Questões de principiante (custos, tempo a dedicar ao aquário, etc)


PMF

Recommended Posts

Viva!

Antes de mais gostava de me apresentar. O meu nome é Pedro, sou do Porto e tenho sempre algum tempo livre, pelo que acredito que me poderia dedicar à aquariofilia. Seria algo para manter a longo prazo e não apenas um "divertimento" passageiro. Já tive vários aquários, sempre com 1 ou 2 peixes, mas que nunca me levaram a grandes despesas nem a cuidados por aí além (refiro-me à medição do pH, cuidados com os níveis de azoto, etc). Aliás, só recentemente é que descobri que ter um aquário acarreta preocupações significativamente maiores do que as que tinha, uma vez que nas lojas onde comprava os animais e os aquários nunca me disseram nada de especial.

Tive vários bettas (nunca juntos) e outras espécies cujo nome desconheço (o tradicional peixe laranja e um preto com os olhos para fora tipo camaleão). Julgo que apesar da ignorância consegui tratar bem deles e no que toca aos bettas tiveram o tempo de vida expectável. Quantos aos outros não sei, porque como já referi desconheço a espécie e portanto não consigo obter informações mais detalhadas sobre os mesmos, mas o tratamento e carinho que receberam foi o mesmo.

Contudo, comecei a ganhar um certo interesse por aquários maiores, com várias espécies de peixes e plantas a coabitar nele. Os que tive (e actualmente ainda tenho um betta) foram sempre muito simples: 5L, areia no fundo e umas conchas.

Como é natural já me informei de alguns aspectos que me pareceram importantes, mas continuo com algumas dúvidas que me parecem relevantes.

 

Pelo que vi o ideal seria começar por um aquário de 60L. Que custos iniciais é que poderei ter (aquário, plantas, filtros, termostato, peixes, etc)? Eu vi numa loja dum shopping um kit de aquário de 60L+filtro+outra coisa que não me lembro o que era que ficava por 90. É muito/pouco? Tem qualidade ou será fraco? Quanto aos custos de manutenção já li aqui no fórum que não são nada de exorbitante. Para estas dimensões julgo que não ultrapassariam os 20/mês certo?

Gostava também de saber se seria aconselhável a um principiante ter um aquário com várias plantas. Algo semelhante a um verdadeiro habitat submarino. Já vi na internet aquários absolutamente fantásticos (incluindo os de menores dimensões)!

 

Gostava também de saber que peixes seriam adequados. Pelo que percebi não os posso pôr todos duma vez no aquário. Isso tem de ser feito gradualmente certo? Eu gosto de peixes coloridos. Se calhar isto é algo que todos dizem, mas gosto bastante dos peixes palhaço. No entanto já vi que são de água salgada e pareceu-me algo complicado de manter para quem não tem experiência. Também gosto daqueles peixes mais pequenos que andam sempre juntos, por exemplo. Gostava também de ter um tubarão, vamos infelizmente fiquei com a sensação que crescem bastante para um aquário de 60L. Estou correcto ou há alguma espécie que se dê bem num espaço relativamente reduzido? Para terminar esta "secção" gostava ainda de saber se poderia ter uma carpa. Já vi opiniões diferentes quanto a estas: uns dizem que crescem muito e que precisam de muito espaço, outros dizem que só crescem consoante o espaço que têm. Esta última confirma-se? E até que ponto é que não seria incómodo para o próprio peixe? Eu não gostava de ter 1,90m e viver num espaço acanhado.. Imagino que o mesmo pensamento se deva aplicar aos peixes.

Penso que também é importante perguntar o seguinte: será melhor apostar em peixes de água fria ou quente? Quais são os mais bonitos, resistentes, fáceis de cuidar..?

 

Por fim (finalmente haha) gostava que me deixassem algum feedback quanto aos locais mais apropriados para colocar o aquário. Não sei se isto é relevante ou não.. Estava a pensar pô-lo num canto à beira duma janela. É aconselhável? A luz não incide nem em demasia, nem o contrário. Digamos que está no meio termo. ;)

 

 

Peço desde já desculpa por me ter alongado tanto, mas a verdade é que não me queria aventurar numa coisa destas sem estar perfeitamente ciente das implicações! Gosto bastante de animais e a última coisa que quero é montar tudo e passado algum tempo chegar à conclusão que não tenho condições nem capacidade de tratar deles.

 

Desde já agradeço a ajuda de todos e espero poder começar a partilhar com vocês o meu aquário dentro de pouco tempo. Hehe

 

Um abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, relativamente a esse kit que viste, diz-nos as especificações do material que o kit trás. É a única forma de tentarmos ajudar na possível qualidade desse material.

Podes optar por peixes de água quente ou fria, é uma questão de gosto pessoal, dá uma vista de olhos pelos peixes que existem , eu pessoalmente não conheço muito os de água fria, não te posso ajudar nisso... Em água quente existe uma variedade enorme de peixes que podes colocar num aqua de 60L , desde cardumes e peixes mais "singulares", dá uma vista de olhos.
É um hobbie com muitos gastos iniciais, mas também é muito viciante, ou se desiste logo disto ou nunca mais de sai :tongue:

 

Relativamente ao local para colocares o aquário, o facto do colocares junto à janela, não consegues ter um controlo pleno da quantidade e do tempo de luz que te entra no aquário, o que pode provocar algas por excesso de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais agradeço a resposta! Já deu para ficar com umas noções do que posso fazer! ^^

Em princípio vou amanhã à loja anotar as especificações, mas julgo que seria algo deste género:

 

http://www.tiendanimal.pt/aquario-marina-style-p-6080.html

http://www.tiendanimal.pt/aquario-poseidon-riviera-p-6230.html

 

Já agora aproveito para perguntar, qual é a diferença entre estes dois?

 

Também existe este que é capaz de compensar a diferença de preço não?

 

http://www.tiendanimal.pt/aquario-poseidon-riviera-p-6231.html

 

 

Além dos gastos com estes kits que aqui mostrei que outros é que poderei ter? Imagino que seja com o substrato, areia e plantas certo? E alguma decoração.. Isso pode atingir que valores?

 

Vou ver melhor os peixes de água quente a ver se me decido quanto a isso! :D

 

Quanto ao local do aquário acho que encontrei um sítio melhor. Fica mesmo no meio da sala, portanto acaba por estar apenas exposto à luz ambiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por norma uma aquário de água fria fica sempre mais barato que um de água quente, não necessitas de termostato, grande luz uma vez que não vais poder ter grades plantas etc...

 

Nunca gostei desses kit's de aquários, normalmente só se aproveita o vidro, tudo o resto é muito fraco.

 

Acho que primeiros deves decidir se água fria ou quente, depois decidir que qual o tamanho que queres para o aquário, quanto mais pequeno mais limitado ficas em relação à fauna.

 

Posto isto (depois de escolher o tamanho dos vidros) farias ai uma lista do restante material (filtro, luz, termo. etc) e o pessoal ajudava se era bom ou não. no final o preço deve rondar o mesmo do do kit mas ficas com material (equipamento) muito melhor e para a vida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm então nesse caso o kit fica fora da equação. Em princípio vou pelos de água quente porque pelo que estou a ver tem maior variedade de fauna e flora.. A dimensão acho que vai ser mesmo algo do género 60x30x30.

Obrigado pela ajuda! Assim que tiver uma lista digo qualquer coisa. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos classificados do fórum também encontras muitas opções, tem ai uma com melhor equipamento que os kits e ao mesmo preço. Embora se calhar ainda podes negociar as coisas.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226527

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu montei um aqua de 60l há 2 meses e posso te dizer que apesar de não ter comprado o aqua, foi uma oferta, já gastei cerca de 170eur.

Nestas contas entra o móvel, peixes, decoração e alimentação.
Não comprei nada muito xpto, mas os peixes, parte da comida e ferts foi numa loja onde a qualidade se paga, claro. Se calhar, podia ter comprado algumas coisas mais baratas, ou não. Se quiseres contas mais detalhadas até te posso enviar por MP.

Quanto ao aumento do custo, tenho 2 aquas, um de 15l e o de 60l, não notei grande aumento na electricidade nem na água.

 

Tempo para manutenção do aqua, depende de muitas coisas, mas conta com 1h/2h por semana

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PMF... Devo começar por dizer que ao ler o post inicial até comecei a pensar que era para os "apanhados", ainda bem que o forum anda mais soft, se não ainda levavas na cabeça.. LOL, mas as dúvidas parecem-me pertinentes.

 

Não concordo com algumas coisas que aqui foram ditas, para mim um aqua de água fria fica sempre mais caro que os de aquecidos, porquê? Porque os peixes de água fria mais conhecidos, Orandas, telescópios (estes iguais aos que mencionaste que já possuíste)etc, são peixes que crescem muito, que precisam de aquários com muitos litros e com muita filtragem. Depois são peixes que o tempo normal de vida ronda os 20 anos. Claro se quiseres uns neons chineses, ou um betta a história é outra, mas ficas muito limitado relativamente à fauna. Depois ainda existe o ponto em que apesar de serem de água fria, não devem ficar em água abaixo de uma determinada temperatura, ou seja ou tens o aquário num espaço da casa com temperatura a rondar os 18 graus ou tens que equipar o aquário com um termostato, e depois no verão tens o problema inverso. Eas carpas são para os lagos ou para aquários enormes. :sorry:

 

Pela fauna que disseste gostar (mas que "não podes" manter em aquários com as características que referiste) adivinho que gostas mais de espécies tropicais, pelo que deves ir para um aquário de vulgarmente chamado de água quente. Se poderes aconselho-te a comprares no mínimo o de 80cm +/- 90 litros, que já dá para "brincar" um pouco, e ter mais peixes, isto claro se os euros deixarem.

 

De resto é seguir os conselhos já dados, sobre a compra de material. No shopping não aconselho muito, e comprar usado com vem já saber o que pretendes, e comprar a pessoal de confiança, não vás comprar "gato por lebre". Lojas no porto posso aconselhar a Aquaporto, ou a loja O Escalar na rua formosa (foi onde comprei o meu aquatlatis de 80 cm), ou a Mania dos peixes em Ermesinde, que desde que conheci passei a fazer todas as minhas compras, e até hoje acredito que tenham os preços mais competitivos aqui do norte.

 

Pesquisa peixes como neos, cardinais, coridoras, otocinclus affinis, nariz de bêbados, rasboras, guppies, platys, mollys, etc que são indicados para aquario para os tamanhos sugeridos.

Plantas de facil manutenção tens fetos de java, musgo de java, valisnerias ,anubias, sagittaria subulata, Cryptocoryne, limnophila sessiflora etc

 

Informa-te sobre o ciclo de azoto e as suas bactérias

 

De resto boa sorte, muita pesquisa, não compres compulsivamente, e já sabes o gasto inicial pode ser pesado mas é um hobbie viciante e gratificante, e que se não entrares em grandes loucuras que depois tem um custo de manutenção baixo.

 

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já estas a pensar no tempo que vais dedicar, é melhor esqueceres a ideia de ser aquariofilista:)

 

 

Acho que não, só mostra que está a ser responsável na sua decisão. Foi uma das coisas que também tive que ter em conta.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ThunderDrum, esse valor era o que eu imaginava que ia gastar já com o aquário incluído. De qualquer das maneiras, o móvel é capaz de ter algum peso nas tuas contas e essa é uma despesa que não será necessária no meu caso.

Quanto ao custo de manutenção era realmente essa a ideia com que fiquei depois de ler alguns posts aqui do fórum.

No que diz respeito ao tempo, e segundo a previsão que me dás, não vou ter qualquer tipo de problema.

Ivopinto, o motivo pelo qual perguntei quanto tempo teria de dedicar ao aquário foi precisamente para saber se tinha condições ou não. Se me dissessem que tinha de perder 3h por dia com o aquário desistia já da ideia! ;) Acho que é uma preocupação com fundamento. Não significa que não dê atenção diariamente aos peixes.


Aqualtis, porque motivo disseste que podia ter levado na cabeça? lol Fiz alguma asneira com os peixes que tive? :unsure:

Entretanto fiz mais umas pesquisas e adivinhaste bem! hehe Realmente acho que se seguir em frente vou apostar num aquário de água quente.

Quanto ao tamanho do aquário, esses 30L de diferença têm um impacto grande na quantidade de peixes adicional que poderei ter? E não será dar um passo maior que a perna? Eu pergunto isto porque a generalidade das opiniões que li apontavam para um aquário de 60L para os principiantes. Não quero com isto dizer que estás errado! Só estou a tentar perceber as vantagens e desvantagens desses tamanhos.

Curiosamente estava a pensar passar pela Aquaporto este sábado para me informar melhor em relação a preços e espécies disponíveis. As outras duas desconhecia, mas vou tentar dar lá um salto.

No que diz respeito aos peixes que sugeriste, alguns deles já conhecia e eram os que tencionava comprar. Neons, Guppies, Platys.. lol


Mais uma vez agradeço a todos a ajuda que me estão a dar! Nesta fase é importante saber bem o que comprar e que implicações é que este hobbie tem para mais tarde não me arrepender.

Editado por PMF
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo

Em regra geral, sendo principiante ou não, quanto maior o aquário, mais fácil se torna. O preferível seria mesmo o de 90L, falo por experiência própria, sou novato nestas coisas. Comecei com um aquário de 10L, mudei para 30L e percebi que nenhum dos 2 seria o ideal para o que quero. Fui aos classificados e comprei um de 80©x36(l)x30(h) e não podia estar mais feliz. Eu gastei sensivelmente uns 150 euros no total, (aquario, peixes (8 fantasmas negros, 4 corydoras, 1 pleco, 2 ancistrus, 1 kuhli, 1 betta, 2 helenas) fauna (1 anubia nana, 2 fetos de java), termostato (150w) filtro e calha de luz+lâmpada). É um hobby fantástico e extremamente relaxante. Não te irás arrepender.
Quanto a fauna e flora, tal como já foi dito, os peixes de menor dimensão e ligeiramente mais resistentes são o caminho a seguir.
Dito isto tens que ter em conta que existem passos que não podes contornar como os de controlo dos parâmetros da água, ciclo do azoto, ambientação, adaptação, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, valores em eur p teres uma ideia. Se calhar como tive o aqua de oferta, acabei por gastar mais noutras coisas que não gastaria se tivesse q comprar o aqua. Também não estou a contar com o que tambem me foi oferecido e vendi pq não precisava ou não servia.

 

Movel - 30

Areao escuro e rochas - 20

Plantas - 15

Peixes - 35

Tronco - 10

Termostato - 15

Ferts - 8

Alimentação - 12

 

Faltam algumas despesas mais pequenas que não consigo contabilizar assim de cabeça.

 

Ainda penso em mais peixes e mudar a iluminação.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fui à Aquoporto e o sr. que lá estava mostrou-me um aquário de 60L que já trazia filtro (interno), luz e termostato e ficava por 90€. No entanto a luz não me pareceu mt forte=x Era muito pequena (parecia daquelas dos candeeiros da mesa de cabeceira lol)

Será que vale a pena? O sr. também me falou nuns filtros externos mas custavam mais de 100€, o que já ultrapassava o valor do kit que ele me mostrou. Ele disse que aquele equipamento era mais que suficiente e que a luz também dava para ter plantas, mas a verdade é que só ficava por cima do centro do aquário.

O sr. foi bastante simpático e disse-me que para começar era um bom aquário. Até nem era muito caro. Depois à parte tinha de comprar o areão, o químico para tirar o cloro da água, os testes de pH e o termómetro.

 

Acham que siga em frente?

 

Mais uma vez obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por exemplo já vi aqui no fórum e em sites de vendas pessoal a vender aquas de 60L em muito bom estado a 20€ , mais um filtro interno que te custaria uns 20€ (Jet flo 75 da Elite custa esse preço) , mais 20€ por um termostato (novo) gastas 60€ e tens as mesmas coisas que esse kit, por isso para mim não compensa minimamente .
A luz, segundo explicas, é má, filtro interno também não é grande coisa... portanto.. pensa bem :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Aqualtis, porque motivo disseste que podia ter levado na cabeça? lol Fiz alguma asneira com os peixes que tive? :unsure:

 

 

Como referi os peixes de agua fria precisão de muitos litros de água, mas nem era por aí, por isso esquece esta questão....

 

é evidente que o 60x30x30 cm, 54 litros já dá para umas coisas é óbvio que não te podes esticar muito na fauna, principalmente se fores para peixes ovovivíparo como os guppies, platys etc, que se reproduzem com fartura (se quiseres mesmo, eu posso ver se te ofereço alguns), o de 80x30x40 cm 90l, já vai dar para mais uns peixes e altura de 40 cm fica melhor. Uma medida que aprecio bastante e tenho pena de não ter mandado fazer é a de 80x40x50 mais ou menos 150l, estas medidas são boas já dá para pensar em escalares e ainda tens um movel do IKEA por 20 euros com as medidas do aquário.

 

A aquaporto tem o seu dono que é uma pessoa muito simpatica e com grandes conhecimentos do hobbie, mas penso que o forte dele é mesmo as espécies de peixes que ele tem. Os melhores preços para mim é na mania dos peixes......

 

Tudo depende do que queres mas existem algumas ideias com que podes ficar, a luz que vem nos kits costuma ser a suficiente para plantas de baixa manutenção (quanto mais luz mais difícil é controlar as algas), os filtros internos ou as biobox costumam ser fracas e com espaço para poucas matérias filtrantes o que limita também a quantidade de peixes a ter (quanto mais espaço para matérias filtrantes e ceramicas no filtro melhor, pois a filtragem biologica faz-se com mais eficácia).

 

Não te posso dizer se o preço é bom ou não mas dou-te alguns exemplos do conheço pessoalmente e com material novo.

 

aquario aquatlatis 80x 40 x 30 = 96 litros como mini biobox 2, com bomba de 300 e qualquer coisa litros hora e termostato de 100 w, mais movel básico da mesma marca 170 euros.

passado 4 meses tirei a biobox (agora esta num aquário de 60 cm) e comprei um filtro externo eheim 2215 que faz 600 e tal litros hora

 

20 quilos de areia se silica propria para aquariofilia 12 euros (e sim podes ter plantas com esta areia)

 

plantas depende, mas anubia e fetos 4 euros cada pote e aqui no forum podes fazer alguns bons negócios.

 

Aquela opção do aquario 80 x 40 x50;

aquario em vidro de 8mm = 80 euros

filtro jbl 901 greenline = 90 euros

termostato = dos 15 ao 30 euros

Luz depende mas conta para ai com 40 a 60 euros, se fizeres tu próprio pode ficar mais barato

 

o meu de 60cm já foi comprado para aí há uns 8 anos foi no jumbo e custou 50 euros com lampada de 15w ? e filtro interno de 1000l\h LOL, também só a coisa de dois anos é que tem peixes, antes tinha uma tartaruga.

 

Como já referi é muito difícil dizer o que fazeres depende de muitas coisas e €€€ e os tempos não estão propriamente fáceis, se achares que é um hobbie para muitos anos não olhes para trás e investe já numa coisa melhor, se fosse hoje e se fosse melhor aconselhado era o que tinha feito, e ainda hoje foi a casa de um colega que começou ao mesmo tempo que eu e com aquario igual ou meu que hoje é a sump do aquario de 350 litros dele.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Não te posso dizer se o preço é bom ou não mas dou-te alguns exemplos do conheço pessoalmente e com material novo.

 

aquario aquatlatis 80x 40 x 30 = 96 litros como mini biobox 2, com bomba de 300 e qualquer coisa litros hora e termostato de 100 w, mais movel básico da mesma marca 170 euros.

passado 4 meses tirei a biobox (agora esta num aquário de 60 cm) e comprei um filtro externo eheim 2215 que faz 600 e tal litros hora

 

 

 

Essa opção parece-me interessante. Onde é que posso comprar um aquário desses? Eu pesquisei no Google e vi que a Aquatlantis tem uma loja (ou fábrica, não percebi bem) em Lordelo. Não é muito perto de minha casa, mas posso lá ir.

Quanto à mini biobox, eu fiz uma pesquisa e vi que se calhar era melhor um filtro externo. Aliás, até tu fizeste essa troca. No entanto, esse filtro é bastante caro, quase tanto como o aquário todo. lol Compensaria deixar a biobox durante uns tempos e mais tarde comprar o eheim? Pelo que percebi a biobox vem juntamente com o aquário não é? E já agora, só mais uma pergunta. A manutenção duma biobox passa por quê? Tem custos elevados?

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda! Se não fosse este fórum acho que me espalhava ao comprido na compra do aquário! x)

 

 

P.S.: http://www.republicadosanimais.com/aquarios/259-aquario-kit-aquadream-60-5607329011370.html

É este o aquário que dizes?

Editado por PMF
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Essa opção parece-me interessante. Onde é que posso comprar um aquário desses? Eu pesquisei no Google e vi que a Aquatlantis tem uma loja (ou fábrica, não percebi bem) em Lordelo. Não é muito perto de minha casa, mas posso lá ir.

Quanto à mini biobox, eu fiz uma pesquisa e vi que se calhar era melhor um filtro externo. Aliás, até tu fizeste essa troca. No entanto, esse filtro é bastante caro, quase tanto como o aquário todo. lol Compensaria deixar a biobox durante uns tempos e mais tarde comprar o eheim? Pelo que percebi a biobox vem juntamente com o aquário não é? E já agora, só mais uma pergunta. A manutenção duma biobox passa por quê? Tem custos elevados?

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda! Se não fosse este fórum acho que me espalhava ao comprido na compra do aquário! x)

 

 

P.S.: http://www.republicadosanimais.com/aquarios/259-aquario-kit-aquadream-60-5607329011370.html

É este o aquário que dizes?

 

Esse aquário aquadream é a versão mais recente do meu, o equipamento (luz, biobox e termostato) é igual ao meu, só a bomba de água é que faz mais l\hora o que é melhor. Eu gosto tem bom aspeto, O preço em si penso que pode estar caro, tenta ir a loja escalar na rua formosa, quase no fim da rua (a subir). também acho que já vi isso na loja mania dos peixes. Como já referi em cima a biobox tem pouco espaço para materias filtrantes, o que limita a filtragem. Eu mal pude comprei o filtro externo, mas para começar dá, não podes é esticar muito na quantidade de peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passado algum tempo e alguma reflexão cheguei à conclusão que se calhar o ideal é comprar um aquário que me satisfaça plenamente. Gostava de ter discus e pelo que percebi um aquário de 60L não é suficente, especialmente se quero ter outras espécies.

Assim sendo vou ver se invisto num Juwel Rio 125. Que vos parece? Não sei se o filtro que vem com o aquário é grande pistola (Bioflow 3.0), por isso (caso fosse realmente fraco) estava a pensar comprar um Eheim 2213 (440l/h) que custa à volta de 65€ no aquaristic.net:

 

http://fish.aquaristic.net/Eheim-external-filter-250-2213.html

 

O aquário é o seguinte:

 

http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Aquariums/Rio-Line/Rio-125-black.html#!juwel-000000000000001300

Em technical data tem os restantes acessórios.

 

Que dizem?

Estou a pensar ter algumas plantas de fácil manutenção, uns néons, dois ou três discus, uns limpa vidros, por aí..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado algum tempo e alguma reflexão cheguei à conclusão que se calhar o ideal é comprar um aquário que me satisfaça plenamente. Gostava de ter discus e pelo que percebi um aquário de 60L não é suficente, especialmente se quero ter outras espécies.

Assim sendo vou ver se invisto num Juwel Rio 125. Que vos parece? Não sei se o filtro que vem com o aquário é grande pistola (Bioflow 3.0), por isso (caso fosse realmente fraco) estava a pensar comprar um Eheim 2213 (440l/h) que custa à volta de 65€ no aquaristic.net:

 

http://fish.aquaristic.net/Eheim-external-filter-250-2213.html

 

O aquário é o seguinte:

 

http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Aquariums/Rio-Line/Rio-125-black.html#!juwel-000000000000001300

Em technical data tem os restantes acessórios.

 

Que dizem?

Estou a pensar ter algumas plantas de fácil manutenção, uns néons, dois ou três discus, uns limpa vidros, por aí..

Esse filtro esquece pois é pequeno. Comprei um a dois meses, é espectacular no sentido de fácil limpeza (torneiras, tamanho, etc) mas é pouco caudal para esse aquário.

Acabei por ficar com ele num aquário de 60l e aí sim já dá umas cartas.

Quanto ao aquário tem 50cm de altura o que é jeitoso para ter uns discus ou escalares, eu pessoalmente não gosto deles assim tão altos.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.