Problemas com algas


NunoMiranda

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Este é o meu primeiro plantado (ou tentativa ) e por isso tenho tido algumas dificuldades com algas filamentosas e neste momento o feto de java está a ficar preto ( parece estar a apodresser) as restantes plantas parecem que tem falta de cor. Coloco aqui algumas fotos

 

Aquario

http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937804265

 

Algas

http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937904613/

 

Feto de java

http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937905093/

 

Precisava de saber qual a melhor forma de acabar com as algas.

 

Aquario de 200l

Uso turfa para ter o ph a 7

No3 5

Po4 0.05 ppm

Tpa 25 perc semanais

Fertelizacao líquida tropica premium ( praticamente não uso para não gerar mais algas )

Substrato fértil jbl aquabasics

Iluminação 2x54 ( o,5 watt por litro ) 7 horas

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

Relativamente à tua questão deixa-me apenas perguntar algumas coisas:

1- Injectas CO2 no aqua, em caso afirmativo que tipo de CO2 é (de garrafa ou de fermentação)?

2-Qual a rotina de fertilização que fazes? (é só com o Tropica Premium?)

3-Quanto tempo tem a montagem do aquario e há quanto tempo tens estes problemas?

4-Qual o poder de circulação (litros\hora) do teu filtro e de que tipo é?

 

Assim à primeira vista, pelos valores dos testes que referis-te, os fosfatos estão quase a zerar o que não é bom... Caso fertilizes só com o Tropica Premium, este fertilizante é só de micros, ou seja não tem N, P ou K (no caso do K mesmo que o contenha deve de ser em concentração muito baixa). Como tal o que estás a presenciar poderá ser resultado desse desequilíbrio existente entre os macro nutrientes...

 

Fertelizacao líquida tropica premium ( praticamente não uso para não gerar mais algas )

 

Esta ideia de que a fertilização gera mais algas, apesar de ser muito comum, não é a mais correcta... como te refiro acima, se conseguires corrigir os desequilibrios entre os macro nutrientes (ou seja garantir sempre a presença de N, P e K) essa será a melhor estratégia para combateres as algas... visto que bastará algum destes nutrientes ser totalmente consumido para levar a que os restantes não sejam absorvidos da melhor maneira...

 

Para te poder ajudar um pouco melhor tenta responder às perguntas mais acima...

 

De resto com paciência e persistência tens aí potencial para um belo aquário!

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda.

 

Agora respondendo às questões:

1-não uso CO2

2-sim é só com tropica e uso a dose recomendada a cada tpa

3-tenho o aquário montado à8 nesse e as algas apareceram à 2meses

4-o filtro é EHEIM pro 3 2075 1200 litros hora

 

Qual o fertilizante de macros que aconselhas? Será que devo comprar CO2 de botija?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertelizacao líquida tropica premium ( praticamente não uso para não gerar mais algas )

 

Iluminação 2x54 ( o,5 watt por litro ) 7 horas

 

Nestas duas frases tens a resposta aos teus problemas. Não fertilizas com macros e aparentemente metes micros apenas uma vez por semana mas tens uma luz razoável.

Até aqui o substracto fértil até te pode ter estado a dar algumas macros mas acabou-se pq não compensas com fertilização líquida, mas tens muitas plantas que precisam de nutrientes.

Claro que o CO2 ajuda e provavelmente resolveria praticamente o problema atual, mas vais precisar de alimentar as plantas. Além disso podes não querer utilizar CO2 por variosm motivos (por exemplo o preço de investimento) e isso não me parece mal para as plantas que tens.

 

Fertilizar da algas é errado. Ok?

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pmgsr já disse tudo... :roll:

 

Na minha opinião a introdução de CO2 so para resolução deste problema é desnecessária (a menos que queiras introduzir CO2 por outras razões).

 

Relativamente a fertilizantes de macros das duas uma... ou arranjas um fertilizante comercial (de uma marca tipo Tropica, Seachem, etc...) ou então arranjas fertilizantes DIY, que na minha opinião é a melhor opção (mais barata a longo prazo).

 

Podes pesquisar aqui no fórum por fertilizantes DIY que encontras muita informação... ou então tens sempre o :sign_google:

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

? Que erecta usam?E os fertelizantes diy são seguros para a fauna.

Erecta? não percebi... Que tipo de fauna manténs?

 

Então na vossa opinião deveria fertelizer com macros (npk)?

Sim

Os 3 ou apenas com fosfato?

Na minha opinião os três... no imediato e pelos resultados dos testes que descreves, para já fosfato e potássio (P e K), N consoante a necessidade (caso existam ou não nitratos (NO3)).

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa.... Que receita usam.

 

A fauna são... Neons, colidas, apistogramas corys

 

Receita... eu normalmente utilizo cada macro individualmente sem misturas ou seja num recipiente uso KNO3, noutro KH2PO4 e noutro KCl, diluidos em água de osmose. Para calcular as quantidades utilizo calculadoras online (ag nao estou em casa nao tenho acesso directo ao link mas é qq coisa deste género http://aquariofilia.do.sapo.pt/index.html).

 

Relativamente a essa fauna não tens problemas nenhuns desde que não fertilizes em doses industriais... (normalmente só os camarões costumam ser um pouco mais sensíveis à fertilização, principalmente a fertilização de micronutrientes).

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinao como nao usas co2 penso que um fertelizante de marca comercial ate dos mais baratos e melhor para ti. Pois o metabolismo do teu sistema nao consome muito. Apenas precisas de fertelizar mais de acordo do que a marca recomenda. Pos misturados e mais recomendado para grandea consumos...ai fica mais barato e da para dosear microa e macros separados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais