Alga (praga) presa a tronco e em algumas plantas


Absolut

Recommended Posts

Boa noite,

 

Desde à cerca 2 meses que me aparece uma alga no tronco e algumas plantas próximas,mesmo depois de limpar por aspiração durante uma TPA, passados alguns dias começa a aparecer novamente.

 

Parece uma película agarrada ao tronco, mas sai facilmente quando a aspiro.

 

Que alga é e o que posso fazer para eliminá-la de vez ?

 

Deixo aqui uma fotografia da "alga-película" no tronco e em algumas plantas que estão atrás :

 

photo+%25286%2529.JPG

 

Obrigado pela atenção dada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cianos (BGA). Isso tem cheiro, não tem?

 

Como estão os nitratos no aquário? Tens testes?

 

Isso pode-se tratar de algumas formas sendo a mais "brusca", mas por vezes mais eficaz, um blackout de 3 a 4 dias. De qq forma isso deve/pode ser acompanhado de fertilização de nitratos ou a utilização de carbono liquido para tentares combater isso.

Não é fácil :(

 

Podes aspirar à vontade pq voltarás a ter o problema senão resolveres a causa.

 

Fica um excerto do James Planted Aquarium - Algae Guide (http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm):

 

Description
This isn't a true algae, but a bacteria called cyanobacteria that is able to photosynthesise. Covers everything in a blue/green slimy mat. Easily peels off but grows back again very quickly. It can smell pretty foul. It is very commonly found in the substrate and especially along the front glass where is receives light.
Cause
Often caused by very low nitrates. It is fairly common to have it growing in the substrate against the front glass from where it can spread. Sometimes it appears with new setups that have had light and ammonia present at some point. Dirty substrates and filters may also bring it on. Poor water circulation is another possible cause.
Removal
A blackout is the best method for this. Clean out as much of the algae as you can and do a 30 to 50% water change. If your nitrates are low then add some potassium nitrate to get levels to 20ppm. Remove CO2 and add an airstone. Turn off lights and cover the whole tank so no light can enter. Leave it for 3 to 4 days. No peeking and no feeding - fish will be fine without food for this period. After 3 to 4 days remove the covers and do a 30 - 50% water change. Remove airstone and start CO2. You will need to dose nitrates to keep them dropping too low again. Make sure your substrate and filter doesn't become too clogged up with mulm and also make sure you have good water circulation around the whole tank.
Another option is to treat with Maracyn which is an anti-biotic. Seems to work well but may affect the biological filter. In the UK it is illegal to purchase Maracyn without first getting a prescription for it from a vet.
If the BGA is originating from the substrate place some dark tape on the glass to hide the substrate from direct light.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Pmgsr,

 

Só agora vi a resposta. Desde já um muito obrigado pelo esclarecimento e pelo link, que estive a ler com atenção.

 

A alga tem um certo cheiro, mas não muito intenso, parece ser algo tipo "áspero". A alga é algo muito fino e cobre a zona do tronco e algumas plantas como se de uma película se tratasse.

 

Nunca fiz testes de Nitratos ( NO3? ), apenas de Nitritos (NO2), estando estes sempre a 0, estáveis. O teste de NO2, é da Sera.

Tenho um pack de testes da Aquili, de Kh,Gh,NO2 e NO3m, ainda por estrear...

 

Não tenho CO2 e faço fertilização de 2 em 2 semanas, com "Planta 01" da Elos, desde há cerca de 1 mês e meio.

 

Mas já tenho essa alga à cerca de quase 3 meses, acho eu.

 

Perguntas :

 

1- O que me aconselhas, o que disseste e que também vem no artigo de fazer um black-out de 3 dias ?

 

2- Faço a medição dos Nitratos (NO 3 ) e se forem baixos experimento primeiro a fertilização de Nitratos? Se sim, o que devo utilizar ?

 

Obrigado uma vez mais !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens lá tudo.

É importante ver que nitratos tens no aquário. Senão tens muitos peixes e não fertilizas (isso de Planta 1 de 2 em 2 semanas é quase nada - tb não me lembro o que tem o Planta 1), então não tens nitratos e as cianos aproveitam-se.

Alem disso, faz o blackout (a energia das cianos vem da fotosintese) e segue as instruções como indicado (50% TPA antes e depois, etc).

 

Digo-te que a "receita" nem sempre resulta, mas não custa tentar e até repeti-la uma semana depois (ou algo do género).

 

Tens aí um trabalho dificil. As cianos são muitas vezes complicadas.

Uma coisa importante é não supores que se foram embora quando as aspiras (faz isso antes do blackout) pq o que vês é apenas uma "capa". Ela existe na mesma na água do aquário senão for removida (por isso não basta aspirar e fazer TPA).

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, obrigado de novo pela ajuda e contributo, esperando que isto também ajude outros participantes e curiosos.

 

Se calhar isto já foi exposto e respondido em posts antigos, mas este fórum já tem tantos anos que acho tornar-se mais fácil ver estes tópicos de dúvidas mais tópicos mais recentes.

 

Amanhã vou medir os nitratos e depois informo-te para ver se me podes guiar e ajudar biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Quanto a vivos, tenho 2 escalares adultos, 2 escalares juvenis, 2 viúvas, 5 neons, 1 silver dolar, 4 corydoras, 3 ancistrus (3cm), 2 peixes bêbedos, 4 de cardume (tipo neons mas dos quais não sei o nome), sakuras shrimps e 6 caridinas japonicas que estão sempre escondidas.

 

Ao que percebi, convém ter nitratos para as ciano não proliferarem e 2 ou 3 dias sem fotosíntese, para ver se elas não evoluem.

 

Fiz uma tpa de 25% este domingo, por isso vou esperar 8 dias para fazer a próxima TPA seguida de black-out.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a intervenção, isto não tem nada a ver com as algas, mas....

Dois escalares adultos juntos com sakuras shrimps. Não estarás a dar comida a mais? Para os escalares não ligarem aos shrimps devem estar sempre de barriga cheia.

Uma vez tentei introduzir uma caridinas japónicas no meu comunitário. Até saltavam para fora do aquário!!!!!

Quando às algas, segue o conselho do PMGSR, são bons conselhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervenções são sempre bem vindas :D

 

O aquário é grande e há zonas de plantas que permitem os Sakura esconder-se :rolleyes:

Dou comida uma vez por dia, à noite e julgo não ser muita.. aliás espero mesmo que não seja muita !!

 

As minhas caridinas japónicas devem saber esse risco, daí estarem sempre escondidas entre 3 rochas que estão dispostas verticalmente, como se de umas fendas montanhosas se tratassem. Realmente gostava de vê-las menos escondidas ...

 

Sim, vou seguir o conselho do pmgsr e obrigado também pelo teu contributo biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite pessoal,

 

vou aproveitar este tópico porque como podem ver na imagem o meu problema é muito semelhante

 

DSC02732_zps63f26cd9.jpg

 

Está assim à aproximadamente uma semana. Dia 10 tinha 5 mg/l de NO3, hoje está nos 25 mg/l. Aumentei a dosagem da fertilização. (os testes foram feitos antes de cada fertilização diária).

 

Já pensei em colocar algo dentro do aquário a fazer sombra à zona onde está a BGA, do lado de fora do aquário fazia o mesmo. Acham que resultará ou tenho mesmo de ir para o blackout total de 4 dias?

 

No meu caso é provável que isto tenha acontecido: "new setups that have had light and ammonia present at some point"...

 

"Often caused by very low nitrates." 5 mg/l é baixo? Quais os valores "normais" de NO3?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Sim, parece-me que o teu problema é igual ao meu, mas felizmente não parece ser muito extensivo no teu (permita-me dizer teu em vez de seu :) ) caso.

 

Já medi os meu NO3 com um kit de teste que eu tenho da Aquili e tenho-os também nesse mínimo, entre 5/10 mg/l. Também não sei qual o valor aconselhado para que não haja estas algas ciano - BGA

 

Ainda não fiz a tpa de 50% com respectiva limpeza, seguida do black-out de 2 ou 3 dias, pois estou com algum receio que o meu casal de escalares faça um petisco dos outros peixes mais pequenos e dos red-sakuras...

Mas este fim de semana vou ter que obrigatóriamente fazer o que o Pedro Rosa aconselhou - a dita tpa e black out - pois a BGA voltou desta vez mais rápido.. :mad:

Editado por Absolut
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sard, colocar alguma coisa para fazer sombra não faz rigorosamente nada.

 

Faz como foi indicado neste tópico.. 4 dias completamente tapado, sem espreitar uma única vez, nem para pôr comida. Esta praga precisa de luz para viver, tirar a luz por completo é a única solução.

 

Nada de atalhos :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Dei hoje início ao tratamento :

- TPA de 50%, cerca de 150 litros, com limpeza da BGA por sucção das zonas afectadas;

- reposição dos 150L de água, com condicionador anti-cloro da API e bactérias da Elos;

- aquário tapado com toalhas.

 

Bem agora, vou esperar 3 dias (ou melhor serem 4?), com tudo escuro e sem alimentação!

E fazendo figas que a BGA desapareça e que os escalares adultos não comam tudo o que seja mais pequeno do que eles :fart004:

 

Espero também que os peixes não se magoem nos ramos do tronco que está no aquário :huh:

 

Domingo já dou novidades :rolleyes:

Editado por Absolut
Link to comment
Partilhar nas redes sociais