nova nestas andanças


Anna_00

Recommended Posts

Ola.. encontrei este forum atraves das minhas pesquisas pela net..já fui lendo alguns dos posts e esclarecendo algumas das muitas duvidas que tenho. Este Natal ofereceram-me um aquário com cerca de 10- 15 litros já vinha completamente equipado, inclusive já trazia alguns habitantes um beta e quatro neons e uma planta que não sei especificar..um dos neons morreu, não sei se se deveu à viagem que tiveram que fazer até á casa onde estão agora ou se se deveu a outro motivo..sei que é um aquário pequeno e que não poderei ter muitos habitantes no entanto gostaria que se possível me Esclarecessem se estes dois tipos de peixes coabitam em harmonia, quais os Cuidados com um aquário pequeno, devo ter mais plantas e que outros tipos de peixes posso ter??sinto-me muito perdida e agradece todas As dicas que me possam dar..Obrigada desde já...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Que sejas bem vinda.

 

Será sempre bom informares-te sobre tudo o que possas pesquisar.

Num aquário pequeno os parâmetros de água são sempre mais difíceis de manter.

Será sempre bom saber se aquário é de 10 ou 15 litros. As medidas do mesmo ajudam nessas contas: Comprimento X Largura X Altura.

Quando dizes que vem totalmente equipado, o que queres dizer?

Tem filtro? se sim, qual o tipo de filtro?

Tem termostato/aquecedor? se sim, qual e de quantos watts?

Tem iluminação própria?

Substrato?

A planta é natural?

Fazes TPA's?

 

Poderás colocar fotos?

 

Para já não coloques mais peixes...

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem para além de todas as questões que já foram colocadas, apenas gostaria de acrescentar que para um aqua tão pequenos, mesmo com todos os equipamentos e cuidados, na minha opinião não deves colocar mais peixes...pois vais ter uma carga biologica muito grande para um aqua tão pequenino.....já para não falar do espaço que os peixes necessitam.....com isto quero dizer que se colocares mais peixes eles vão acabar por morrer....

 

Na minha opinião, para esse aqua, limitava-me ao betta.......

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola outra vez... e obrigada pelas dicas até agora..

O aquário é realmente pequenino mede cerca de 30cm x 14 cm x 28cm.

Quando digo que vem equipado refiro-me a filtro pelo que li no mesmo é da tecatlantis de 220v, a aquecedor da aquapor d 25w que mantem a agua a uma temperatura de 27-28º. Tem uma iluminação aplicada por quem mo ofereceu.

Tem substrato e uma planta natural. Tive que trocar a areia do aquário este trazia uma areia branca muito fininha, mantive a agua que o aquário trazia e troquei cerca de 1/3 da mesma. Aqui fica uma foto do mesmo.

 

gallery_71779_4015_2645958.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está engraçado o aquário.

Mas devias colocar a saída do filtro mais a superfície da agua, assim ias aumentar a oxigenação da agua.( para o Betta não é muito importante pois respira a superfície mas os neons agradecem.)

Tenta também colocar o termostato do mesmo lado que o filtro, ao lado encostado ao vidro traseiro assim ficas com o equipamento todo do mesmo lado e o termostato fica tapado pelo filtro.

Depois podias arranjar uma planta ou um tronco para o centro do aquário.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm, eu tambem sou relativamente novo :P

 

Mas vamos la situar-nos, enches-te com água da torneira? Colocas-te já algum condicionador? Algumas bacterias? O Filtro é de carvão?

Tens bomba de ar?

 

Tencionas fazer plantado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora coloco algumas duvidas que me foram surgindo.

O equipamento que tenho é o adequado para o tamanho do aquário?? a mim parece-me que sim mas não tenho a certeza. Fui lendo aqui pelo forum sobre os filtros, o meu possui uma esponja e uma caixinha penso eu que com carvão activado, devo mante-lo assim ou mudar alguma coisa??

Devo dar alguma comida especifica a estes tipos de peixes que tenho, se sim qual?

Tinha pensado em adquirir mais dois peixes um beta fêmea e um daqueles conhecidos como limpa fundos tinham me sugerido o ancistrus. No entanto não sei se o espaço é suficiente para mais dois peixes e se o ancistrus seria o mais adequado. Outra duvida devo fazer os testes à água??e sendo um aquário pequeno de quanto em quanto tempo, os devo fazer??


A água mantive a que o aquário trazia e quando fiz a TPA coloquei aguá da fonte. Ainda não coloquei nenhum condicionador nem bactérias, devo colocar??se sim quando?? o filtro tal como referi no post anterior penso que tem uma caixinha de carvão activado. sim tenciono fazer plantado, já tem uma planta natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora coloco algumas duvidas que me foram surgindo.

O equipamento que tenho é o adequado para o tamanho do aquário?? a mim parece-me que sim mas não tenho a certeza. Fui lendo aqui pelo forum sobre os filtros, o meu possui uma esponja e uma caixinha penso eu que com carvão activado, devo mante-lo assim ou mudar alguma coisa??

Devo dar alguma comida especifica a estes tipos de peixes que tenho, se sim qual?

Tinha pensado em adquirir mais dois peixes um beta fêmea e um daqueles conhecidos como limpa fundos tinham me sugerido o ancistrus. No entanto não sei se o espaço é suficiente para mais dois peixes e se o ancistrus seria o mais adequado. Outra duvida devo fazer os testes à água??e sendo um aquário pequeno de quanto em quanto tempo, os devo fazer??

A água mantive a que o aquário trazia e quando fiz a TPA coloquei aguá da fonte. Ainda não coloquei nenhum condicionador nem bactérias, devo colocar??se sim quando?? o filtro tal como referi no post anterior penso que tem uma caixinha de carvão activado. sim tenciono fazer plantado, já tem uma planta natural.

 

Não coloques mais do que 1 Beta, vão se matar um ao outro.

Água da fonte, nunca. Água da torneira e com condicionador (Aquatan da SERA é um exemplo)

Bacterias, tens Nitrivec tambem da sera, eu pessoalmente gosto de colocar todas as semanas, mas á quem coloque so no inicio da vida do aquario para criar boas colonias de bacterias, tens equipamento certo para o tamanho de aquario que tens, quanto ao peixe de limpeza, Corydora + Ottocinclus.

 

Ancistrus fica muito grande, enquanto que o otto não passa do tamanho de 1 neon, e uma corydora tambem não cresce muito.

 

Corydora -> Peixe de fundo

OttoCinclus -> Comedor de Algas e unicamente algas, e olha que não é os chamados limpa-vidros, pois eles são uns parecidos que as lojas tentam impigir as pessoas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece a betta fêmea os machos são super territoriais eles só se juntam as fêmeas para acasalar e deve se retirar a fêmea mal ela deposite os ovos pois o macho por norma vai proteger os ovos e pode matar a fêmea.

Eu não punha mais peixes nesse aquário, alias até acho que os Neons estão a mais, mas se quiseres podes colocar um Corydora.

Quanto ao Filtro tira o carvão e tenta comprar a caixinha com as cerâmicas.(Para esse filtro no Jumbo costuma ter.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.