Musgo Castanho


Recommended Posts

Ola a todos, sou novo por aqui, tenho um aquário de 120l a 2 meses, mas agora nesta ultima semana estou com um problema que não sei o que fazer, estou a ter no aquário um musgo castanho, não sei o que se passa ou o que estou a fazer mal...

 

Faço TPA´s todas as semanas de 20% a 30%

O filtro e que só limpei duas vezes a ultima vez foi a dois dias (se calhar o meu erro está ai).

 

Química da agua

 

NO3 20 mg/l

NO2 0 mg/l

ph 7

KH 120 mg/l

GH 120 mg/l

 

Peixes

 

6 guppys (4 fêmeas + 2 Machos) mais uns novos habitantes

4 Coridoras

1 Plecos

1 Tubarão bala

 

Támbem tenho uma pedra que não sei a origem, com comprei o aquario e segunda mão

Tenho uma lampada de 1 x 18w l=589 (esta ligada +ou- 12 a 14 horas ligado)

Filtro BioBox2

termostato 150w

o areão tambem não sei qual é a origem

tenho só plantas artificiais

e o aqua não fica perto da janela

 

Gostaria de saber o que fazer

tenho aqui um vídeo para mostrar melhor o que estou a dizer

 

 

e desculpem o testamento

Gostava de saber o que fazer

 

Bruno Piorro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas como tens os niveis de fosfato.

 

A mim parece me algas, pois elas aparecem se tiverem nutrientes e muita luz.

 

Sugiro que diminuas as horas de luz do aqua para 5 a 7 horas , diminui a comida que das, fazer tpa s de 10 a 20% em dois em dois dias.

 

Em relação aos guppys mete mais duas femeas poque acabam por ficar nervosas pois os machos são muito namoradeiros, eu por esperiencia propria tambem tinha 4 femeas e 2 machos e as femeas acabaram por morrer divido aos machos nao as lagarem e com mais 2 femeas as atenções são mais divididas.

 

Vai dizendo como correu e espera por mais opiniões.

Editado por Jorge Carromeu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas por o norma o pleco da uma "limpeza" a isso dependendo da especie. Mas faz o que o.Sr. Jorge diz que em principio isso desaparece. Atençao as plantas de plastico que ao longo do tempo dentro.do.aqua vai largando quimicos, nao é muito aconselhavel.

Abraço

Sent from my GT-S5839i using Tapatalk 2

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS...

 

Não sei o valor do fosfato, não não tenho o teste...

Tive de fazer uma limpeza ao meu aqua, limpei o filtro e fiz uma tpa de 30% e agora está limpinho, (mas de dois em dois dias vou fazer mais tpa's de 10 a 20%), retirei a pedra, que estava muito suja e tambem como não sei a origem da pedra a retirei, tinha medo que me fizesse subir o ph, agora parece que o meu aqua está um pouco mais pobre.

 

Pois acho que o meu pleco é um pouco malandro para trabalhar, está sempre escondido e poucas vezes o vejo agarrado ao vidro, nem a pedra ele agarrava, já compei mais 3 guppys fêmeas, já que uma morreu...

 

estou a pensar em por plantas verdadeiras no meu aqua, plantas de manutenção fácil (musgo de java, anubias, mas não sei se existe mais), eu não tenho um substrato fértil, mas ja ouvi dizer que não e preciso, mas cria uns conselhos aqui da malta, e como fazer, eu de plantas sei muito pouco ainda...

 

agradeço a ajuda e que me deem nas minhas orelhas se eu estiver a fazer alguma coisa mal :tongue::rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Havendo superfícies rugosas dentro de um aquário (artificiais ou não), serão sempre estes os pontos preferenciais para o desenvolvimento de algas. Por mais que se limpe, voltarão a aparecer com o tempo, mesmo que os parâmetros da água estejam dentro do recomendado.

Não me parece que, neste caso, seja por via de tpa's que se resolva o problema.

No meu ponto de vista, uns otocinclus seriam bastante mais eficazes para controlar as algas do que um pleco, uma vez que são bastante pequenos, e chegam a zonas completamente inacessíveis para um peixe com as dimensões deste. Para além de que são bastante mais "trabalhadores", e possuem um mecanismo próprio para a raspagem de algas na sua boca (que de momento não me recordo do nome... :) ). Alimentam-se preferencialmente destas algas castanhas.

Para além disso, para um aquário sem quaisquer plantas, penso que não haverá necessidade de ter a iluminação ligada durante tantas horas (mesmo que sejam apenas 18w).

 

Passando à questão do gosto pessoal, penso que um ambiente mais natural, seria mais harmonioso, e até as possíveis algas que aparecessem, não iam destoar tanto.

Para além do musgo (não precisa de ser só o de java, há muitas variedades) e das anúbias (também há diversas), podes utilizar elódeas (crescem muito rápido, e são muito pouco exigentes), foxtail, feto de java, etc... Algumas destas até é mais aconselhável fixarem-se a troncos, de modo a que os rizomas não fiquem enterrados (fetos, anúbias...). Nos classificados encontras muita coisa a bons preços, e até packs de plantas de fácil manutenção. Se fores do Porto, até te ofereço uns pés de elódea, que rapidamente se multiplicam.

Um areão mais natural, e uns calhausitos, apanhados por aí (desde que bem lavados, e que não mexam com os parâmetros), também iam dar outra vida. Com pouca despesa, faz-se a festa! :thumbup3:

Esse fundo preto, fica sempre bem em contraste com as plantas e um areão mais claro.

 

Espero ter ajudado!

 

Cumprimentos

Editado por JHGR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.