Completamente perdido na iluminação


Fabio Domingos

Recommended Posts

Boa Noite.

 

Tenho um aquário com a capacidade de 60 litros com tampa e luz, comecei recentemente a por umas plantitas mas notei que as folhas estão um pouco amarelas e os novos rebentos não desenvolvem.. Penso que o problema seja a luz mas não percebo nada do tema.

A luz que tenho é uma f15w/54 T8 18 "15 w luz do dia .

Não sei se com isso conseguem ajudar-me !! :sorry:

 

cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 15w para 60 l o que dá mais ou menso uns 0,25w/l e segundo esta regra (que penso seja acertada para t8) apenas deves conseguir manter plantas fáceis.

 

Que plantas tens no teu aquario?
Dá uma vista pelo site da tropica para teres uma ideia das que podes por, outra solução é colocar mais iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, de momento tenho anubias, mas brevemente Vou por mais. A planta não esta muito mal mas as novas folhas não se abrem. Apenas tenho mamado e por emgano não pus substrato fértil. O problema será a luz ou a falta de substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, de momento tenho anubias, mas brevemente Vou por mais. A planta não esta muito mal mas as novas folhas não se abrem. Apenas tenho mamado e por emgano não pus substrato fértil. O problema será a luz ou a falta de substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, visto que de momento so tens a anubia, acho que o problema nao e da iluminação mas sim do resto, eu mantive uma anubia 100% saudavel num aquario de 96Lt com uma t8 de 18W.

 

1- anubias e plantas de facil manutenção nao precisão de substrato fertil nem mmuita luz.

Claro que a luz que tens e fraca, mas para essas plantas, tipo anubias, vallisnerias, musgos, chega.

O problema e quand o passamos a plantas mais exigentes.

Bom no entanto ja estas a sentir problemas nessas, por isso não te metas em plantas mais dificeis para ja.

vamos analisar o que se passa.

 

Tens fertilizante liquido?

Se sim, qual e como custumas usar?

As TPA's sao muito importantes na manutenção de um plantado. Tens feito? De quanto em quanto tempo?

Outra coisa, tens testes de água? Dava jeito saber ai uns valorezinhos...

 

Outra coisa escolhe bem as plantas que vais colocar. Vai ao site da tropica (nao sei se conheces) e lá tens tudo explicado sobre as necessidades de cada uma!

 

Lembra te tambem que tem de existir um equilibrio entre Luz, CO2, e Substrato fertil!

 

:)

 

Cumps!

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para acontecer isso, tenho que perguntar, o rizoma está enterrado?

 

Tenho uma anubia nana no meu aqua de 60l com 15w, em problemas, tenho outra no de 15l com um candeeiro led IKEA de 3w (equivale a 15w incandescente) tambem sem problemas.

Já tiveram folhas amareladas, depois recuperaram.

 

Dá-lhe mais algum tempo...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, visto que de momento so tens a anubia, acho que o problema nao e da iluminação mas sim do resto, eu mantive uma anubia 100% saudavel num aquario de 96Lt com uma t8 de 18W.

 

1- anubias e plantas de facil manutenção nao precisão de substrato fertil nem mmuita luz.

Claro que a luz que tens e fraca, mas para essas plantas, tipo anubias, vallisnerias, musgos, chega.

O problema e quand o passamos a plantas mais exigentes.

Bom no entanto ja estas a sentir problemas nessas, por isso não te metas em plantas mais dificeis para ja.

vamos analisar o que se passa.

 

Tens fertilizante liquido?

Se sim, qual e como custumas usar?

As TPA's sao muito importantes na manutenção de um plantado. Tens feito? De quanto em quanto tempo?

Outra coisa, tens testes de água? Dava jeito saber ai uns valorezinhos...

 

Outra coisa escolhe bem as plantas que vais colocar. Vai ao site da tropica (nao sei se conheces) e lá tens tudo explicado sobre as necessidades de cada uma!

 

Lembra te tambem que tem de existir um equilibrio entre Luz, CO2, e Substrato fertil!

 

 

Boas, não conhecia o site mas parece-me bastante bom.. De momento ainda não usei nenhum fertilizante mas já me disseram que há uns em pastilhas muito bons, em liquido é melhor??

Normalmente faço TPA´s 1 vez por semana de 30 %. Testes só faço o do PH que tem sido um problema pois a aguá sai neutra da torneira e depois no meu aquário fica alcalina... entre os 7,50 e 8 pode chegar até aos 8,50 ... e não consigo que fique neutra de novo( ponho folhas de carvalho e nada) tenho ph minus devo usar?? prejudica os peixes ou plantas??

 

Alguma coisa que possa fazer??

Para acontecer isso, tenho que perguntar, o rizoma está enterrado?

 

Tenho uma anubia nana no meu aqua de 60l com 15w, em problemas, tenho outra no de 15l com um candeeiro led IKEA de 3w (equivale a 15w incandescente) tambem sem problemas.

Já tiveram folhas amareladas, depois recuperaram.

 

Dá-lhe mais algum tempo...

Olá desde já agradeço a ajuda , a rizoma referes-te a raiz?? Se sim pois está enterrado..

Os rebentos continuam sem abrir as folhas e estão a ficar amarelas... espero conseguir recupera-las a tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, então tens aí a tua resposta. Anúbias e fetos de java não se enterram: amarram-se a um tronco, rocha vulcânica, etc...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a essa subida de pH é algo que está dentro do aquário que está a subir o pH, tens pedras? que substrato tens? se faz favor descreve tudo o que está no aquário xD

 

Exactamente a resposta está dada, a anubia não se enterra o rizoma! , se a tirares do substrato vais ver que ela melhora!

 

Quanto as pastilhas não são um substituto aos fertilizantes líquidos, são um complemento!

Pois há plantas que absorvem mais nutrientes pelas raízes e outras pelas folhas! :)

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que ela sobrevivia bem sem enterrar, mas que podia enterra-la na mesma pois estas estavam no aquário de um amigo e estavam enterradas!

De todas as formas vou por aqui algumas fotos para que vejam os outros 2 tipos de plantas que tenho e já agora se alguém vir algo de errado ou menos bem feito agradeço a opinião e se possível gostaria de saber o porquê da minha agua estar alcalina!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7wmo.jpg


Ainda estou no principio da aquariofilia, percebo o mínimo mas um pouco de tudo , espero aprender muito com o pessoal do forum!! O meu objectivo é ter um aquario plantado e com algum tronco e não um aquario com 3 ou 4 plantas como tenho agora jejej :sleep:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EHEHE! :)

 

Bora lá...

 

Para plantado precisas de várias coisas.

 

1º-Substrato fértil

2º-CO2 de preferência pressurizado

3º-Iluminação boa

4º- Fertilização liquida

 

(a ordem e meramente indicativa)

 

Que substrato tens? :)

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato que tenho é inerte e não fértil... É o manado da JBL e por cima do manado pus um areal de pedras com 1mm ou 2 apenas porque é mais pesado e mais facil de limpar ( acho eu )

Não pus substrato fértil porque fui muito mal informado por o lojista, a outra solução?? pois não queria desmanchar todo o aquário para por o fértil por baixo.

 

Que passos me aconselhas primeiro? visto que substrato fértil não tenho, fertilizante liquido também não, a iluminação da para desenrascar e o CO2 não faço ideia de como funciona nem se será necessário já ... a iluminação já sabes qual tenho e o aqua é de 60 litros.

 

Agradeço a tua ajuda, ahh e tive a ver as fotos do teu aquario e está muito fixe ... algo desse tipo é o que quero obter mas com a minha experiência não está facil lol

Editado por Fabio Domingos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado! :)

 

Olha sou sincero, só consegui este matagal depois de por substrato luz e co2 ... tive 1 ano com as vallisnerias sem substrato fértil e luz apropriada e não as via crescer, depois em Outubro remontei o aquário e pus tudo isso e olha como já está... xD

 

Para plantado olha que acho que é melhor abrires os cordoes a bolsa se não vais desiludir-te e nunca chegares onde queres.

Eu desmontei o meu todo quando fiz as alterações, guardei 60Lt de água e comecei do 0.

 

Deixo-te aqui os valores do investimento:

 

Substrato 18€ 5Lt - Vigor substrato Fértil (comprado na aquaeden)

Balástro + Lâmpadas + Casquilho + encaixes = 36€ (tambem na aquaeden)

CO2 + Redutor + Difusor + Tubo + Anti retorno= 52€

Fertilização liquida uso da Tropica 11.75€ cada garrafa de 300ml dura para 6 meses!

 

Se queres mesmo um plantado faz as contas e vê se podes investir em tudo o que te disse...

Isto porque quando fui a aquaeden a senhora que me atendeu foi super realista e abriu-me os olhos para muitas coisas! E graças a ela tenho o aquário como quero e realmente plantado!

 

Ah e atenção optei pelo substrato fértil mais barato!

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado! :)

 

Olha sou sincero, só consegui este matagal depois de por substrato luz e co2 ... tive 1 ano com as vallisnerias sem substrato fértil e luz apropriada e não as via crescer, depois em Outubro remontei o aquário e pus tudo isso e olha como já está... xD

 

Para plantado olha que acho que é melhor abrires os cordoes a bolsa se não vais desiludir-te e nunca chegares onde queres.

Eu desmontei o meu todo quando fiz as alterações, guardei 60Lt de água e comecei do 0.

 

Deixo-te aqui os valores do investimento:

 

Substrato 18€ 5Lt - Vigor substrato Fértil (comprado na aquaeden)

Balástro + Lâmpadas + Casquilho + encaixes = 36€ (tambem na aquaeden)

CO2 + Redutor + Difusor + Tubo + Anti retorno= 52€

Fertilização liquida uso da Tropica 11.75€ cada garrafa de 300ml dura para 6 meses!

 

Se queres mesmo um plantado faz as contas e vê se podes investir em tudo o que te disse...

Isto porque quando fui a aquaeden a senhora que me atendeu foi super realista e abriu-me os olhos para muitas coisas! E graças a ela tenho o aquário como quero e realmente plantado!

 

Ah e atenção optei pelo substrato fértil mais barato!

Boas.... Isso é que é investir!! A minha patroa dava-me um tiro lol...

De momento penso que o vou deixar assim pois o investimento é grande e só tenho aquário desde Outubro e por isso a experiência com peixes, parâmetros de agua e tudo o que envolve um aquário com algumas plantas é pequena e já me deu muito que fazer lol ... Por estas razões e porque não quero desmontar uma vez mais o aquário vou esperar algum tempo para ter um plantado como o teu ou ao menos tentar jeje.. De momento vou comprar o fertilizante que me indicas-te e se necessário por uma luz mais potente.

Fiquei com uma duvida!! quando falaste na luz, balástro, encaixes, seria para por mais uma lâmpada em vez de ter apenas uma certo??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.... Isso é que é investir!! A minha patroa dava-me um tiro lol...

De momento penso que o vou deixar assim pois o investimento é grande e só tenho aquário desde Outubro e por isso a experiência com peixes, parâmetros de agua e tudo o que envolve um aquário com algumas plantas é pequena e já me deu muito que fazer lol ... Por estas razões e porque não quero desmontar uma vez mais o aquário vou esperar algum tempo para ter um plantado como o teu ou ao menos tentar jeje.. De momento vou comprar o fertilizante que me indicas-te e se necessário por uma luz mais potente.

Fiquei com uma duvida!! quando falaste na luz, balástro, encaixes, seria para por mais uma lâmpada em vez de ter apenas uma certo??

 

Sim exactamente, tive de comprar tudo isso pois as T8 não compensava estar a investir nelas, logo comprei um balastro para conseguir por 2 pll. consequentemente tive de comprar os suportes para as PLL e os casquilhos.

Assim que a luz do aquário desligar eu tiro uma foto para veres como está a minha tampa

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece mesmo que pensaste em tudo.. isso sim é ter uma boa iluminação. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Já agora sabes dizer-me se o areal que tenho por cima do substrato faz a agua alcalina? Penso que seja basalto mas não tenho a certeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. confirma-se o basalto não é o que me altera o ph... Depois de agarrar em todos os elementos que tenho no aqua e por cada um num taparuer por separado com agua da torneira(neutra tirando para acido ) verifiquei que nenhum dos objectos alterou o ph..Ou seja não faço ideia de que se passa no meu aqua para a agua estar a ficar alcalina!!!

A pedra que deita bolhas que liga ao compressor não pode ser certo??? Penso que ao ser material próprio para aquários deve ser inerte!!!

Ta a ser complicado pois gostaria de meter neons mas sem corrigir o ph vai ser dificil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais