Ajuda: Iniciante de Aquariofilia


DiogoAlex

Recommended Posts

Ola a Todos.

 

Sou iniciante neste Hobby.

Foi-me oferecido nos anos um aquário de agua quente com 105 litros e cerca de 85 litros úteis.

Aos poucos tenho comprado os equipamentos que acho necessários.

Neste momento tenho:

  • Uma lâmpada em forma de tubo de 18 W
  • Um termostato de 200 W
  • Um filtro que vinha colado no aquário (este contem uma esponja, umas pedras brancas de cerâmica e uma saquinho com pedras pretas muito finas
  • Uma bomba de ar, também comprei um tubo para por no fundo do aquário que espalha o ar bombeado
  • Um acondicionador de agua pois vou encher o meu aquário directamente da torneira
  • Um teste de pH
  • Um termómetro colocado na parte de fora do vidro
  • Decoração artificial

Tenho algumas duvidas:

  • De quanto em quanto tempo tenho de fazer o teste de pH? Estou a pensar em comprar um teste de pH eléctrico para não gastar tanto dinheiro em testes.
  • Que tipos de teste preciso e para que servem?
  • Quanto tempo tenho de ter a agua sem peixes para que esta fique pronta?
  • Qual o primeiro peixe a colocar?
  • Sei que se deve renovar um terço da agua por semana. Mas quando devo fazer a lavagem total?
  • Qual a ordem para colocar os materiais no filtro?

 

Obrigado,

DiogoAlex

Editado por DiogoAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a Todos.

 

Sou iniciante neste Hobby.

Foi-me oferecido nos anos um aquário de agua quente com 105 litros e cerca de 85 litros úteis.

Aos poucos tenho comprado os equipamentos que acho necessários.

Neste momento tenho:

  • Uma lâmpada em forma de tubo de 18 W
  • Um termostato de 200 W
  • Um filtro que vinha colado no aquário (este contem uma esponja, umas pedras brancas de cerâmica e uma saquinho com pedras pretas muito finas
  • Uma bomba de ar, também comprei um tubo para por no fundo do aquário que espalha o ar bombeado
  • Um acondicionado de agua pois vou encher o meu aquário directamente da torneira
  • Um teste de pH
  • Um termómetro colocado na parte de for do vidro
  • Decoração artificial

Tenho algumas duvidas:

  • De quanto em quanto tempo tenho de fazer o teste de pH? Estou a pensar em comprar um teste de pH eléctrico para não gastar tanto dinheiro em testes.
  • Que tipos de teste preciso e para que servem?
  • Quanto tempo tenho de ter a agua sem peixes para que esta fique pronta?
  • Qual o primeiro peixe a colocar?
  • Sei que se deve renovar um terço da agua por semana. Mas quando devo fazer a lavagem total?

 

Obrigado,

DiogoAlex

Bem vindo Alex, Vou responder as Tuas Perguntas

 

  • De quanto em quanto tempo tenho de fazer o teste de pH? Estou a pensar em comprar um teste de pH eléctrico para não gastar tanto dinheiro em testes.

Sim podes comprar, ah uns baratos, testes de PH so ao inicio, so para teres noção eu so no primeiro mes é que foi vereficando dia sim, dia não, agora passado 6 meses so vejo de 2 em 2 semanas.

  • Que tipos de teste preciso e para que servem?

Nitritos, Amonia e Ph são a base

  • Quanto tempo tenho de ter a agua sem peixes para que esta fique pronta?

1 Mês, apesar de poderes acelerar o processo com Nitrivec (da SERA), em vez de 1 mês podes por ao fim de 2 semanas mais ou menos

  • Qual o primeiro peixe a colocar?

Guppys, Corydoras, Neons, são peixes baratos e com alguma resistência

  • Sei que se deve renovar um terço da agua por semana. Mas quando devo fazer a lavagem total?

Total? 1 vez por ano, um terço por semana é ao inicio, quando o aquario antigir a auto sustentabilidade chegara 10% por semana. No meu caso tenho semanas que nem faço nenhuma TPA.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo e bem vindo ao fórum.

 

Aconselho-te antes de mais a ler isto.

É sempre importante ler e pesquisar sempre que pudermos.

Dúvidas todos temos. Até porque não há verdades absolutas.

Depois haverá sempre alguém que ajudará com um pouco da sua experiência, ou do que leu.

Pesquisa sobre a ciclagem do aquário.

Lavagem total só se faz se quiseres iniciar um novo projecto (reiniciar tudo),

Depois as escolhas de peixes, verás o que desejares e seja compatível com o aquário que criares. Espécies de fácil manutenção são aconselháveis.

Aconselhava substituíres a decoração artificial por natural.

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bem vindo Alex, Vou responder as Tuas Perguntas

  • De quanto em quanto tempo tenho de fazer o teste de pH? Estou a pensar em comprar um teste de pH eléctrico para não gastar tanto dinheiro em testes.

Sim podes comprar, ah uns baratos, testes de PH so ao inicio, so para teres noção eu so no primeiro mes é que foi vereficando dia sim, dia não, agora passado 6 meses so vejo de 2 em 2 semanas.

  • Que tipos de teste preciso e para que servem?

Nitritos, Amonia e Ph são a base

 

 

 

Obrigado pela rápida resposta, PhilipC.

 

Fiquei ainda com algumas duvidas:

  • Necessito de mais algum acessorio para o aquario ou os que possuo sao suficientes?
  • Quanto aos testes de Nitritos e Amonia devo realizar tal como o teste de pH? (Dia sim, dia não e quando o aquário atingir a sua sustentabilidade faço o teste apenas de 2 em 2 semanas?

Obrigado,

DiogoAlex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola fernandoJb.

 

Ja tinha dado uma vista de olhos nesse tópico, mas prometo ver com mais atenção.

Quanto a substituição de plantas artificiais por naturais, eu também tinha pensado nisso.

Mas comprei recentemente o solo do meu aquário que custou a volta de 20 Euros. São pedras medias que não conseguiriam manter as plantas.

As plantas naturais necessitam de mais algum custo que as artificiais? (Ex. testes, fertilização...)

 

Obrigado,

DiogoAlex

Editado por DiogoAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Existem plantas de baixa manutenção que não requerem grandes cuidados, Mas todas as plantas requerem cuidados...

Prometeste, então lê o tópico que te indiquei com atenção, ele é a base de tudo...

E vai com paciência, este é um hobby que requer paciência.

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

O termostato que tens é mesmo 200 W?
Isso não é um sobredimensionado para um aquário de 85 lts?

As plantas necessitam de certos cuidados e nutrientes a serem geridos, o que não se passa pelas de plástico, que são estéticamnte menos atraentes...

E segundo o set do teu aquário, não tens luz suficiente para plantas. Tens de ter metade dos watts em lampadas que tens de litros no teu aquário, que no teu caso tens 18W/85lts<0,5.

Acerca das pedras pretas no teu filtro, é carvão activado. Isso faz te a filtragem quimica do aquário(tira iões e outros quimicos reactivos na água como medicamentos, que matam as bactérias do teu filtro, e são chatos para os teus animais).
De resto, precisas mesmo de testes quimicos. Podes ficar simplesmente por mais o de nitritos(minimo dos minimos).
Acho sobredimensionado comprares um sensor de pH (O que chamas eléctrico). Um bom (sensibilidade de 0,1) custa-te os olhos da cara. Compra testes de pH mais baratos.

 

De resto, não vejo nada que necessites. Parece tudo nos conformes. Bom trabalho.
Lê mais artigos aqui no fórum, e ficas bem para os próximos tempos.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas DiogoAlex!

 

Antes de mais bem-vindo a este fantástico mundo da aquariofilia!

 

Li aí que compraste decoração artificial.. Eu pessoalmente (e penso que 98% dos membros aqui do forum também), aconselho-te a não utilizar essa decoração artificial... É melhor optares por plantas verdadeiras, pois fica muito mais bonito, mais natural, ajuda em algumas coisas no aquário!

 

Dá uma vista de olhos nos aquários dos membros aqui do forum para teres umas ideias de como são as coisas e tentares ter uma ideia de como queres o teu aquário.

 

Quanto às tuas questões...

 

De quanto em quanto tempo tenho de fazer o teste de pH? Estou a pensar em comprar um teste de pH eléctrico para não gastar tanto dinheiro em testes.

 

Fazes quando achares necessário...

Convém ires dando uma vista de olhos no pH para ver se está tudo bem, mas também não precisas andar a fazer isso todos os dias... Até porque em principio, se não mexeres em nada e se nada se alterar, não vão haver variações de pH de um dia para o outro.

 

Que tipos de teste preciso e para que servem?

 

pH (controlar o pH)

NO2 e/ou NO3 , para controlares os níveis de amónia (procura e lê sobre o ciclo do azoto)

 

Quanto tempo tenho de ter a agua sem peixes para que esta fique pronta?

 

Como respondi na pergunta anterior... Lê e procura sobre o ciclo do azoto.

Sabes para quê que se tem que ter "a água sem peixes" para que fique pronta?

 

MUITO RESUMIDAMENTE, os dejectos dos peixes e os restos de comida, têm amónia... Essa amónia é Tóxica para os peixes (e também para os humanos, mas isso não interessa para aqui). Então é preciso que algo ou alguma coisa, converta essa amónia livre na água para outra substância não toxica para os peixes...

 

E como se faz isso?

Existem umas bactérias maravilhosas, que terão que se desenvolver na água, para converter essa amónia livre, em outra substância que não seja tóxica aos peixes.

 

E como se desenvolvem essas bactérias?

Depois de montares o teu aquário, terás que o deixar o teu aquário sem peixes... Porque se metes logo os peixes, não existem essas bactérias para converter a amónia livre libertada pelos peixes e que está também presente na comida dos peixes. Deixas o aquário sem peixes, e vais adicionado de 2 em 2 dias, um pouco de comida (POUCO MESMO). Esse pouco de comida que estás a adicionar, vai fazer com que as bactérias se desenvolvam para converter a amónia libertada pela comida em outra substância não toxica...

As bactérias vão-se multiplicando, até ficarem numa quantidade considerável para manteres o teu aquário estável...

Esse tempo é mais ou menos de... 3 a 4 semanas.

 

Qual o primeiro peixe a colocar?

 

Tens que pensar na fauna que queres...

 

Eu pessoalmente, como já aconselhei a outros membros, também aconselho a ti a começares por um peixe barato! Porque se algo estiver mal (ex: ciclo do azoto nao estiver completo, pH inadequado, temperatura, etc...), e por azar o peixe não se aguentar, não vais ter grandes perdas em €...

 

Por isso é melhor 2 ou 3 peixes baratinhos ;) Nunca adicionares muitos peixes de uma só vez.

 

Sei que se deve renovar um terço da agua por semana. Mas quando devo fazer a lavagem total?

 

Se fazes a lavagem total, aquelas bactérias que tiveste a desenvolver com o aquário parado durante aquelas 3-4 semanas, vão-se todas à vida...

O que acontece é que terás que deixar o aquário parado mais 3-4 semanas para voltar a ciclar e desenvolver aquelas bactérias.

Portanto a lavagem total não se faz ;)

 

Qual a ordem para colocar os materiais no filtro?

 

Sinceramente nem sei... Eu diria primeiro aquelas "coisas pretas" que disseste, que penso que seja carvão ativado... E depois as cerâmicas.

 

 

Espero ter sido claro nas minhas respostas ;)

Alguma dúvida é só dizeres!

Editado por ARodrigues
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ter um termostato de 200 não tem problema nenhum, ate é melhor! :) (a meu ver)

 

O que o termostato faz é aquecer até a temperatura regulada, se metes um de 200 num aquario de 85 o que acontece é que demora menos tempo a aquecer a agua! :)

 

Quanto as plantas discordo completamente, acho que ele pode por plantas tipo vallisnerias, anubias, musgos, e mais umas poucas!

 

Digo isto pois antes de fazer o Update ao meu aquário tinha a mesma quantidade de luz e nunca tive problema com vallisnerias ou anubias.

 

Realmente os testes de pH mais vale o de pingos, e mais barato que esses todos XPTO's xD

 

Quanto as plantas naturais é sempre bom ter um fertilizante liquido bonzito!

Editado por DarkAxe

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ter um termostato de 200 não tem problema nenhum, ate é melhor! :) (a meu ver)

 

O que o termostato faz é aquecer até a temperatura regulada, se metes um de 200 num aquario de 85 o que acontece é que demora menos tempo a aquecer a agua! :)

 

Quanto as plantas discordo completamente, acho que ele pode por plantas tipo vallisnerias, anubias, musgos, e mais umas poucas!

 

Digo isto pois antes de fazer o Update ao meu aquário tinha a mesma quantidade de luz e nunca tive problema com vallisnerias ou anubias.

 

Realmente os testes de pH mais vale o de pingos, e mais barato que esses todos XPTO's xD

 

Quanto as plantas naturais é sempre bom ter um fertilizante liquido bonzito!

 

Atenção, que que não é verdade algumas das coisas que dizes.

 

1º se meteres um aquecedor de 200w num aqua de 50 litros vai te resultar sempre em sobreaquecimento, porque tu regulas para 26 e ele mete-te a 29. Pois o tempo que a resistencia trabalha é suficiente para dar um "estalo" na água.

 

2º Existe maquinas a 12€ para medir o Ph, se é 100% certo?Não, mas acho que as cores tambem não te dá uma certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as plantas discordo completamente, acho que ele pode por plantas tipo vallisnerias, anubias, musgos, e mais umas poucas!

 

Digo isto pois antes de fazer o Update ao meu aquário tinha a mesma quantidade de luz e nunca tive problema com vallisnerias ou anubias.

 

 

Quanto as plantas naturais é sempre bom ter um fertilizante liquido bonzito!

 

Olá DarKAxe, fiquei um pouco confuso com estes conselhos, poderemos estar a induzir algum erro, até porque me parece haver aqui alguma contradição.

 

Nunca tiveste problemas com vallisnerias ou anúbias, mas usavas o fertilizante líquido? é isso?

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, isto é simples, queres ter plantas?, tudo bem 20 W chega, mas terás de andar com comprimidos de minerais e adubos liquidos.

Queres ter um plantado e ter as plantas verdes e outras vermelhadas, então terás de carregar na luz, quer em Watts, quer em KK's, eu no de 60 litros tenho 12W + 2 tiras de LED'S 5050 Brancos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente eu usava fertilizante liquido mas não substrato fértil e só tinha 18W de luz!, só a pouco tempo é que pus substrato fértil e mais luz para ter mais variedade de plantas!

 

É assim eu uso um termostato de 100 num aquário de 25Lt (aquário de criação) e uso este pois não tenho outro termostato, e ao principio pensei que ia dar problema, mas lá está, meto o termostato a 26 e aquece para 27. só.... nunca tive mais problema nenhum, mas isso posso ser eu!

Quanto aos testes é a minha opinião sei que muita gente tem esses testes mas o problema depois e calibrar e blablalbla, mas disso não posso falar pois nunca usei!

 

Não quero induzir ninguém em erro! :)

 

Falo só daquilo que já se passou comigo.

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado, já entendi, tinha compreendido mal...

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todos os conselhos!

Com isto conclui que gastarei o dinheiro do teste de pH ''eléctrico'' em decorações naturais.

A medida que leio os fóruns fico com alguma duvidas:

​Eu estive a dar uma olhada em tipos de peixes e plantas e estou a pensar em fazer uma fauna de vivíparos pois estes são de fácil reprodução e de baixo custo. Quanto as plantas estava a pensar por apenas musgo, isto caso o meu solo seja apropriado.

 

Obrigado,

DiogoAlex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todos os conselhos!

Com isto conclui que gastarei o dinheiro do teste de pH ''eléctrico'' em decorações naturais.

A medida que leio os fóruns fico com alguma duvidas:

​Eu estive a dar uma olhada em tipos de peixes e plantas e estou a pensar em fazer uma fauna de vivíparos pois estes são de fácil reprodução e de baixo custo. Quanto as plantas estava a pensar por apenas musgo, isto caso o meu solo seja apropriado.

 

Obrigado,

DiogoAlex

 

  • Caso eu use mais iluminação é desnecessário o uso de fertilizante liquido?

Caso uses mais iluminação é NECESSÁRIO o uso de fertilizantes líquidos! (macros e micros), a luz irá aumentar o metabolismo das plantas, logo vão gastar mais rápido os nutrientes da agua, ou seja quando metes mais luz deves compensar com fertilizantes líquidos para que haja os nutrientes necessários na quantidade certa. Assim como depois poderás adicionar CO2 consoante a exigencia das plantas, mas basicamente é isto:

 

Plantas de facil manutenção: (anubias, vallisnerias, musgos)

-Luz dá a que tens.

-Não precisas de CO2

-Recomendo fertilização liquida

-Não é preciso substrato fértil

 

Plantas de média manutenção: (como plantas avermelhadas)

-Luz é melhor aumentares

-CO2 necessário

-Fertilização liquida

-Substrato fertil recomendado

 

Plantas de alta manutenção: (Hemianthus callitrichoides ''Cuba'') por exemplo

-Luz 1W/Lt

-CO2 necessário

-Fertilizantes sólidos e líquidos (macros e micros)

-Substrato fértil

 

Informa-te sobre as plantas aqui! : http://www.tropica.com/dk/planter/de-rigtige-planter.aspx

 

O meu solo do aquário são pedras medias, estas darão para manter as plantas seguras?

 

Depende as plantas, mas 90% delas sim, eu uso substrato pedras do rio medias (por cima do fértil), e consigo fixar todas as plantas!

Acho que irás sentir necessidade de um substrato fértil para plantas mais bonitas e saudáveis, mas para plantas de baixa manutenção sim esse substrato dá.

 

 

  • É necessário trocar o meu termostato?

Sinceramente? Acho que não, regula-o para 26.5 e vê a que temperatura ele se apaga, e vais regulando assim!

Problema pode vir no verão (ou talvez não).

Eu por exemplo como a minha casa e quente desligo o termostato de dia e a temperatura está sempre nos 27.5ºc (NO VERÃO)

Corrijam-me se estiver a dizer algo de errado!

cumprimentos

  • Votar + 1

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no teu caso arriscava a por plantas, claro que tens de te algum substrato fertil, mas ainda assim, as plantas são optimas depuradoras pois retiram toxidades das aguas. O maior problema das plantas não é a Luz mas sim o Solo e a falta de nutrientes na agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar se devo trocar o meu substrato por um mais fino, parecido a areia. Amanha irei a uma loja de aquariofilia e la resolverei com mais informações. Mas sem duvida, que na minha opinião quanto mais natural a decoração melhor o aquário fica.

Amanha também começo o ciclo de azoto.

Sei que ainda sou novato nisto e que secalhar me estou a precipitar, mas quero um aquário idêntico a este, talvez use apenas musgo. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=33670

Mais uma duvida que me surgiu quando via fotos de aquários maravilhosos:

  • Caso eu pretenda por um ramo ou uma pedra no aquário, qual o método para fazer com que este fique apto a entrar no aquário?

 

Obrigado,

DiogoAlex

Editado por DiogoAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de o ferver 3 X's pelo menos.

Quanto a esse layout, não é propriamente facil, mas cada um sabe o que quer :P

 

areia fina tem coisas boas e coisas más, eu tinha num aquario e vou tirar, pois tem tendencia a ficar feio com o tempo, enquanto que o cascalho Preto aguenta-se limpo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas atenção a um pormenor, a meu ver não interessa estares a por um substrato fértil e não teres luz e fertilização, e CO2 consequentemente.

 

A meu ver quando entramos na parte dos substratos férteis temos de entrar também na parte dos fertilizantes, luz e CO2, porque se não estás a dar comidinha nas raízes e falta dela nas folhas, e a escolha das plantas deve ser muito bem feita na parte dos requisitos, há plantas que absorvem os nutrientes pelas raízes e outras pelas folhas.

 

Acho que tem de haver um equilibrio de Fertilização, CO2, substrato e iluminação, se não mais vale optar por algo mais simples! :)

 

Claro que não te quero desmotivar. Mas é a minha opinião!

 

Quando fui a Aqua-eden disseram-me uma frase que ficou na memória e foi o que me valeu...

 

Queria ir comprar umas lampadas e casquilhos e afins para trocar a minha T8 por 2 PLL, e ela perguntou: "tens substrato fertil?" e eu disse: "não, tenho um pouco de Aquabasis plus mas muito pouco"

Então ela recomendou-me um substrato fértil que custava 18€ e eu disse que não dava para levar porque não tinha dinheiro no momento...

 

E sabes o que me disse???

 

"Então é melhor não levares nada porque não quero que saias daqui montes tudo e não tenhas o resultado que pretendas e fiques desiludido."

 

E digo-te, foi a melhor coisa que fiz, comprei substrato fertil, CO2, Fertilizantes, e as PLL e estou 100% satisfeito, e agora tenho realmente o que pretendo!

 

Por isso digo. Mais vale com calma e fazer tudo bem dentro do possível, do que sonhar alto e cair.

 

Pensa 1º: queres plantas de que tipo??

 

Vai ao site que te mandei e vê os requisitos das que gostas.

 

2º: Pensa no que precisas para as manter, se vires que não tens orçamento para algo tudo XPTO é melhor não arriscares pois vais perder dinheiro e desiludir-te!

Cumps! :)
  • Votar + 1

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela tua ajuda DarkAxe!

 

Estive a pensar e escolhi umas plantas fáceis: Taxiphyllum Barbieri (http://www.tropica.com/dk/planter/plantebeskrivelse.aspx?pid=003) e Vallisneria nana (http://www.tropica.com/dk/planter/plantebeskrivelse.aspx?pid=056C).

Pelo que li são de baixa manutenção e a luz que tenho chega, necessito apenas de fertilizante liquido. (corrijam-me se estiver errado).

A fauna pretendo apenas vivíparos.

 

Tens de o ferver 3 X's pelo menos.

Quanto a esse layout, não é propriamente facil, mas cada um sabe o que quer :P

areia fina tem coisas boas e coisas más, eu tinha num aquario e vou tirar, pois tem tendencia a ficar feio com o tempo, enquanto que o cascalho Preto aguenta-se limpo.

 

Basta deixar ferver durante 4 a 5 vezes?

  • Durante quanto tempo?
  • Apenas em agua?

 

Obrigado,

DiogoAlex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correto essas consegues telas sem grande problema! :)

 

 

Sim basta deixar ferver, passa com uma escovinha nos nós do tronco e isso para tirar as porcarias! :)

 

Durante uns 10 minutos penso que chegue!

 

Também podes pensar na Anubia nana são bonitas e cuidado é pouco!

Editado por DarkAxe

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.