Recommended Posts

pessoal n é bem uma "duvida" mas aqui vai lol

 

eu normalmente faço sempre semanal TPA de 30 % do meu aqua de 34L, uso agua de garrafao que encho da torneira, e deixo a tampa aberta 24h para sair o cloro etc...

 

só que agora no inverno essa agua está muito fria para eles, dai eles terem apanhado aquela "coçeira" costia soponho eu lol

 

agora o que eu queria era poder usar esta agua de garrafao que deixo sempre repousar durante uns dias mas não tenho maneira de fazer com que a agua não "entre" tão fria no meu aqua eu quando reponho essa aqua utilizo sempre um copo e vou metendo la para dentro muito devagarinho, e vou enchendo o copo varias vezes até ver que tenho a água reposta....

 

mas mesmo assim a temp baixa sempre entre 2º a 4º ...

 

alguem tem ai 1 "truque" para que possa fazer TPA no inverno sem baixar a temp do aqua? :smile2:

 

cumps

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou aqueces com um termostato que tenhas a mais (não deves ter, né?) ou poderás colocar esse copo a boiar no aqua até que a temperatura aumente antes de despejar a água, mas isso deverá demorar muito tempo.

Podes também dividir a TPA em 2 vezes em 2 dias diferentes e assim a temperatura não baixa tanto.

Se tirares agua quente normalmente com o esquentador e usares um condionador (tipo Aquasafe) deixas actuar e depois ainda estará relativamente quente para não afectar a temperatura do aqua.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mistura água quente com água fria e mede com um termómetro, se estiver na temperatura ideal faz um teste ao ph e kh dessa água para ver se corresponde com o do aquário :)

 

Cumps,

Bruno

 

ya secalhar é isso mesmo que vou fazer :D

 

obrigado aos 2 pelas respostas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

é pa eu ponho numa panela e aqueço a agua até chegar a temperatura que quero

 

ninguem faz isto?? não é seguro

 

cumprimentos

 

eu acho que isso n faz bem mas como não sou "pro" nisto dai nunca ter arriscado mas sim ja tinha pensado nisso mas como não tinha a certeza se era realmente seguro para eles fiquei quieto...

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu nunca pensei seguer em fazer de outra maneira!!!

 

até agora nunca tive problemas com isso

 

quando é pouca agua não aqueço, mas quando são maiores as tpas aqueço sempre

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que não há problema nenhum em aquecer no fogão. Mas fica-te mais barato se tirares a água quente já do esquentador :)

 

então e se eu pegasse nessa agua que tenho em garrafões a repousar onde só uso para TPA, e colocasse alguma numa panela aqueçer um pouco até estar a temp do aqua acham que fazia mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquecer na panela, a não ser q seja só pra isso, tem detergentes seguramente...

 

Do esquentador pode ter metais pesados, devido ás serpentinas de cobre e outros metais do mesmo

 

O melhor é mesmo um aquecedor extra....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer isso numa panela sim...

Mas uma panela que não tenha sido muito utilizada ou uma panela nova...

 

Porque como disse o Agneli, tem detergentes... O que pode não ser muito bom.

 

Se tiveres uma panela que nunca tenha sido utilizada, ou que tenha sido muito pouco utilizada, podes despejar a água do garrafão na panela, e aqueces um pouco ;)

 

Depois siga po aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu tenho 1 chaleira eléctrica mas nunca la aqueçi com medo de "eliminar" algo bom que a agua tinha para a TPA :P

 

obrigado a todos pelas respostas

 

e agora 1 novidade do dia nasceram me mais 8 alvins pelo aqua inteiro :naughty: :naughty:

 

assim vou ter que muda-los para o outro aqua que tenho que neste já fico com muitos guppys xD

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depende da litragem das TPA's no meu caso são de 9 garrafões, ponho os garrafões meios na casa de banho, desenrosco o chuveiro e toca de completar o enchimento com água morna. Fácil!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 garrafões!?!?!?!?!?!?!?

 

Irra!!!

 

Ontem experimentei, retirei parte da agua do balde, aqueci na chaleira eletrica, cerca de 1.7l (max) quase até ferver, depois misturei cm a agua do balde e pareceu-me que ficou numa boa temperatura!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ontem fiz uma TPA assim... peguei numa parte da agua repousada, coloquei numa panela nova nunca antes usada (sim porque já não tenho a chaleira que pensava ter lol ) e deixei aqueçer, e com um termometro lá dentro controlei bem a temp e quando repus a agua no meu aqua o termometro do aqua nem mexeu :naughty::naughty:

 

eles nem sentiram nada ehehehe

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso um sistema diferente, não aqueço.

Ponho o garrafão em cima do aquário.

Uso um tubo, dos usados para as bombas de ar ou de CO2 (mais ou menos 0,5cm diâmetro), a escorrer do garrafão, a apontar directamente para o termostato.

Assim que a água toca no termostato ele liga e começa a aquecer...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso um sistema diferente, não aqueço.

Ponho o garrafão em cima do aquário.

Uso um tubo, dos usados para as bombas de ar ou de CO2 (mais ou menos 0,5cm diâmetro), a escorrer do garrafão, a apontar directamente para o termostato.

Assim que a água toca no termostato ele liga e começa a aquecer...

 

mas isso não estraga o termoestáto? ele estar ligado a medida que repoes a agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o termostato tem um sensor e liga a resistência sempre que a temperatura descer do valor que estiver estipulado. Assim que a água estiver nessa temperatura, volta a desligar a resistência.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.