Discus com riscas pretas, é stress.


Miga_

Recommended Posts

Boas pessoal.

Arranjei uns discus à pouco tempo e estava a pesquisar por aqui umas coisas sobre eles e li que as barras pretas que lhes aparece, significa stress e pode ser um pós comportamento de eles ficarem doentes.

Acontece que os dois maiores têm essas riscas, um deles por vezes fica sem elas, mas o outro tem-nas sempre, são 7.

Gostava de saber se é algum parâmetros da água ou dos vizinhos deles, pois gostava de fazer alguma coisa, não quero que morram por alguma coisa que desconheço.

Os vizinhos são; 2 Escalares rabo anjo mais pequenos que eles, 1 bótia palhaço 4cm, 2 botia kubotai 3cm, 2 sae 6cm, 1 corydora, 4 tetra pinguim, 1 pleco leopardo 5cm, tendo em conta que os discus que falo têm 12cm.

No aquário tenho uma turbina para ajudar a mexer a água, não sei se poderá ser, por ter muita corrente.

Outra coisa que reparei foi que o da esquerda penso ser mais dominante que o da direita, pois de vez em quando vai atrás dele e claro o outro foge, acho que não é nada de mais, apenas aquelas cenas dos peixes, acho que será apenas uma maneira de se fazer notar para o outro e mostrar que tem mais poder.

Cumps

 

Aqua

1.20 Comprimento

55 Altura

38 Profundidade

 

Lampâdas - 2 x t8 36w 2350 lummen

temp. 28º

no2 10mg/l

no3 0mg/l

gh > 6ºd

kh 5ºd

ph 7

co2 de garrafa

gallery_54593_4038_730800.jpg

Editado por Miga_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

os peixes pareçem-me bem, não te preocupes com as riscas.

preocupa-te sim, é com a circulação (discus não gostam de correntes no aquario) e com os escalares (a longo prazo não recomendo a manutenção de escalares com discus , pois o escalar é um peixe muito mais voraz que o discu, e acaba por lhe roubar a comida).

 

o no2 tá presente...

que filtragem tens no aquario e qual o regime de limpeza que fazes?

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

preocupa-te sim, é com a circulação (discus não gostam de correntes no aquario)

 

os escalares (a longo prazo não recomendo a manutenção de escalares com discus

 

o no2 tá presente...

que filtragem tens no aquario e qual o regime de limpeza que fazes?

 

cumps

 

 

 

Olá.

Obrigado Rui pela tua resposta.

 

Quanto à circulação, uso uma turbina porque me aparecem umas algas apenas nas anúbias que parece que aparecem por falta de circulação de água.

 

Os escalares, tenho porque já os tinha antes, aliás, eu tinha mais, mas queria evoluir e troquei pelos Discus, os que tenho são cauda de véu e apenas um já é maior o outro ainda é muito pequeno, mas se tiver de os trocar!!!

 

O No2, sim tenho um pouco de nitritos na água, faço tpa´s nos fds cerca de 20%, limpo o filtro +/- 1 X por mês. o Filtro é um Rena filstar xp2, é velhinho mas para já, faz o trabalho. Uso a cerâmica por baixo e as esponjas por cima, não uso carvão.

 

Tou a fazer o correcto? Tenho os discus à 1 semana.

O aquário já está maduro, está montado à cerca de 6 meses.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as algas que falas são uma especie de pêlos pretos?

 

os escalares tens de observar, e ver se estão a influir com os discus ou não.

quando os discus são adultos, não costuma haver problema, mas os discus juvenis são muito sensiveis, e qualquer coisinha afecta o seu normal desenvolvimento.

observa se eles são os 1ºs a irem á comida, e se os escalares os deixam comer bem.

 

nitritos na agua, é sinal de filtragem insuficiente, o que me parece certo, pois o teu filtro faz 630l/h o que me parece curto.

quanto a matérias, parece-me bem.

 

controla bem a injecção de co2, para não criar oscilações de ph nos periodos noite e dia.isso é o pior para os discus.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as algas que falas são uma especie de pêlos pretos?

 

os escalares tens de observar, e ver se estão a influir com os discus ou não.

quando os discus são adultos, não costuma haver problema, mas os discus juvenis são muito sensiveis, e qualquer coisinha afecta o seu normal desenvolvimento.

observa se eles são os 1ºs a irem á comida, e se os escalares os deixam comer bem.

 

nitritos na agua, é sinal de filtragem insuficiente, o que me parece certo, pois o teu filtro faz 630l/h o que me parece curto.

quanto a matérias, parece-me bem.

 

controla bem a injecção de co2, para não criar oscilações de ph nos periodos noite e dia.isso é o pior para os discus.

 

cumps

 

 

 

Não, as algas são apenas uma camada escura que aparece nas plantas e nas pedras, mas apenas nas anúbias, ou seja plantas de folha dura.

Por aquilo que me disseram era falta de circulação na água, e de facto só aparece nas zonas onde a água não corre muito, penso eu, (Não estou lá dentro para ver)

 

Os discus estão a comer bem e o escalar não ataca os discus, como já disse apenas um discu é que se vira ao outro mas acho que é para impor respeito.

Quanto à comida, não sei quem come primeiro pois para já só tenho flocos ,as ontem já fui comprar coração de boi para fazer aquela papa que está postado aqui no fórum, como os flocos ficam dispersos na água todos apanham o tacho.

 

O filtro, diz que serve para aquários até 300 litros.

se aumentar o volume de cerâmica, não ajuda?

De momento não tenho mais nenhum filtro parado, apenas daqueles internos e até 120lts.

ops, parece que vou ter de investir num novo.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o ideal é colocares mais 1 filtro, enquanto não o conseguires , podes pôr o interno a funcionar , sempre ajuda.

 

não abuses das papas, porque sujam muitissimo a agua.

usa um bom granulado para discus, sera discus, jbl , por exemplo.

essa deve ser a base da alimentação.

papa , 1x ou 2 por semana como guloseima.

flocos tambem podes dar , mas a base um bom granulado.

 

é a minha opinião claro...

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o ideal é colocares mais 1 filtro, enquanto não o conseguires , podes pôr o interno a funcionar , sempre ajuda.

 

não abuses das papas, porque sujam muitissimo a agua.

usa um bom granulado para discus, sera discus, jbl , por exemplo.

 

 

 

Vou então colocar o filtro interno que tenho, com mais ceramica.

Mas desligo a turbina? O filtro faz o lugar da turbina?

Quanto ao granulado também ia arranjar, ando a ver o mais barato, encontrei um anúncio na net em que vendem avulso, que dizes.

Claro que ainda não sei a marca.

E ainda bem que dizes isso da papa, ia dar isso como base da alimentação.

 

http://saopedrodacova.olx.pt/comida-peixes-granulado-de-discus-premium-avulso-iid-444260065

 

É a tua opinião, mas para mim a tua opinião interessa.

Obrigado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

experimenta desligar a bomba e poe o filtro interno.

se achares que não é suficiente , voltas a colocar a bomba.

 

quanto ao granulado eu não arriscava...

usa o sera discus, não é muito caro, e tem uma qualidade muito boa.

eu sempre usei e nunca tive problemas.

 

outra coisa importante , oxigena bem a agua.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

experimenta desligar a bomba e poe o filtro interno.

se achares que não é suficiente , voltas a colocar a bomba.

 

quanto ao granulado eu não arriscava...

 

outra coisa importante , oxigena bem a agua.

 

Vou colocar o filtro interno enquanto não arranjo um novo.

 

Então dizes para não comprar deste granulado, mas por alguma razão em especial.

 

Eu ponho a calha onde sai a água um pouco de fora e faz agitação na água e cria pequenas bolhas de oxigénio na água, é suficiente?

 

O co2 está desligado durante a noite, claro, pus um relógio para abrir antes das lâmpadas e antecipar a pressão no difusor, à noite desliga mais cedo que as lâmpadas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

esse granulado não conheço, não posso dizer se é bom ou não.

eu prefiro jogar pelo seguro, e dár uma comida com provas dadas.

 

 

 

Nisso tens razão, vou ver a comida de marca.

 

Outra coisa que me tem andado a bater aqui na alma, o facto de ter cae´s e os botias pode ajudar nos stresses dos discus, uma vez que eles não gostam de coisas rápidas, esses peixes são muito rápidos e andam sempre de um lado para o outro.

 

Outra coisa, já coloquei o filtro interno, o filtro é um sera fil 120, na etiqueta de lado diz que faz 700l/hora, será possível?

Cumps

Editado por Miga_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens cae ou sae?

 

sae cheguei a ter com discus, e botias tambem, e nunca notei que os incomodassem.

se forem mesmo cae , esses não aconselho, pois podem ter a tendencia de se agarrarem aos discus, e podem feri-los.

 

sim é possivel, mas 700 l/h num filtro interno não tem nada a ver com 700 l/h num filtro externo.

por agora penso que fica melhor assim.

para um futuro filtro, penso que com um filtro de 1000 - 1250 l/h será suficiente , ou então teres 2 filtros , que para mim é a melhor opção, pois quando limpas um deles , mantens sempre o outro com a colonia de bacterias viva.

se for essa a opção , basta-te um eheim 2215 ou outro equivalente.um que faça 600 - 700 l/h.

o meu 1º aquario de discus era 120*40*50 , ou seja litragem muito parecida com o teu , e tinha 2 2215 (os 2 fazem +- 1200 l/h), e era suficiente.

depois passei para um 200*50*60 , e tinha 3 filtros externos , eheim 2075 , eheim 2217 e um sacem marathon 1000 (os 3 juntos faziam 3250 l/h).

para mim a filtragem é o aspecto mais importante na manutenção de discus...quanto mais , melhor...

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens cae ou sae?

 

sae cheguei a ter com discus, e botias tambem, e nunca notei que os incomodassem.

se forem mesmo cae , esses não aconselho, pois podem ter a tendencia de se agarrarem aos discus, e podem feri-los.

 

para um futuro filtro, penso que com um filtro de 1000 - 1250 l/h será suficiente , ou então teres 2 filtros , que para mim é a melhor opção, pois quando limpas um deles , mantens sempre o outro com a colonia de bacterias viva.

 

 

Eu tenho Sae, é um peixe para o comprido, cinza com uma risca preta na horizontal. Tenho 2 e são muito rápidos.

 

Isso do filtro mais uma vez te dou razão, é melhor ter dois para manter sempre um a trabalhar com uma colónia de bactérias.

Andava a ver um filtro maior mas neste caso não preciso de tanto.

 

Outra coisa, reparei no eBay, que existe uns pré-filtros, ou seja é um filtro mas não tem motor, é para a agua passar por lá, antes de ir para o filtro. São baldes para aí com 8 litros. Isso vale a pena, ou seja se tivermos mais matéria filtrante, filtra mais depressa a água ou tem sempre a ver com o motor e a quantidade de água que passe pelos filtros?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

observa, mas penso que os sae n sao problema.

não conheço esses pré filtros, mas sim é como dizes , tem a ver com o fluxo de agua que passa no filtro.

obviamente mais materias , mais eficiencia , agora se resulta como um filtro, isso n te sei responder.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

observa, mas penso que os sae n sao problema.

não conheço esses pré filtros

 

Vou ver isso dos sae, o facto de eles serem rápidos e andarem sempre de um lado para o outro não incomoda os Discus, já li que não gostam de peixes rápidos.

 

Quanto ao pré-filtro, dá uma vista de olhos, é uma solução barata, para adicionar como dizes eficiência.

http://www.ebay.com/itm/New-Aquarium-Filter-Filtration-Equipment-External-Pre-Filter-For-Fish-Tank-/251397869118?pt=Fish_Filters&hash=item3a887b0e3e

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é como te digo , observa.

eu cheguei a ter 2 enormes e mais um cardume de 7 barbos do sião com discus sem problemas, mas tambem o meu aquario tinha 2 metros de comprimento, por isso não sei o que te dizer...

quanto ao filtro o que me parece é que será uma opção para um pré-filtro, mas com a consequência de perda de caudal.

se tiveres um filtro potente e com uma componente mais biológica(caso dos profesional III da eheim por exemplo) será uma boa opção.

o que mandas tem um volume de 1,5 l , o que é muito pouco, se houver na casa dos 6-8 l ja terá melhor efeito.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que mandas tem um volume de 1,5 l , o que é muito pouco, se houver na casa dos 6-8 l ja terá melhor efeito.

 

Mandei-te um exemplo de filtro pois existe de maior porte mas de qualquer maneira já ando num negócio para comprar um de 700L/H, pois como falamos antes é o melhor para ter sempre um com colónia de bactérias nas alturas que limpo o outro.

Isso tá resolvido

 

Quanto aos Discus, tenho andado a ver o que faz o Discu ter as tais riscas e acho que já encontrei o problema (acho eu)..

Como digo no início do tópico tenho dois Discus e um deles tem sempre as riscas, o outro é só por vezes.

Reparei que o que se nota menos riscas anda sempre atrás do outro que por sua vez não tem uma barbatana, (Nasceu assim), e como só tenho dois destes maiores porque o outro é pequenino anda um atrás do outro.

Li como o Discu é peixe de cardume e só tenho dois(grandes), um deles é o dominante.

Concluindo, vou ver se arranjo mais um ou dois do tamanho deles para haver mais onde o tal se concentrar e não ser sempre o mesmo a levar porrada.

Achas que tenho razão ou estou a sonhar alto.

De resto tudo ok.

Obrigado pela tua ajuda que foi preciosa, sem ela os peixes iam ficar apenas com um filtro.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...