Como reduzir baixas de peixes recém-adquiridos?


Recommended Posts

Qual a melhor forma de tratar peixes recém-adquiridos e de reduzir o número de baixass? Existe pouca informação sofre formas de tratar peixes recém-comprados. Já li um post sobre um tratamento á base de Protozin em aquário de quarentena, mas gostava de conhecer outras formas de o fazer. O aquário de quarentena realmente compensa?

 

Quais as condições de água que este deve ter em relação ao aquário a que os peixes se destinam?

 

Todos os peixes devem ser sujeitos a quarentena ou apenas os mais delicados?

 

Enfim, algumas perguntas que espero alguem mais experimentado possa esclarecer ou indicar um endererço que o escçareça!

 

Than :( ks..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se será uma grande ajuda mas a mim respondeu-me a algumas perguntas e deu sempre bons resultados!

http://faq.thekrib.com/pt/begin-addfish.html

 

Este site é muito bom para responder a muitas dúvidas

http://faq.thekrib.com/pt/

 

Podes sempre esperar pela ajuda de alguém mais experiente :(

Espero que tudo corra bem!

 

Abraco

Abraços

 

João D'Eça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

na minha opiniao se tiveres possibilidades de fazer quarentena aos peixe e bom. na maioria dos peixes ornamentais n se consegue bem identificar as doenças, muitas vezes o peixe morre e n sabemos porque.podes sempre desparazitar com sterazin da waterlife que serve para parazitas de guelras e da pele e na comida metes flagil e fazes isso cerca de 5 ou 6 dias como maneira de prevençao.para isto e que o aqua de quarentena serve pois cada vez que estas a meter um peixe n vais tar a fazer este tratamento e n corres o risco de o peixe te contaminar o aqua grande.

 

sei que ha pessoas que n sao da politica de medicar logo se o peixe n tiver sintomas, mas de facto nos peixes pequenos de aquas comunitarios n se consegue identificar problemas de parazitas. o peixe e atacado morre e nos n sabemos porquê.apenas nos ciclideos maiorzinhos tipo discus oscars etc. e que conseguimos identificar esse tipo de flagelos porque o peixe n morre logo, ate se aguenta muito tempo e nos conseguimos diagnosticar o problema.

 

nos peixes pequenos a unica maneira de teres certezas e medicares independentemente do peixe te parecer estar em optimo estado de saude.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A prevenção começa no momento em que entras na loja para comprar os peixes.

A "tecnica" que uso é simples, dou uma volta pela loja e vejo os aquarios todos á procura de peixes mortos ou doentes. Em qualquer aquario que descubra um morto ou doente, excluo logo todos os peixes desse aquario para uma possivel compra. Nos restantes se estiver o(s) peixe(s) que procuro, entao fico a observar o comportamento dos mesmos, a ver se não se andam a roçar nas pedras, se não têm a respiração ofegante, nem nenhum parasita a passear pelo corpo e vejo se nada normalmente e se está "atento" aos outros peixes.

Depois de o peixe ter sido aprovado, é só trazer para casa e colocar o saco dentro do aquario, sem deitar a agua do saco para dentro do aquario. Passado 15m começar a deitar pequenas quantidades de agua do aquario para dentro do saco, +/- de 5m em 5m até o saco estar quase cheio. Depois com a rede retirar o peixe para o aquario e deitar a agua do saco fora.

Não digo que esta seja a melhor tecnica para os peixes durarem mais, mas eu costumo fazer assim e tenho me safado bem sem grandes problemas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jose Miguel Gomes,

 

 

Pessoalmente estaria mais atento a uma correcta aclimatização.

 

O problema mais comum está relacionado com o binómio Amônia/Amoníaco.

A solução está numa aclimatização com um Ph igual ou mesmo um pouco inferior ao do aquário de proveniência ou origem, isto porque a amônia rapidamente se transforma em amoníaco ( o qual é tremendamente tóxico para os peixes ), à medida que o ph e a temperatura da água aumentam.

Este tipo de situações não ocorrem durante a curta viagem de uma loja até ao aquário de casa. Quem faz importações do exterior é que necessita de ter isto em atenção.

 

 

Depois então poderá pensar-se numa desparasitação preventiva, nomeadamente em ciclídeos, mas continuo convicto que uma aclimatização correcta e realizada com alguns conhecimentos de base é meio caminho andado para o sucesso.

 

 

Miguel Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho tido poucas baixas nos peixes recém adquiridos, e olha que eles normalmente fazem uma viagem de hora e meia até ao aquario.

 

Ambiento sempre os peixes à temperatura, deixando o saco em banho maria uns 15 minutos e em seguido comesso a tirar água do saco e a acrescentar agua do aquario, fasso isso aos poucos e a espaços de 10minutos.

 

Acho que está tudo dito, vou só deixar ficar mais uma dica: os peixes mais novos e pequenos são sempre mais baratos, na minha opinião é mais arriscado comprar-los pequenos, as poucas baixas que tive foi sempre com peixes desses. Comprar mais perto do estado adulto e pagar mais caro às vezes acaba por sair mais barato

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo Smaug,

 

Os peixes jovens que compro também são normalmente os mais susceptíveis de morrer.. aconteceu-me isso com escalares e rasbora arlequim. Curiosamente o local de compra foi comum _ a Jardinland. Os outros peixes que adquiri resistiram melhor.. mas também não eram tão jovens..

 

Continuem a deixar as vossas críticas :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.