Agua turva (esbranquiçada) ajudinha ai pessoal pf


TiagoMartins

Recommended Posts

Ola a todos pessoal! :)

Tenho o meu aquario ja a mais de semana com a agua esbranquiçada, segundo o que ja li algures pode ser um "boom de bacterias", confirmado pela minha lojista igualmente.

A comida meto controladamente e nunca tive problemas devido a isso mas mesmo assim segui um conselho da lojista que foi fazer um pequeno regime aos guppys de 3 dias sem comer, de seguida fiz uma tpa de quase 50% com agua da "minha" loja e esperei a ver o que acontecia, mas ate hoje os resultados nao foram muito significativos, aliás ja tenho mais agua preparada para mais uma TPA, o que começa a ser cansativo tanto para mim como para a fauna possivelmente, e pior ainda, tenho o meu dilema que é ... Nao sei se assim vai ter resultados.

 

Tenho aspirado o areao, a decoraçao é toda artificial incrivelmente nesta semana com estas instabilidades todas, ontem cheguei ao aquario e tinha somente 2 alvinos a pairar escondidos por cima da bomba! Sim só tinha 2 de uma femea que andava a seguir por possivel gravidez, foi confirmado, e foi ela que teve os 2 alevinos, quase nao tinha barriga ainda só se notava o minimo inchaço e o ponto gravidico ja muito carregado. Ja a primeira gravidez pariu 15, inchaço nada de mais, e agora assim.

 

Ok o meu aquario nao é normal penso eu.

Alguem que saiba uma dica para conseguir a agua mais cristalina? Obrigado mais uma vez

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a explicação seja mesmo o excesso de bactérias.

Elas, durante a noite descem para o substrato. Durante o dia, sobem para a luz.

De manhã a água não deverá estar tão esbranquiçada, certo?

De noite, com as luzes acesas deve estar bastante mais esbranquiçada.

Ao haver demasiadas bactérias, aumenta o consumo do oxigénio.

Os peixes, ao terem pouco oxigénio dissolvido na água, vêm à babuja, vêm respirar mais à tona da água.

Ao não teres plantas naturais, que de dia produzem oxigénio, a falta deste ainda é mais notória.

 

O que costuma ser aconselhado é não alimentar durante três dias, limpar limos e detritos, aumentar a oxigenação e utilizar produtos (à venda) para eliminar bactérias.

 

Mas as causas desse aumento de bactérias é algo que terá de ser investigado, tal como disse o Sapingas.

 

Boas Tiago!

 

Especifica ai o Setup do aquàrio Sff!

 

Para percebermos melhor as coisas! Que decorações tens Raizes naturais? etc!

 

Cumps

Bruno Rodrigues

 

Que tipo comida dás? Congelada ou seca? É de marca "branca"? Será que o ciclo do azoto chegou a ser bem feito? Terás o substrato correcto (a granulometria pode ter influencia)?

 

As TPA's devem, no máximo, ser de um terço do volume e feitas apenas uma vez por semana.

TPA's excessivas também poderão alterar a qualidade da água.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu dou comida seca TetraMin e se eu retirar toda a agua do aquario limpar o areao e voltar a encher? Normalmente nao é bom mas ja me restam poucas opçoes sera que devo faze-lo?

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquario 54L sem tampa, decoraçao toda artificial, bomba FILPO ja nao sei as especificaçoes mas é bastante forte, a agua circula bem em todo o aquario e no fundo tambem, termoestato Tropico Wave, luz led 3w, areao pedras finas com uma mistura de um areao azul q comprei em pouca quantidade e a fauna 7 guppy e uma cory

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario teve 3 semanas a ciclar, mas confesso q a agua nunca ficou assim tao turva nesse espaço de tempo, as tpas faço 20L por semana normalmente, desde que a agua ficou assim é que tenho feito mais regularmente a ver se ia ao sitio, mas ate hoje nada! Ja tive de alimentar a fauna tenho medo que morram de fome. Estou a desanimar porque nao vejo melhoras

Produtos ca em casa so tenho Tetra PHMinus que evito utilizar (alias nunca utilizei) e tenho tambem Tetra NitrateMinus (que tambem nunca utilizei) nao sei se o NitrateMinus pode ajudar em algo confesso que tenho medo de utilizar estes produtos um pouco fortes

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho retirares toda a água do aquário, pois os parâmetros iriam alterar-se e pôr em risco a Fauna.

 

Coloca num dos baldes do filtro bastante lã de vidro, e com o tempo isso volta ao lugar. Um filtro UV também fazia isso ir ao sítio em 3 tempos.

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso somente Tetra Aquasafe no tratamento do cloro das Tpas

Vasco Matos

 

Obrigado pela dica o problemas é q acho que por aqui nao ha filtros UV nem sei como sao... este país é um pouco limitado nestas coisas

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para recomeçares do princípo, irias recomeçar a ciclo do azoto. Porque ao lavares o substrato, o filtro e mudares a totalidade da água, as colónias de bactérias quase desaparecem por completo.

 

Durante ciclo, não aconteceu a água ficar turva(mau sinal), ou com substância viscosas nos vidros...por isso talvez a "rodagem" não se tenha feito na totalidade.

 

Para saber se o ciclo do azoto se está a processar, é aconselhado medirem-se os valores de amoníaco e de nitritos. durante o ciclo.

Existem dois picos no ciclo do azoto: um de amoníaco e outro de nitritos. Só depois dos valores dos nitritos atinjirem o pico e voltarem a zero é que a "rodagem" do aquário acaba.

 

Percebo que estejas desanimado, mas não desistas, amigo. Parte da beleza do hobby, é que vamos aprendendo coisas novas, todos os dias.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Normalmente e penso eu que em areões artificiais, as bacterias não se reproduzem( acho eu)! Quanto ao areão de pedras finas que tens que tipo de areão é? TEns maneira de deixar umas fotos do aquàrio?

Mas penso que no teu caso a maior parte das bacterias estão no filtro, e àgua existente. Quanta mais àgua mudas, mais risco tens de perder bacterias, logo a melhor opção que tens, e seguir a instrução do Vasco Matos, meteres lã de vidro em uma caixa do filtro, e tentares arranjar testes para a àgua do aquàrio.

 

Pelo menos os dois que o Capagebe descreveu, Amonia, e Nitritos!

 

Força não desanimes, com calma e paciencia tudo se aprende e tudo se resolve.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes as tpas com que regularidade , agora?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora nao tenho feito mas normalmente faço tpa uma vez por semana.

 

Eu tinha um barquinho de plastico pintado no fundo do meu aquario tinha cores verdes cinzentos dourados azuis pretos. Acham que pode ser disso?

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desespero, não vale!! :busted_red:

 

Este hobby vai progredindo e vamos aprendendo com os erros. bang

 

Quando o aquário maturar, a água vai ficar melhor. Temos que ter calma, e esperar que a mãe natureza vá avançando com as colónias de bactérias até haver equilíbrio. :mrgreen:

 

Calma, muita calma e mais um bocadinho de calma. O que custa são os primeiros trinta anos, depois, habituas-te. :naughty:

 

A ideia de se ter um aquário é mesmo para relaxarmos :sunbathing: e não para stressarmos.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumas aspirar o areão? As minhas (creio que não serei o único) tpa's são em simultâneo com as aspirações.

 

O areão é o local onde os detritos se acumulam. Dependendo do tamanho dos grânulos, estes vão descendo até ao fundo.

Aí também se instalam as mesmas bactérias "amigas" que são tão necessárias no ciclo do azoto.

Ainda existem filtros de fundo, embora já se vejam poucos, que usam o areão para a filtragem da água. Isso mostra bem a importância do areão.

Mas no areão também se podem depositar substâncias nocivas, como os nitrítos. Daqui sucede a necessidade de aspirar.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok muito obrigado eu agora comprei areao quartzo branco sera q pode alterar os parametros da agua? Ja o tou a tratar antes de meter ja o fervi 2x mas continua com a agua suja depois disso

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.