Aquario em Pedra Mármore ( e esta hein?!)


Janota.10

Recommended Posts

Bem pessoal, vamos ao que interessa... tenho algumas duvidas é claro e preciso de ajuda/conselhos/ e antes demais saber a vossa opinião se isto tem realmente pernas para andar!

 

Tenho:

 

- 1 pedra base com 935x450x30 mm onde esta esta rebaixada 20mm formando uma caixa para as Pedras Laterais e respectivos vidros;

 

gallery_37118_4013_426533.jpg

 

gallery_37118_4013_4373.jpg

 

- 1 pedra com 885x450x20 mm a servir de background;

 

gallery_37118_4013_449703.jpg

 

- 2 pedras laterais com 345x450x20 mm , uma com uma estrela do mar, e outra apenas com moldura.

 

gallery_37118_4013_284249.jpg

 

gallery_37118_4013_28523.jpg

 

 

 

Estava a pensar colar as pedras com uma dita cola "normal" que se usa para colar pedras, tóxica é claro para os peixes, onde posteriormente irei isolar com silicone especial (esta é uma das duvidas).

 

Depois das pedras estarem coladas irei então colocar os vidros, laterais e frontal.

 

A parte da colagem das pedras até é simples, é "so" colocar em esquadria e fica feito.

 

Agora as duvidas:

 

- Silicone para colar pedra com vidro, que sirva de isolante ! Que aconselham?!

 

- Qual a espessura que o vidro frontal devera ter?! Irá ficar colado em baixo com cerca de 15mm e irá ficar colado nas laterais, obviamente!

 

Ficam aqui mais umas fotos para facilitar... acho eu... lolo

 

gallery_37118_4013_326792.jpg

 

gallery_37118_4013_51825.jpg

 

gallery_37118_4013_250502.jpg

 

 

Para ja acho que é tudo, aguardo então por ideias, sugestões e afins!! :cool2:

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário irá ficar com as seguintes medidas interiores: 845x345x465 mm (CxLxA)

 

Segundo essa calculadora e com um factor de segurança de 3 da-me uma espessura de 7mm!

 

Alguém me sabe dizer o preço, mais ou menos, de um vidro com:

 

845mm de comprimento com 7mm de espessura?!

845mm de comprimento com 10mm de espessura?!

 

E silicone?! Que funcione com pedra e vidro?! Já alguém teve alguma experiência semelhante?!

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um projecto muito interessante, porém eu acho que colava as perdas entre si normalmente e montava um aquario todo em vidro que encaixasse ai prefeitamente. Penso que daria o mesmo efeito ou pelo menos muito semelhante, e um dia se te fartasses dessas marmores podias retira-las ou entao se nessecitasses de desmontar o aquario por alguma razao seria mais facil pois até poderias tira-lo das marmores para lavar e assim.

Nesta situação já não precisarias de te preocupar com o facto de o silicone funcionar ou não no marmore

 

Parabéns vai ficar muito bonito.

Editado por azuen
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter em atenção se o marmore contem elementos calcarios, que é o mais provavel.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É obvio que o marmore contem elementos calcarios, pois é uma rocha metamórfica (rocha que foi sujeita a grande pressão e temperatura modificando assim a sua estrutura fisica e quimica) que resulta do metamorfismo regional ( a rocha é sujeita a elevadas temperaturas devido à proximidade de magma) do cálcario. Porem pela imagem ve-se que é marmore tratado por isso deduzo que terá sido adiciona qualquer subtancia que impessa a hidrolise da rocha (reação quimica provocada pela água, principalmente água ácida, que promove a meteorização da rocha, ou seja, o seu desgaste, pois verifica-se a quebra da estrutura dos minerais rochosos pelos iões H+ presentes na água*.)

 

*água ácida detem uma consentração maior de H+ e água basica detem uma maior concentração de iões OH-.

 

Se não foi adicionada qualquer substancia que impessa a hidrolise da rocha ai já é outra conversa xD

Desculpem os termos mais cientificos é a minha área por isso abusei mas tentei explicar tudo mais ou menos, corrijam-me se eu estiver errada em algo.

 

Espero ter ajudado, Cumprimentos.

P.s. - Desculpem algum erro ortográfico e faltas de acentuação.

Editado por azuen
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo e, resumidamente, teras agua dura e com pH alto e so dara para determinado tipo de peixes ( águas duras e alcalinas ).

 

Aqui é que esta o cerne da questao em relacao a forrar totalmente com vidro, como ja havia sido sugerido, ou, para poupar dinheiro, se se colocaria apenas o vidro frontal.

 

Abc

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para alem dos factos aqui apontados pelos vários membros, esse aquário deve ter um peso jeitoso, em todo o caso também poderia ser usado acrílico para isolar a pedra da agua, não deixa de ser curiosa essa ideia de um aquário de pedra.

 

Um bom Natal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:animal_fish: Mais uma opinião e vale o que vale :discuss_gathering: ,

Eu nessa montagem montava o aquário separado do mármore visto que como tens neste caso que comprar os vidros laterais e frontal fica só a faltar só o de traz e o de baixo, e no meio de tanta duvida que tens a respeito da colagem, ficar isolante ou não, ser toxico ou não para ficares descansado opta por fazer um aquário que encaixe nas pedras depois de coladas e assim ficas mais descansado e no fim de contas não ficas com limitações em termos de fauna nem nada, é a minha opinião mas apesar de ter uma opinião diferente continuo a achar um projecto interessante e que depois de concluído deve ficar engraçado :thumbup3::smilecolros:

Editado por mmsantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opiniões são sempre bem vindas, e quantas mais melhor.

 

Pelo que tenho lido irei optar pela mais segura, depois de colar as pedras, irei isolar a pedra de trás e laterais com acrílico (consigo arranjar bem mais em conta, ou seja, de borla) e irei optar por um vidro frontal de 10mm (+/-). Irei tentar apurar qual o mais adequado, mais seguro e mais em conta!

 

Acrílico com vidro não há problema certo?! Pois...

 

Grande Santos, aqui Alentejano muito macho!!!!

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nessa questão acrilico/vidro já não posso ajudar pois disso não precebo nada, mas tem cuidado que o acrilico das partes laterais convem ser bem forte. Tenho a impressão que há certo material desse que com o tempo pode ceder devido à pressão e como as laterais não são completas (têm esses espaços no centro) o material poderia distender ai originando uma "curvatura" no acrilico.

Lembro que a parte de baixo também terá de ser protegida.

 

Espero ver brevemente a evolução deste projecto

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.