ficava melhor na minha opiniao! com um euro es capaz de comprar lã para um ano :P

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...