Atitude estranha dos guppys


TiagoMartins

Recommended Posts

Ola a todos mais uma vez.

 

Tenho notado que muitas das vezes que faço TPA's passado um pouco vejo os meus guppys a andar para cima e para baixo repetidamente como se fossem flechas, ou seja, estao ao cimo do aquario e depois ganham velocidade em direçao ao fundo e assim sucessivamente, acabando por depois pararem e levarem a vida normal...

 

Alguem me sabe explicar o porque desta atitude?

 

Obrigado e espero que me possam dizer o que possa ser.

 

Cumps

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é feita a tua tpa?

Os peixes são seres de sangue frio e a temperatura do corpo é idêntica à temperatura do meio.

Uma tpa não deve exceder 1/3 da capacidade do aquário.

A água deve ser lentamente adicionada, com a ajuda de um tubo, ou com o aspirador, por exemplo.

Deve ter ficado a repousar 24h, para perder o cloro.

Atenção que quanto mais pequeno for o aquário, mais facilmente ocorrem desequilíbrios.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente eu retiro 3 a 4 Litros de agua semanalmente do meu aquario de 60L.

Pois aqui no meu país a agua da torneira como tem o PH um pouco forte, opto por usar agua engarrafada comprada em mercado em garrafoes de 5L.

 

Coloco o tetra aqua safe dentro do garrafao e deixo a repousar de um dia para o outro, ou ate mais dias, dependendo da minha disponibilidade em sitio relativamente quente para ela ficar a temperatura correcta, ou pouco mais, ou menos, na altura de colocar vejo se esta muito quente deixando arrefecer um pouco, (pois fria nunca esta), coloco lentamente normalmente, mas confesso que hoje coloquei um pouco mais a bruta, nem me ocorreu tal coisa dos guppys, pois sensiveis q sao a qualquer tipo de factor incorrecto...

 

Resumindo, entao tem a ver com a velocidade que se coloca a agua, daí esse comportamento, certo?

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um aquario de 60L devias de fazer umas TP's de 15 - 20L (1/4 - 1/3 do aquário).

 

Mas visto que colocas-te muito à "bruta", tenta para a proxima colocar mais lentamente e ve o que acontece ;) Em principio deve ser disso, quando mudares a água para a proxima observa o comportamento deles e depois diz qualquer coisa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voilaaa...

 

Hoje adicionei mais um pouco de agua tratada para completar a litragem da ultima TPA, e agora sim, usei a mangueirinha do aspirador com um funil mini e eles nao tiveram a tal atitude.

 

Acho que o problema ja se resolveu, obvio, com a ajuda de voces todos, muito obrigado :)

 

Pois ca em casa tenho um problema que é em todas as divisoes da casa tenho um aparelho que se chama sofagem devido ao frio aqui no Luxemburgo, ou seja, como o meu aquario nao tem tampa, a agua vai sendo sugada pela sofagem, evapora com facilidade, nao sei ate que ponto pode ser prejudicial, mas nao vejo reaçoes dos guppys a esse factor

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para não evaporar tão rapido, podes tentar arranjar uma tampa para o aquário..

 

Ou então tens que ir repondo a água que está a ser evaporada.

Em prinicipio não há grande problema com isso, desde que não faças mudanças muito repentinas de grandes quantidades de água para os peixes não sentirem uma alteração muito brusca, não deve de haver problema ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente eu faço as TPAs semanalmente de 5L com agua engarrafada.

 

Ja agora, para nao criar outro topico que provavelmente ja existe espero que me possa dar uma ajudinha ou opiniao de um novo problemazito que apareceu a pouco, espero que esteja receptivo para me dar uma ajudinha.

 

Antes de mais muito obrigado pela ajudinha aqui ao novato :)

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro ;) dispõe as tuas duvidas que se eu não souber ajudar, concerteza haverá alguém para ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem como ja disse fiz uma TPA de 5/6L e reparei que de a uns dias para frente a agua do meu aquario esta a ficar um pouco baça e nao sei do que é derivado pois nao adicionei nada de novo no aquario e começou a ficar assim de uns 3 dias para a frente. O que é que posso fazer?

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens o aquário diretamente exposto à luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como assim? Luz natural ou "luz de aquario"?

 

Eu tenho uma lampada led de 3w com 3 cores regulaveis, Branco, Azul e Branco e Azul...

Será que possa ter algo haver?

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sitio onde está aquario é relativamente escuro, apanha pouca luz do dia, ja para nao falar que neste país ou chove ou esta sempre o tempo cinzento. :)

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a falar mesmo de luz natural.

Porque a luz natural por vezes faz isso... Deixa a água meio turva, e até ajuda no desenvolvimento de algas.

Mas se não tens, não deve ser disso...

 

Já tens o aquário há quanto tempo?

O meu no inicio também ficou logo com a água um pouco turva, mas com o tempo e com as TPA's aquilo foi ao sitio ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aquario vai fazer 2 meses agora em janeiro, li tambem aqui no forum que pode ser ele a fazer a ciclagem, mas visto que ele teve 3 semanas a ciclar, nao me parece que seja...

 

Mas ha mais uma curiosidade que no tempo que ele teve a ciclar a agua nunca chegou a este ponto parece estar meia esbranquiçada, e entao com a luz branca nota-se bastante mais. Nao sei que possa fazer ou do que será.

 

Os testes de No2 estao a zero e o PH sensivelmente perto dos 8, nao sei precisar por causa das cores dos testes

Editado por TiagoMartins

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi por isso que perguntei há quanto tempo tinhas o aquário, porque também suspeitei que ele podesse estar a ciclar...

Mas já com 2 meses, e se teve 3 semanas a ciclar, ele já tinha é que estar mais que ciclado.

Se na altura em que teve a ciclar não chegou a esse ponto, deve ter a ver qualquer coisa com o ciclo.

 

Na passagem pelo filtro e nas TPAs isso vai ao sitio ;) Não te procupes demasiado com isso.

Quanto a esse pH... Tenta baixar um pouco... Para perto do pH 7.

 

E quando poderes mete umas fotos para darmos uma esptreitadela :P

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tenho algumas fotos mas agora eu voltei a actualizar com mais umas decoraçoes e com luz.

 

Sei que as decoraçoes artificiais nao sao muito aconselhaveis, mas como ainda tou a começar secalhar é melhor assim para nao fazer asneiras. :)

 

Quanto ao PH sei que esta um pouco elevado antes estava a 7 mas depois foi subindo ate aos 8 por causa de uma pedra q tinha e que ja a retirei.

 

Vi que era essa a raiz do problema e aconselharam-me ja aqui que ja que subiu era melhor mante-lo e quando o quiser baixar mais um pouco, faze-lo de uma forma gradual e com muita calminha para nao provocar baixas na fauna

(Na realidade tambem nao sei o que deva fazer para isso, com as TPAs ainda nao foi ao sitio) mas mantem-se sempre estavel.

 

Ainda prevalece muito o medo de cometer erros fatais, por isso venho sempre aqui ao forum antes de me por a inventar. :)

 

Vou tirar entao uma foto em modo Azul hahaha para nao se notar a agua tao turva e realçar a decoraçao e logo depois coloco outra com a luz branca, para poderem ver como ela esta turva :)

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em relação à agua leitosa, isso pode ser provocado por má oxigenação e excesso de bactérias, por excesso de detritos. Tens aspirado o areão?

Adicionar mais plantas também ajudará a uma melhor oxigenação e melhor degradação dos nitratos.

A saída da água do filtro deve estar colocada, sensivelmente, a dois centímetros abaixo da superfície.

  • Votar + 1

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em relação à agua leitosa, isso pode ser provocado por má oxigenação e excesso de bactérias, por excesso de detritos. Tens aspirado o areão?

Adicionar mais plantas também ajudará a uma melhor oxigenação e melhor degradação dos nitratos.

A saída da água do filtro deve estar colocada, sensivelmente, a dois centímetros abaixo da superfície.

 

Um aquário com 60 litros, e iluminação de 3watts não me parece boa ideia ter plantas. Ainda para mais quando...

 

Sei que as decoraçoes artificiais nao sao muito aconselhaveis, mas como ainda tou a começar secalhar é melhor assim para nao fazer asneiras. :)

 

Ainda prevalece muito o medo de cometer erros fatais, por isso venho sempre aqui ao forum antes de me por a inventar. :)

 

Só fazes bem. Força neste teu projecto. E põe logo essas fotos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos mais uma vez

 

As fotos ja estao :)

 

Por acaso a minha bomba esta um pouco acima do fundo do que me acabaram de aconselhar...

 

O areao ja tentei aspirar mas ainda n percebi bem como funciona o aspirador hahaha ainda tou a ver como funciona :)

 

Porque quando tentei parece que nao aspirou nada :)

Cumprimentos TheBeetkicDj (TiagoMartins)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Um aquário com 60 litros, e iluminação de 3watts não me parece boa ideia ter plantas. Ainda para mais quando...

 

 

 

Agora não percebi...

 

Um aquário de 60 litros, iluminação 3W e a pouca experiência são razão para não haver plantas?

 

Pensava que bastaria aumentar um pouco mais a iluminação...mas quem sou eu...

 

Já agora qual será a experiência mínima necessária para um aquarófilo começar a ter plantas?

E qual a capacidade mínima do aquário, para o mesmo efeito?

 

Já tenho lido alguma literatura para iniciados( Guia de Peixes Tropicais-Dick Mills, ABC do Aquário-Peter Stadelmann, e mais uns quantos) e ainda não tinha encontrado nenhuma a desaconselhar a introdução de plantas, bem pelo contrário.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não é 1/2 watt por litro?

Acerca da experiência não disse nada, suportei-me no que o Tiago Martins disse. Assim, é quando ele se sentir confortável para dar esse passo.
A capacidade minima? eu disse os 60 litros por causa da luz do aquário ser pouca para ter plantas saudáveis.
Acredito que digam isso, porque um aquário com as rotinas de limpeza do substrato todas, e com plantas pouco exigentes, as plantas vão ser uma mais valia.
Quando é se iniciado, pensa-se os peixes primeiro, e as plantas ficam para segundo plano. Assim, acabam por morrer, e ainda á mais o problema dos germes no substrato devido a más práticas de manutenção do fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, a ver se entendo... por um iniciado pensar em peixes primeiro, deveremos aconselhá-lo a não ter plantas?

Sinceramente, fico cada vez mais confuso...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, desculpa-me esta discussão (no bom sentido), no teu tópico.

Penso que em relação ao que aqui foi dito, fica a faltar a intervenção de um moderador, porque começo a sentir que estas trocas de ideias apenas andam a servir para te baralharem mais.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirado de Aquário Vasco da Gama

tituloaquariologia.jpg
destaquesaquariologia00.jpg
destaquesaquariologia01.jpg
destaquesaquariologia02.jpg

Os primeiros registos da manutenção e cultura de peixes com objectivos ornamentais datam da antiga civilização egípcia. São também conhecidos dados sobre a criação selectiva de carpas, bem como referências a aquários de bambu, porcelana ou cristal, na China durante a Dinastia Sung (970 – 1278 d.C.).

No entanto, a Aquariofilia nasceu na realidade durante o século XIX, quando surgiu e foi desenvolvido o conceito de um aquário equilibrado, com plantas aquáticas e peixes. A água era aquecida através de lâmpadas de óleo, petróleo ou gás, permitindo assim a aclimatação de espécies tropicais, transportadas pelos marinheiros. Nesta época começam também a aparecer os primeiros Aquários Públicos, como o de Paris (1860), o de Londres (1871) ou o Aquário Vasco da Gama (1898).

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.