Protótipo de Setup para Aqua Salgado


tgm

Recommended Posts

Boas noites caros amigos,

 

Tenho a intenção de montar um aquário de água salgada e com tenho muitas "ideias",(ás vezes de mais) vou deixar aqui minha ideia, de modo a poderem ilucidar-me e dar opiniões.

 

Aqua com 1,00Cx0,60Ax40L.

Iluminação HQI 250W 14000K

Termostato 300watt

Recirculadora SUNSUN 12000ltr/hr

Bomba com entrada difusor de ar para utilizar no escumador DIV e circular o filtro com BIO também DIV, aqui precisava de uma ajuda que que equipamento comprar.

 

Tenho a ideia de fazer um fundo falso com espuma poliuretano, cimento branco portland, fragmentos de coral, areia, rocha viva para povoar as zonas porosas do fundo.

Esconder o fundo todo, criar plataformas para coral e dobrar este "revestimento" até meio do fundo e daí para a frente areão de coral ( Não sei se me expliquei bem, vou deixar mais tarde uma virtualização da "coisa".

 

Mora junto ao Mar (Colares) pelo que vou usar água limpinha e natural, as adições de água estava a pensar em água da serra, para não ser da "torneira".

 

Ideia é ter corais de "fácil" manutenção e um par de palhaços, que a minha filha é fã do nemo.

 

scene3

scene2

scene1

 

Editado por tgm

Quero um bocado de mar lá em casa..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, como vou construir isto de origem, o sump se calhar era melhor opção, mas como eu queria fazer a tpas com agua do mar, não queria passar com 4 garrafões de 5litros de 15 em 15 dias. Daí tentar concentrar tudo no tanque. Digam os entendidos do que acham da ideia.

 

Obrigado. ;)

Quero um bocado de mar lá em casa..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou deixar uma pequena alteração no escumador div, penso que assim terá mais eficácia.

 

scene6

scene7

scene8

Quero um bocado de mar lá em casa..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao percebo o que tem a ver os garrafoes com as tpas a serem no tanque ou na sump...

 

Não quero ultrapassar os 200/240 litros, assim 4 garrafões representa cerca de 10% do volume.

Para ter sump acho que não vale apena fazer um pequenino, a ideia dos ump é dar volume e aplicar lá o equipamento.

A minha ideia é um género de "nano" com mais capacidade.

E do resto o que pensas???

Quero um bocado de mar lá em casa..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho k isso nao tem nada a haver s o facto de teres sump . ok mais agua vai te permitir controlar mais facilmente os valores , limpar melhor o aquario . muito mais facil a tpa. e falo isto por experiencia propria.

em termos do resto parece-me bem isto se ficar bem feito a parte de escumaçao. em termos de poliuretano ja nao acho muit boa ideia pois nao sei como reage as bacterias. alem da espuma tambem colocas rocha a serio certo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E não só, a sump serve também para que a porcaria se deposite lá para depois aspirar.

Mas atenção que dessa maneira que pretende também funciona. O único senão que vejo aí é o escumador, que sendo com um difusor não me parece que vá fazer a quantidade certa de bolhas e de tamanho certo. É que se depois não funcionar e quiser comprar um poderá não caber aí.

Iluminação eu tentava mudar para t5, gastam menos e não aquecem tanto. Com HQI pode vir a ter problemas com temperaturas altas no aquário.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e eu não usaria a espuma, não vejo necessidade nem me parece que seja benéfico. Acho que só vai tornar o aquário mais pesado visualmente. Mas isso são gostos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho k isso nao tem nada a haver s o facto de teres sump . ok mais agua vai te permitir controlar mais facilmente os valores , limpar melhor o aquario . muito mais facil a tpa. e falo isto por experiencia propria.

em termos do resto parece-me bem isto se ficar bem feito a parte de escumaçao. em termos de poliuretano ja nao acho muit boa ideia pois nao sei como reage as bacterias. alem da espuma tambem colocas rocha a serio certo ?

 

Já esqueci o fundo, vai ficar mesmo preto.

 

Boas

 

E não só, a sump serve também para que a porcaria se deposite lá para depois aspirar.

Mas atenção que dessa maneira que pretende também funciona. O único senão que vejo aí é o escumador, que sendo com um difusor não me parece que vá fazer a quantidade certa de bolhas e de tamanho certo. É que se depois não funcionar e quiser comprar um poderá não caber aí.

Iluminação eu tentava mudar para t5, gastam menos e não aquecem tanto. Com HQI pode vir a ter problemas com temperaturas altas no aquário.

 

 

Cumprimentos

 

No escumador não vou por um difusor, quero comprar uma cabeça motorizada que faça as duas funções, circulação de água com débito de ar e aqui é que precisava de ajuda de malta entendida.

 

Em relação ás t5 se for para baixar na renda da EDP agradeço, o que sugeres para um tanque com 55cm profundidade, 100cm de comprimento e 40cm de fundo.

Quero um bocado de mar lá em casa..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou a pessoa mais indicada para ajudar nisso, mas acho que para ser um bom diy precisa de uma boa bomba e um bom venturi. Depois precisa de tubos e que gasta nisso tudo compra um escumador e sabe que funciona. No que vai fazer vai estar sempre na incerteza de se funciona correctamente.

 

Com t5 não dá tanto dinheiro a EDP isso é certo.

Isso depende de que corais vai querer meter. Os leds ainda consomem menos mais são mais caros e nisso não posso ajudar pois também não percebo muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que vou manter a minha tentativa até porque já vi uma alternativa de skimmer que cabe lá, mas... vou deixar já hipótese para sump.

Editado por tgm

Quero um bocado de mar lá em casa..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...