O meu primeiro aquário "a sério" - by Mário


Landy71

Recommended Posts

Boas malta da aquariofilia!

 

Ainda não me tinha apresentado, mas agora já tenho alguma coisa para falar!! Recentemente adquiri em segunda mão uma aquário aquatlantis vision 100 x 40 x 47 já com armário. Vou precisar de alguma ajuda para poder saber o que meter lá dentro (decorações, plantas, peixes etc...), conto com a vossa preciosa ajuda!

A minha primeira duvida é a seguinte: O aquário esteve a funcinar uns meses com água salgada, ele está aparentemente limpo, com poucos vestigios de sal. Já o lavei bem com água para tirar esses resíduos, mas mesmo assim gostaria de saber se há mais alguma coisa que possa fazer para ficar com 100% a certeza que posso iniciar a montagem!

 

Obrigado desde já e conto com a vossa ajuda e também ajudar no "pouco" que poderei saber daqui a uns tempos!

 

1xzi.jpg

Editado por Landy71
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

A ajuda que pretendes pode ser relativa pois sobre a fauna e flora tens uma grande

Diversidade e um aqua com essas medidas poderas ter muitas escolhas pois deves

Comecar pelo subestrato que tipo de subestrato vais querer que o tipo de plantas

quereres se sao plantas pouco exigentes ou nao se vais por subestrato fertil

Deves comecar por ai pois uma boa pesquisa aqui no forum e uma grande ajuda

Assima de tudo deves ter muita calma e penssar bem nessas escolhas a do subestrato

Esse aqua ja e o que vem com duas lampadas ou com uma pois a iluminacao e muito

Inportante para a escolha de plantas

E que tipo de filtro tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui.c pela resposta.

A primeira duvida que surgiu é da limpeza do aquário antes de meter lá alguma coisa, visto que o aqua teve água salgada, tinha poucos vestigios de sal mas mesmo assim, já lhe dei um bom "banho" de água corrente. Será que tenho de limpar com algum produto especifico? Um amigo meu falou-me de limpar o aqua muito bem com alcool e limpar seguidamente com bastante água. Quanto ao substracto estava a pensar metade areia "normal" e a outra metade areão preto. Em principio a fauna que vou lá meter serão escalares e outros peixes que se dêem bem com eles... E gostaria de meter plantas naturais também!

O Aqua já vêm com duas lâmpadas "T5", será que são porreiras?

O filtro ainda vou ter que comprar. O que me aconselham? Só conheço o Fluval 305, um amigo meu tem um, parece-me bastante porreiro!

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que nao teras problemas visto que ja o lavastes bem com agua e na minha opiniao como vais fazer o ciclo se tiver algums vestigios eles com as mudancas de agua desaparecerao e o filtro esteve a trabalhar com agua salgada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Sim lavei-o bem com água corrente, mas não limpei com nada de especial nem esfreguei com esponja..... O filtro ainda não o tenho, pois vou ter de comprar um... O aquário que comprei não tinha. Estou indeciso acerca da marca, os JBL pareceram-me bastante porreiros... Algum conselho acerca da marca? Já vi os fluval (que conheço) e os Eihem...

 

Obrigado mais uma vez Rui.c pela preciosa ajuda, pois estou quase a "zero" em termos de aquariofilia....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amdos dois sao bons eu tenho num aqua com essas medidas e mendei vir um em conta

De uma loja do pais visinho a quase metade do preco um tetratec 700 e estou super comtente com ele

E la tens todas a marcas em comta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Filtros JBL ou Eihem são bons ;)

Tenho bons feedbacks dos Eihem portanto tanto, eu pessoalmente, aconselhava-te um desses.

 

Quanto à agua salgada que anteriormente estava nesse aquário, se já o lavaste com água corrente, penso que é suficiente.

Quando tiveres o aquário a ciclar, e com as TPAs, se houver vestigios de sal, isso fica limpo ;) E como já foi dito, mesmo com o filtro, isso vai tudo ao sitio.

Mas se lavaste com água corrente, a maior parte já foi, portanto não há problema.

 

Quando começares com a montagem vai dando novidades e deixa algumas fotos para irmos vendo como está a ficar o trabalho.

Qualquer duvida dispõe ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pelas ajudas, acreditem que vou precisar de muita... :naughty: Sou "maçarico" no assunto!

Quanto ao filtro, já me decidi, vou optar pelo JBL 901, parece bastante porreiro e os feedbacks na net são bastante positivos, mas qualquer ideia novas será sempre bem-vinda! Será que este JBL 901 será o suficiente para o meu aquário? tem cerca de 190 ltr...

Outra dúvida que tenho é a seguinte: Que areão devo comprar? Tenho que meter substrato+areão? Queria meter plantas naturais e a ideia era meter a maior parte escalares e outros peixes que se dêm bem com eles... O que me aconselham? Os camarões são compatíveis com os escalares?

 

Ps: Sei que tenho que ter muita calma, mas já estou ansioso para ver o aqua a bombar! :drool3:

 

Thanks! :sorry:

 

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JBL 901, pelo que vi faz 900litros/hora ... Se conseguisses arranjar um com 1000 litros/h era melhor ainda :P

Mas esse também não é mau ;) Secalhar compensa-te mais esse dos 900 litros/h em termos de preço, um que faça mais já deve ter um preço bem mais puxado.

 

Quanto ao areão penso que qualquer um dá... Vais a uma loja e pedes para ver os areões, tens que ver uma cor que aches porreira para o teu aquário.

Se queres plantas naturais, também tens que pensar no tipo de plantas que queres... Se são de baixa manutenção, de alta manutenção.. Mas de qualquer das formas, podes meter substrato, assim já vai dar para todos os tipos de plantas, tanto de baixa como de alta manutenção.

 

Por isso sim, com plantas naturais, aconselhos substrato e areão.

 

Quanto à compatibilidade com os escalares... Tudo o que for peixes pequenos, acho que eles fazem disso um bom sushi lol.

Isso também é questão de sorte... Já cheguei a ter escalares juntos com guppys e neons e nao aconteceu nada aos pequeninos.. Assim como também já tive isso junto, e os guppys e os neons lerparam todos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok!

 

Em principio vai ser mesmo o JBL 901, também existe acima deste o 1501, mas a diferença ainda é alguma e penso que para o meu aqua o 901 chega perfeitamente.

E quanto a sitios onde compra os materiais? estava a pensar comprar o que preciso na loja online PET4YOU, é onde existem os preços mais baratos, se conhecerem mais alguma porreira digam-me, sempre é mais uma "ideia".

E para o meu aqua, quantos kg's de substrato e areão irei necessitar?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta.

 

Acabei por fazer a limpeza do aqua utilizando, a conselho de uma loja de aquários, de vinagre e enxaguar bem com água corrente.

 

Já fiz também a encomenda do filtro + testes água para completar o material para o aqua. Comprei também o substrato "aquabasis plus", faltando apenas o areão que também vou comprar brevemente.

 

Acerca do filtro - JBL GREENLINE 901- o mesmo vem equipado (segundo videos que vi) com 2 cestas de "esferas micro-porosas" - http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/materiais-filtrantes/ceramicas/jbl-micromec.html e uma cesta de cerâmicas deste género: http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/materiais-filtrantes/ceramicas/sera-siporax.html. Será que tenho que comprar mais alguma matéria filtrante? (ex. carvão activado). Gostaria que me ajudassem, pois percebo muito pouco de aquariofilia e queria fazer tudo bem, para depois não ter nenhuma desilusão. :computer003:

Obrigado malta!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Mário! :)

Escolhe o areão com cuidado. Digo isto a respeito da cor. Vê exemplos de 'layouts' e vê o que mais gostas. Se fosse hoje teria escolhido um escuro.

Eu tenho um JBL 701 e estou satisfeito. É silencioso e não tenho stress nenhum a ferrar depois das TPAs.

Quanto ao material, podes sempre consultar os classificados do fórum. Há sempre alguém que quer trocar o que tem por outro ;)

 

Abraço

SLOBODA ILI SMRT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pá o projecto está a andar! Já tenho o areão, pedras, decoração, agora só falta mesmo o filtro que deve chegar esta semana! Depois é montar tudo, meter umas plantas e "tá a andar". Deixar fazer a ciclagem e começar aos pouco a pôr os peixes.

Tenho uma duvida acerca da iluminação... O aquário tem duas lâmpadas que de vêm que são diferentes, mas não consigo saber que tipo de lâmpada é , pois elas não têm nenhuma inscrição!

Nem tenho postado aqui muita coisa, pois o pessoal também não participa muito no tópico... mas vou metendo as novidades!

 

mdnr.jpg
4cxv.jpg
gv1w.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E pá,esse tronco e muito bonito,acho que já devias telo no molho,

para quando for para o aquário,ir ao fundo,boa sorte e muita calma.

Cumps: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que plantas pensas colocar??

Não tens mesmo maneira de saber nada das lâmpadas? Só sabes que são t5?! Assim é muito vago mas tudo depende das plantas que pensas colocar

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que plantas pensas colocar??

Não tens mesmo maneira de saber nada das lâmpadas? Só sabes que são t5?! Assim é muito vago mas tudo depende das plantas que pensas colocar

 

Eh pá assim por "alto" estava a pensar pôr: Hemianthus callitrichoides "cuba" ; Microsorium pteropus (Feto de java) ; Anubia nana e Musgo de Java. Das lâmpdas não falo mesmo a mínima ideia, pois comprei o aqua em segunda -mão e as lâmpadas não têm nenhuma inscrição. Já vi na marca do aqua, mas só dizem que são duas lâmpadas flurescentes,... O aqua é um aquatlantis ambiance 101.

 

 

Boas

E pá,esse tronco e muito bonito,acho que já devias telo no molho,

para quando for para o aquário,ir ao fundo,boa sorte e muita calma.

Cumps: Álvaro Silva

O tronco já está de molho à 2 dias. Não me parece que aquilo vá ao fundo, pois flutua que se "farta"! :naughty:

 

 

Obrigado a todos pelos comentários, precisarei mesmo das vossas ajudas! :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então amanhã vai ser o grande dia da montagem do aqua! Conto fazer a foto-reportagem para mostrar à malta! :tongue:

As plantas já foram compradas e vão ser: Feto de Java, Anubia nana & heterophyla, eleocharis parvula, rotala rotundifolia e ludwigia repens!

Amanhã há substrato e areão para espalhar, decorações para pôr, plantas para aplicar, filtro para montar e água para lá meter dentro! biggrin.png' alt=':biggn:'>

A ansiedade cresce, mas é preciso continuar a ter muita calma! :juggle:

 

Vou dando noticias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim vai ser difícil segurar o tronco no fundo

como vais fazer?

em relação as lâmpadas não devem ser de origem

penso que tens ai uma lâmpada de cor fria e outra

de cor quente pela claridade que elas dão

as lâmpadas são de metro?

serão suficientes para a eleocharis parvula

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.