Dúvida quanto a fertelização DIY


dcc

Recommended Posts

Boa tarde,

 

tenho imensas algas BBA em cima das anuíbas, musgo e tronco onde está o musgo e até ja começam a aparecer no areao que tenho no fundo...

 

depois de horas a ler tópicos, por aqui e pelo plantedtank não cheguei a conclusão nenhuma...

 

A receita que estou a usar é:

 

macros:

20gr de kno3 ----> segundo o que vi tenho de aumentar para cerca de 33gr

7.2gr de kh2po4

40gr de mgso4 ---> não vi nenhuma referência sem ser a da aquariumplantedfood

250ml de agua

meto 20ml de solução a cada 2dias no aquário

 

micros:

receita da aquariumplantedfood

0.5tsp ~~ 2.46ml "Chelated Trace Elements"
250 ml de agua e meto 20ml nos dias em que não meto macros

 

o aquário tem 100lt

 

Só comecei com co2 de botija à 2 semanas no entanto as algas continuam as mesmas, no entanto o musgo deu um salto brutal!

 

já tentei o excel no entanto elas voltam sempre, cerca de um mês a colocar todos os dias em cima das desgraçadas e mesmo assim não foram embora......

 

O po4 está por volta de 1ppm mas n tenho teste de no3....

 

 

edit: ph ~6

 

 

Desculpem a confusão mas já são muitas horas de pesquisa "falhadas" :/

Editado por dcc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive o mesmo problema com essas algas uns tempos atras mas o meu aquario nao tem bomba de co2, por isso nao sei se isso fara diferença mas o que eu fiz e que me resolveu o problema foi comprar 3 peixes SAE e passando 2 semanas estava quase limpo o aquario

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedro, desde já obrigado :)

 

Apesar de ser uma solução eu gostava de tentar resolver o problema na sua "origem"...

 

Caso nao consiga, é uma ideia ;)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pelo que li há algum consenso quando se diz que níveis baixos ou flutuantes de co2 dão espaço de manobra às ditas.

Quanto a questão dos níveis baixos de nitratos há quem diga por aí que também propícia o aparecimento das bba. No entanto como ainda não consegui um teste de no3 nao posso dizer que os tenha baixos.

 

Outra coisa que me esta a começar a inquietar sao algumas mortes, hoje um, daqui a uns dias outro.....

 

Uns dias antes de morrerem ficam muito magros e mal se mexem. Disseram-me que seriam parasitas internos, comecei a dar-lhes um medicamento da esha para discos, recomendado pelo senhor da Fitonia, e a coisa melhorou pouco... já a uns dias umas semanas que não morria nenhum mas está semana já lá vão 2...

 

Enviado do meu W8s através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há aí qualquer coisa errada...

 

Tu estás a fertilizar brutalmente os fosfatos e só tens 1 PPM???? Esse teste está bom? Já adicionas 30 PPM de Nitrato e ainda queres aumentar para 50 PPM????

 

Vê por ti próprio, introduzi os os valores que indicas nesta calculadora...

 

8atn.jpg

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há aí qualquer coisa errada...

 

Tu estás a fertilizar brutalmente os fosfatos e só tens 1 PPM???? Esse teste está bom? Já adicionas 30 PPM de Nitrato e ainda queres aumentar para 50 PPM????

 

Vê por ti próprio, introduzi os os valores que indicas nesta calculadora...

 

8atn.jpg

 

Cumps,

 

 

Boa noite A.Ferreira,

Eu estive a fazer exatamente isso nessa mesma calculadora e tambem me deram esses resultados.

Pensei que estivesse a fazer algo mal, por exemplo a quantidade de solucao a colocar tambem meti os 60ml, mas depois ainda pensei que nesse campo fosse para colocar a quantidade diaria ou algo do genero...

 

tendo em conta que os resultados da calculadora estao certos, e ajustanto as quantidades para:

 

mudando a receita e as quantidades:

20gr de kno3

2gr de kh2po4

40gr de mgso4

250ml de agua

 

40ml por semana davam:

19.6ppm NO3

2.2ppm PO4

13.3 ppm K

6.3ppm MG

 

 

alterando so as quantidades, para nao estar a deitar fora este fertelizante:

40ml, em vez dos 60ml, por semana davam:

19.6ppm NO3

8ppm PO4

15.7 ppm K

6.3ppm MG

 

 

Achas que posso ficar pela segunda alternativa, ou os fosfatos altos tambem são prefudiciais?

Será daí que vêm as algas? É que ou eu ja vejo algas por todo o lado, por estar tao farto delas, ou mesmo com o CO2 elas continuam a crescer tanto como as plantas....

 

Esquecime dedizer que o CO2 so está aberto durante as mesmas horas, 11h às 22h, que a luminaria. A luminária é de de 30w contruida por mim com led 3W e uma cor de 6500kelvin.

 

Obrigado e abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este tipo de calculadoras dão sempre valores por semana, só assim faz sentido.

 

Fosfatos altos inibem as algas green spot (pontinhos verdes), eu costumo por 5 a 6 PPM e resulta, mais do que isto nunca experimentei :unsure:

 

Eu acho é que devias arranjar mais outro "ingrediente" que te permitisse aumentar a dose de potássio sem aumentar Nitratos nem Fosfatos, KCl (cloreto de potássio) ou K2SO4 (sulfato de potássio).

 

Sempre me disseram que estes eram valores por excesso de fertilizantes e nunca iria precisar mais do que isto:

 

Semanalmente:

Nitratos (NO3): 20 ppm

Potássio (K): 30 ppm

Fosfatos (PO4): 3 ppm

Magnesio: (Mg): 10 ppm

Ferro (Fe): 0.5 ppm

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por ter estado tanto tempo ausente mas para mim o ano não começou da melhor maneira... adiante...

 

A. Ferreira, Segui o teu conselho e diminui a dose de fertilizante para 15ml x 3x/semana ficando assim com os fosfatos um pouco mais altos mas penso que nada de preocupante ;)

Às inúbias fiz-lhes um pequeno teste, limpei-lhes minimamente as folhas com a unha, deixei-as numa solução de lixivia e agua ( mais ou menos 1/10) enquanto limpava os vidros e aspirava o aquário, voltei as tirar algumas algas que tinham ficado nas folhas e voltei a planta-las... até agora estão impecáveis.

 

A pergunta que fica agora no ar é:

Será que posso fazer o mesmo, e com mais ou menos os mesmos resultados, aos musgos? será que se aguentam?

 

Outra pergunta é:

De vez em quando, tipo um por semana morre-me um peixe, no inicio até achava normal mas como já a algum tempo que isto acontece venho aqui pedir a vossa opinião.

Já os tratei com eSHa 2000 e eSHa HEXAMITA, verifiquei que com o HEXAMITA estive 3 ou 4 semanas sem baixas.

Agora já não tenho fezes brancas, suposto sinal de parasitas internos que o HEXAMITA combate.

 

aí têm um vídeo para demonstrar o comportamento usual dos peixitos antes de morrerem:

 

Editado por dcc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

A pergunta que fica agora no ar é:

Será que posso fazer o mesmo, e com mais ou menos os mesmos resultados, aos musgos? será que se aguentam?

...

Boas,

 

Nos musgos experimenta primeiro numa pequena porção, se resultar depois fazes ao restante.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

eu ate me lembrei disso mas podia ser que ja alguem tivesse tentado com sucesso ;)

acho que mesmo depois de os limpar, vou retirar uma grande parte do musgo para que ele se renove, ja está muito grande.

 

Quanto aos peixes? o que achas?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Quanto aos peixes? o que achas?

...

:confused4:

 

Não é a minha área, as percas de fauna que tenho, normalmente são por pensarem que usam para-quedas :unsure: pois não gosto dos áquas tapados.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Os meus nao têm muito esse hábito.. so saltaram uns 2 nestes ultimos 3 anos x)

 

Quanto a tratamentos estou a fazer o do flagyl... vamos lá ver x)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Quando testares, vais encontrar valores muito altos de nitratos.

 

Da minha experiência, descobri que 3 a 4 ppm de fosfatos (adicionados 2 a 3 vezes por semana), TPA's tri-semanais de 40 a 60 % e valores estáveis de CO2 acabam com essa moléstia num instante.

 

ONZE horas de foto-período com luz muito forte, poucas plantas para ajudar, dos cuidados higiénicos não sei, pois não referes (manter o filtro limpo e trocar bastante água ajuda bastante) mas uma foto ou vídeo geral da coisa ajudaria, e o medicar à doida são geralmente 'triggers' para um boom de algas.

 

A morte dos peixes tanto poderá ser dos nitratos altos, nitritos altos, 'picos' de amónia, peixes criados em sopa de antibióticos, medicação à doida, falta de manutenção do aqua, alimentação de fraca qualidade, falta de sais minerais na água, ou a mais comum das causas de morte dos guppies, a 'tuberculose'...

A consanguinidade nos peixes é comum no hobby, nos guppies é por vezes absurda, imagina os pobres dos peixes como sendo tão ou mais sensíveis que os CRS.

No caso dos camarões, há que cruzar indivíduos com as características pretendidas, e isso implica cruzar pais com filhos e irmãos entre eles, no caso dos guppies a maior parte das vezes isso acontece por pura e simples ganância.

 

Espero ter ajudado.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas babykhan,

Não sei se falas dos nitratos devido ao tratamento com o flagyl, pelo que me foi dito na loja de peixes que me disse para fazer o tratamento, era normal os nitratos subirem muito e então devia fazer trocas de 30 a 40% nos 4 dias de tratamento.

 

Quanto à "sopa de antibióticos", estes não sofrem disso, apenas levaram nos últimos tempos ( uns 6 meses) com o esha hexamita e como não resolveu disseram-me que a única solução seria mesmo o flagyl...

 

Quanto a luz, não a acho demasiada, dos 700mA a que os leds deviam funcionar apenas estão a 600mA, por isso mesmo. Vou, quando tiver tempo, adicionar leds vermelhos, azuis e verdes (já não me lembro dos espetros mas eram os falados por aí...) para completar a luminária. Dos cuidados higiénicos, penso que não podem queixar-se pois limpo o filtro de 2 em 2 semanas ou 3 em 3 semanas e troco todos os domingos uns 40% da água...

 

A consanguinidade, sim acredito que aconteça visto que eu não faço nada para os selecionar, nem para que eles se reproduzam... Apenas apanho, e coloco numa maternidade, os alevins que encontro no filtro quando o limpo pois tenho pena tanto de os meter esgoto a baixo quer de os colocar no aquário e servirem de comida aos maiores...

 

O que achas de adicionar 2 ou 3 pés de cabombas, já que crescem rápido, para me ajudar a desaparecer com os nitratos?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Os medicamentos têm uma influencia nefasta na colónia de bactérias, principalmente os antibióticos (Duhh).

Como medicaste deves ter tido um crash nessa colónia, logo aumento dos nitratos, nitritos e claro, amónia.

 

Quando falo em medicar à doida, refiro esse medicamento em particular.

Foi criado para uso em humanos, ou melhor em humanos do sexo feminino.

Não conhecer a maleita e medicar a conselho não é a meu ver o melhor remédio.

Mas se resultar, fizeste bem.

 

A 'sopa' é o meio em que são criados a maior parte dos peixes de fornecedores 'asiáticos', que medicam preventivamente, à semelhança do que se faz com os animais para consumo humano.

Quando te chegam às mãos os pobres dos bichos já vêm mortos, só que ainda não sabem.

Um exemplo evidente disto são os Ramirezi. Eu já pus uma cruz nessa variedade, dessa espécie só nascidos cá ou selvagens (obrigado AquoPorto) ou Alemães.

 

A luz que tens está ligada muuuuito tempo.

11 horas é uma eternidade, não é costume leres o foto-período desses aquas de exibição, pois raramente quem os mantém o indica, mas 7 ou 8 horas é mais que suficiente para as plantas.

O CO2 é muito mais importante para elas que a quantidade de luz ou a duração da mesma.

Não vou colocar fotos, mas tenho um aqua com quinhentos litros com duas T8 (6500 e 3200 K) ligadas por 9 horas diárias, o crescimento é absurdo, quase ao nível da quantidade de CO2 que injecto ( Elos REA 50).

 

As Cabombas são umas 'esfomeadas', tens que ter substrato fértil, fertilizar na coluna de água e injectar CO2 com vontade.

São uns terrores, mas se lhes deres o que elas querem elas recompensam e de que maneira.

Tens no entanto as Limnophilas, são tipo um sucedâneo das Cabombas, também são bonitas e com tanta luz como tens (LED) vão ficar vermelhinhas nos topos.

Se não ficarem eu venho aqui (ou a outro tópico que indiques) pedir desculpa e flagelar-me por ter mentido.

Mais, envio-te, sem custos, uma molhada de Riccia, que também serve para difundir essa luz toda, limpar No3 em excesso e fornecer uma maternidade natural para essas crias todas.

No entanto, se puderes planta, planta com fartura, não tenhas medo.

Crava por aí, há montes de gente que poda para o lixo, há quem ponha à venda podas a preços mais altos que na loja, eu uso as minhas podas para dar de comer às minhocas com que alimento os peixes, mas há quem não precise delas.

Só tens a ganhar!

Tens o trabalho de podar, mas podes utilizar essas podas para vender, ou alimentar minhocas e poupas na alimentação dos peixes.

Poupas ainda na luta contra as algas.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem quanto ao medicamento, como disse fui aconselhado por alguem entendido na materia, ou pelo menos acho que é. ( pois uma loja de peixes não se mantem uns 20 anos baseada em "balelas" )

passei uns dias de volta do assunto na net e depois la me mandei para o tratamento pois uma das coisas que era consencual por aí era que não atacava a colonia dos filtros, portanto não acho que tenha sido uma medicação assim tao à doida. No entanto estamos sempre a aprender. Para alem de se dizer que não prejudicava as bacterias, era dito que iria ter valores mais altos de nitratos devido a um composto do medicamento e como tal TPA de 30% todos os dias.

 

Quanto às plantas,

Já alterei a luminaria e o co2 para 9h/dia, o co2 liga um pouco antes da luminaria.

Estive a ver a tua alternativa à cabomba e realmente é muito parecida, apenas parece ter as folhas mais finas, certo?

A Riccia, penso que falavas da fluitans, tambem dei uma olhadela e so fiquei um pouco reticente porque eu gosto de aspirar o fundo quando tiro a agua das tpas e assim a coisa já era capas de ao correr muito bem, mas talvez ainda arrisque ;)

Tu tens de podar à riccia de quanto em quanto tempo? 15 em 15 dias? É que antes de a plantar tenho de ver o tempo que me vai gastar pois ele é muito pouco...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Também estou com o mesmo problema com o aparecimento das BBA´s...

 

Tenho um aqua de cerca 280L, plantado, sem CO2 e fraca iluminação temporária.

Só esta semana é que completei a parte técnica da minha tampa definitiva com 3 tubos de Led da Innoyara :) (Grow colors, 8500k e 6000k)

 

Criei um tópico para me ajudarem e seguindo os conselhos que me deram, vou esta segunda feira experimentar :

- medir No3

- limpeza do máximo de BBA's presentes ao mesmo tempo que faço uma TPA de cerca de 40 a 60 %

- blackout de 2 a 3 dias

- outra tpa a seguir ao blackout

 

Sou muito iniciado em fertilização, ou seja, faço-a de 2 em 2 semanas, com Elos "Planta 01", mas não sei o que contém descriminadamente.

 

Depois digo aqui também os resultados :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, do que percebi até agora tanto a adição de co2 como níveis normais de nitratos erradicam as ditas ;)

Comigo o blackout não funcionou... não sei se era suposto ou nao

 

Para além da remoção manual das que consegui ainda passei as plantas mais resistentes, anubias, numa solução de 115 de água e lixívia

 

Cumprimentos dcc

 

Enviado do meu W8s através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais