pH ácido?


Diana Cunha

Recommended Posts

Boa tarde,

já tenho o meu aquário há algum tempo mas no entanto ainda me considero uma novata neste mundo.

Ultimamente reparei que o meu betta tem a cauda e barbatanas desfiadas, cada vez mais, e já o tenho quase há um ano tendo este problema ocorrido apenas no último mês. Os últimos testes revelaram nitratos um pouco elevados e o pH mais ácido do que anteriormente.

 

Alguém me pode ajudar?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diana.

 

Sê bem vinda ao forum! :)

Fala-nos mais do teu aquário...

 

Tamanho, filtro, termostato, temperatura, mais peixes? ou só tens o betta lá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 18l e utilizo um filtro da Sera (fil 60) e um termostato de 25 W. A temperatura está a 26ºC e neste momento além do betta tenho mais 8 espadas, dois adultos e os outros ainda pequenos (só um é que ainda se encontra na maternidade). São demasiados, não são?


O nível dos nitratos já está corrigido mas o pH mantém-se ácido, ou pelo menos assim o acho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18L para 9 peixes é um pouco demasiado sim... :s

 

É normal teres o nível da amónia um pouco elevado.

 

Costumas fazer TPAs? Com que frequência?

 

Se já corrigiste os nitratos, a temperatura parece-me boa... O que pode estar aí errado é mesmo a grande povoação de peixes nesse aquário pequenino :s

 

Outra coisa... quando dizes que o pH está ácido, está a quanto? 5? 6?

 

Alguma vez, em outra altura, ja tiveste pH ácido? Ou nunca tinhas reparado?

 

 

Essa mudança de pH aconteceu repentinamente? Fizeste alguma alteração no aquário recentemente?

Houve variações bruscas de temperatura?

Editado por ARodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente eu quero tirar alguns espadas, mas ainda não arranjei novo dono.

 

O pH anda entre os 6,4/6,8, e sim, já houve alturas em que esteve com estes níveis mas na altura tinha dois peixes de água fria, que acabaram por morrer. Questiono-me se o problema do betta se deve a estes valores porque antes o pH andava por volta do 7 e não notava alteração nas barbatanas dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um betta deve de andar entre os 6,9 e os 7,1 ...

 

Se a água estiver a 6,8, acho que não vai ser grande problema...

Não creio que o problema possa ser do pH... Mas mesmo assim, aconselho-te a elevar um pouco esse valor e vê se há diferenças :s

 

Cuidado, não alteres o valor muito bruscamente!

 

Pode ser que alguém saiba do que se trata e possa vir aqui ajudar :)

 

Um bom ano!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diana,

 

os betas suportam PHs muito mais baixos do que aquele que tens, a degradação das barbatanas pode ter a ver com:

- a má qualidade da água que potenciam o surgimento de infestações fúngicas

- a qualidade da alimentação ( tens a certeza que os espadas deixam-lhe alguma comida )

- elementos da decoração e plantas que podem prender e rasgar (ex: tive um que o christmas moss esfarrapou-lhe as barbatanas até que me dei conta, retirei o musgo e ele recuperou completamente)

- pode estará ser mordido pelos outros habitantes ( apesar de ter fama de guerreiro assassino o beta pode ser o peixe mais tímido de um comunitário e ser constantemente perseguido e atacado, mesmo que não o mordam o stress pode ter influencia na saude e aspecto )

 

não mexas no ph e preferível teres um estável, tenta ver se identificas alguma das causas que referi e corrige,

 

se for uma infeção fúngica podes tratar com folhas de amendoeira da India que é eficaz , natural e suave, também podes usar medicamentos específicos mas ai não te posso aconselhar pois nunca usei,

 

acho que devias de repensar a população do teu "aquário" porque para além de teres espécies de parâmetros diferentes não tens espaço para teres espadas nas condições que merecem

 

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu evitava as mudanças no pH... esses valores não sao de todo desadequados e mais vale um valor perto do ideal e estável do que mudanças sucessivas ate se achar o valor teoricamente ideal.

 

segue o conselho do Sabuguense!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.