ajuda com parametros dos aquas


Recommended Posts

Boas

 

Antes de mais espero que essas festas de natal tenham sido boas na companhia dos mais chegados...

 

Vamos ao meu pedido de ajuda,

Tenho 2 aqua 1 com cerca de 64l e outro com 15l mais ou menos

 

após ter os aqua a uns meses criar viviparos com sucesso no 64l e camarões red no pequeno

comecei a achar os camarões com um comportamento estranho quando faço as tpas e resolvi comprar os testes de fita da sera

 

aqui ficam os parametros

no de 64l

no3 entre 50 a 100mg/l este valor é que me fez pedir ajuda

no2 entre 0 a 1 mg/l

gh 3º

kh 0º a 3º + ou -

ph 6.4

 

e no de 15l

no3 + ou - 50mg/l

no2 0

gh 3º

kh 0º a 3º

ph 6.4

 

 

não achei o valor do no3 normal, tive a ver as "instruções" do teste e diz-me para adicionar sera bio nitrivec, que por acaso tenho e já adicionei

 

qualquer ajuda será bem vinda até ao momento perdi 2 camarões adultos

 

faço tpas todos os fins de semana

 

e bom 2014 a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumas colocar muita comida nos aquas? e que comida dás? É que normalmente a nossa comida (por exemplo, se deres ervilhas ou algo do género aos camarões) torna-se-á uma fonte ainda maior de nitratos.

Que quantidade de água retiras nas tpa ?

É que é estranho essa quantidade de nitratos num aqua de camarões....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no de 64l troco cerca de 10/15litro e no pequeno cerca de 2/3 litros todas as semanas

 

se dou muita comida, eu acho que não, mas n sei talves, dou de manha e a tarde

 

comida aos camaroes dou sera shrimp food e shrimp excel food da aquaticnature, as vezes artemia para alevins alternadamente e a uns dias li n sei onde que os camaroes gostavam muito de banana e pus um pouco eles comeram e depois tirei os restos

 

vou-lhes cortar na paparoca então nos 2 aquas

 

obrigado


eu faço as tpas com agua de uma cisterna que retem agua da chuva, será indicada??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes muito bem em variar a comida! Continua a dar de manha e de tarde como tens feito, tem atenção é às quantidades, mete comida que vejas que os camarões consigam comer em pouco tempo, senão vai acumulando detritos.

Algo que podes fazer e que me ajudou imenso no meu aqua de viviparos é comprares plantas de superficie, elas absorvem nitritos e nitratos.

 

Quanto à agua nao te consigo ajudar, nunca vi ninguém a fazer isso , uma das questões que estou a ver é o facto do cálcio, a da nossa rede tem muito (essencial para camarões!), a da chuva é que já não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, começa a fazer TPA's com água da torneira pelo sim pelo não. Faz TPA's semanais pequenas 10/20%.

 

Não dês banana nem Artémia... Isso deve te sujar muito a agua , dá apenas comida própria para camaroes. Os red cherry são muito resistentes, o problema deve ser mesmo os níveis de amonia elevados, com banana e restos de artémia lá dentro...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

fiz novos testes agora de manha, e os valores mantê-se

tpa feita não com agua da rede pois tem o ph mt alto 7 e tal mas agua de uns garrafões que tenho aqui em casa com ph identico 6.4

isto não será mesmo da agua da cisterna/deposito?

logo a tarde faço os testes outra vez

 

vou fazer tpas diarias até isto voltar ao sitio

 

Obrigado a todos pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas dizer que eu não confiaria muito nos testes de fitas... não são, na minha opinião e por experiencia própria, muito fiáveis!

 

De resto boa sorte com a resolução deste problema e continua com as TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos guerreiro, podes continuar a fazer com água de garrafão mas para Red Cherrys não justifica. e o ph de 7 e tal não é muito, aqui em casa também é esse o valor do ph da agua que sai da torneira e tenho red rili com fartura e o meu comunitário também tudo na boa..

 

A conclusão que chego nestes anos é que o valor do ph é pouco relevante, o que interessa mais é manter um ph constante sem oscilações. Isto claro, depende da fauna em questão.

 

Mais vale fazeres TPA sempre com agua da tua torneira do que andares a saltar de ph em ph e a comprares garrafões de propósito.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

ja fiz tpa outra vez , vamos ver ...

 

fiz com agua do garrafão porque tinha o ph muito semelhante ao aqua, para não aver oscilação que num aqua de 15 litros nota-se muito

 

tenho muitas femeas ovadas

 

Obrigado a todos

 

e bom ano 2014 com tudo de bom e muitos camarões!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

duas tpas depois, mais uma baixa

 

e os valores aqua de 15L

NO3 - entre os 50 a 100 mg/l

NO2 - 0

GH - entre os 3º e 6º

KH - 0º

PH - 6.4

 

tenho varias femeas ovadas, normalmente são as mais sensiveis e destas ainda não morreu nenhuma

 

não consigo baixar o NO3

não dei comida hoje acho que o marisco deve auguentar bem ai 1 ou 2 dias sem comer

 

vou tentar aspirar o areão sem sugar muitos camarões

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

já dei com o problema é mesmo a acumulação de detritos no areão...

custumava colocar os alevins neste aqua tbm e dai veio esta acumulação de restos de comida no fundo

 

já dei uma aspiração suave para não levantar muita "poeira", quando mexi no fundo até me assustei!!!

 

Tou a fazer tpa com agua da rede, a fazer a aclimatização aos meninos passaram de ph 6.4 para 7.2 lentamente

 

obrigado a todos pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.