Do 0 ao Plantado em 2014 [FOTOS -09/02/14]


rottgomes

Recommended Posts

Boa Noite. Aqui vou partilhar as minhas experiências no meu primeiro projecto sério de aquarófilia, um plantado.

 

Setup:

 

Aquário: Ciano Aqualight 80 80x30x41.5 (100 litros)

Filtro: Biobox com bomba de 260 L/hora com esponja + Sera Siporax

Resistência: 150 W

Iluminação: T8 18W + 2 barras de 24 LEDS com 50 cm 6500K e 960 Lumens

CO2: Kit JBL m602

Hardscape: Tronco Red Moor, Pedras de rio e uma Pedra que não sei classificar

Substracto Fértil: JBL Aquabasis Plus 2.5 L

Substracto Inerte: Elos Terra Medium Black 5 L

Fertilização Liquída: JBL Ferropol e JBL Ferropol 24

 

Fauna:

Provisório: 2 Guppys Endlers ( Um amigo emprestou-me para o início do aquário)

 

 

Final:

3 Ancistrus cirrhosus (X)

6 Corydora Panda (X)

6 Guppy's Blue Moscow ou Blue Cobra (Poecilia reticulata) ( )

6 Molly Velífera (Poecilia latipinna) (X)

10 Neocaridina heteropoda var. red sakura ou red rilli ( ) ?????

1 Microgeophagus Ramirezi

 

Flora:

Taxiphyllum sp. 'Flame' (X)

Taxiphyllum barbieri (X)

Taxiphyllum sp. 'Spiky' (X)

Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' ( )

Ludwigia sp. (x)

Alternanthera 'Rosanervig' (x)

Eleocharis acicularis ( )

Ammania sp. 'Bonsai' ( )

Micranthemum umbrosum (X)

Nymphoides sp. ''Taiwan'' (X)

Editado por rottgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocação do JBL AquabasisPlus:

Colocação JBL Aquabasis Plus


Colocação do Elos Terra:

Colocação Elos Terra


Colocação do Hardscape

Colocação harscape


1º Dia - Vista Frontal

1º Dia Frontal


1º Dia Vista Lateral

1º Dia - Lateral


Grelha que será usada como suporte para fazer uma "parede" de musgo

1º Dia - Grelha


Os primeiros Habitantes

1º Dia Endler1


1º Dia - Endler2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a fazer uns cálculos sobre o custo de uma fertilização liquida semanal e cheguei a estes números para o meu aqua:

40 ml/semana - 500 ml - 15.62€ = 12.5 semanas = 1.24€/Semana - SERA FLORENA
9.6 ml/semana - 300 ml - 10.52€ = 31.25 Semanas = 0,33€/Semana - TROPICA PLANT GROWTH PREMIUM
3.2 ml/semana - 500 ml - 15.93€ = 156.25 Semanas = 0.10€/Semana - SEACHEM FLOURISH
2.5 ml/semana- 500 ml - 15.93€ = 200 semanas = 0.08€/ Semana - SEACHEM NITROGEN
2.5 ml/semana - 500 ml - 15.93€ = 200 semanas = 0.08€/Semana - SEACHEM PHOSPHORUM
6.4 ml/semana - 500 ml - 15.93€ = 78.12 Semanas = 0.20 €/Semana - SEACHEM POTASSIUM
40 ml/semana - 2000 ml - 11.32€ = 50 Semanas = 0.22€/Semana - AQUILI LIQUID FERTILIZER
20 ml/semana - 100 ml - 2.49€ = 5 semanas = 0.50€/Semana - ASTRA VIVPLANT
2 gotas/dia - 10 ml - 4.89€ = 14.28 semanas = 0.34€/Semana - JBL FERROPOL 24
20 ml/semana - 625 ml - 12.33€ = 31.25 semanas = 0.39€/Semana - JBL FERROPOL
32 ml/semana - 500 ml - 18.67€ = 15.62 semanas = 1.19€/Semana ELOS PLANTA 1
0.8 ml/dia - 100 ml - 20.17€ = 17.86 semanas = 1.13€/Semana ELOS FASE 1

 

À partida vou optar pelo tropica grow. Depois posso mudar de marca para experimentar. Que acham da minha opção?

Editado por rottgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas fotos:

 

Visão geral do Aqua:

 

wmo4.jpg

 

Alguns pormenores e fauna:

 

p4qz.jpg
3flx.jpg
u7ah.jpg
8smu.jpg

u7ah.jpg


 

 

Turbidade da àgua:

 

g881.jpg

 

Musgo de Java com algas/em má condição?

 

s1z8.jpg

chz2.jpg

chz2.jpg

 

Maternidade e alevins:

vr7t.jpg

 

Video do Aqua:

 

http://www.youtube.com/watch?v=m1ljoysdQxQ

 

Tive alguns problemas com NO2/NO3, turbidade da àgua e algas no musgo de java, a discussão está aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226970&st=0&p=1282698

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update de 03-02-2014:

 

Esta semana continuei com os nitritos (0,5 mg/L) e nitratos (75 mg/L) continuam altos mas a boa notícia é que a água deixou de estar turba. Tenho dado menos comer nos últimos dias e feito TPA's diárias de 30%. Esta semana chegaram 3 espécies de plantas novas ao aquário, Ludwigia sp. , Nymphoides sp. ''Taiwan'' e Alternanthera 'Rosanervig' e começei com o CO2 pressurizado. Vinham a sair pelo vaso fora de saudáveis que estavam mas a manusear a Taiwan parti-lhe a maior parte das folhas/caules. A ver se elas me ajudam a controlar os nitratos absorvendo-os.

Aqui estão as fotos tiradas hoje:

 

Visão Geral:

 

xrnq.jpg

 

Pormenores:

2kf9.jpg

ljdi.jpg

r7zm.jpg

xnb5.JPG

z6qa.jpg

 

Alevins:

 

fx8l.jpg

 

1ª Dúvida: Acham que é possivel ter com estas espécies camarões? Se sim quais?

 

2ª Dúvida: O Reactor/Difusor do sistema do CO2 é um JBL Taifun 56449.png.

Será que um difusor de cerâmica é mais eficiente a dissolver o CO2?

 

Boa Semana para todos.

Editado por rottgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Bravo, plantaste isso com fartura, agora que tens o CO2 porque não arranjares um difusor em modos?

Esse tubo de plástico não é muito eficiente, e além de feio, não te vai ajudar muito.

São caros, mas um Atomizador da Up Aqua era uma belíssima adição... Podes tentar replicar exemplos de reactores que se ligam a powerheads, mas esteticamente deixam um pouco a desejar.

Há ainda quem injecte o CO2 directamente, no tubo de aspiração do filtro, mas com o tempo isso vai-te estragar os vedantes e tal...

 

Outra coisa que podes fazer é, diluíres tu mesmo os fertilizantes, não tens que recear, são muito mais seguros que a electricidade que esse aqua gasta.

Com uma balança de cozinha e uns frascos ou garrafas de plástico, fazes a festa e não matas ninguém.

Podem parecer ultra perigosos a princpio mas vais ver que são muito simples de utilizar. Olhó link, dá uma olhada pelo resto dos vídeos do canal do tipo, são muito bons.

Está em camone, mas se quiseres a versão Portuguesa (dos preços) arranja-se, o raio da tesoura ondulada é que não, dammit...

 

Por falar em preços, não é só a Aquaeden que vende plantas da Aquaeden, por vezes aqui nos classificados aparecem negócios muito bons.

 

Essas plantas vão se adaptar às condições submersas, pois foram criadas emersas, mas daqui a duas semanas ou quê já podes começar a podar e replantar.

Vai ficar um espectáculo esse aqua! Quero ver.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário projectado para plantado de 100litros, "alimentado" com biobox? Porque não um filtro externo? Já merecia... por todas as razões possiveis, mais a componente estética, mais o aproveitamento do espaço...

 

Acerca do difusor de Co2, concordo perfeitamente com o Babykhan.

 

Quanto à disposição das plantas, gosto. Vê-se que foi pensado.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Bravo, plantaste isso com fartura, agora que tens o CO2 porque não arranjares um difusor em modos?

Esse tubo de plástico não é muito eficiente, e além de feio, não te vai ajudar muito.

São caros, mas um Atomizador da Up Aqua era uma belíssima adição... Podes tentar replicar exemplos de reactores que se ligam a powerheads, mas esteticamente deixam um pouco a desejar.

Há ainda quem injecte o CO2 directamente, no tubo de aspiração do filtro, mas com o tempo isso vai-te estragar os vedantes e tal...

 

Outra coisa que podes fazer é, diluíres tu mesmo os fertilizantes, não tens que recear, são muito mais seguros que a electricidade que esse aqua gasta.

Com uma balança de cozinha e uns frascos ou garrafas de plástico, fazes a festa e não matas ninguém.

Podem parecer ultra perigosos a princpio mas vais ver que são muito simples de utilizar. Olhó link, dá uma olhada pelo resto dos vídeos do canal do tipo, são muito bons.

Está em camone, mas se quiseres a versão Portuguesa (dos preços) arranja-se, o raio da tesoura ondulada é que não, dammit...

 

Por falar em preços, não é só a Aquaeden que vende plantas da Aquaeden, por vezes aqui nos classificados aparecem negócios muito bons.

 

Essas plantas vão se adaptar às condições submersas, pois foram criadas emersas, mas daqui a duas semanas ou quê já podes começar a podar e replantar.

Vai ficar um espectáculo esse aqua! Quero ver.

 

 

 

Abraço

 

Olá. Desde já agradeço a tua resposta. Eu pelo que vejo noutros aquas aqui do fórum, os difusores de cerâmica são os mais populares:diyco2lots4ye.jpg

 

O meu problema para ter esse atomizador que compreendo que tenha uma grande eficiência é o facto de não ter tubos de filtro para o ligar. Duvido que o tubo da bomba do biobox aguente a ligação e a bomba em si já é fraca e a sua performance vai diminuir (l/horas). Em termos de preço a diferença não é muita, segundo o que já pesquisei.

Eu cometi muitos erros até agora. O aquário foi prenda de natal mais foi sugerido. Eu sugeri o aquário em kit e é a coisa que mais me arrependo. A biobox é a pior coisa que o aquário tem. Estou a pensar seriamente vender o kit do aquário e ficar apenas com os leds que colei/adaptei na tampa, as plantas e os peixes e comprar um à medida mais filtro externo e termostato. Mas ainda tenho que ponderar. Até lá vou continuar a melhorar este aquário.

Quanto à fertilização E.I. vou fazer-la para macros sendo que para micros ainda tenho 2 garrafas de 100 ml de Ferropol + 20 ml ferropol24. Quanto à poda e replantação tenho que ir ao youtube informar-me porque não percebo nada do assunto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário projectado para plantado de 100litros, "alimentado" com biobox? Porque não um filtro externo? Já merecia... por todas as razões possiveis, mais a componente estética, mais o aproveitamento do espaço...

 

Acerca do difusor de Co2, concordo perfeitamente com o Babykhan.

 

Quanto à disposição das plantas, gosto. Vê-se que foi pensado.

 

Obrigado pelo teu comentário.

Tal como já respondi no post anterior estou a pensar vender o aquário com a biobox. O filtro externo é uma boa opção. Quanto à disposição das plantas ainda vai sofrer alterações. Devido à fraca iluminação nos cantos o muro de musgo vai ter que ir mais para perto da biobox e a rosanervig como a taiwan preencher o fundo nos cantos. A micranthemum umbrosum cresçe demais em termos de quantidade (cresceu para o dobro numa semana :S) e vou ter que me desfazer de pelo menos metade para libertar espaço para as outras três plantas que ainda estão para chegar, a cuba, a bonsai e a eleocharis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se o problema for só a biobox não precisas vender o aquário por isso que ela sai.

Usas uma lamina afiada, exemplo x-ato e com calma cortando rente ao vidro ela sai. Depois é só remover os bocado mais pequenos de silicone que ficam.


e ter calma com a lamina para não riscar o vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas


Ou cortar um dedão...
Segue o conselho do Manuel Resende, vai com calma, que isso sai num instante.

O atomizador não te faz perder litros por hora, aquilo é um tubo cerâmico por onde a água passa. Há no entanto difusores cerâmicos usados, que são vendidos nos Classificados a muito baixo preço.
Mas outra alternativa a descolar a biobox é colocar uma bomba mais potente.
A biobox em si é muito limitadora, quase não tem capacidade para matérias filtrantes, limpar aquilo é um filme Romeno, e pelo preço de uma bomba compras um filtro externo.

Ainda não percebi como, mas confundi o teu aqua, e pensei tivesse filtro externo (multitasking...), mas se não tem há ainda outra alternativa a vender esse, ficas com ele e montas um biótopo para Apistos...
Digo isto pois como raramente me desfaço de um aqua, tive de remediar uma situação semelhante, a única diferença é que no meu caso a 'biobox' fica escondida na tampa, e agora tenho uma mesinha de cabeceira muito mais pesada, e com luz durante o dia.
Não te estou a dar ideias, só alternativas a desfazeres-te disso, por ex: colas o musgo à biobox e deixas de a ver.

Se optares por comprar outro, aconselho-te vivamente a pesquisar por Dry-Start.
Em menos de um fósforo consegues um 'relvado' e o que é melhor, sem algas e sem 'ciclo do Azoto'.
Como o aqua está quase seco, resistes melhor à urgência de atafulhar aquilo de peixes, e obtens uma desculpa fantástica para não teres que te desfazer do actual: Onde vais colocar as plantas???

Eu também tenho outro aqua (Aquapor 120 litros) onde furei o fundo, coloquei um filtro de fundo e liguei-o ao filtro externo, é basicamente uma 'biobox' embutida.
No filtro externo só faço filtração mecânica, pois o substrato encarrega-se da filtração biológica.
Implica comprar outro aqua, por isso não ligues ao que eu estou para aqui a dizer.
Não tarda tinhas a casa cheia de aquas, e ninguém aqui quer isso...



Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema é o €€€€€. Vou deitar uma biobox fora? Acho proveitoso tentar vender o aqua agora que ainda está pouco desvalorizado e se não conseguir ir juntando uns trocos para comprar o externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre guarda-la, eu tenho duas dentro de uma caixa pousada numa prateleira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde. Update e novas fotos Hoje. O Problema dos nitritatos está resolvido e segundo os últimos testes os valores são: pH-6,5, NO2- 0,05ml/L, NO3 - 5ml/L :dance:, gH-2, KH -2-4. Fiz TPA's nos primeiros dias da semana mas depois começei a fazer só de 2 em 2 dias. Quero ver se consigo passar para 1 por semana.

 

Fotos e Perguntas/Observações.

 

Aspecto Geral:

hey0.jpg

xp1d.jpg

 

A Nymphoides sp. ''Taiwan'' já ganhou vários caules novos:

 

blxb.jpg

l4ys.jpg

ug78.jpg

 

Instalei o teste permanente de CO2 mas a escala cromática do mesmo não engloba o valor de KH muito baixo do meu àqua. Assim não consigo ver se a concentração de CO2 está alta demais. Vou jogando pelo seguro nunca passanda das 30 bolhas por minuto, 05 por segundo. Que acham deste valor?

 

6t1t.jpg

 

Visão do meio do aquário que é onde desenvolve mais e a Micranthemum umbrosum está a tornar-se uma praga laçando runners para todo o lado começando a formar tapete. Vou ver se consigo vender alguns molhes o para ter espaço para a Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' que vem a caminho. A ludwigia sp. também está a ganhar rebentos e runners mas só as folhas mais altas de cada pé que têm acesso a mais luz ficam vermelhas.

 

1ref.jpg

uvin.jpg

fh46.jpg

nuvi.jpg

hnjv.jpg

56yn.jpg

dv7n.jpg

 

Outra praga é o musgo de java:

 

1tlr.jpg

zd7y.jpg

 

A planta que me está a desapontar, a Alternanthera 'Rosanervig'. Não está nas cores que devia estar e os doi caules maiores estão a tombar para o lado e eu não sei podar-la. Alguém me explica ou me indica um link para eu ver?

 

i2fc.jpg

ekgc.jpg

p3ln.jpg

p3ln.jpg

 

Por último os meus pequenitos com duas semanas (mais uma semana e solto-os para a beira dos adultos) e o meu macho velífero ninfomaníaco.

 

6pt1.jpg

skpl.jpg

 

Brevemente vou comprar mais uns peixinhos para aqui mas só depois de chegarem vou revelar :P Gostava de ter loaches asiáticos como:

 

swelia linnoleata:

 

sewellia_lineolata_58.JPG

 

panda loach:

 

panda_loach_130509a3_w0640.jpg

 

beaufortia leveretti:

 

28739_250wh.jpg

 

Gastromyzon ocellatus e outros gastromyzon:

 

gastromyzon_ocellatus_01.jpg

 

 

Mas estes requerem temperaturas mais baixas (20º-24ºC), àgua mais dura (KH>6) e àgua mais alcalina (ph-7.0-7.5) que a minha :S.

Acham que existe alguma probabilidade de sucesso a adaptar estas espécies para os meus parametros de àgua?

Uma boa alternativa seria este L046 (Hypancistrus zebra) mas segundo o que tenho lido custa mais que um aquário :P

 

cascudo-zebra.jpg

 

Quanto ao difusor vou comprar um de cerâmica enquanto não compro o filtro externo para pôr o reactor externo.

Quanto ao aquário ainda estou a tentar vendê-lo. Se não o conseguir vender nesta próxima semana fico com ele.

Editado por rottgomes
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.