substituir otto mas por que peixe/invertebrado?


azuen

Recommended Posts

Boas :)

Vou ser directa ao assunto, é o seguinte:

À pouco tempo (2 ou 3 meses) comprei um otto para fazer parte da equipa de limpeza do meu aqua. Passado esse tempo ele cresceu e agora está com 5 ou 6 cm, mas o problema é que ele tem "a mania" de remexer o areão todo com a cauda, resultado: aos cantos do aqua de vez enquando deixa de existir areão onde antes existiam uns 2 cm. :(

Agora vou substituir o areão que tenho por jbl manado e não queria ter o otto sempre lá a remexer e a estragar a harmonia do aquario.

Queria saber então por que peixe ou invertebrado posso substituir o otto de forma a que cumpra as mesmas funções (remover as algas dos vidros e folhas das anubias e etc).

Aceito todas as sugestões, mas preferia que me indicassem especies de peixes ou invertebrados relativamente pequenos.

 

Obrigada a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se tinhas problemas com o areão ao colocares manado ainda vais piorar a coisa :), é dos substratos mais leves que conheço.

Sem saber que aquário tens (dimensões, litragem, parâmetros) não consigo sugerir nada :(

Os ottocinclus são os melhores peixes de limpeza que conheço e pequenos! Maiores (em tamanho adulto) tens sae ou ancistros!

Invertebrados tens muita escolha desde caracóis a camarões, depende do que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento, devido à necessidade de mudar de casa aqui a menos de um ano e querer levar este vicio comigo, tenho apenas um aquário bastante pequeno de 33 litros brutos (49 c x 25 l x 30 a - algo por essa volta).

Contem uma biobox de 206 l/h, termostato 50w e calha de leds que de cabeça não sei a intencidade.

A água está a cerca de 25/26 graus e o ph ronda os 6 e pouco (não tenho feito muitos testes ultimamente).

No aquario tenho uns quantos melanoides, 2 cory bronze, 3 guppys, o tal otto e vou adquirir uns red cherrys depois de mudar o areão para dar mais vida ao fundo.

O que realmente me preocupa é a deposição de algas nos vidros e nas folhas das plantas, será que há algum invertebrado que trate disso?

Editado por azuen
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tipo de algas que falas, mas de uma maneira geral se tiveres plantas de crescimento acentuado que sejam devoradoras de nutrientes e complementares com uma boa equipa de limpeza e fizeres tpas regularmente terás menos problemas com elas.

 

Quanto aos invertebrados os reds - neocaridina davidi var. red são espectaculares, podes também adquirir os amano - caridina multidentata, nos caracóis por ex. tens os neritina natalensis http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72914

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda,

De qualquer forma vou mudar o substrato e ver como é que o otto reage, se continuar a fazer o mesmo tento vende-lo ou dá-lo :(

Os reds vêm de qualquer das formas, já estava decidido, quanto aos caracois, se tiver mesmo que dar o otto, é algo a ponderar.

 

Mais uma vez obrigada ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.