Pedra Má


Nutter

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Ora viva,

 

Depois do meu primeiro aquario em que basicamente foi enfiar as coisas para dentro e fui aprendendo algumas coisa

venho agora tentar fazer algo mais agradavel mas tentar nao gastar muito dinheiro.

entao ca vai:

 

Aquário: 100x38x40
Luminária: Calha diy 2x39 t5 7 horas por dia
Filtragem: filtro externo com uv
Aquecimento/Arrefecimento: 75W temp 22g
Outros Equipamentos: Kit CO2 pressuarizado
Hardscape: pedras recolhidas por aí

Substrato: terra do jardim, lavada, foi ao forno. + jbl manado

Fertilização: el
Fauna: tetras pretos, cardinais e rosas.
Flora: parvula, rotala atras da pedra maior, tripartida , ludwigia sp ,Staurogyne

repens, blyxa, Ludwigia glandulosa, Hemianthus micranthemoides

Nota: a montagem ja tem mais ou menos uma semana, aceito ideias, criticas do que esta mal, posicionamentos, de flora.
etc.
Ja agora que plantas acham que ficava bem atras da pedra lateral traseira direita e esquerda??
obrigado.
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Editado por Nutter
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Boas,

 

Antes de mais parabéns pelo aqua.

 

Algumas sugestões:

 

Deve-se esperar pelo menos 3 a 4 semanas para a introdução de peixes por causa do pico de amónia que irá ocurrer e poderá matar a fauna existente.

Quanto às plantas com essa iluminação e substrato fértil não podes optar por plantas muito exigentes, convém agora no inicio optar por plantas de crescimento rápido por causa do crecimento de algas até os parâmetros do aqua estarem estabilizados.

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obrigado jaugusto

 

em relaçao ao ciclo, eu guardei a agua toda da montagem anterior e e o filtro tb.

mas por precauçao estou a fazer tpa`s de 3 em 3 dias.


que plantas sugerem para fundo atras das pedras?

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Boas

 

 

"Plantacao concluida" a sério???

Como assim?

Vão ser essas plantas todas?

Achas que essas Blyxas e meia dúzia de otto's chegam para fazer frente às algas que aí vêm?

 

Não percebo nada de aquascaping, ou de aquascapers, mas já percebi que sem plantas as algas não tardam...

Parece que estás com medo de plantar isso.

Se foi para manter os custos baixos podias ter tentado um Dry-start com essa eleocharis. Com esse substrato fértil em menos de um fósforo tinhas um tapete em modos.

Por falar em tapete, com essa fauna havias de montar um aqua pequenito no chão junto ao móvel, assim quando esses tetras pretos e cardinais saltarem não acertavam no tapete.

Não é assim tão difícil fazer uma tampa em vidro (pousada no topo) para esse aqua, se a dividires em duas ou três partes facilmente acedes ao interior e prevines saltos suicidas.

Pelo preço de dois peixes (de dois ou três € tapavas isso e não tinhas surpresas desagradáveis.

 

Quanto à tua pergunta eu sou suspeito, mas aconselhava-te a valisnéria nana (a única valisnéria com alguma educação) ou, no lado oposto do espectro, a brutal Cryptocoryne crispatula (ou var. balansae).

Eu gosto muito das flores que a minha Echinodorus ´Marble Queen´ manda dos runners, mas o meu aqua pode estar destapado porque só tem apistos e uns imperadores e umas Farlowelas e tal, anyway...

A nana ficava muito bonita pois iria ser 'penteada' pela saída do filtro, a Crypto iria quebrar com as restantes plantas, quer em cor quer em forma da folha, além disso, faria um belo conjunto com o apontamento de pogostemon helferi, que virias a plantar à frente da tripartida (no meio das pedras mais pequenas) e cercada de Staurogyne repens, claro.

 

Evidentemente que depois precisavas de umas coisas mais vermelhas (macandras mini ou sp, Ludwigia pantanal se tiveres coragem para tal, ou umas Najas roraima se as conseguires), para temperar tanto verde, um Atomiser na versão:

Normal - co2-atomizer-diffuser-8-12-mm-hose.jpg ou Pipi - hqdefault.jpg

ou mesmo até INSANE - co21.jpg

 

pois arranjar uma mão cheia de pés de Proserpinaca palustris para tapar esse difusor cerâmico não está fácil.

O termostato seria mais simples, é trocá-lo por um Hydor ETH 300 e já está.

Costumam aparecer no Lidl umas extensões de 10 ou 15 entradas, no caso de quereres trocar essa que tens como background.

 

E basicamente é isto, desabafei, deve ser da mudança do tempo.

Espero ter sido útil.

 

 

 

Abraço

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heheh

 

podes desabafar a vontade.

 

Em relaçao as plantas esquecime de referir que tenho Ludwigia glandulosa atras da pedra junto a saida do filtro Hemianthus micranthemoides atras da outra pedra do outro lado e 2 pezitos de Staurogyne repens. Apenas esta tudo ainda pequenino e nao se ve ainda. Digamos que estou ansioso para ver as coisas grandes.

 

Em relaçao a tampa ja pensei nisso varias vezes, nao por os peixes saltarem pois estes nao gostam de paraquedismo lol mas por conservar melhor

as temperaturas da agua e nao esforçar tanto o aquecedor da agua. mas ainda nao levei nada a avante.

 

esse peça e o tais Reatores? liga no filtro?

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Qualquer reactor externo requer um filtro com bom caudal pois vais perder potencia no outflow. Não vejo necessidade disso num aquario com as dimensões do teu. Garante apenas que tens uma boa circulação de agua e co2 por todo o aquário. Devido as poucas plantas, faz mais tpas a miudo para não teres excesso de nutrientes, que nem faço ideia dos valores que poderas ter com essa terra que usaste. O ideal era medires pelo menos o no3 e po4. De resto apenas teria dado um pouco mais de altura ao substrato no fundo do aquario para dar mais sensação de profundidade. Assim parece um pouco plano de mais, mas pode ser também do angulo que usaste na foto.

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engracado pois eu tb nao faco ideia dos valores que tenho lol. aqui e tudo a olhometro.

circulacao eu tenho. pois tenho uma bomba de circulacao a auxiliar o fitro para fazer com que o co2 movimente bem.

em relacao a inclinacao do substrato tb acho que devia ter mais um pouco de inclinacao e ate sobrou um bocado de manado. mas agora e arriscado agora colocar mais.

obrigado pelas dicas. vou actualizando

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Boas

 

 

esses atomizadores e termostatos externos é tudo muito bonito mas deve ser um balurdio :P

Pois, um dia fui comer uma pizza, já não sei bem onde, mas uma coisa sei, isso sim foi um balúrdio.

Tinha-a feito em casa, ficava melhor, lambuzava-me, sabia-me melhor e gastava mais ou menos o mesmo que um atomizer.

 

O preço deles anda na casa dos 18 a 20 €, o de vidro é mais caro, mas fazia pendant ou pandant ou lá como se escreve, com esses lilly pipes e era menos uma cena 'artificial' dentro do aqua.

 

Não nego que tens razão Manuel Resende, mas o que aconselhei são atomizadores e não reactores, a perda de caudal deve ser imensurável.

Principalmente o da Up Aqua, aquilo é uma pedra extremamente porosa, com uma secção interior por onde a água passa e o CO2 é 'atomizado'.

Não tens virtualmente perda de caudal.

Aconselhei-o (e ao Hydor ETH 300) porque tento manter a quinquilharia do lado de fora dos meus aquas.

 

 

 

Abraço

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  • 1 mês depois...

Boas Nutter,

 

Esquece os W/L não podemos fazer essa analogia com lâmpadas T5 tens luz que sobra para manteres qualquer planta prova disso é o mar de algas que ai tens ...

 

Se queres resolver isso 1º de tudo calma ...

 

Depois por passos:

 

1º sobe a calha salvo erro tens duas t5 de 39w eu não as colocaria a menos de 40 cm do topo do aqua

2º reduz para 6h de luz

3º concentra-te no co2 põe a ligar 2 horas antes da luz arrancar e a desligar de 1 a 2 horas antes da luz desligar

convinha arranjares um drop-checker, mas tens fauna vai aumentando um pouco todos os dias se notares sinal de stress (peixes a superficie, ofegantes) nos peixes reduz para a dosagem do dia anterior ao ultimo aumento.

4º tens de fertilizar como deve ser desde o 1º dia ...

5º acho que nesta fase tinhas a ganhar em fazer TPA's todos os dias de pelo menos 30-50% no minimo dia sim dia não durante uma semana ...

6º podes tentar aspirar com um tubo de ar algumas algas

 

Se seguires estes passos rapidamente vai ao sitio

 

Quanto ao layout concordo com o Manuel um declive daria mais profundidade a montagem ...

 

Gosto da escolha das plantas e gosto do arranjo que fizes-te com as pedras, com um bom declive a tender para o canto posterior tinha muito a ganhar ...

 

Acima de tudo agora foca-te na saúde das plantas ...

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

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Esquece os W/L não podemos fazer essa analogia com lâmpadas T5 tens luz que sobra para manteres qualquer planta prova disso é o mar de algas que ai tens ...

 

1º sobe a calha salvo erro tens duas t5 de 39w eu não as colocaria a menos de 40 cm do topo do aqua

Certissimo. Actualmente não faz sentido falar em w/l. Temos fontes luminosas com a mesma potência e valores de lumens e lux completamente diferentes!

É claro que uma t5HO de 39w nunca poderá ser igual a uma incandecente de 39W no entanto os watt são iguais.

 

Tens aqui:

http://www.fishlore.com/fishforum/content/attachments/86140d1313240780-lightintensitytable.jpg.html

 

Se as puseres a 25-30 cm do topo da agua deverás fica com uma intensidade média.

 

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Agora nao tenho 2 de 39w pois uma partiu. Tenho uma 21w 6500k a substituir. 60w ao todo.

No inicio nao nao tinha testes e nao estava a fertelizar bem , e entao fiquei com bastante green spoot e pequenas filamentosas verdes. Tou a tentar resolver agora agora com fertelizacao adequada e introduzi caracois que estao a ajudzr a limpar.

Por isto tudo penso que ajudou as plantas nao desenvolver bem. Vamos a ver agora dpx da poda.

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Se as puseres a 25-30 cm do topo da agua deverás fica com uma intensidade média.

 

Boas Nelson,

 

A meu ver acho que seja muita luz a mesma, existem outros factores que o Nutter tem de afinar ...

 

Com uma luz mais controlada será mais fácil gerir o Co2 é evidente o crescimento das plantas não vai ser tão rápido, mas acredito que estagne o crescimento das algas ...

 

Quando conseguir eliminar as algas logo pensa em aumentar o tempo de luz ou diminuir a distancia da luz em relação ao substrato.

 

Nutter

 

Esquece os watt's concentra-te na saúde das plantas :mrgreen:

 

Eu não podava as plantas para já, vais reduzir a massa vegetal enfraquecer uns dias as plantas logo mais espaço para as algas ...

 

Tenta arranjar umas Caridinas Multidentadas 4 ou 5 não dês alimentação os peixes aguentam bem uns dias sem comer ...

 

Vai com calma

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

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Ja tive 5 c. idinas. Morreu me a ultima ontem. A amonia a 0. Por causa das algas fui aumentando co2. Coincidencia ou nao uma ou duas ficavam a nadar tortas meias paralisadas....nao sei se foi por causa variacoes ph devido ao aumento de co2.

Como ves nao tenho dropcheker. Penso que tou a injetar co2 mais que suficiente pois nem consigo contar as bolhas no contador.

Vou reduzir fotoperiodo como recomendas pois em altura nao da. com os caracois ja reduziram bastante as algas.

Obrigado

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As oscilações de pH provocadas pelo CO2 não afectam a fauna Nutter, mas sim a falta de oxigénio que podes ter causado com Co2 a mais ...

 

Com a luz assim tão perto vai ser difícil dar a volta podes sempre desligar a lâmpada de 21w já é uma ajuda acredita...

 

Acredito que facilmente e com um pouco de paciência arranjas maneira de subir a calha, mesmo que não fique esteticamente bonito acredita que é o caminho a seguir para te veres livre do alguedo .

 

As caridinas normalmente a cima de 50ppm de Co2 sofrem um pouco :sad2: mas também não precisas de mais de 30-35ppm e com menos luz menos essa necessidade diminui logo vai ser tudo mais fácil de gerir...

 

Tenta arranjar um drop checker básico e com uma solução já calibrada , por exemplo o da JBL é importante ...

 

Não faças mudanças bruscas no Co2 isso é meio caminho para descambar por completo ...

 

Pelo que vejo nas fotos as algas que tens são relativamente fáceis de eliminar se seguires os passos que te disse mais em cima ...

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

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Reduzi fotoperiodo para 7 horas diarias e troquei a lampada de 39w para outra de 21w que tinha suplente.

Tenho agora apenas 2 t5 de 21w cada. Mantive a mesma quantidade de co2 que tinha.

A fertelizacao diaria continuo com o que tinha que é :

1.5 ppm po4

5 ppm de k

Cerca de 7 de nitratos

E fertelizo tb con micronutrientes.

 

Vamos a ver se as algas verdes se vao agora.

 

Em relacao ao que disseste Nuno M. tinhas razao.

Vi algures uma tabela em que dizia que lampadas 39w ho para altura de 35cm coluna de agua que era demasiada intensidade.

Editado por Nutter
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Nutter,

 

7h de luz é muito para um aquário desequilibrado ... Tens tempo para aumentar o tempo de luz deixa isso estabilizar primeiro ...

 

Agora TPA´s pelo menos dia sim dia não e fertilizar ...

 

Quanto a fertilização é o que das diariamente ? ou semanalmente

 

Para mim parece-me bastante desequilibrado a meu ver devia ser algo mais assim para um regime de EI diário ...

 

NO3 - 3.2ppm dia - 22.4ppm semanais

PO4 - 0.6ppm dia - 4.2ppm semanais

K - 3.2ppm dia - 22.4ppm semanais

FE - 0.2ppm dia - 1.4ppm semanais

 

Disse-te que estas a fertilizar por EI já agora com que produtos ?

Cumprimentos, Nuno Matos

 

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Revê as doses e tenta fazer algo como te indiquei em cima

 

Usa uma calculadora online por exemplo http://rota.la/

 

Abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

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Isso para mim também é mais para o lado da fertilização incorrecta (aponto para as macros em especial) no equilíbrio Luz,Co2 e nutrientes.

Mas é como o Nuno M. disse, tem calma que tudo se resolve, e também tens que ter paciência pois as medidas indicadas(redução de luz, acerto de nutrientes, aumento do co2) demoram o seu tempo a surtir efeitos.

Vai actualizando, abraço.

Editado por Manuel Resende
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Pois.

Penso que o que causou isto foi no inicio da montagem ter poucas plantas. Entao fertelizei pouquissimo e sem testes nao sabia bem a quanto andava. De dois em dois dias tinha os vidros cheios de green spoot e pedras tb. Agora ja nao acontece isso. Tou a fertelizar em excesso e tenho pouca luz e 6 horas de fotoperiodo.

A tripartida e sempre a crescer...ja luwigia sp e glandulosa ja perderam muito vermelho.

Esta semana meto fotos

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  • 2 semanas depois...

Poucas plantas e muita luz é a ideia com que fico ao ver rapidamente este tópico...

Se a memória não me falha, os Green spot aparecem por falta de fosfatos...

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