Utopia


Pedro Rosa

Recommended Posts

Adoro este aqua!

Boa mensagem, a do dia dos putos!

Abraço

 

Obrigado!

Andaste hibernado? :) Esse video já tem mais de um mês e meio...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experiência da ultima semana: aumentar a iluminação.

 

Durante a ultima semana (desde domingo, 20 de julho, dia de TPA) que deixei as 4 lâmpadas acesas.

Estiverem 4x24w acesas das 17 às 00h00. São 96w para 60l brutos que suponho serem ~40l.

Portanto foram 2w por litro.

 

O que queria era ver se o regime de fertilização (que praticamente não mexi!) suportava bem o aumento de metabolismo criado por esta quantidade de luz.

Recordo o que coloquei num post de 11 de Março sobre a medição dos valor PAR:

Com 4x24w a 46 cm do substrato na parte de tras e 51 cm na parte da frente.
As lampadas estão razoavelmente no meio do aquário.

  88   -  108  -  100

  108 -  118  -  108

Uma barbaridade :)

 

A verdade é que a experiência até aqui não correu nada mal. Praticamente só coisas positivas. Vejamos:

  1. Primeiro que tudo o pearling que o aquário está a fazer a partir das 21h é uma coisa incrível. Parece chuva de baixo para cima :)
  2. Suspeitava que lá para terça ou quarta feira os vidros começariam a ficar verdes. Resultado: hoje, quando fiz a TPA, não havia um único bocado de GSA nos vidros. Tenho um local onde o tronco está a meros 0,5cm do vidro e que costuma sempre ficar verde, hoje nada! Excelente resultado.
  3. A camada "gordurosa" no topo do aquário, que a partir de terça ou quarta feira começa a ficar mais visível (na altura reponho a água evaporada e semi-desaparece até quinta ou sexta novamente), desta vez não existiu. Isso mesmo, aumento de metabolismo e a película gordurosa desapareceu. Porquê? Tenho duas hipóteses: 1) a primeira mais "biológica" - o aumento de metabolismo fez com que o aumentasse bastante a produção de oxigénio e isso pode ter beneficiado bastante a colónia de bactérias que com mais oxigénio e um Ecoo Pro 300 cheio de ADA BioRio (em todos os tabuleiros) conseguiram combater a película; 2) ou um resultado mais "mecânico" que podia ter sido pelo aumento de pearling ter tido resultado no topo da água e a quantidade de bolhas que iam para o topo fizeram desaparecer a película superior.
  4. O musgo está com muitas mais "pontas" verde claras do que habitualmente, resultado do maior crescimento.
  5. A Ludwigia sp. que está por trás das pedras e que praticamente desapareceu depois de 6 meses de podas quinzenais, está em grande novamente e com um vermelho raro de ver. Incrível mesmo!
  6. As únicas consequencias negativas que associo ao aumento de luz mas que terei que ver como andam nos próximos tempos são: 1) a montecarlo levou nesse dia a maior poda que já lhe dei. Ficou mesmo rasteira! Hoje tinha bocados de filamentosas muito rentes (sem fios para cima, por isso não dava por isso antes da manutenção). Neste aquário não tive uma única alga, agora vou verificar se isto não é uma consequência dos dois acontecimentos em simultâneo: aumento de luz + poda grande na montecarlo; 2) por tras das pedras do lado direito, noto as pedras mais escuras.
  7. Feitos os testes a PO4, NO3 e Fe os valores mantiveram-se nos mesmo apesar do aumento de metabolismo. Apenas dupliquei os micros esta semana. Porque se mantiveram? Deduzo que pela grande poda da Montecarlo que se estende por grande parte do layout. Logo houve menos consumo da montecarlo.

Boa semana.

  • Votar + 5

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Testes e experiências, sempre a aprender e a partilhar, excelente!

 

Faltou a foto :tapfoot: , pelo menos de 1/3 do aquário do lado direito biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o António...só ficaram a faltar as fotos! ;)

 

É "engraçado" que ontem também estive a podar a minha montecarlo no de 200L e reparei que também tinha umas filamentosas no meio do tapete. Só reparei pq vi uns bocados de MC podada "suspensos" a poucos cm's do tapete! Ao olhar mais atentamente, reparei que estavam presos por uns "fios" verdes quase imperceptíveis. Não tenho a certeza mas estas algas poderão ter-se desenvolvido no meio do tapete devido aos detritos acumulados bem como a ausência de circulação no mesmo. Se calhar o que tens aí é a mesma coisa!

  • Votar + 1

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É "engraçado" que ontem também estive a podar a minha montecarlo no de 200L e reparei que também tinha umas filamentosas no meio do tapete. Só reparei pq vi uns bocados de MC podada "suspensos" a poucos cm's do tapete! Ao olhar mais atentamente, reparei que estavam presos por uns "fios" verdes quase imperceptíveis. Não tenho a certeza mas estas algas poderão ter-se desenvolvido no meio do tapete devido aos detritos acumulados bem como a ausência de circulação no mesmo. Se calhar o que tens aí é a mesma coisa!

 

João, não acredito muito, mas nisto não há grandes certezas :)

Digo isto pq que qd fiz a poda (no outro domingo) não havia mesmo nenhuma filamentosa. Foi durante a semana.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinto que já me tinham lido este artigo desde Sábado! :P

 

Concordo mais com a hipótese 1 a respeito da camada gordurosa.

 

Pedro e João, parece que podámos todos a Monte Carlo nestes dias.. a diferença é que não tenho algas! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinto que já me tinham lido este artigo desde Sábado! :P

 

Concordo mais com a hipótese 1 a respeito da camada gordurosa.

 

Pedro e João, parece que podámos todos a Monte Carlo nestes dias.. a diferença é que não tenho algas! 8)

 

 

Por aqui nem velas também e a minha MC levou um desbaste que foi obra :tongue:

 

Abraço a todos

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro e João, parece que podámos todos a Monte Carlo nestes dias.. a diferença é que não tenho algas! 8)

 

 

 

Por aqui nem velas também e a minha MC levou um desbaste que foi obra :tongue:

 

Têm 2w por litro? :ph34r:

Não devo manter isto muitas semanas mas admito que é uma experiência bastante interessante. O metabolismo do aquário não tem nada a haver com a iluminação tradicional de até 1w/1l.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Mas em termos de PAR anda a cima dos teus valores :tongue:

 

Já há um tempo que tenho 4x54w ligadas a 12cm do topo do aqua e algas só mesmo as GSA's na Spirit Stone um mal que me parece generalizado a quem tem estas pedras. :bleh:

 

A poda é que já devia ter sido feita a mais tempo, a minha MC já ia para os 6-7cm de altura junto ao vidro da frente.

 

Tenho de andar mais em cima dela, mas gosto de a ver bem compacta e alta biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por aqui, o PAR é um assunto desconhecido (nunca foi medido tal coisa nos meus aquários! :P)...a luz que tenho é 2x80WPLL a +/- 50 cm do substrato. O aquário é de 200L brutos (+/- 175/180L de água) por isso é +/- 1W/L, embora este racio me diga pouco. De qualquer maneira, parece-me que depois do desbaste, as algas desapareceram! :D

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

A poda é que já devia ter sido feita a mais tempo, a minha MC já ia para os 6-7cm de altura junto ao vidro da frente.

 

Tenho de andar mais em cima dela, mas gosto de a ver bem compacta e alta biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Acontece-me o mesmo e o problema é que não gosto de a ver nas 2 semanas a seguir às podas biggrin.png' alt=':biggn:'> ... por isso deixa-se crescer mais um pouco, mais um pouco... é uma planta muito simpática.

Já que falaste da tua calha, vou ter novidades de iluminação no meu de 300l (não, não são leds nem controladores especiais biggrin.png' alt=':biggn:'> ).

 

Por aqui, o PAR é um assunto desconhecido (nunca foi medido tal coisa nos meus aquários! :P)...a luz que tenho é 2x80WPLL a +/- 50 cm do substrato. O aquário é de 200L brutos (+/- 175/180L de água) por isso é +/- 1W/L, embora este racio me diga pouco. De qualquer maneira, parece-me que depois do desbaste, as algas desapareceram! :D

 

Vamos ver. Acho que é uma mistura da grande poda feita e da luz aumentada - tudo ao mesmo tempo. Sem experimentar não aprendo :tongue:

Para terem uma ideia a temperatura não baixa os 27 C (sem termostato), enquanto que no de 300l não aumenta dos 24 C (sem termostato). De onde virá o calor? :)

 

Tenho que ver se gravo o pearling disto...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso aqui também temos novidades quanto a luz :naughty:

 

Mas nada do que tinha falado contigo, comprei no OLX uma calha de 4x54w da Blau a um preço espectacular, a única vantagem em relação a que tinha é mesmo ter reflectores individuais e a luz deste modo está a ser distribuída muito mais eficientemente pela traseira e frente, enquanto que com a minha outra calha era muito mais direccionada por baixa da mesma.

 

E então o que vais por no Forsaken ?? HQI ?? :tongue:

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso aqui também temos novidades quanto a luz :naughty:

 

Mas nada do que tinha falado contigo, comprei no OLX uma calha de 4x54w da Blau a um preço espectacular, a única vantagem em relação a que tinha é mesmo ter reflectores individuais e a luz deste modo está a ser distribuída muito mais eficientemente pela traseira e frente, enquanto que com a minha outra calha era muito mais direccionada por baixa da mesma.

 

E então o que vais por no Forsaken ?? HQI ?? :tongue:

 

Bem, então é parecido :)

É a mesma calha do Rui mas com 4x54, com refletores individuais e mais larga (~40 cm) para dar uma iluminação mais uniforme.

O maior problema que tenho é a calha ser de 1m para 1,20m - as pontas são complicadas e tenho sempre que ponderar as plantas desses locais. Alem disso a distribuição assim é muito mais uniforme ao longo do 50 cm do aquário.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Pedro.

Ainda tens as 4x24w a funcionar sem chatices?

 

Oi Luís, tive 4 semanas (penso!) inclusivamente qd estive de férias. Aquelas filamentosas que apareceram na Montecarlo qd a podei e coloquei as 4x24w pareciam-me estar a passar mas como há ainda a possibilidade de tirar algumas fotos para o final da proxima semana, acalmei isto com apenas 2x24w. Depois logo verei.

O crescimento do musgo e da Montecarlo foi estupidamente grande! :wacko2:

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns por esta linda montagem pedro rosa, nós gostamos tanto que decidimos publicar em nosso blog como destaque da semana:

http://ocellarisaquariums.blogspot.com.br/2014/08/destaque-da-semana-utopia-pedro-rosa.html

 

Se puder nos enviar um resumo básico do seu setup utilizado, atualizaremos no post!

 

confere lá, um abraço e continue assim.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e como está essa obra de arte?

Gostava de ver mais umas fotos. Entretanto não houve alterações?

Fiquei sem saber o que estava nas caixas prateadas da ADA (e acabei de ler o post desde o inicio :'( )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, se calhar acabei por dizer noutro post (do outro aquário, nem me lembro).

Era o magnifico P2 da ADA (Lilly Pipe). Nesta foto do meio de Julho vê-se bem - ou melhor, vê-se pouco que é esse o objetivo :)

 

Hei-de colocar... mas este aquário a unica coisa que muda é os tufos de musgo que vão sendo maiores...

 

20140706-day198-1.jpg

  • Votar + 4

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bem, este tb acabou no dia seguinte do Forsaken World, faz hoje 8 dias.

IAPLC #328 e GAPLC #80

 

Esta foi a foto do concurso...

 

60l-2044.jpg

 

Foi um aquário muito fácil de manter. Que todos fossem assim :)

  • Votar + 2

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o que os aquários mudam...

Este tinha sido o meu favorito quando montaste os dois.

Está bonito mas "simples" de mais.

Nas fotos finais o outro era muito mais imponente.

De qualquer das formas são ambos de extrema qualidade.

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais