URGENTISSIMO


Pedro Rodrigo

Recommended Posts

É fica decidido irei abdicar do barbo, embora seja um peixe bonito e activo lá terá que ser... Se souberem de alguem que queria um barbo kkkkk.

Devo por um anuncio no olx, caso ninguem o queria, hade voltar pa loja.

 

Bem obrigado aos 2, entretanto vou dizendo como é que os peixes se encontram...

 

Mais uma vez, obrigado e boa noite ;)


 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ai,ai...o que para aqui vai...

Se estás a pensar colocar um escalar...eu não aconselhava.

Escalares são peixes de cardume ou pelo menos de um casal...E um escalar adulto pode habituar-se a comer neons, com muita facilidade.

Informa-te um pouco mais (e tens toneladas de informação neste forum), antes de incorreres em situações de que mais tarde poderás arrepender-te.

Também podes tentar consultar o aqadvisor.com.

Mas, acima de tudo, vai com calma...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ai,ai...o que para aqui vai...

Se estás a pensar colocar um escalar...eu não aconselhava.

Escalares são peixes de cardume ou pelo menos de um casal...E um escalar adulto pode habituar-se a comer neons, com muita facilidade.

Informa-te um pouco mais (e tens toneladas de informação neste forum), antes de incorreres em situações de que mais tarde poderás arrepender-te.

Também podes tentar consultar o aqadvisor.com.

Mas, acima de tudo, vai com calma...

Hmm obrigado, por agora nesta proximas semanas não entra mais ninguem, pois quero é ver se estes mantém-se vivos. Até agora está tudo contente de um lado para o outro. A água não tem amonia e o ph está nos 7.2. Posteriormente terei de ver então os peixes que possam coabitar no mesmo aquário.... ( ja agora se poder colocar aqui uma questão á parte... de quanto em quanto tempo devo limpar e trocar o carvao do meu filtro ? )... obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até podes retirar o carvão do filtro.

normalmente o carvão é usada quando é necessário remover substâncias químicas da água, por exemplo quando usas algum medicamento.

Recomendava que usasses esse espaço no filtro para materiais de filtração biológica (por exemplo cerâmicas).

Se mantiveres o carvão, deves trocá-lo com alguma regularidade (não se posso ajudar nisso por não uso regularmente) uma vez que quando ele ficar saturado é capaz de começar a libertar impurezas para a água

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das coisas que estabeleci logo com a familia, é que se quiserem oferecer algo para o aquario, peixes, material, comida, etc. é que prefiro o dinheiro para escolher o que comprar, onde e quando comprar, assim evitam-se coisas deste genero.

 

Mas agora já está, segue os conselhos que aqui estão e vai correr bem...ou menos mal!

 

Boa sorte!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das coisas que estabeleci logo com a familia, é que se quiserem oferecer algo para o aquario, peixes, material, comida, etc. é que prefiro o dinheiro para escolher o que comprar, onde e quando comprar, assim evitam-se coisas deste genero.

 

Mas agora já está, segue os conselhos que aqui estão e vai correr bem...ou menos mal!

 

Boa sorte!

Pois mas olha, chego a casa e ja tão la os peixes ne... ela fez isso com boa intenção, mas eu ja lhe expliquei as coisas. Agora é esperar estas semanas... ( ps: se alguem souber... o barbo tigre pode "picar" os neons e assim, mas acham q os mata ?

Até podes retirar o carvão do filtro.

normalmente o carvão é usada quando é necessário remover substâncias químicas da água, por exemplo quando usas algum medicamento.

Recomendava que usasses esse espaço no filtro para materiais de filtração biológica (por exemplo cerâmicas).

Se mantiveres o carvão, deves trocá-lo com alguma regularidade (não se posso ajudar nisso por não uso regularmente) uma vez que quando ele ficar saturado é capaz de começar a libertar impurezas para a água

Então la na loja peço cerâmicas para por no filtro e depois é só por no local onde está o carvão certo ? ( e dps com as cerâmicas, troca-se de semana a semana, mês a mês.. ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas olha, chego a casa e ja tão la os peixes ne... ela fez isso com boa intenção, mas eu ja lhe expliquei as coisas. Agora é esperar estas semanas... ( ps: se alguem souber... o barbo tigre pode "picar" os neons e assim, mas acham q os mata ?

Então la na loja peço cerâmicas para por no filtro e depois é só por no local onde está o carvão certo ? ( e dps com as cerâmicas, troca-se de semana a semana, mês a mês.. ?

Sim, mas eu para prevenir essas situações, esclareci logo tudo...lol

 

O Barbo, de tanto picar, pode matar, nem que seja por stress!

 

Pedes cerâmicas usadas, explicas que queres acelerar o ciclo devido a terem te oferecido peixes, pode ser que te dêem algumas...as novas terás que pagar, lógico!

 

As cerâmicas duram muito...não te preocupes, deverão durar uns 6 meses, e nunca deves trocar todas de uma vez para não perder a colónia de bactérias.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais que materiais filtrantes tens? Podes explicar um pouco melhor?

 

Se te puderem arranjar cerâmicas já usadas melhor. Senão compra novas e como estás a tentar safar a bicharada experimenta comprar um frasco de bactérias (por exemplo Sera Nitrivec que é fácil de arranjar) para ajudar ao ciclo. eu nunca usei, mas no teu caso como é uma urgência...

Em relação ao tempo que aguentam podes ficar descansado que isso dura até anos se for preciso. tens é que ter cuidado em lavar as cerâmicas com água do aquário quando fizeres as TPA (Trocas Parciais de Água).

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te puderem fornecer algum areão, ou uma esponja dos filtros, também têm bactérias e é mais uma ajuda...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for uma loja que se preocupe com o bem-estar dos seres vivos que vende, irão compreender.

Por essas e por outras, é que te aconselho a evitares "lojinhas" com funcionários que não distinguem um peixe de um coelho e tentes procurar lojas da especialidade.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o que foi dito aqui acima sobre os escalares tenho um Aqua de 60l com 2 escalares, neons e peixe lápis (para não falar noutros limpa vidros e fundos) são pequenos cardumes de 6-7 elementos os peixe lápis e os neons e dao se muito bem. Agora um escalar sozinho não aconselho eu comprei três pequenotes em 2 lojas diferentes, um deles morreu em pequeno infelizmente de uma doença os outros dois estão a crescer não sei se são macho ou fêmea embora desconfie que sejam machos, já que o mais pequeno pica a cauda do outro um bocado.

Barbos os mais calmos são os cereja mas também não são seguros, peixes que também tenham padrões diferentes e são muito resistentes são os danios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o que foi dito aqui acima sobre os escalares tenho um Aqua de 60l com 2 escalares, neons e peixe lápis (para não falar noutros limpa vidros e fundos) são pequenos cardumes de 6-7 elementos os peixe lápis e os neons e dao se muito bem. Agora um escalar sozinho não aconselho eu comprei três pequenotes em 2 lojas diferentes, um deles morreu em pequeno infelizmente de uma doença os outros dois estão a crescer não sei se são macho ou fêmea embora desconfie que sejam machos, já que o mais pequeno pica a cauda do outro um bocado.

Barbos os mais calmos são os cereja mas também não são seguros, peixes que também tenham padrões diferentes e são muito resistentes são os danios.

Os que mais me enchem os olhos são sem dúvida os escalares :D O barbo vou dar ou trocar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

60 litros é muito pequeno para escalares (mesmo só para 1).pode dar enquanto juvenil mas depois em adulto ficas com uma solha que mal se consegue virar.

 

Já foste avisado pelo menos uma vez, e ainda para mais sendo um ciclideo com um temperamento meio agreste num comunitário....

 

Fica o conselho.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

Com todo o respeito aos utilizadores aqui representados, eis o que tenho a dizer (vale pelo que vale):

 

PEIXES:

 

- Num aquário dessas dimensões, estás limitado a peixes de tamanho pequeno. Preferencialmente de cardume para que dêem uma ilusão de movimento e preenchimento (tipo tela viva), enganando assim o olhar e passando despercebido o tamanho do aquário. Ou não, depende do teu gosto, podes ter um belissimo plantado com 4 bettas e pronto. Ou cheio de Red Cherry's (camarões). As hipóteses são variadas, o tamanho nem por isso.

 

Sugestões? Neons dão um cardume brilhante e intenso (demasiado sensiveis a parâmetros de água, no fundo é uma lotaria investir agora nesses peixes), guppies são um arco iris de cor em qualquer aquário (mais resistentes e de cores diversas, proliferam rapidamente e sem grandes cuidados). Algo até um pouco maior como plattys e espadas (em menor numero). Again, depende do gosto. Mas para iniciado, estes são os habituais. (reforço o betta com 3 femeas ;)

Excepção: pensa em investir numa equipa de limpeza minima (peixes que comam o excesso de comida no fundo) como corydoras (preferencia 2 ou 3 Panda, por crescerem menos, ), ottocinclus (4-5), ancistrus (1 no máximo). NUNCA COMPRES UM PLECOSTOMUS, esse peixe pode crescer o dobro do teu aquário em comprimento.

 

Aprende a regra de proporção: quanto maior o peixe, maior o aquário. Muito maior ainda se for um peixe grande e de cardume.

 

Estas são as normas para poupar dinheiro em investimentos errados, nomeadamente, perder peixes que comprámos porque são giros e tal, ou nos oferecem.

 

Ex: Tenho muita experiência em aquários, actualmente com um modesto 525L comunitário totalmente equipado. Adooooooro oscares. Mas sei que não posso ter. ;) Nem um. O equiparado ao teu caso, é claro o escalar num aqua de 60l.

 

Colonização/Bactérias:

 

Ciente que vou causar atrito com alguns membros, vou tentar expor o meu ponto de vista. Num aquário como o teu, nestas condições especificas, digo-te que não vale a pena comprar bactérias nenhumas, Pedro. Passo a explicar, na graaaande maioria dos distribuidores, os frascos milagrosos que aceleram o ciclo ou fertilizam a colonização de bactérias (como por exemplo bactérias vivas), encontram-se em condições inuteis e resultam pelo poder de sugestão. Gastas (dependendo da marca) uns 6-15 euros/frasco e esperas confiante que não morra nenhum peixe. E deduzes que se não morreu, o frasco fez efeito. É errado e desperdicio de dinheiro. Aquariofilistas mais experientes já passaram por isso e eu não sou excepção. O que podes fazer é investir o dinheiro que serviria para o frasco "biostart", comprando matérias filtrantes de cerâmica (se possivel num bom filtro externo mais no futuro), efectuar uma TPA (troca parcial de agua) de 3 em 3 dias de 30% volume, mantendo a comida diária (várias vezes por dia em pequenas porções, isso sim fomenta a colonização de bactérias), por cada TPA tentas "aspirar" o fundo certificando que não mantens comida em excesso no fundo. Esqueçe carvão activo, como mencionou Jonia4 a sua utilização é especifica e não necessitas de momento. Esquece o frasco que "reunem as particulas de amonia aglomerando em pequenos pedaços para serem removidos pelo filtro". LOL! ;) Em suma, os peixes vivem num habitat equilibrado pelos parâmetros da água. Muitos adaptam-se a valores diferentes, mas é uma luta constante. Se a água for óptima, reduzes os problemas. Se a trocares com frequencia no inicio (obrigatório) ajudas mais e melhor que qualquer areão usado, cerâmica velha, etc. E gastas apenas na água. Ponto final. Se quiseres receita: 30% TPA de 3 em 3 dias durante 15 dias - 20% TPA de 7 em 7 dias durante 30 dias - 20% TPA de 15 em 15 dias.

 

Previsão:

 

Se tiver que apostar, diria que o neon já foi. Se sobreviver ao pico de amónia daqui por umas semanas, não se safa do barbo ;) O barbo vai prevalecer e engordar que nem um texugo (concordo que o oferecas). Se por algum azar perderes os peixes todos ou te correr mal este inicio de hobby com esse aqua, avisa-me que certamente te ofereço uns peixes para teres.

 

Conclusão:

 

Este hobby sempre evoluiu por meio de tentativa/erro e sim cada caso é um caso. Mas há padrões gerais que se repetem e servem de regra do que se deve ou não fazer. Fica a minha opinião e boa sorte! Qualquer coisa, apita. Ajudarei no possivel.

Editado por Renato.Vieira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de mais, obrigado pela atenção... Os peixes por agora, continuam todos contentes e felizes da vida. O ph é que aumentou, estará entre os 7.4 e 7.6, a amonia continua no 0 ( a cor do teste dá sempre aquela cor transparente ("branca") ). Passarei então a fazer as TPA´s, vou colocar então agora uma ou outra dúvida.

A água para substituir a do aquário, vai logo directamente da "torneira" ou deve ser mantida em repouso os 2 dias ?

Quanto á fauna, então poderei ter por ex:

 

2 corydoras panda

4 ottocinclus

1 ancistrus

 

( e agora ou x neons, ou x guppys ( não sei se ter as duas espécies faz mal ou não )

 

ou

um x ( menor ) de plattys ou espadas ou bettas ( ter duas destas especies não será possivel, correcto ?)

 

Quanto á flora, para além da anubia anã, já existente queria por umas vallisneiras..

 

 

( tenho pena de não poder ter os escalar, mas pronto também não quero que o peixe sofra né )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que te for possivel, arranja teste de nitritos e nitratos, pois se a amonia está a 0, ainda não começou a ser "criada" ou poderá eventualmente, embora ache cedo, ter descido e agora estarás no pico de nitritos...de certeza que esse teste é de amónia???

 

Se o ph subiu, tens que tentar encontrar o porquê...introduziste algo? Qual o ph da torneira? Subiu quantos valores?

 

A água deverá ser tratada com Aquasafe, ou algo do genero, para eliminar cloro e metais pesados que possam existir...o cloro "evapora" se a agua estiver em descanso, mas os metais não.

 

-Corys panda - Não aconselho, poderás ter, mas mais tarde, depois do aqua estar mais maturado. E deverão ser no minimo 5. Opta por umas cory julli ou aeneus, são mais resistentes. Isso tambem se deve a um problema dos importadores, penso que será geral. Falo por experiencia própria, de 7 pandas que comprei, já só tenho 1, morreram todas nos primeiros dias, semanas e a ultima mesmo após mês e meio.

 

-Ottos - Deverão tambem entrar apenas quando o aqua estiver maturado, dizem depois de 6 meses até.

 

-Ancistrus - Demasiado grande

 

-Neons ou Guppys - Escolhe uns ou outros, eu aconselharia os neons, pois com Guppys terás o aqua cheio deles num instante, pois multiplicam-se facilmente.

 

-Platys ou Espadas - Poderás ter uns 5, mas a multiplicação irá certamente acontecer, não tanto como os Guppys

 

-Betta - um Macho deve estar sozinho, apenas junto com femeas para acasalar. Num comunitário, vai te limitar os peixes que poderás ter. Se tiveres um aqua muito bem plantado, podes manter um betta macho e por exemplo 3 femeas, com as corys. Mas terás que ter muita planta e esconderijos.

 

Valisnerias - Podes colocar, ficam muito bem como fundo. Atenção ao tamanho, não compres das que crescem mais de 30cm.

 

Fazes bem em esquecer escalares nesse aqua, pensa no futuro num maior, se quiseres mesmo ter escalares.

 

A minha sugestão, já que tambem tenho um de 60l:

 

- 5 Corys

- Um cardume de Rasboras, podes ter umas 10/12 ou de Boraras. Já fazem um cardume grande e bonito Se optares por neons, uns 6/8.

- Escolhes um peixe ou um casal que seja maior, tipo destaque do aqua. Eu optei por Colisas Lalia, ainda não as tenho, mas será o que vou colocar.

 

Em alternativa, poderás não colocar estes ultimo peixe(s) e aumentas o cardume ou dois cardumes, embora, como já disse, um maior fica mais interessante do que 2 cardumes mais pequenos.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que te for possivel, arranja teste de nitritos e nitratos, pois se a amonia está a 0, ainda não começou a ser "criada" ou poderá eventualmente, embora ache cedo, ter descido e agora estarás no pico de nitritos...de certeza que esse teste é de amónia???

 

Se o ph subiu, tens que tentar encontrar o porquê...introduziste algo? Qual o ph da torneira? Subiu quantos valores?

 

A água deverá ser tratada com Aquasafe, ou algo do genero, para eliminar cloro e metais pesados que possam existir...o cloro "evapora" se a agua estiver em descanso, mas os metais não.

 

-Corys panda - Não aconselho, poderás ter, mas mais tarde, depois do aqua estar mais maturado. E deverão ser no minimo 5. Opta por umas cory julli ou aeneus, são mais resistentes. Isso tambem se deve a um problema dos importadores, penso que será geral. Falo por experiencia própria, de 7 pandas que comprei, já só tenho 1, morreram todas nos primeiros dias, semanas e a ultima mesmo após mês e meio.

 

-Ottos - Deverão tambem entrar apenas quando o aqua estiver maturado, dizem depois de 6 meses até.

 

-Ancistrus - Demasiado grande

 

-Neons ou Guppys - Escolhe uns ou outros, eu aconselharia os neons, pois com Guppys terás o aqua cheio deles num instante, pois multiplicam-se facilmente.

 

-Platys ou Espadas - Poderás ter uns 5, mas a multiplicação irá certamente acontecer, não tanto como os Guppys

 

-Betta - um Macho deve estar sozinho, apenas junto com femeas para acasalar. Num comunitário, vai te limitar os peixes que poderás ter. Se tiveres um aqua muito bem plantado, podes manter um betta macho e por exemplo 3 femeas, com as corys. Mas terás que ter muita planta e esconderijos.

 

Valisnerias - Podes colocar, ficam muito bem como fundo. Atenção ao tamanho, não compres das que crescem mais de 30cm.

 

Fazes bem em esquecer escalares nesse aqua, pensa no futuro num maior, se quiseres mesmo ter escalares.

 

A minha sugestão, já que tambem tenho um de 60l:

 

- 5 Corys

- Um cardume de Rasboras, podes ter umas 10/12 ou de Boraras. Já fazem um cardume grande e bonito Se optares por neons, uns 6/8.

- Escolhes um peixe ou um casal que seja maior, tipo destaque do aqua. Eu optei por Colisas Lalia, ainda não as tenho, mas será o que vou colocar.

 

Em alternativa, poderás não colocar estes ultimo peixe(s) e aumentas o cardume ou dois cardumes, embora, como já disse, um maior fica mais interessante do que 2 cardumes mais pequenos.

Boas era exactamente isso que eu queria... ( relativamente á fauna ), queria ter um casal que desse assim um maior destaque ( esquecendo os escalares, que especies poderei ter em consideração para alem das que ja disses-te ? ) posto esse casal, optarei por um pequeno cardume, provavelmente de neons, agora para "limpar o aquário" deverá ser então os corys e pronto.

 

Aquasafe ok, isso ficará por volta de quanto ? E vai-se ponde mesmo com os peixes la dentro ?

 

Relativamente ao ph estava nos 7.2 e agora nos 7.4, a amonia como disse a 0.

Já vou por aqui as fotos dos testes....

Aqui está as fotos dos testes....1017328_514701761982076_1555803891_n.jpg1619294_514701971982055_2058941770_n.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa por colocar as corys de depois o cardume.

 

Eu optei pelas Colisas, não quis arriscar em Ramirezis, é uma questão de pesquisares e veres o que mais te agrada.

 

Se aumentou de 7.2 para 7.4 pode ser uma oscilação normal do teste, pensei que estava a aumentar de 7 para 7.6, por ex.

 

Aquasafe é barato, colocas na agua antes de colocar no aquario. Convem tambem que a temperatura seja similiar para não descer a temperatura do aqua

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obviamente que não dá para adultos eu depois tenho um maior com quase 200l em que tenho mais 3 mas com o dobro do tamanho, estou à espera que os pequenos de 10cm cresçam para ir para lá.

Otocinclus com pH tão alto não aconselho, os meus estavam com 7,2 e iam morrendo mês a mês quando passei para outro aquario de pH 6,5 ficaram ativos e nenhum morreu com o passar dos meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

PEIXES:

... Ou não, depende do teu gosto, podes ter um belissimo plantado com 4 bettas e pronto.

 

Sugestões?... Mas para iniciado, estes são os habituais. (reforço o betta com 3 femeas ;)

 

 

Em relação à sugestão dos quatro bettas, aqui referidos, só acrescentaria umas perguntas:

 

Tens outro aquário para onde possas transferir as fêmeas, assim que houver uma postura?

Vais optar por ter guppies no mesmo aquário?

Passo a explicar o motivo das perguntas:

 

Os bettas, também chamados de peixe combatente, são, como o nome indica, muito combativos.

No seu raio de visão nunca poderá existir outro macho betta. Se se encontrarem dois machos, irá haver um combate, até à morte.

O mesmo se aplica ao macho betta misturado com guppies. O betta irá matar os guppies, provavelmente devido ao facto de terem barbatanas idênticas.

 

Para a reprodução, o betta macho tolera a presença das fêmeas até ao momento em que elas desovarem. A partir desse momento o macho irá transportar os ovos para o ninho de bolhas que entretanto "construiu na superfície e matará as fêmeas, passando ele a tomar conta do ninho e dos alevins.

 

Na fase em que te encontras, para além de escalares, também não te aconselho bettas.

Vai com calma...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou te dar conselhos escalares e guppies🚫

Mais de 3 escalares num Aqua de 60l e mesmo assim fica cheio 🚫

4 betas num aquário de 60l mesmo que apenas um seja macho 🚫🚫

Agora um betta com guppies depende eu tenho um Aqua de quase 150l e tem lá 1 betta macho e 2 fêmeas, mas como tem espaço o macho não as mago-a ou vice-versa também tenho guppies lá é a única vez que um peixe magoou outro levando-o a ter uma infeção e morrer foi um escalar que comeu a cauda de um guppy meu por completo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de responder a cada um, dizer com muita tristeza que um neon já faleceu.... :((((((((


 

Em relação à sugestão dos quatro bettas, aqui referidos, só acrescentaria umas perguntas:

 

Tens outro aquário para onde possas transferir as fêmeas, assim que houver uma postura?

Vais optar por ter guppies no mesmo aquário?

Passo a explicar o motivo das perguntas:

 

Os bettas, também chamados de peixe combatente, são, como o nome indica, muito combativos.

No seu raio de visão nunca poderá existir outro macho betta. Se se encontrarem dois machos, irá haver um combate, até à morte.

O mesmo se aplica ao macho betta misturado com guppies. O betta irá matar os guppies, provavelmente devido ao facto de terem barbatanas idênticas.

 

Para a reprodução, o betta macho tolera a presença das fêmeas até ao momento em que elas desovarem. A partir desse momento o macho irá transportar os ovos para o ninho de bolhas que entretanto "construiu na superfície e matará as fêmeas, passando ele a tomar conta do ninho e dos alevins.

 

Na fase em que te encontras, para além de escalares, também não te aconselho bettas.

Vai com calma...

Sim sem pressas, estou só a ver como irei compor o meu aquário... ( apartir de agora quero é por a água habitavel... ) não vou optar por bettas...


Vou te dar conselhos escalares e guppies
Mais de 3 escalares num Aqua de 60l e mesmo assim fica cheio
4 betas num aquário de 60l mesmo que apenas um seja macho
Agora um betta com guppies depende eu tenho um Aqua de quase 150l e tem lá 1 betta macho e 2 fêmeas, mas como tem espaço o macho não as mago-a ou vice-versa também tenho guppies lá é a única vez que um peixe magoou outro levando-o a ter uma infeção e morrer foi um escalar que comeu a cauda de um guppy meu por completo.

E eu a pensar que os peixes eram pacíficos.... ( o meo barbo até tem estado mt calmo no que toca ao outro nem ( visto que o outro ja foi ), não lhe vejo picadas nem nada, ainda assim vou dá-o, se não morrer entretanto :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.