Discus Escondidos


BaRRoCo

Recommended Posts

Boas,
Ando a bastante tempo um pouco "saturado" dos meus dicus, portanto venho aqui pedir sugestões ou mesmo ajuda.

Tenho discus a alguns anos, 5 anos pelo menos, dos primeiros 4 que comprei , morreram 2 assim do nada e já só com 2 decidi comprar outros 6, penso que no ano passado ao criador e excelente pessoa, Zé Carlos (um foi oferta e tinha um ligeiro defeito que acabou por morrer assim como outro), nada de grave até então.

Tudo como sempre, filtros, layout e luz sempre sem alteração, até que morre mais um dos velhos e fico só com 1 e esse começa a ficar num canto meio sozinho e os pequenos e como penso ser normal mais refugiados em troncos e zonas calmas, os meses passam os pequenos 4 que sobreviveram a mudança, 2 cresceram mais, outro tá mais pequeno e o outro cresceu pouco em relação aos outros(penso que seja normal uns comem mais e são metabolismos diferentes).
Com isto tudo aqui vem a minha duvida, O "velhote" é um desconfiado desde que morram os companheiros (que cheegou a desovar com 1 deles), só nada livremente sem a minha presença na zona do aquário, só come quando igualmente eu saio do pé do aquário, quando vou alimentar o pessoal baza tudo para um canto (pois os mais novos tem o mesmo comportamento), há dias que meto comer e vem comer, outros não, de salientar que o aquario tá numa zona só para o mesmo e vivo sozinho e pouco movimento existe em redor do aquario.
Nenhum tá escuro, inchado, magro nada que note, se eu esperar eles comem (se for discus food cong ainda melhor eles vem mais ao pé), ou seja tenho um aquário "fantasma", tenho lá peixes e não usufruo da sua beleza nem me divirto a olhar para eles...

 

Em suma o que devo fazer? algo tem de estar errado certo?

Para ajudar o meu aquário tem 150*50*50, calha de 1 metro 4*39w (do qual só ligo 2*39 pois os discus parecem mais desinibidos sem a luz ao máximo), plantas tipo valisnérias e pouco mais.
Fauna: penso nada demais
5 discus,
1 pleco,
4 corydoras,
15 pequenos para cardume (tetras, zebras e duas rasboras velhotas)
1 botia palhaço meio gigante velhote também

testes: feitos hoje e é os que tenho
Temp 30º
ph 6.5
gh 9
kh 9
n02 0
p04 1mg

Tpa semanal 40/50 litros, filtros limpos a cada 2 meses máximo (filtro principal morreu 1200 l/h, tenho agora só um ecco 700 l/h e um 2213 440l/h), alimentação varia granulado alimento base, Ocean Nutrition Discus Formula Pellets, discus food congelado da ocean.

É mais ou menos este o cenário, nem sei que faça a isto, pois só gasto dinheiro em comer e não vejo os peixes felizes, eu ando sem alegria de ver o aquário assim pensando já varias vezes em trocar toda a fauna e mesmo layout... só não o faço pois a conjuntura atual não me o permite :)

 

Preciso de opiniões, será água, comida, luz? parecem stressados não sei explicar... sou um pouco contra quimicos no aquario mas se for preciso faço um tratamento a eles.

ck68.jpg

como vê na foto andam ali pelo canto ou debaixo do tronco e por ali andam.

Editado por BaRRoCo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em 1º lugar, essa filtragem é muito insuficiente para um aquario das dimensoes do teu.

a iluminação promove esse comportamento, pois a luz esta só no centro, e cria lugares escuros nos cantos, onde eles obviamente se vão refugiar.

quanto aos discus, em pequenos é normal essa timidez , passa-lhes com o tempo.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, era isto que precisava saber, a calha é para mudar entretanto por uma diy em leds, pois esta nota-se que não é de todo suficiente nem adequada mas era o material que tinha já de outro aquário antigo.

Quanto a filtragem ando a caça de um usado (pois os € não abundam), todos os dias vejo sites, aqui no fórum ando a procura de um mínimo 1500 l/h, mais o ecco de 700 penso que já daria algo aceitável. Apesar de desde que tenho só esta filtragem tenho feito mais tpa, mas noto que a agua não fica cristalina como antigamente, e já agora um 2217 de 1000 l/h seria bom? ou ficaria muito abaixo do que devia ter? acham que 2000l/h para este aquário chegava?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim o 2217 é um bom filtro , mas sinceramente ja que vais comprar , eu tentava um superior.

ficas com 1700 l/h de filtragem , o que se carragares no nº de peixes , vai voltar a ficar curto.

 

tenta um 2075 da eheim , um jbl 1500 , ou qq filtro dentro dessa gama.

tens por ai uns chinocas que são em conta , mas não sei se a longo prazo compensam , ou seja , se serão fiaveis.

normalmente são mais baratos ,mas consomem mais luz , mas é tudo uma questão de opçao.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O que tinha era um jebo 819, aquilo manda uma "jarda" de agua brutal, mas a nível de fiabilidade durou 4 anos até dar o berro (a cabeça) todas as borrachas já tavam nas lonas, o ring já deixava verter agua quando falhava a eletricidade e já se sabe que o barato sai caro.

Desta vez procuro nem que seja usado mas de uma marca fiável, mesmo que precise de uma peça nova a consiga comprar, ou consiga aqui na zona ir a loja e pedir a peça ou uma reparação. vou ver esse 2075 do que se trata :) obrigado pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que fazes bem...o barato, na maioria das vezes sai caro.

o 2075, por vezes tb dá problemas a nivel do vedante do botão para ferrar.

o meu pelo menos deu, sorte que ainda estava na garantia.

 

jbl nunca tive nenhum, mas ja ouvi falar bem deles.

tambem tens os fluval, que só tive o fx5 , e posso dizer que tambem é um filtro excelente.

 

tens muitas hipoteses , é uma questão de escolha.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem já meti o aquário com uma filtragem de 2400l/h com material comprei usado aqui no fórum, agora vou a iluminação, mas eles continuam na mesma, embora reparo que tenho um que é o mais antigo que tem 4/5 anos pelo menos, se ele andar pelo aquario todos os outros vem atrás, se ele se esconder os outros também vão! isso influencia o cardume? parece que sim... já mudei o layout a ver se eles estranhavam e mudavam o comportamento e nada...

Bem pelo menos vão comendo, mas pouco mais que isso os faz sair do canto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

penso que o que faz isso é mesmo a iluminação.

por ser mto forte (parece na foto) e por criar aquelas areas escuras nos topos, eles terão mais tendencia a esconderem-se.

 

o filtro já está maturado?

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais